COM SISTEMA DE VOTO EM LISTA POR "ÓRGÃOS SEPARADOS" SERÃO TRÊS AS LISTAS EM QUE VOTAREI.
Lista A (Mesa da Assembleia Geral), Lista C (Direcção e Conselho Fiscal) e Lista B (Comissão de Remunerações).
Com participação em 17 eleições
Já aconteceu no pós-eleições de tudo. Ficar satisfeito por ter ajudado a eleger uma Lista cujo mandato me satisfez. Ficar satisfeito por ter "perdido" eleições por não ter votado na Lista que depois me agradou durante o mandato. Ficar desolado por ter votado numa Lista que ajudei a eleger, mas depois me desagradou no mandato. Cada um vota como entender melhor. Tal como não me deixo influenciar com facilidade, também não quero influenciar outros só porque sim. Mais que saber em quem voto, penso que o ideal é cada um ir vendo, ouvindo e lendo e depois decidir oem votar naquele(s) que pensa ser(em) o(s) melhor(es) para o Benfica.
Últimas eleições quase sempre nulo votando contra o sistema de voto electrónico
Carregar o cartão de eleitor de um lado da mesa, dar a volta e entregá-lo sem descarregar os votos na máquina. Gosto de ser dos últimos a votar - nos eleições presidenciais, autárquicas, europeias e legislativas - faço o mesmo. No Benfica ainda bem. Em 2006 e 2020 consegui ficar de consciência tranquila por ter ficado para o final e saber mais do que o que sabia se tenho votado mais cedo. Em 28 de Outubro de 2020 teria votado na Lista D (Rui Gomes da Silva) por motivos que indiquei num texto aqui neste espaço (clicar) acabando por votar nulo.
O Benfica não pode ter medo do Benfica
A Democracia directa, desde sempre no Clube, permite votar à vontade, sem necessidade de ser situacionista ou ter receio de "apostar" no desconhecido. Ainda não votei a 25 de Outubro de 2025 e já sei que voltarei a votar (se ainda por cá andar) em 27 de Outubro de 2029. Votei numa Lista, esta não correspondeu ao que esperava, recandidata-se e eu voto noutra!
O «Glorioso» eleitoral devia ser como o "Lego"
E poder retirar elementos e ideias de umas Listas, por exemplo a B, C e F e fazer uma Lista. Não posso. Então é escolher a que penso dará mais garantias do Clube ter sucesso. Em 25 de Outubro de 2025 há que colocar, definitivamente, o Benfica no século XXI retirando-o do passado que foi para onde um burgesso e um inapto o levaram, desde 31 de Outubro de 2003.
MESA DA ASSEMBLEIA GERAL
Considero esta lista (na globalidade dos cinco elementos) aquela que me dá mais garantias: competência, independência, serenidade e bom senso. Qualidades que considero indispensáveis para as responsabilidades que têm durante o mandato e não é só quando está reunido o Clube em assembleia geral. É também entrte assembleias gerais.
DIRECÇÃO
Com uma Lista compacta e conhecedora dos assuntos, vou enumerar as características que considero mais importantes. Escolho o habitual número dez! Persohifico a Lista no seu líder, João Diogo Manteigas.
Transformadores
Têm a capacidade de perceber o que está mal ou menos bem, no sentido de poderem melhorar. Não é por acaso que um dos Benfiquistas mais enxovalhados na história recente, por Luís Filipe Vieira, se atirou a JDM como um cão a um osso (clicar) Sente-se mais incomodado com o líder da Lista C do que com a insinuação de LFV dizendo que sempre disse que se não fosse ele o Benfica tinha acabado, ou seja, se Jaime Antunes lhe tem ganho nas eleições de 2003, este tinha acabado com o Benfica. Que trouxa, este Jaime Antunes.
Capacidade
Revela que domina amplamente vários temas de um Mundo muito restrito que é o desportivo e, em particular, o futebol. Nos que não domina amplamente mostra capacidade em conseguir fazê-lo sem muita dificuldade.
Sabedoria
Com actividade profissional ligada ao futebol há quase duas décadas está por dentro do modus operandi dos agentes desportivos. Mesmo os mais matreiros dificilmente o conseguirão rasteirar.
Sagacidade
Percebe onde estão os pontos fracos e os pontos fortes dos adversários, mais das adversidades, por isso dá garantia de saber como chegar aos objectivos pretendidos.
Perspicácia
Considero que ao dominar os assuntos consegue antecipar as consequências de determinadas decisões. A dirigir o maior clube de Portugal isso é muito importante.
Astúcia
Capaz de "ler" as situações e tomar as decisões que se revelem as mais acertadas ou com capacidade para fazer a corecção no rumo certo se tal for necessário.
Estudiosos
A Lista compõe-se de Benfiquistas que não só sabem dos temas (pelouros) para os quais estão indicados como revelam capacidade em adaptar-se às circunstâncias.
Aspectos que considero também estarem presentes, mas há que verificar durante o mandato, pois deslumbramento pode causar transtorno:
Voluntariosos
Aspecto a ter em conta. Mantenho a expectativa de perceber se tanto desejo em mudar não pode ser contraproducente. Confio que saberão (como órgão colegial) debater as situações de modo a não sofrerem percalços. E se os sofrerem terem inteligência emocional para os resolver.
Emocionais
Todos sem experiência no Benfica, serão capazes de em pouco tempo não se deixarem levar pelas emoções. Ou fazerem das emoções um aspecto positivo mantendo a racionalidade que um dirigente deve possuir e um adepto não necessita.
Ambiciosos
Não acredito que se coloquem a jeito de "dar um passo maior que a perna". Têm capacidfade para ter a ambição do tamanho QB, ou seja, a que o SLB merece ter.
COMISSÃO DE REMUNERAÇÕES
Conhecendo o presidente - sei o modo como pensa e projecta o Clube - há garantia de não ir por sensações, mas conhecimento. Como tudo. Depois de quatro anos logo se verá!
Até dia 26 de Outubro!
Alberto
Miguéns






