SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

06 outubro 2021

Genocídio do Benfiquismo

06 outubro 2021 28 Comentários

O PIOR QUE LUÍS FILIPE VIEIRA TROUXE PARA O BENFICA NEM FOI A COMPONENTE DESPORTIVA FOI A CULTURA DO FC PORTO NA SUA COMPONENTE MAIS ABJECTA.



E nunca um presidente da Direcção perdeu tanto e fez tanto por um rival como ele. Mas até já com isso me conformei.

 

NOTA INICIAL: sou apoiante de (ou vou votar em) Francisco Benitez/Lista B


O grande problema foi ter liquidado o Benfiquismo

Um número demasiado elevado de adeptos assemelha-se muito mais aos adeptos portistas que aos que fizeram do Benfica o melhor clube português. Só que em vez de gostarem de azul gostam de vermelho. Mas a nível de valores são portistas da cabeça aos pés. Não se importam de ganhar mesmo a ludibriar e defendem caninamente (fielmente) os poderes instalados, mesmo que podres. Sem maniqueísmos há apoiantes da Lista A que têm os valores do Benfiquismo: Tolerância, Sobriedade e Superação.

 

Quanto a conquistas os números são elucidativos

Luís Filipe Vieira será para sempre o presidente que obrigou o Benfica a mais derrotas, humilhações e insucessos desportivos. Não há nenhum dos outros 32 presidentes que sequer se assemelhe. Não acredito que algum que chegue do Futuro queira sujeitar o Benfica ao mesmo. Mesmo Rui Costa se for eleito. Luís Filipe Vieira pode ser considerado o segundo melhor presidente da história do FC Porto. Permitiu que o FC Porto esteja a apenas oito títulos de campeão nacional do Benfica e a oito troféus na Taça de Portugal de igualar o «Glorioso». A nível internacional conseguiu que o FC Porto ultrapassasse o Benfica com duas conquistas da Liga dos Campeões e da Liga Europa, além de já ter permitido que o clube do qual foi associado 24 anos (1984 – 2008) conquistasse a Taça UEFA, enquanto era gestor da Benfica SAD, em 2002/03, pois com o entulho que trouxe do FC Alverca para o Benfica permitiu ao FC Porto passear no campeonato nacional e concentrar-se nas competições da UEFA. É com ele que o Benfica obteve as duas “segundas piores classificações de sempre” no campeonato nacional: dois quartos lugares (2001/02 e 2007/08). Dez campeonatos perdidos, quinze Taças de Portugal esbanjadas. Nas competições europeias jogos de nível assustador, incluindo a temporada em que se obteve seis derrotas em seis jogos. Preferência pela Segunda Divisão Europeia (Liga Europa) para tentar fazer equivaler uma vitória nessa competição aos títulos de 1960/61 e 1961/62. Aliás, segundo ele e os seus escanzelados apaniguados, até é mais difícil conquistar a Liga Europa porque tem..mais jogos! Uma vergonha que devia ficar só para ele mas manchará para sempre a Gloriosa História e enlameará a Galeria dos Presidentes Mais Ilustres do Benfica. Felizmente já é passado. Não se justifica que o FC Porto tenha recuperado títulos em Portugal no final da década passada e suplante o Benfica a nível europeu durante toda a gerência.



O pior foram os valores que trouxe do portismo

Nomenclatura; Totalitarismo; Despotismo; Arrogância; Desprezo; Trafulhice

 

NOMENCLATURA

Criou-se a ideia que há um grupo de seres superiores que vão agregando uns, expulsando outros e que será deste grupo que têm de sair os dirigentes. Uma casta superior que detém o exclusivo da capacidade de dirigir o Clube que sempre foi constituído por digirentes eleitos por simples associados, todos pessoas dedicadas, mas simples mortais. Luís Filipe Vieira escolheu o seu sucessor e este escolherá o dele. Chama-se a isto, em Democracia, usurpar o Poder. É o que tem sido feito. Apesar dos Estatutos (mesmo os revistos em 2010) consagrarem que os associados têm o Direito e o Dever de se candidatarem e exercerem cargos tal é só teoria. Qualquer candidatura é vista como uma afronta à Nomenclatura que se formou em 2003 e foi reforçando o Poder durante duas décadas. Depois isto conduz, pois só ela permite a existência de uma Nomenclatura, ao Totalitarismo.

 

TOTALITARISMO

Para haver Nomenclatura tem de existir uma corte de Idiotas Úteis que são fiéis à Nomenclatura pois vivem dela e têm esperança em poder fazer parte dela. Como Seres Predestinados quem criticar um, critica todos. Quem questionar um, questiona todos. Quem ousar desafiar um, desafia todos. Os totalitarismos são matilhas organizadas na sociedade humana. Por isso quem aparece a desafiar a Nomenclatura é logo apelidado de ter sede de poder, de querer tacho, de querer protagonismo, de querer tudo o que a Nomenclatura tem. Então a Nomenclatura também tem o tacho para os outros o quererem? Não. Pois para os Idiotas Úteis que os suportam são apenas Seres Predestinados e ninguém pode desafiar quem é predestinado. Serão sempre incapazes, sem habilitações para gerir um clube destinado a predestinados. Em milhões de Benfiquistas e milhares de sócios só um restrito grupo percebe da função. Apesar das figuras tristes e vergonhosas que fazem quando têm de intervir nas assembleias gerais ou quando são chamados a defender o Benfica perante entidades externas. Incapazes se revelam.

 

DESPOTISMO

Não admitem que outros possam servir o Clube do qual são associados até há mais tempo e ininterruptamente sem manipularem datas e números. Consideram-se uma casta superior e passeiam-se como pavões embora a cegueira seja tanta que nem percebam que são pavões mas depenados. De Águias não têm nada ou tão pouco que é como se nada tivessem. Apropriaram-se de uma paixão de adeptos para usufruto próprio e não largam nem querem que disputem a liderança mesmo que tenham direito a fazê-lo estatutariamente. Não podem impedir legalmente mas tudo fazem para dificultar – nem que seja utilizando gente rasca – para denegrir quem tem outra alternativa para gerir o Clube. Recusam-se a discutir ideias e conceitos. Vergonha, uma nódoa que enlameia o carácter Democrático do Clube desde a Fundação.

 

ARROGÂNCIA

Com adversários, árbitros, com quem não for da Nomenclatura, nem apoiante desta. Por isso tão fracos resultados desportivos. O mais caricato é que os seus apaniguados estão sempre a dizer que o Benfica é sempre prejudicado pelos árbitros, pela Liga (Pedro Proença), pela Federação (Fernando Gomes e Tiago Craveiro) por todas as outras Federações, Associações e outras “ões”, mas curiosamente nunca culpam a Nomenclatura de fazer alianças com essas entidades e mais, não saber defender o Clube. Se o Clube é prejudicado é porque quem o dirige não sabe evitar que tal aconteça. Por vezes até parece favorecer quem o quer e está a prejudicar. Embirrem com a Nomenclatura que é composta por sibaritas e deixam os que não são do Clube fazer o que sabem e podem. Prejudicam o Clube? Culpem quem o permite. Os maus dirigentes que preferem estar bem com os “inimigos” do Benfica em vez de os afrontar.

 

DESPREZO

Com tudo o que não é da Nomenclatura e todos os que questionam a incompetência e inacção deles. É inacreditável como se podem assumir ideias de que o Benfica não pode ganhar sempre, que é impossível fazer melhor, que este já não serve e depois volta a servir, rodando por uma série de gente – alguma gentalha – que sabe que depois de afastados chegará um novo dia pois a Nomenclatura tem a visão curta e demasiado turva, muitas vezes apenas enxergando os próprios umbigos.

 

TRAFULHICE

Como se consideram os únicos a poder dirigir o Clube e não numas “eleições quaisqueres” entendem que o Benfica, como grande Instituição Popular, é o melhor esconderijo do País, com relações entre políticos, magistrados, militares de alta patente e o diabo a quatro. Deslumbram-se e depois acabam detidos. Mas que diabo: Posso roubar mas faço! Embora pouco façam para um clube que por ser o maior do País, está sempre condenado a ganhar mais do que os outros, como em todos os Países. Portugal nunca será excepção. Poderá haver mais e menos períodos longos e curtos de conquistas, mas o Benfica está obrigado a vencer mais do que os outros desde a segunda década do século XX.

 

 

Dificilmente – após duas décadas de um poder espúrio – o Benfiquismo voltará a ser o que já foi. Foi muito tempo (nos dois sentidos)

 

Alberto Miguéns


NOTA (às 11:35 horas): Todos os comentários que estejam relacionados com o texto - a favor ou contra - desde que não sirvam propósitos contrários serão editados mas só lá para as 20 horas, pois vou começar a trabalhar e trabalho é trabalho e Benfica é Benfica. E mesmo assim posso não ter possibilidade de responder - se existirem questões - pois conto fazer o próximo entre as 20 e as 24 horas: DEBATE? QUE DEBATE? (e ainda nem uma palavra escrevi e faltam menos de 13 horas para a meia-noite. Obrigado.


28 comentários
  1. Após 2 décadas não se repõe oque mesmo?
    As piadas de jogadores a vestir o manto que por falta de pagamento são devolvidos?
    Oferecer internacionais russos ao rival?
    Apoiar pinto da Costa para presidente da liga?
    Lançar operações coração?
    ....
    É de uma desonestidade intelectual absurda fazer de conta que o Benfica estava bem antes do "totalitarismo de Vieira".
    Quase tão grande como confiar que um perfeito desconhecido seja o impoluto que vai ser diferente.
    Só é corrompido quem tiver poder, antes de o ter todos são Santos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo (até pode ser portista)

      Estar a comparar Anos 90 com século XXI é pura desonestidade intelectual. É como comparar Anos 40 com Anos 60. Até LFV disse que foi colocado no Benfica como peão da Banca. Ainda não percebeu isso?

      A Banca até este século fugia do Futebol. Jorge de Brito tinha de dar bens como aval para o Benfica receber empréstimos. Depois disso até estoirar queria ter tesouraria cativa no Futebol. Se não percebe as diferenças nada posso fazer. É um exemplo do portismo mesmo que seja do Benfica.

      Paciência.

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    2. De verdade que pensa isso? Que qualquer pessoa, a partir do momento que tem poder, fica automaticamente corrompida? Que não haverá ninguém que se mantenha impoluto nesse cenário?
      Esse pensamento explica muita coisa. Assim, é muito natural que alguém apoie o Rui Costa, o Vieira, o Isaltino Morais, a Fátima Felgueiras, o Valentim Loureiro, o Pimenta Machado ou o Pinto da Costa.

      Percebe que, com essa sua opinião, acaba de confirmar precisamente a ideia aqui exposta pelo Sr. Miguel de que os benfiquistas estão poluídos com o espírito portista?

      Eliminar
    3. Queres comparar isso com os processos judiciais em cima do Benfica? ter tido pela primeira vez um presidente em exercício de funções preso? Vários arguidos ligados à direcção do Benfica?

      Vens falar em apoiar o Bimbo da bosta quando há meses o deixaram fazer um programa dentro do Estádio da Luz a comemorar o titulo deles de 2011, a sério?

      Oferecer russos ao Porto e quem ofereceu o Mourinho ao Porto? quem negociou o Deco com o Porto? quem ofereceu o Maniche ao Porto? quem foi socio do Porto 24 anos? quem era homem de confiança do bimbo da bosta? foi dito em tribunal, Quem despachou o Marchena, Meira, Poborsky, Miguel, João Tomás, Van Hooijdonk? mas bom foi mandar vir o lixo que era do Porto como Zahovic, Drulovic, Argel, João Manuel Pinto

      E termos que comprar o George Jardel para não termos que em tribunal pagar uma indeminização ao Mário Jardel por quebra do contrato e depois despachar o George Jardel para o Alverca

      Operação coração, mas têm memória como foi construído o estádio da Luz, o verdadeiro, a catedral e não o alguidar actual? já ouviste as palavras do Joaquim Ferreira Bogalho acerca do dinheiro do Benfica

      Ou será do passivo que era de 80 milhões (vá mais os milhões que o vale desviou vá 85 milhões) e de repente passou para centenas de milhões e não baixa
      Querem falar mesmo do quê?

      Que o Benfica nunca ficou abaixo de 3º no período antes, que nunca ficamos afastados das competições europeias? ou que somos a pior equipa portuguesa de sempre nas competições europeias com o maior registo de derrotas seguidas? ou que somos o pior campeão europeu e bi campeão europeu de sempre na champions e sendo cabeça de serie a ser eliminados e a fazermos 0 pontos ou que somos uma das 10 piores equipas de sempre na champions é disso que se trata?

      Ou que deixaram o porto se tornar o clube português com o melhor palmarés internacional? com o triplo dos títulos internacionais do Benfica e mais que Benfica e Sporting juntos?

      Sim no tempo do Vale levamos 7 do Celta de Vigo, e os 7-0 do Basileia o pior resultado da historia do clube, ou os 5-1 do Olympiakos, e o pior resultado de sempre contra o Porto no campeonato 5-0, e a única vez que fomos eliminados por eles em casa depois de ganharmos 2-0 no Porto, e terem feito a festa de campeões no Estadio da Luz? e os piores resultados no estadio da Luz de sempre contra o porto? perdemos mais vezes em casa em 20 anos com eles que nos restantes campeonatos?

      É disto mesmo que querem falar? acho melhor esquecermos isto e passar uma esponja, porque uma borracha não se pode, porque o ideal era fazer aos ultimos 27 anos um format c:

      Eliminar
    4. Zé,
      brilhante resumo do consulado do presidente tricolor e 2º melhor associado de sempre do FCPorto, e segundo o Pedro Guerra o "melhor presidente de sempre do Benfica".

      Viva o Benfica

      Eliminar
  2. Caro Alberto,
    Como apoiante da lista B, podia comentar esta resposta do seu candidato (lista B) sobre os nomes da SAD, hoje na entrevista à BTv?

    Nomeação para cargos da SAD
    "São pessoas já estão comprometidas com a candidatura, verdadeiros profissionais do futebol. Queremos mudar a composição da SAD. Temos tido gestores da área financeira e um administrador que percebe de futebol. Queremos alterar isso. Queremos ter mais gente a perceber de futebol, com provas dadas e ser benfiquista. Provas dadas não é só perceber de futebol, é alguém que já trouxe clubes da segunda até à Europa, alguém que terminou carreira de futebolista e que fez curso e tem uma boa função de própria economia. Gente que conhece o futebol, mas que pode dar mais valia na gestão"

    Nomes?
    "Não vou dar nomes. Vou informar no dia 10 depois de ganharmos os nomes das pessoas que estão identificadas, que nos ajudaram e estão connosco desde o início"

    Saudações benfiquistas
    Sérgio Pinto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Sérgio Pinto

      Fez bem. Até essas pessoas comprometidas - sei de duas - devem ter exigido sigilo. Com o despotismo existente no SLB seriam "queimados" para sempre. É preciso perceber as pessoas que compõem a Lista A. Ainda ontem o inenarrável Jaime Antunes depois de se comprometer com um debate na TSF a um dia de tal ocorrer recusou pois percebeu que do outro lado estava alguém (Pedro Brinca) que em currículo como economista lhe dá uma abada. É desta gente que o SLB está atestado. Que faltam à palavra dada. Não se dão ao respeito.

      Abraço Glorioso

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    2. "Não vou dar nomes. Vou informar dia 10 depois de ganharmos".
      Demonstra medo que se saiba quem são e o passado que têm.
      Votar sem saber em quem? Passar cheques em branco? Tem tudo para correr bem... ou não.

      Eliminar
    3. Queria aqui acrescentar à resposta do Sr. Miguel, que essas pessoas não fazem parte da lista de candidatos aos Órgãos Sociais do clube. Serão funcionários da SAD. Profissionais nas suas áreas, muitos deles em funções, com contrato de trabalho em curso, alguns até em outros clubes. Não podendo haver certeza da vitória nas eleições, seria ético estar a nomear essas pessoas pondo em causa a sua relação laboral vigente? Como ficaria essa relação laboral depois de dia 9 caso a lista B não seja eleita?

      Isto parece-me tão óbvio que até soa a má fé apenas colocar essa questão.

      Eliminar
    4. Caro Pexim, não é Miguel, mas Miguéns. Mas em relação à má fé tal também me parece evidente, embora também aja algum desconhecimento de alguns que confundem os nomes para os Órgãos Sociais e para a SAD. O que está em eleições são os órgãos sociais do Benfica e para tal as listas candidatas são públicas e nada está por conhecer. Mas acredito que muitos nem se deram ao trabalho de as consultar ou de pesquisar sobre os nomes que as compõem para poderem comparar. Para a SAD não há eleições e por isso não tem de existir nenhuma lista com nomes públicos. Como escreveu, serão profissionais contratados após as eleições e que trabalham noutras instituições, como tal exigirão sigilo até apuramento de resultados. Se também forem Benfiquistas conhecidos também faz todo o sentido que não queiram os nomes divulgados porque seriam queimados pela Direção do Rui Costa, caso este ganhe. São coisas tão evidentes que só poderemos entender as questões levantadas como parte do processo eleitoral onde vai valer tudo para diminuir a alternativa ao atual poder. Não deixa de ser engraçado que muitos dos que exigem nomes para os lugares na SAD o façam debaixo de anonimato ou pseudónimos...

      Eliminar
  3. Bravo Alberto, são verdades óbvias para quem gosta mais do Benfica do que de vitórias a qualquer preço, mas também são pregar no deserto. Infelizmente o Benfica terá de bater no fundo para depois voltar a subir, precisa de ver-se livre de todos os que se aproveitam dele e de todos os que apoiam os que se aproveitam e isso só acontece quando se bate no fundo. É triste ter de ser assim, mas a história dos clubes e outras grandes organizações ensina-nos isso. É evidente que o Rui Costa vai ganhar de goleada, mas não deixa de ser hilariante que se apresente com propostas que nunca defendeu ou exigiu que se colocassem em prática durante os 13 anos que lá está! A propaganda apresenta-o como o candidato anti-sistema quando foi a cola do sistema 13 anos, levando sócios e adeptos das casas do Benfica ao delírio, e o Benites, com o seu benfiquismo genuíno, é que fica como o que se quer aproveitar da riqueza criada pelo Vieira...triste sina!

    ResponderEliminar
  4. Grande post Alberto, revejo-me no que diz a 200%, muita discussão tive nos últimos 20 anos por dizer muito do que diz, infelizmente o tempo deu-me razão a mim me a todos os que previam o que era inevitável acontecer, os dados estavam todos em cima da mesa só não viu quem não quis.

    Os sócios permitiram que uma copia da mais baixa qualidade do bombo da bosta reina-se no Benfica durante 20 anos, com todos os malefícios dessa situação e que o Alberto especifica de uma forma clara, e essa situação demorará anos mas muitos anos a ser irradicada, basta ver as opiniões de socios e adeptos nos blogs, redes sociais e de muita gente nas tv's.

    Como o Alberto diz e bem isto nada tem a ver com o Benfica, ainda que muitos dissessem em tempos que não se importavam de ter um bimbo da bosta no Benfica, pois então levaram com uma copia do mais rasco que podíamos ter, mas nem mesmo depois de tudo o que veio a lume acerca do dono do palheiro e mesmo assim tem imensa gente que o defende e acha que é tudo uma cabala, e haverá milhares que vão votar na continuidade e numa pessoa que durante 13 anos não viu, ouviu nem soube nada, e mais uns quantos acólitos que se vão manter na futura direcção.

    Só temos a agradecer ao Alberto que é um socio/adepto com visibilidade exponha a nu estas situações e mesmo assim ainda vêem pessoas defender o indefensável

    ResponderEliminar
  5. Caro Alberto Miguens,

    Um grande texto a Benfica.
    Verdades como punhos, dolorosas mas indispensaveis.
    Muito triste realizar que o Benfica que vamos passar as novas geracoes nao e o mesmo. Que o modelo de valores, que tal como noutra familia, molda, forja o caracter das pessoas, tem sido adulterado.

    O actual Benfica e mais pobre.
    Tal como diz, esta e e sera a principal heranca do Vieirismo. O empobrecimento, a conspurcacao dos valores que tornaram o Benfica um clube unico de que nos podiamos orgulhar. E como e importante que nos possamos orgulhar da nossa familia!!
    A dor do que LFV fez ao SLB esta sempre presente e acompanah-me no dia a dia. E uma testemunha da importancia dos valores fundacionais do SLB.

    Vou votar de acordo coma minha consciencia. Para poder ficar tranquilo com a minha escolha, independentemente dos resultados.
    Por tudo isto, vou votar na Lista B.
    Grande abraco e obrigado por ser uma testemunha corajosa.

    ResponderEliminar
  6. Caro Sr. Alberto
    Penso que seria bom todos os benfiquistas terem conhecido um determinado graveto (foi-me apresentado há cerca de dois meses), entenderiam claramente quem ele era e é e a malta que se reuniu à sua volta. É qualquer coisa de espantoso.
    Sobre o tema eleições, confesso que me sinto atraído pela sua ideia de mudança.
    Eu fui um dos que apostou na continuidade, não só com base na "obra feita", mais comumente conhecida como betão, como também no receio da mudança para o incógnito.
    No entanto, comecei a perceber, talvez tarde, as ligações luis filipe e jorge nuno. Talvez iludido pelas reuniões do hotel altis, deixei-me levar pela onda dragarta e achei que estava sempre tudo bem na nossa casa, mormente o que se ia passando nas nossas AGs, nos negócios de jogadores, nas OPAs.
    Julgo que chegou o momento de cortar o mal pela raiz. Gosto do Rui Costa, cheguei a pensar que poderia ser uma boa aposta. Parece-me uma pessoa íntegra, cem por cento benfiquista, mas acho que, além de ter acordado tarde, continua a não apostar na transparência. Penso que tem medo do passado recente, daí não querer a auditoria completa. Porquê? Não sei, mas não gosto.
    Reuniu-se de gente que detesto. Detesto o Seara, por tudo o que já foi escrito neste blog. Não quero o DSO, pode ter sido importante, pode ser muito competente, mas temos de conseguir alguém igualmente competente e benfiquista.
    Está mais do que na hora da mudança. Não de rumo, mas de gente. O objetivo é o mesmo, creio que para todos os benfiquistas. A forma de lá chegar, os meios, as pessoas, é que tem de mudar.
    Aposto na mudança. Se não resultar, há mais vida pela frente, daqui a quatro anos cá estaremos para avaliar o trabalho feito.
    Carrega Benfica.

    ResponderEliminar
  7. Caro Sr. Alberto Miguéns...Mais uma vez, parabéns pelo seu artigo. O Sr. fez uma análise, também mais uma vez, correcta do que foi o "Vieirismo", em termos desportivos...Só de ler estas verdades ficamos, nós Benfiquistas, mais tristes e desiludidos... e infelizmente as más notícias referentes a processos e processozinhos que enlameiam o nome do Sport Lisboa e Benfica ainda não acabaram....O que mais virá por aí???? Não sabemos!!!! Mas coisas boas não podemos esperar....VIVA O SPORT LISBOA E BENFICA...VIVA COSME DAMIÃO....FÉLIX BERMUDES...RIBEIRO DOS REIS...JOAQUIM FERREIRA BOGALHO...BORGES COUTINHO...Estes é que nunca enlamearam o nome da nossa INSTITUIÇÃO!!!!...Um Abraço GLORIOSO...

    ResponderEliminar
  8. Revolta-me pensar que nos últimas 8 Assembleias Eleitorais uns quantos milhares de Sócios votaram 2 vezes em Vale e Azevedo e 6 vezes em LFV, e agora, sem questionarem as suas opções no passado, preparam-se na sua maioria para votar em RC !!!

    ResponderEliminar
  9. Não venho aqui muitas vezes, mas tenho um grande respeito pelo Sr. Alberto Miguéns, talvez pelo conhecimento que tem do Benfica e de outros clubes. Li o seu artigo que é assertivo em muitos pontos, mas a forma, direi mesmo, a "raiva", desculpe a expressão, com que foi escrito, dá-me ideia que como apoiante ou votante em Francisco Benitez já considera a lista encabeçada por Rui Costa como vencedora. Por outro lado, parece que aquilo que critica nos outros, os tais da nomenclatura, totalitarismo e outros adjetivos que tais, fica-se com a sensação após a leitura que afinal padece do mesmo mal. Quero crer que não. Foi só a tal "raiva", perante uma possível derrota, a sair pela boca fora. Ou melhor pelas teclas do computador.
    Sábado lá estarei na Catedral depositando um voto em branco, porque em Democracia é tão válido como qualquer outro.
    Saudações Benfiquistas; e qualquer que seja a lista vencedora que ganhe o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista

      Falhou completamente. Saiu-lhe o tito pela culatra. Claro que é apoiante de Rui Costa e sente-se confortável com o totalitarismo e tudo a ele associado. Faz juizos de valor exactamente como eles fazem. Pensa que há uma casta que não deve nem pode ser contestada.

      Facilmente se desmonta a sua "teoria". Comecei a fazer este texto muito antes de sequer saber quem se candidatava. O Zé Coelho teve azar. Por isso é importante o preto no branco. Como pode ler aqui em 9 de Setembro de 2021.

      https://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2021/09/nada-que-nao-fosse-esperado.html

      Talvez como não tem argumentos venha dizer que alterei agora esse texto para fazer crer que o escrevi há um mês. Comvosco portistas vestidos à Benfica tudo é possível.

      Passe bem (e faça menos processos de intenções) e procure ser razoável e só afirmar o que tem a certeza.

      Há quem tenha credibilidade e quem nunca a consiga ter

      Saudações

      Alberto Miguéns

      NOTA: Teve mesmo azar!

      Eliminar
  10. O Benfica está dividido. Nunca mais seremos o clube que éramos, anda tudo à batatada vendo as reacções nas redes sociais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista M. Marques

      Não tenho essa opinião.

      Órgãos Sociais compostos por Benfiquistas lúcidos, com qualidade que respeitem os sócios e se deem ao respeito unem.

      Os Estadistas são aqueles que unem um povo. Compete a quem dirige unir os que são dirigidos desde que estes acreditem neles.

      Abraço Glorioso

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  11. Um texto à altura do Benfiquismo do seu autor. Digno, lúcido, objetivo, consciente dos devastadores prejuízos que o Vieirismo trouxe, traz e trará ao Sport Lisboa e Benfica.

    Eu continuo atónito em ver gente com décadas de associado continuar a defender dirigentes cujos métodos que emporcalharam o Clube durante os anos de Vieira. Sócios que ao sabor de uma qualquer sucessão de vitórias, se encontram disponíveis para manter no Clube quem nunca o serviu mas antes procurou servir-se, obtendo mordomias pessoais e projeção social. Gente que passou a ter outros Benfiquistas como alvo primário das suas críticas ao mesmo tempo que tolera tudo aos rivais do Benfica, nada dizendo ou fazendo contra os métodos mais abjetos ou contra os atropelos que causam à verdade desportiva e à ética financeira. Tudo isto é o legado do Vieirismo.

    Num país como o nosso, tenho pouca esperança que gente como Luís Filipe Vieira pague efetivamente pelos seus atos.

    A lista de Rui Costa é mais do mesmo. A sua eleição será perpetuar no Clube um modelo castrado de Benfiquismo nos atos, independentemente de palavras bonitas, cuidadosamente preparadas por um assessor de imprensa, pago de forma principesca. Será a continuidade do definhamento do Benfiquismo. O Benfiquismo não está morto mas está cada vez mais controlado e inibido.

    ResponderEliminar
  12. Tomara o Benfica ter sócios a votar com uma clareza e lucidez de opinião como esta do AMiguens.

    Viva o Benfica.

    ResponderEliminar
  13. Boas caro Alberto Miguéns, pese embora quase desde a chegada de Luís Filipe Vieira, ou seja ainda desde que chegou para Director Desportivo, eu ter sido bastante crítico da sua presidência sobretudo no segundo mandato e nestes últimos dois, julgo que não está a ser completamente correcto ao classificar Luís Filipe Vieira como o segundo melhor presidente do Porto.

    Objectivamente concordo com muitas das suas críticas, nomeadamente o facto de ter aberto o Benfica a muitos "dragartos" e/mercenários; ter realmente trazido para o Benfica alguns jogadores com menor qualidade nos primeiros tempos (e ao longo de todos os seus mandatos), mas também trouxe bons jogadores e que nos deram muitas (OK, algumas) alegrias; ter deixado "fugir" (resta saber porquê) bons jogadores para o Porto e para o Sporting; ter começado (ou nunca ter deixado) a dar primazia às negociatas em detrimento do fortalecimento do plantel; ter feito vendas cirúrgicas em momentos chave e que nos deixaram "descalços"; pura e simplesmente se ter "cagado" em lutar pelo Penta com um plantel em condições; ter criado um séquito de defensores dele e não do Benfica; apesar de tudo isso considero as suas críticas algo exageradas.

    Quanto a mim Luís Filipe Vieira foi alguém que veio para o Benfica para cumprir ordens de outros (tal como o Alberto Miguéns referiu), e esteve sempre demasiado preocupado em fazer negócios e pouco preocupado com o sucesso desportivo.

    É triste porque apesar de ter sido o presidente que nos devolveu o campeonato 11 anos depois, e de ter sido o presidente naquele que terão sido dos nossos melhores 8 anos nos últimos 40 (de 2012 a 2019), ainda assim para mim Luís Filipe Vieira foi "apenas" um presidente com um fraco registo no cômputo geral, seja intencionalmente seja por incapacidade. Mais do que ser um bom presidente do Porto, o que mais deveria preocupar os defensores de Luís Filipe Vieira é o facto de ter sido (globalmente) um mau presidente do Benfica.

    ResponderEliminar
  14. Existem 3 fatores que explicam o Benfica de hoje ( na minha opinião). 1) As 2 derrotas na final da TCE na década de 80/90 2) A vitória do FCP em 1987 na TCE 3) O surgimento de uma classe social constituída por aventureiros, golpistas e patos bravos nos anos 90, coincidentemente com a chegada dos fundos da UE. A sequência de presidentes depois do Sr. Jorge de Brito e bem demonstrativa do que o Benfica se tornou. Um abrigo perfeito para quem quer maximizar proveitos pessoais com instituições tradicionais que são blindadas pelo seu percurso. Sinceramente este já não é o Benfica que o meu Pai me mostrou quando comecei a ir ao estádio em 1986/87, e um negocio como ir ao cinema... Já não existe associativismo mas sim clientes e accionistas. A tendência de futuro será que estes clubes como o SLB sejam vendidos e tenham um dono.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na minha opinião não anda longe das razões para a "queda" do Benfica, algumas situações julgo que seriam irreversíveis pelo passar do tempo e pelo transformar da sociedade portuguesa, e também pelas movimentações feitas mais a Norte, mas essas factores aceleraram o processo.

      Eliminar
    2. olá tiago ...
      inteiramente de acordo ...
      morreu o * football association * que passou a ser * futebol mercenário/mercantil * ...

      Eliminar
  15. Ganha o Rui bibelot Costa e daqui a ano e meio temos outra vez eleições. A polícia judiciária não dorme. Mas alguém acha sequer que o moço não sabia as trafulhices que o seu dono mentiroso fazia? E que também meteu ao bolso algum dinheirinho?
    Irrita-me a burrice de tantos benfiquistas que não conseguem (ou não querem) ver estas evidências tão óbvias

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: