SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

25 março 2016

Para os Benfiquistas - História do SLBenfica

25 março 2016 33 Comentários
DEIXO PARA CONSULTA PERMANENTE UMA PROPOSTA PARA FAZER A HISTÓRIA DO GLORIOSO.


Não está completa (muitíssimo longe disso), aliás não passa de um projecto, de um esboço que necessita de apoio oficial (do Clube) para poder avançar. Não é possível fazer um projecto deste tipo sem ser o Clube a tomá-lo por seu. Seria um risco muito grande ser apenas um projecto comercial a que o Clube dava o seu aval. Os riscos de aldrabice e desmazelo poderiam ser catastróficos. Como o malfadado Almanaque demonstra à saciedade, viciando a História do Futebol do Clube de "alto a baixo"! Aliás os grandes clubes europeus aproveitaram os seus Centenários para divulgarem, sob sua responsabilidade, aquela que consideravam ser a sua História Oficial. A que reconheciam ser aquela que validavam e queriam dar a conhecer a simpatizantes e público em geral.

NOTA INICIAL: Este texto já esteve por diversas vezes programado mas as excelentes conquistas no Eclectismo bem como no Futebol obrigaram a "desprogramá-lo", sucessivamente, para neste blogue se comentar e enaltecer a Glória. Que não é o mais importante. É o Fundamento! O Ideal que vem de 1904. A última vez foi em 17 de Março de 2016, como se explicou (clicar). Em tempo de paragem do "Glorioso", para compromissos da selecções, chegou a dia.

Ideia I e II
O Benfica necessita de uma História, aliás duas se pensarmos em termos de publicação, uma do Clube e outra do Futebol baseada nos seguintes pressupostos que possibilite aos simpatizantes e adeptos, até de outros clubes, conhecerem com facilidade (e gosto) a História do SLB:
Uma história simples;
Uma história rigorosa;
Uma história dinâmica;
Uma história pedagógica;
Uma história interessante;
Uma história acessível.

Assim há que desenvolver a ideia em duas fases:

     1. Separar Clube de Futebol, para este não encobrir a grandeza do SLB que é muito muito mais que o Futebol, mas este é o seu fundamento;

     2.  Depois de ter uma História do SLB, “dividida em duas”, cada uma com cerca de 350 páginas, há que fazer uma História mais complexa tipo enciclopédia de A a Z mas que seria obra para mais de 10 mil páginas. Um projecto livreiro e cibernético: "Benfiquipédia".


Ideal I e II
Há muito que conhecendo as Histórias de outros clubes, principalmente aquando das comemorações dos respectivos Centenários, sempre imaginei que o Benfica, em 2002, poderia, necessitaria, quereria e teria que fazer também a “sua” História para a conseguir publicar em 2004.

     1. Falei com o então responsável pelas publicações, Seara Cardoso, que não se mostrou interessado, a não ser em quando renderia. Expus-lhe a ideia atrás desenvolvida, mas não se mostrando interessado, desisti. Percebi que era um responsável que não estava ao nível daquilo que eu entendia ser um dirigente do Benfica. Até podia ter dito que não interessava, que preferia outro tipo de abordagem editorial. Mas não! Só questionava quanto renderia! Para mim, quando se trata de assuntos específicos do e para o Clube, um Benfiquista é alguém que coloca os interesses do "Glorioso" acima dos interesses pessoais. Quando é o contrário é apenas um adepto do Benfica. Nada mais do que isso!

    2.  Depois de ter sido convidado a (re)entrar no projecto da Instalação do Museu do Benfica, inaugurado em 26 de Julho de 2013, recebi em 4 de Setembro de 2013 uma proposta dos dirigentes do Clube para fazer a tão ambicionada História do SLB (que continuava em projecto desde 2002…) Para não haver “subtilezas”, como em 2002, pedi a um gráfico (Paulo Fraga a quem agradeço tê-lo feito  - e continue a fazer - graciosamente) que passasse a Ideia I à prática, elaborando dois esboços: Ano 110 – 2013 e Época 110 – 2012/13 para apresentar a quem me tinha feito a proposta. E assim fiz. Em 14 de Outubro de 2013 estavam concluídas e prontas para serem apresentadas. Pois já passaram por várias “mãos e olhos” desde Luís Filipe Vieira, Alcino António, António Ferreira, Luís Nazaré e Domingos Soares de Oliveira. Há mais de dois anos e meio. Ninguém alguma vez se quis pronunciar. Nunca me foi dito que o projecto interessava, nem que não interessava! Zero! Então porque me convidaram e pediram para fazer a História do Clube? Aliás apenas Domingos Soares Oliveira disse que “tinha pernas para andar” mas que sendo da SAD nada podia fazer! O que eu não percebo, embora percebendo, é porque nunca ninguém com responsabilidade quis assumir que a ideia era estúpida. E se não era então porque não quiseram avançar? Um mistério!? Mistério, mas só para quem não os conhece!



Desenvolvimento
Entretanto como fui ficando à espera, entre Outubro de 2013 e a actualidade fui desenvolvendo mais esboços, pois descrever a História do Clube e do Futebol contemporânea é diferente daquilo que se pode fazer para o passado. Daí ir fazendo as primeiras épocas/anos bem como ir actualizando as épocas/anos depois da proposta inicial datada de final de 2013.


Há mais marés que marinheiros
Como o Benfica é um clube democrático, com eleições sempre calendarizadas, por isso ninguém é dirigente, "apenas" está dirigente (nem que seja até que a biologia lhe trate da saúde), mesmo que pense que é o Dono Disto Tudo, não é! E depressa, quando saem se percebe porquê! Penso que seja com este ou com outro projecto similar, feito por mim ou por outro, quando o Benfiquismo for a principal causa dos dirigentes eleitos que honram a eleição e respeitam os associados que os elegem, terá que se fazer uma História deste tipo: pedagógica, simples e acessível, como já escrevi. E a seguir outra muito mais elaborada. Mais ideológica e enciclopédica. Como num Glorioso Diário. Por isso, enquanto a biologia divina o permitir, seguirei o meu caminho e vou fazendo o Benfiquismo que tenho a fazer. Como se resumisse num epitáfio que adorava ter ou que fosse sentido: «Aqui jaz um Benfiquista que por ser livre disse sempre o que devia ser dito e feito sempre o que devia ser feito em prol do Clube!»

Que o acesso seja livre
Neste momento o que está concluído, ainda que em projecto são as duas temporadas iniciais e as três finais para o Futebol e os dois anos iniciais e os dois finais para o Clube (que em breve serão também três pois 2015 está em fase de conclusão).

História do Clube

Ano 0 – 1903 (ver PDF)

Ano 1 – 1904 (ver PDF)

Ano 110 – 2013 (ver PDF)

Ano 111 - 2014 (ver PDF)

Ano 112 - 2015 (ver PDF)

História do Futebol

Época 0 – 1903/04 (ver PDF)

Época 1 – 1904/05 (ver PDF)

Época 109 – 2012/13 (ver PDF)

Época 110 – 2013/14 (ver PDF)

Época 111 – 2014/15 (ver PDF)

Época 112 - 2015/16 (ver PDF)

Ficará depois disponível no topo do blogue
Esta "postadela" para ter mais visibilidade (e facilitar o acesso) estará à distância de um clique na barra horizontal do cabeçalho do blogue. Não é demais repetir. Tratam-se de esboços e projectos. Os dois /quatro iniciais - Ano/Época 0 e Ano 1/Época 1 - estão praticamente em versão final. Os mais recentes  nem tanto, pois vão depender do modo como for decorrendo a elaboração das duas Histórias, visto que ela terá de ser feita do passado para o presente e terá de ser coerente. Por exemplo, se houver referências ao futebol juvenil no Futebol, nos Anos 20 do século XX (quando se iniciaram os respectivos campeonatos regionais) então na actualidade terão de constar das páginas referentes ao Clube, pois a História do Futebol está reservada, em exclusivo, à equipa principal ou de Honra como foi designada durante décadas. Claro que ainda não foi feita revisão dos textos, gralhas ortográficas, nova grafia e mudança silábica de linhas, por exemplo, tal como das estatísticas, visto tudo isso depender do produto final editorial.

Que seja útil o que já está feito (ainda que não passe de um esboço)

Alberto Miguéns

NOTAS FINAIS:


1. E... esqueci-me de quem não podia ficar ignorado. Já referi Paulo Fraga que passou a pdf´s os textos que elaborei e as imagens que escolhi. De borla. Foi o blogger MasterGroove que conseguiu instalar os PDF´s para que não fiquem ignorados num qualquer computador. De borla. Neste caso, os últimos são mesmo os primeiros. Merecem! 
Obrigado Paulo Fraga! 
Obrigado MasterGroove!



2. Gostaria de agradecer as mensagens de apoio e agradecimento uma a uma. Deveria ser assim, mas o dia de hoje, apesar de feriado, é complicado por ter compromissos para a manhã (que já lá vai) e a tarde/noite. Por isso resta-me um agradecimento conjunto. Obrigado Benfiquistas. 


3. Como se prova foi o Benfica que me solicitou o projecto, não fui eu que pedi. Depois nunca se pronunciaram acerca do que pediram. É assim que se «faz Benfica» na actualidade:
Jamais admitirei que qualquer parolo me ridicularize. Nem no Benfica!

33 comentários
  1. Obrigado por o trabalho que acredito que o faca por prazer.Gostava que nao guarde nenhuma verdade porque e um direito de todos os Benfiquistas de saber quem estando dentro do clube o quer prejudicar.Alias e um dever de todos os Benfiquistas nao guardar nenhum segredo inconveniente seja para quem for.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo seu contributo, para a nossa Gloriosa História Centenária e por disponibilizar e ajudar a todo nós, Benfiquistas, a disponinilizar tudo ao seu alcance e tido i seu enorme conhecimento, para se conhecer melhor a História do nosso Querido Benfica, por parte de todos nós, Benfiquistas!

    Estamos todo consigo, neste Projecto!

    Os Benfiquistas, estão consigo!

    Disponha sempre, daquilo que necessitar, da minha parte e dentro da mina humilde disponibilidade e conhecimentos os comparados com os seus.

    Saudações Benfiquistas,

    Hugo Miguel

    ResponderEliminar
  3. O potencial para fazer uma História do Benfica é algo de incrível.

    Há dois anos atrás tinha conhecimentos rudimentares da História do Sport Lisboa e Benfica. Hoje, do que leio e do que investigo, percebo como é arrebatadora, nobre, fabulosa a História do nosso querido Clube. É uma História que vale por si mas também nos surpreende como se cruza com a evolução desportiva, social, económica do nosso País.

    Trata-se acima de tudo de uma História que em todos os aspectos nos diferencia para melhor de qualquer outro Clube.

    Estou certo que a concretizar-se esse projecto será uma obra de Amor e que mostrará - como o Alberto diz - de forma simples simples, rigorosa, dinâmica, pedagógica, interessante, acessível, a todos os Benfiquistas a grandeza do Clube que nos orgulha e envaidece.

    Leio muitos textos e reconheço a alguns outros Benfiquistas grandes conhecimentos mas - esses outros Benfiquistas que me desculpem - ninguém mais com o nível de excelência, motivação e paixão suficientes para o fazer. Ninguém como Alberto Miguéns.

    Estou certo que pelo rigor , critério, qualidade e Amor que dedica ao estudo e divulgação da História e o Ideal do Benfica, Alberto Miguéns poderá dar aos Benfiquistas uma obra à escala do Benfica.

    Desejo ardentemente que esse projecto venha a ser uma realidade.

    Muito obrigado por este belíssimos capítulos.

    Anseio pelo dia em que eles façam parte de uma obra completa.

    Estou certo que será feito em Defesa e em Glória do Benfica.

    ResponderEliminar
  4. Merece o meu respeito pelo rigor historiográfico com que apresenta o seu trabalho. E pelo seu benfiquismo.Pedimos que não se deixe prender por atitudes menores, e caso necessite de alguma ajuda que esteja ao meu alcance, conte comigo.Obrigado.

    ResponderEliminar
  5. que nunca lhe doa a voz, nem a mão ao escrever
    - pedro

    ResponderEliminar
  6. Obrigado por partilhar connosco estas páginas.
    Será uma pena que um projecto com esta qualidade não se concluir.
    Obrigado pelo seu Benfiquismo, Miguéns!

    ResponderEliminar
  7. Caro Alberto,

    E porque não avançar com o projecto, mesmo que fora do clube (pelo menos por ora, enquanto quem está no clube não compreender a sua importância)?

    Nem que peça orçamentos para publicação - uma versão mais sintética em papel e também para a criação em web da tal Benficapédia, com todas as palavras-chave pesquisáveis, desde nomes de pessoas que pertencem à História do Glorioso bem como outros termos, tais como competições, épocas desportivas, modalidades, etc: tal como no wikipédia em que basta colocar a palavra ou nome que se quer pesquisar para obter artigos referentes às mesmas. Depois de ter um valor, nem que crie um "kickstarter", por exemplo (ver https://www.kickstarter.com/learn?ref=nav) e exponha aos Benfiquistas o projecto. Estes participarão com o seu dinheiro para que se torne uma realidade. Há alguma forma mais Benfiquista de o fazer? :)

    Sinceramente, acho que é mais acessível e em formato mais adequado aos tempos que correm, uma enciclopédia do Sport Lisboa e Benfica do tipo wikipédia, na internet.

    Fica a minha opinião.

    Cumprimentos,
    Isaías

    ResponderEliminar
  8. Gostava de ter toda a disponibilidade para ajudar no que é necessário Alberto. Mas sou uma gota de água...

    No entanto, claro que estarei disponível para o que for necessário pra que a construção da História do Sport Lisboa e Benfica seja uma realidade e seja Honesta.

    Por favor, dê uma olhada no gmail.

    Gloriosas Saudações

    ResponderEliminar
  9. Nada do que conta me surpreende, caro Alberto Miguéns. Sei de que "casta" são feitos alguns dirigentes do Benfica. Também sei que não será por causa das atitudes de que fala que deixará de realizar o seu projecto. Um Bem Haja por isso.
    Saudações Benfiquistas,
    jfm

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde Alerto.

    Por acaso ando a tentar fazer um levantamento dos resultados (já nem falo em marcadores) de todas as modalidades do Benfica, ontem procurei informação sobre os resultados dos primeiros anos do campeonato nacional de hóquei e não consegui encontrar absolutamente nada, o Alberto saberá onde posso encontrar essa informação? Ou tem algum documento em sua posse que me possa ajudar? Acho um bocado triste um clube como o Benfica não ter um local com todas essas informações.

    Fica desde já o meu agradecimento por tudo o que faz em prol do nosso clube.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benficaslb,

      Desde já sinceros agradecimentos pelas elogiosas palavras.

      Quanto ao Hóquei em Patins terá de ser na Biblioteca Nacional ou na Hemeroteca Municipal. Jornais "Os Sports", Revista Stadium e alguns diários. Os primeiros campeonatos nacionais resumiam-se a jogos entre o campeão regional do Norte frente ao campeão regional do Sul.

      O SLB apenas se estreou em 1945 (4.º lugar no 7.º campeonato) e depois ao 11.º (1949). A partir deste participou em todos - excepto 1969, 1971 e 1974/75, nos dois primeiros no campeonato metropolitano e neste terceiro na fase zonal - até à actualidade.

      Eu estou a tentar - por desinteresse dos actuais dirigentes do Clube - com um grupo de Benfiquistas peritos em informática colocar disponível todos os resultados de todas as modalidades (equipas seniores, masculinas e femininas) para que as milhares de horas que ocupei não sejam desperdiçadas. Será um portal à semelhança daquele que o Manchestr United FC tem para o futebol.

      http://www.stretfordend.co.uk/

      Saudações Gloriosíssimas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  11. Alberto Rodrigues25 março, 2016 11:27

    Ainda guardo no meu computador desde Abril de 2006 o seu artigo Verdades Deturpadas. Os computadores têm mudado, mas o artigo mantem-se. Apesar, como é óbvio não estar actualizado, tem sido de grande utilidade para desmistificar algumas criaturas, que continuam a repetir mentiras, com a convicção que de tanto se repetir se tornarão verdade.

    ResponderEliminar
  12. Olá novamente, caro Miguéns.
    Faço minhas as palavras dos 4 benfiquistas que escreveram antes de mim.

    Obrigado por todo o trabalho. E por nunca perder a coluna vertebral.

    Se eu tiver capacidade e se precisar de ajuda, disponha.


    POC

    ResponderEliminar
  13. Caro Alberto
    Desde já o meu obrigado como benfiquista, pelo seu brilhante trabalho de amor esforço e dedicação que tem pelo nosso Glorioso.
    É de facto com muita tristeza que constato que certos dirigentes do nosso Glorioso não queiram abraçar este excelentíssimo projecto.
    Apenas um pequeno conselho. Eu acho que pelo que vi falta apenas referência aos títulos das camadas jovens nas modalidades extra futebol, de resto está fantástico.
    Pela minha parte no que puder ajudar disponha.

    Melhores cumprimentos
    Jorge Santos

    ResponderEliminar
  14. Caro Alberto,

    Obrigado pelo seu Benfiquismo!
    Não desista.
    Já lhe disse uma vez e torno-lhe a dizer... um dia, terá todo o reconhecimento que merece por parte do clube e de todos os Benfiquistas.

    Da minha parte, se precisar de ajuda para qualquer coisa relacionada com o Benfica, estou á sua disposição.

    Grande abraço
    Fernando Sousa

    ResponderEliminar
  15. Caro Alberto, parabéns pelo seu trabalho e dedicação ao nosso Glorioso Clube! O Benfica e o Benfiquismo têm em si um verdadeiro embaixador! Estarei sempre disponível para humildemente o auxiliar a defender e perpetuar o nosso Clube e a sua História! Por favor disponha! E Pluribus Unum!

    ResponderEliminar
  16. Sr Alberto muito bem e...muito, muito obrigado.
    Agradeço-lhe como amante do Benfica, em particular, e do desporto em geral pela sua rectidão histórica e incorruptibilidade das suas convicções e valores pessoais.
    Da minha parte disponibilidade para tudo o que necessitar, pf disponha!
    Saudações

    ResponderEliminar
  17. Caro Alberto,

    Muito Obrigado pelas épocas disponibizadas. Muita sorte e força para continuar a partilhar a História do Benfica com todos os Benfiquistas.

    Não entendo a relutância do Clube em fazer avancar este projecto. Prometo investigar...

    Saudações Benfiquistas
    Fred
    Tudo Por Ti Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Investigar? Não percas tempo ó FRED
      A coisa resume-se a isto:
      Luis Filipe Vieira gosta dos lambebotas a quem dá ouvidos. Já o Miguéns sofre de um problemazito que consiste em ter uma espinha que não dobra...

      Eliminar
  18. Em 1 de Setembro de 2012....não é bem assim. O Miguéns já um mês antes E DE BORLA,começou a trabalhar no projecto. Eu fui testemunha.

    ResponderEliminar
  19. Trabalho espectacular
    Como benfiquista só tenho a agradecer a vossa disponibilidade para dar a conhecer a "nossa" história a toda a gente, incluindo "os outros" que também cá vêm espreitar.
    Como homem das artes gráficas acho um draft estupendo.
    Os meus parabéns.

    Saudações Benfiquistas
    Paulo Vitorino
    SLB Sempre.

    ResponderEliminar
  20. Incompreensível que, quem dirige o clube, não avance para um projeto desta natureza, ainda mais quando o solicitou. Qual é o problema? Os benfiquistas, sócios e adeptos, gostariam de ouvir/ler a resposta a esta pergunta, presidente Luís Filipe Vieira.
    O Alberto Miguéns é um «ativo» que o Benfica não tem sabido aproveitar. Continuar a desaproveitar os seus conhecimentos sobre a História do Benfica, e a sua disponibilidade para trabalhar com e para o clube, toca as raias do criminoso, senhor presidente. Tenha lá paciência!

    Ao Alberto, gostaria de dizer que compreendo os seus argumentos relativos ao desejo de apoio institucional do SLB, que, contudo, não considero condição sine qua non para a publicação. Estou convencido que, se quiser avançar com o projeto, muitos e muitos benfiquistas o ajudarão, por todos os meios, inclusive o financeiro.
    Da minha parte terá o apoio que me seja possível dar, designadamente, na revisão de textos, para o que me sinto minimamente habilitado.
    Muito agradecido por tudo (é tem sido muito)o que tem dado ao nosso Benfica.
    Abraço.



    ResponderEliminar
  21. Obrigado companheiro Alberto pelo seu trabalho inexcedivel!

    estou numa discussão no twitter com um adepto do fcp, que teima que a nossa fundação não é em 1904 mas sim 1908 e este post tem sido preciosissimo!

    um grande bem haja e saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  22. Caro Alberto,
    O BENFICA é maior que o próprio BENFICA actual.
    A dimensâo é tal que ultrapassa o próprio presente. É uma dimensâo cósmica e intemporal.
    Este seu magnífico e único trabalho, trata-se de uma epopeia sobre o nosso grandioso e amado "tudo".
    Pela capacidade que tem de documentar com amor aquilo que somos... o meu caro amigo ficará para sempre imortalizado na história que a história conta e contará para as gerações vindouras.
    A representação artistica da grandeza do BENFICA revela-se dentro de cada um de nós conforme a nossa capacidade de expressão...
    Muitas palavras apenas com a simples intenção de agradecer a obra que nos deixa.. e já agora, sentir algum orgulho por ser seu comtemporaneo...
    Ao seu dispor
    VIVA O BENFICA

    ResponderEliminar
  23. Caro Alberto Miguéns,
    Não seria mais justa uma obra em 3 volumes?
    Volume 1 da Fundação á década de 50
    Volume 2 das conquistas internacionais aos Nossos dias
    Volume 3 sobre a História do Futebol benfiquista
    Volume 4 apenas com biografias de grandes figuras do clube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João Sousa.

      Depois de feita uma História mais sucinta e rápida a consultar pode até ser feita uma Benfiquipédia!

      AM

      Eliminar
  24. Regressando ao tema da História do Benfica. Não seria boa altura para voltar a pressionar a direção, agora que o Sporting lançou uma nova história do Clube patrocinado pelo próprio Presidente? Com resposta negativa, a publicação em formato digital, através dos chamados ebooks que permitisse a leitura em tablets e smartphones, seria uma boa opçao pois permite publicar sem custos.

    ResponderEliminar
  25. Estimado Alberto,

    Um bem haja pela coragem que demonstra ao abraçar este projecto. Talvez ache interessante, por uma questão de perspectiva historica (especialmente do ponto de vista da administracao do clube), dar uma vista de olhos na unica historia feita por um professor universitario de um clube de futebol: West Ham United, por Charles Korr. Consegue-se barato na amazon ou no abebooks (10/15 euros).

    Abraço Benfiquista,

    Guilherme

    ResponderEliminar
  26. Permita-me também uma pequena sugestão: seria boa ideia colocar uma equipa tipo (e sistema táctico tipo) por temporada. Até porque até nesse aspecto o Almanaque deve ter erros...

    ResponderEliminar
  27. Caro Guilherme

    Está em andamento com um conjunto de Benfiquistas fazer um portal só com estatísticas das várias modalidades em que é possível expandir para as posições em campo.

    Saudações

    Alberto Miguéns

    ResponderEliminar
  28. Caro Alberto e grande benfiquista, como eu o compreendo!

    Gostaria de contacta-lo, tenho uma proposta, pode ser que seja do seu agrado.

    Abraço e saudações benfiquistas

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: