A criação deste Blogue, ideia de António Melo, tem como objectivo divulgar, defender o SL Benfica e a sua Gloriosa História. Qualquer opinião aqui expressa vinculará apenas o seu autor, Alberto Miguéns.

SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

28/09/2021

O Livro de Cosme Damião (1925)

28/09/2021 9 Comentários

QUE PODERÁ SER CONSULTADO NESTE BLOGUE POR INICIATIVA DE UM ASSOCIADO DO CLUBE.



Que enviou para este blogue o livro do nosso Cosme Damião digitalizado. Obrigado João Edward Clode, associado do Clube desde 20 de Dezembro de 1966, há quase 55 anos.

 

Com um contributo inexcedível de um associado agraciado com o emblema de dedicação - classe ouro (50 anos de amor ao Benfica)

Todos podemos clicar para consultar o livro do Mestre Cosme Damião. Para aceder ao livro há que transferir o ficheiro, por ser muito grande, para o computador: Apontamentos e Recortes Sobre Football Association

 

Cosme Damião não deve ter tido qualquer dificuldade em escrever o livro

Pois para ele tudo estava desde há mais de 20 anos no seu dia-a-dia. Foi sistematizar e ter uma metodologia adequada para o esquematizar e elaborar. Para ser publicado em 1925 talvez o tenha escrito quando era vice-presidente da Direcção do «Glorioso» e responsável pelo Conselho Técnico.

 


Ler este livro

É perceber não só como era pensado o futebol em Portugal mas entender porque teve o Clube tanto sucesso nos primeiros tempos passando rapidamente de mais um clube para O CLUBE que apaixonava os portugueses.

 


Importante a nível histórico mas também nas questões técnicas

Com um cunho muito pessoal por parte de Cosme Damião. Faz a história do aparecimento do «Glorioso» de um modo muito genérico seguindo-se considerações que nas transportam ao Passado imaginando o modo como treinava e orientava, com sucesso, os futebolistas que surgiam moldando-os ao Benfiquismo

 

O livro é riquíssimo e todos encontraram frases e ideias que fazem coincidir a paixão que têm pelo Clube e perceber que a génese dessa paixão está no modo como Cosme Damião era irrepreensível

Eu destaco esta passagem que sempre adorei desde que li o livro pela primeira vez há mais de 30 anos, em fotocópias que me facultou um jornalista do "Record" infelizmente já desaparecido e com o qual tive "algumas desavenças" por...motivos de interpretações históricas acerca de Cosme Damião que agora não interessam.

 


Cosme Damião, o Pai do Benfiquismo

 

Alberto Miguéns

9 comentários
  1. Excelente documento! Obrigado pela publicação.

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha! Uma preciosidade histórica que nunca pensei poder ler na sua integralidade.
    Uma vez mais Alberto Miguéns a presentear o universo Benfiquistas com material precioso para se conhecer mais da essência do Benfiquismo.

    Muito obrigado!

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigado sr.Alberto e sr.João!!!!
    viva O SPORT LISBOA E BENFICA!!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Caro Alberto,
    (não precisa publicar, visto não estar relacionado com o seu post)

    vi hoje um link sobre uma taça Rei D Carlos em 1894 realizada entre o Football Club do Porto e um misto de jogadores de Lisboa. Então esse clube do Porto, de 1893 a 1906 realizou apenas um jogo?? E há indicações que na realidade os jogadores eram do clube de Cricket do Porto. Quanta confusão. Se descobrem que o Cricket é de 1870 ainda são refundados outra vez.
    Há alguma veracidade nisto?

    P. S. - tento ler os posts diariamente mas pide ter-me escapado, chegou a publicar o post sobre a sua visita ao Museu do Porto?
    Um abraço e obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro

      O jogo foi entre a cidade de Lisboa e a cidade do Porto, encontro realizado no Porto. Sempre se soube desse jogo.

      https://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2021/08/as-habituais-trapalhadas.html


      Quando à visita ao Museu do FC Porto fui lá fiz um texto mas era para ser três e há-de ser quando isto da pandemia se regularizar.

      https://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2014/04/um-benfiquista-visita-o-museu-do-fcp.html

      Abraço Glorioso

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    2. Muito obrigado caríssimo!
      Abraço Glorioso

      Eliminar
  5. Que interessante deve ser ler este livro. Obrigada pela oportunidade.

    ResponderEliminar
  6. Obrigado por mais uma pérola...
    Cosme Damião fez do Benfica o maior clube português... palavras de Cândido de Oliveira...

    ResponderEliminar
  7. Excelente...

    Grande abraço Alberto.

    ResponderEliminar

Apoio de: