SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

10 outubro 2020

Voto Rui Gomes da Silva

10 outubro 2020 35 Comentários

SEM QUALQUER MARGEM PARA DÚVIDAS.



As Eleições, em 30 de Outubro de 2020, não são umas “eleições quaisquer”. São as Eleições de um Clube Democrático, que o foi durante a Monarquia, Primeira República, Ditadura/Estado Novo e actual Regime surgido após o 25 de Abril de 1974 e suportado pela Constituição publicada, em 10 de Abril de 1976. Sem contar com actos eleitorais intermédios para compor Órgãos Sociais ou cargos cujos eleitos não tomaram posse, será o 86.º Acto Eleitoral, embora em 28 de Fevereiro de 1904, com 24 fundadores chegasse ter feito uma escolha.

Mesmo que o actual presidente da Direcção vença, da próxima sexta-feira a oito dias, nunca será reeleito numa “qualquer eleição”. Será eleito num dos actos mais significativos da “Vida Benfiquista”, as nossas honradas, democráticas e irrepreensíveis Eleições. Ao votarmos estamos, também, a honrar todos esses dirigentes, muitos deles actualmente desconhecidos, que nunca vacilaram e conseguiram manter a Democracia no Clube, quando entre todas as grandes Instituições Nacionais só o Benfica se afirmava, sustentadamente, Democrático pois até 1966 as Eleições eram anuais e o Benfica nunca “falhou” um ano sequer! E entre 1967 e 1973 eram bienais e também nunca se falhou um biénio. Se há exemplo de uma Instituição em que as eleições não são um acto supérfluo, inútil, ou seja, “quaisquer coisa” feita só porque os Estatutos obrigam a realizar, são as nossas eleições.

Eu espero que o actual presidente seja copiosamente derrotado. E que entre o Movimento “Servir o Benfica”, Bruno Costa Carvalho (ou quem o substituir como “cabeça de lista”), João Noronha Lopes ou Rui Gomes da Silva surja um vencedor. Que será o 34.º presidente da Direcção do SLB. Que se revejam os “Estatutos”, actualize o «Regulamento Geral» para não se andar a remendar o que deve ser feito segundo a vontade dos associados e que os 20 dirigentes eleitos sejam gratos a quem os escolheu para tão nobre função Benfiquista e não considerem que estão a fazer-nos um favor! Como sempre foi ou devia ter sido... Eu vou votar Rui Gomes da Silva. Vou fazer o que me compete como apoiante, já que faço esta declaração pública (por ter um blogue e parecer-me ser honesto declarar em quem voto em vez de dar apoio encapotado não o criticando e fazendo reparos ao que os outros dizem e fazem) mas a partir de hoje só elogiarei publicamente Rui Gomes da Silva. 

Não criticarei nenhum outro candidato neste blogue. Nem sequer o actual presidente embora gostasse que ele tivesse mais “tento na língua” e respeito pelos associados, principalmente os 80 sócios que compõem as quatro listas, por que consideram que ele já não consegue dirigir o Clube segundo o rumo que os Benfiquistas merecem. Quem vencer, em 30 de Outubro de 2020, será com toda a legitimidade, como é evidente, o presidente da Direcção do «Glorioso», bem como todos eles dignos dirigentes do Clube.

 


Rui Gomes da Silva

Não vou escrever acerca de um Homem ou Benfiquista perfeito que não existe. Todos nós já fizemos ou dissemos “coisas” que podiam ter sido ditas e feitas de outra forma, mas isso são pormenores neste momento. E quem está mais exposto está mais perto de ser interpretado ou tem que se pronunciar mais vezes, por isso sujeito a ser confrontado. O que conta é o Futuro e se tem condições para o construir. Penso que Rui Gomes da Silva será a melhor escolha.

Não se coloca em questão que ele tenha as características que para mim são as que o definem como melhor candidato e os outros não as tenham todas ou quase todas. Claro que têm muitas delas de igual forma. Rui Gomes da Silva reúne é mais e em algumas só ele as tem. E é no conjunto de todas elas que está a minha decisão. Sempre de risco, mas consciente. Para mim ele é aquele que melhor pode fazer do Benfica aquilo que ambiciono, pois nas Eleições só falo por mim. Embora tenha a percepção que há muitos Benfiquistas que ambicionam um futuro para o Clube na mesma medida, e de igual dimensão como eu, mas repito que o momento é muito importante não só pelo quadriénio mas porque influenciará sempre o que se passar depois de 2024. 


A minha escolha é inequívoca, depois de ouvir, ler e falar:


     A. PASSADO

 

1. Benfiquismo

Irrepreensível. Tantos anos de vida como de Benfica. No caso dele até se pode dizer que já era, ou estava, “condenado” a ser Benfiquista antes de nascer. Podia era “tresmalhar” o que não ocorreu. Ainda sublimou o que já era grande, na tradição familiar. E em toda uma vida, com mais de seis decénios. Leva-me dois anos de avanço, sempre ouvi falar do seu Benfiquismo e do modo como o honrava. Como figura mais mediática, na política e na sua profissão, nunca necessitou do Clube para lhe serem favoráveis decisões que teve de tomar ou tirar vantagem. Benfiquista genuíno nunca o escondeu e certamente que em algumas situações, apresentar-se “neutro” até lhe traria vantagens. 

Na política conhecemos, muito bem, situações destas. Fez carreira profissional, que é reconhecida, como competente sem necessitar do Clube. Como presidente da Direcção do Glorioso, aos 62 anos (23 de Agosto de 1958) a ambição do cargo só podem ser duas como Benfiquista: conseguir chegar ao topo daquilo que um associado pode ser e contribuir para que o Clube que ama desde que se conhece seja o melhor de todos. Que mais pode ambicionar um associado do Benfica?

 

2.           Tradição Benfiquista familiar

Herdou do pai a paixão e o respeito pelo Benfica. Tem a exacta ideia do que é o Benfica. Um clube de gente humilde que não é subserviente! Sei que ele não gosta de misturar família com o Clube, mas eu posso fazê-lo (mesmo que ele não goste, mas certamente perdoará). Conhecendo a Gloriosa História incluindo as das Filiais, o seu pai foi presidente da Direcção do Sport Lisboa e Viseu (depois Sport Viseu e Benfica) durante, pelo menos, quatro anos pois tenho ideia que foi responsável pela abertura de uma seguradora, em Viseu. Se estas informações da vida profissional não estiverem cem por cento certas também são acessórias. Quer vivendo na cidade do Porto, em Viseu ou noutra cidade o destino ao domingo era só um…o Benfica! Acompanhava o pai, aprendeu a escrever, ler e contar enquanto via e pensava nos golos do «Glorioso», tal como quase todos nós. Penso que o pai também teve ligações ao Académico FC (Porto), proprietário do estádio do Lima. 

Este clube tal como todos os pequenos clubes da grande cidade do Norte, principalmente depois do «caso dos Andrades» (anos 30 com o desfecho vergonhoso dos terrenos do campo do Ameal do Sport Progresso) tinham no Benfica a referência. Era o Benfica que infligia ao odiado FC Porto as derrotas que eles queriam e não conseguia. Não é difícil perceber porque não gosta ele do FC Porto! Pudera? Eu quero um presidente que não goste, mesmo nada, do principal rival do Benfica! E que queira que ele seja cada vez mais pequeno em vez de poder ser competitivo para “nos dar luta”! Com ele na presidência acredito que o FC Porto vá sofrer e o Benfica possa afastá-lo definitivamente do topo do futebol português. Num país como Portugal só há lugar na Europa para um clube e este não poderá estar a preocupar-se demasiado com rivalidades internas.  

 

3.           Sabe quando pesa a camisola

Com um passado como hoquista em patins do Clube. Vindo do Académico FC (Porto) em 1976/77 ingressa no Clube como esperança na renovação da hegemonia na modalidade depois do impacte dos encargos financeiros pós-25 de Abril de 1974. É treinado pelo capitão da equipa de Honra, José Casimiro, um dos melhores hoquistas mundiais de sempre e Benfiquista, também sem necessitar do Clube, pois é reconhecido engenheiro. Ainda nos juniores deve ter percebido logo o que é ser atleta do Benfica e a exigência desportiva e ética que devia ter, com Ferreira Queimado como presidente da Direcção.  

Em 1977/78, joga na categoria Reserva numa época da equipa de Honra (4.º lugar no campeonato) muito abaixo do exigido para a qualidade do plantel. A solução esteve em fazer regressar o melhor treinador português de sempre ao Clube, Torcato Ferreira. Mantém Rui Silva no plantel. A época de 1978/79 é esplendorosa (Rui Silva treinou muito e jogou muito pouco…) com o Benfica a conquistar o título após 1974 (interregno de quatro temporadas). Mesmo numa modalidade como o Hóquei em Patins (para mim a segunda preferida, até acima do Ciclismo), com Torcato Ferreira, Casimiro, Ramalhete, Jorge Vicente, entre outros, de certeza percebeu as exigências, a responsabilidade, o “peso”, o que é ser atleta do Benfica – pouco falatório, respeitar o adversário, arrasar se puder, se for no terreno do adversário ainda melhor, saudar o adversário vencido, porque foi digno e regressar com satisfação do dever cumprido - sabendo que mais uma vez honraram os ases que nos honraram o passado (isto é “Método” à Cosme Damião/Félix Bermudes). Se for eleito presidente da Direcção, desde Joaquim Bogalho (e isto não é fazer comparações absurdas sem nexo, é apenas um facto) que o Benfica não tem na presidência um ex-atleta. Bogalho foi futebolista em final dos Anos 10, mas não passou da quarta categoria.

 


     B. PRESENTE

 

4.           No melhor de LFV (2009/10 a 2015/16)

4.1.       Futebol

 

Os dois melhores mandatos de Luís Filipe Vieira tiveram como vice-presidente Rui Gomes da Silva. Antes e depois são deploráveis. Em sete épocas, entre 2009/10 e 2015/16 o Benfica conquistou quatro títulos de campeão nacional, uma Taça de Portugal, marcou presença consecutiva em duas finais da Liga Europa e em dois quartos-de-final da Liga dos Campeões. Nas outras dez temporadas (mais três), três campeonatos nacionais (menos um), duas Taças de Portugal (mais uma) e na UEFA uma “pobreza franciscana” uns quartos-de-final (menos um em mais três temporadas!) e o melhor na Taça UEFA, foram os quartos-de-final, em 2006/07. Rui Gomes da Silva teve muita ou pouca influência? Não sei! Mas alguma deve ter tido. Até porque o tempo deu-lhe razão, quando deixou a vice-presidência em 2016!

 

Época

CN

TP

UEFA

2003/04

 

2.º

27

TU

1/8

2004/05

31

FINAL

LC

Elim. PE

TU

1/16

2005/06

3.º

1/4

LC

1/4

2006/07

3.º

1/8

LC

3.º grupo

TU

1/4

2007/08

4.º

1/2

LC

3.º grupo

TU

1/8

2008/09

3.º

1/8

TU

5.º grupo

2009/10

32

1/16

LE

1/4

2010/11

2.º

1/2

LC

3.º grupo

LE

1/2

2011/12

2.º

1/8

LC

1/4

2012/13

2.º

FINAL

LC

3.º grupo

LE

FINAL

2013/14

33

28

LC

3.º grupo

LE

FINAL

2014/15

34

1/8

LC

4.º grupo

2015/16

35

1/16

LC

1/4

2016/17

36

29

LC

1/8

2017/18

2.º

1/8

LC

4.º grupo

2018/19

37

1/2

LC

3.º grupo

LE

1/4

2019/20

2.º

FINAL

LC

3.º grupo

LE

1/16

 

 

4.2.      Modalidades (de Pavilhão)

 

Este apesar de ser a segunda parte do quarto motivo que me leva a optar por Rui Gomes da Silva, este foi o último a ser escrito. Não faz sentido ser exaustivo. O quadro é elucidativo. Só o Futsal teve piores resultados, mas conquistou-se a competição europeia (25 de Abril de 2010). Em Andebol, o Clube não se sagrou campeão nacional, mas houve a satisfação das duas Taças de Portugal conquistadas. No Hóquei em Patins, não só há o regresso – após um interregno de 13 longas épocas - às conquistas no campeonato nacional, com três títulos, como é entre 2009/10 e 2015/16 que a nível internacional se consegue o que, incrivelmente, os fabulosos plantéis dos Anos 60 não conseguiram… a consagração como melhor clube europeu, com duas conquistas, em quatro temporadas. Rui Gomes da Silva teve muita ou pouca influência? Não sei! Mas alguma deve ter tido. Até porque o tempo deu-lhe razão, quando deixou a vice-presidência em 2016!

 

 

Época

AND

 

BAS

FTS

(1)

HP

(2)

VOL

CN

TP

CN

TP

CN

TP

CN

TP

CN

TP

2003/04

DE

1/4

11.º

1/8

2.º

1/16

7.º

1/4

7.º

1/8

2004/05

DE

1/16

1/4

1/4

2

2

2.º

F

3

10

2005/06

DE

1/8

1/2

F

2.º

F

2.º

1/2

1/2

11

2006/07

4.º

F

1/2

1/4

3

3

2.º

1/8

4.º

12

2007/08

7

1/4

PL

1/4

4

1/32

2.º

1/4

4.º

1/32

2008/09

2.º

1/2

21

1/2

5

4

3.º

F

3.º

1/2

2009/10

3.º

1/4

22

1/4

2.º

F

5.º

12

2.º

F

2010/11

4.º

4

2.º

1/8

2.º

F

2.º

1/4

2.º

13

2011/12

4.º

1/4

23

1/2

6

5

22

F

2.º

14

2012/13

2.º

1/2

24

F

2.º

¼

2.º

1/4

4

1/8

2013/14

4.º

1/2

25

19

1/2

F

2.º

13

5

1/2

2014/15

3.º

1/2

26

20

7

6

23

14

6

15

2015/16

2.º

5

2.º

21

2.º

F

24

F

2.º

16

2016/17

3.º

1/4

27

22

1/2

7

2.º

1/2

7

F

2017/18

2.º

6

1/2

F

2.º

1/2

2.º

1/4

2.º

17

2018/19

3.º

1/8

2.º

1/4

8

F

4.º

F

8

18

2019/20

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

Nota: (1) Em 2009/10, conquista da UEFA Futsal Cup/Campeão Europeu; (2) Conquista da Liga Europeia (2012/13 e 2015/16); Conquista da Taça CERS (2009/10); Conquista da Taça Continental (Supertaça Europeia) em 2011/12, 2013/14 e 2016/17; Conquista da Taça Intercontinental (2013/14 e 2017/18)

 

4.3.      Ranking UEFA

 

Quando “chegou” (3 de Julho de 2009) o Benfica tinha o 23.º melhor coeficiente. Quando saiu (27 de Outubro de 2016) o «Glorioso» era o 6.º melhor clube na UEFA. Com cada vez mais plantéis desajustados face ao potencial do Clube, em 2019/20, caiu para 20.º lugar. Rui Gomes da Silva teve muita ou pouca influência? Não sei! Mas alguma deve ter tido. Até porque o tempo deu-lhe razão, quando deixou a vice-presidência em 2016!

 

5.           Experiência como dirigente do Clube (2009/2016)

A sua experiência com sete anos na Direcção são uma garantia que conhece bem os meandros, escolhos e armadilhas que há no futebol português e sabe bem…quem as monta. E o porquê de as montarem. Mesmo quatro anos depois é seguro que não será surpreendido e os “pantomineiros” estejam eles onde estiverem (até próximos do Clube circulam) terão de ter mais precauções. Acabaram as veleidades e promiscuidades. Se há algo em que acredito sem dúvida…é nisto. Com ele na presidência da Direcção terão que “piar baixo” ou reinventar-se. Talvez já não tenham tempo.

 

6.           Exigente na Benfica Futebol SAD (2009/2012)

A sua passagem pela SAD (2009 a 2012) e depois ainda que mais distante (2012 a 2016) mas atento fazem crer que continuará a honrar o Benfiquismo. Respeitando o sentimento dos Benfiquistas. Não desperdiçar, pois só assim o Benfica pode ombrear com os colossos financeiros do Futebol Europeu. E sendo eleito com o poder que, certamente, desejaria ter mas não podia ter. A chegada à presidência da SAD será a oportunidade para afastar o que sabe estar mal e potenciar o que está bem. Sabe muito bem – tem obrigação disso – o que tem que fazer! Quatro anos não foram quatro dias!

 

7.           Assembleias Gerais Anos 90 (eu vi e ouvi)

Comecei a estar atento a Rui Gomes da Silva nas gigantescas assembleias gerais realizadas no antigo pavilhão n.º 1, no interior do estádio, por baixo das bancadas do Terceiro Anel, o construído no início da década de 60. Em tempos difíceis, nunca se escondeu, sabendo enfrentar os desafios e lutar pelo que considerava ser o melhor para o Clube denunciando o que o incomodava enquanto Benfiquista. Era veemente quando tinha 40 anos (em 1998) e clarividente, para quem ainda se lembra. Estas qualidades mantêm-se somando-lhe experiência, com mais duas décadas em cima e por cima, como dirigente durante sete anos!

 


    C.                FUTURO

 

8.          Coragem (sem medo em “reinos” adversos)

Nunca percebi que se amedrontasse refugiando-se em lugares esconsos e subterrâneos enquanto jogava o Benfica.

De peito aberto, não se escondendo, mas sempre na vanguarda. É o primeiro a sair e o último a entrar mesmo em ambientes conspurcados. Tripeiro de alma e coração tem tanto medo dos infames como abelhas do mel. Sabe distinguir adversidades de adversários e gente reles de gente raivosa. A coragem também é saber distinguir o acessório do essencial, desprezando o que é inútil para concentrar-se no fundamental. Já deu provas disso e não deve ter desaprendido. Liderança corajosa é enfrentar a realidade e não se desgastar contra “moinhos de vento” inúteis!

 

9.           Programa eleitoral

Não dou muita importância aos programas, dou mais aos vinte dirigentes (uma pecha em duas candidaturas). Aliás em cada Benfiquista há um treinador (com tácticas e escolhas de futebolistas) e um presidente (com ideias e modos de as executar). E não deve haver dois em milhões… iguais. Nem gémeos! Se o Mundo é composto de mudança, o mundo do futebol é em mudança acelerada. Mas é importante saber as linhas mestras de qualquer programa. O desta candidatura tem qualidade, ainda com a vantagem de perceber que pode sempre melhorar. Não é orgulhoso ao ponto de não saber corrigir determinados aspectos que sinta serem necessário ajustar. Sempre o entendi como pragmático, ainda que com valores, neste caso Benfiquismo. O programa não será para ele um conjunto de dogmas que têm de ser executados ao milímetro. O que é bom para o Glorioso, é bom para ele.

 

10.     Sensibilidade para perceber as mudanças

Mais do que o programa, o que me parece fundamental é entender o que rodeia o Clube e saber adaptá-lo. A época de 2020/2021 é uma “coisa” mas a de 2023/24 deve ser já muito diferente. Os programas do Benfica têm de se adaptar ao Mundo, não é o Mundo aos programas do Benfica. Vejo nesta liderança, capacidade em interpretar e adaptar o Clube a mudanças, que se sabem ser frequentes a nível da UEFA/FIFA, não se deixando ultrapassar pelos acontecimentos. Isso é o mais importante. Ter alguém que partindo de uma base tem sensibilidade para saber o que é necessário fazer tendo por objetivo manter o Benfica no lugar que deve e merece ter. 


Eu voto Rui Gomes da Silva

Alberto Miguéns


NOTA: Fotografias retiradas da internet incluindo a de um jogo de hóquei em Patins entre o Benfica e o Sporting CP.

35 comentários
  1. Bom dia, concordo. Só falta saber passar a mensagem, estranhamente quando se fala tanto do Benfica, a 20 dias das eleições ninguém não aparece nada relevante nos jornais, nem outros órgãos de comunicação social.

    Off topic-a pobreza da CS é ilustrada com a não relevância de um portogues liderar o Giro!!

    Sócio do SLB rumo ao 38

    ResponderEliminar
  2. O pelotão do call-center capitaneado pelo Guerra lambebotas, virá aqui em peso insultar o autor da peça.
    Aguardemos pois...

    ResponderEliminar
  3. Caro Alberto,

    Não quero pôr em causa a sua escolha, quando nem sequer fiz a minha, no entanto, respeito pelo adversário é uma característica que RGS claramente não tem. Há muitos exemplos que se podem encontrar do contrário. Um que tenho vivo na memória foi quando na época passada deu o campeonato ganho ainda este ia a meio. Isto mostra algum desprezo pelos rivais, não só por aqueles que lutavam pelo primeiro lugar.

    Gloriosas Saudações Benfiquistas,
    Paulo Jorge

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «« Um que tenho vivo na memória foi quando na época passada deu o campeonato ganho ainda este ia a meio.»»

      RGS é acusado do contrário. De dizer MAL do Benfica.
      "A meio da época passada" dizia bem do Benfica. Entendam-se!!!

      Eliminar
    2. Eu não tenho de me entender com ninguém. Tenho direito à minha opinião como qualquer outro.

      O exemplo que dei é factual. Ele escreveu-o e de forma altiva desrespeitou os adversários.

      Eliminar
  4. Sr.Alberto,um dos grandes méritos que reconheço a Rui Gomes da Silva é que numa altura muito conturbada do clube ele não se escondeu como outros. Tenho-o dito a muita gente que não gosta da personalidade dele....
    Mas estou muito indeciso quanto ao meu voto,e com tantas listas quem ganha é o actual presidente.Infelizmente!!!
    SAUDAÇÕES GLORIOSAS!!!
    VIVA O BENFICA!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem é dono do voto electrónico e tem a chave daquilo, está mais perto da vitória.
      Até o Sr. de La Palice diria o mesmo.

      Eliminar
    2. Duvido que ele saiu pro escolha ou se LFVIEIRA o pos a andar por achar que ele nao prestava o servico que o seu lugar exigia. Queria ser Calife no lugar do Calife e à prova tà à vista. Oportunista e nem 2 %de votos vai ter.

      Eliminar
  5. Eu voto RGS como voto útil, embora reconheça que muito que aqui escreve é factual.

    A sua pecha é a má comunicação pessoal, e ainda por cima enfrenta a máquina do Benfica, que está ao serviço do Presidente.
    Eu votaria Benites, mas dado boicote que a CS faz a todas as listas excepto Vieira e Noronha Lopes (coincidência talvez...pois), só RGS tem alguma hipótese de chegar a Presidente.
    No entanto, só uma lista forte e unica pode derrotar a imensa propaganda de Vieira.

    E porque eu como benfiquista:

    -nunca fui sócio do FCPorto nem um dia, quanto mais quase ser dragão de ouro.
    -nunca fui sócio do Sporting, nem um dia, quanto mais 10 anos.
    -nunca disse que o Benfica é um Clube de merda"
    -nunca convidaria o presidente da casa do FCPorto do Luxemburgo para diretor do futebol
    -nunca convidaria um historiador adepto do Sporting para director do Museu.
    -nunca deixaria que esse director mudasse a história da fundação do Benfica e que a expussesse no site do Clube.
    -nunca teria como um responsável da prospeção alguém que dizia que "o FCPorto é a minha religião". E era, o Falcão, o James Rodrigues que o digam.
    -nunca teria como director de comunicação do Benfica um sportinguista que na mesma posição no Sporting, andou a espalhar a calunia da idade de Renato Santos, e que participou na campanha negra contra o Benfica.
    -nunca teria como responsável pelo site do Benfica e pela gestão do marketing dos sócios a Controlinveste de Joaquim Oliveira, dando-se o absurdo dos sócios do Benfica receberem do Benfica uma Newsletter do FCPorto!!!!
    -nunca diria que Valentim Loureiro merecia uma homenagem.

    Eu como sócio desde meados da década de 80, nunca precisei de ir a correr pagar quotas que deixei de pagar durante anos porque podia entrar para a estrutura do Clube.
    Nunca ninguém duvidou dos meus anos de associado, nem sequer se era mesmo benfiquista, tenho centenas de fotos com a camisola do Benfica, nos Estádios e nos pavilhões, tenho "milhares" de videos e fotos, até na BTV, a assistir a jogos do meu filho como atleta do Clube.

    Não foi preciso chegar aos 50 anos de idade para alguém poder dizer que me viu como benfiquista, porque eu pisei pela 1ª vez o estádio sagrado do nosso Clube ainda era um adolescente imberbe. Participei em dezenas e Ag,s e quase todas as eleições desde meados dos anos 80, com os meus 20 aninhos.

    Por isso Vieira nunca, e voto também em RGS!

    Com Vieira, mais um dia, é um dia a mais!

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  6. Não tinha ainda decidido o meu voto mas depois do que li tenho cada vez menos dúvidas. Sou um dos que quer o Benfica que o Alberto Miguéns quer e por isso acompanharei o seu sentido de voto. Votarei em Rui Gomes da Silva.

    ResponderEliminar
  7. Anos demais com o Vieira, anos demais a sustentar o poder que agora tanto critica, mas que já na altura em que o RGS lá andou haviam numeros de socio duvidosos, compras e vendas duvidosas, os negocios com o Brasa FC, falta de democracia com as alterações de estatutos, etc etc etc.
    Recuso-me a aceitar que o esforço para tirar o Vieira meta lá aquele que foi o braço direito do Vieira durante tantos anos.
    Espero que o Vieira saia, como espero que o Rui Costa saia e todos os outros que pactuam com o Vieira, e não quero figuras que passaram anos a defende-lo como braço direito.
    Que ganhe um qualquer, que percam Vieira e RGS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. RGS nunca foi braço direito do Vieira.
      Vieira é um ditador, manda no clube sozinho.
      Aliás, os outros elementos dos órgãos sociais só lá estão porque os estatutos exigem, mas não riscam porra nenhuma.
      O Benfica atualmente é do Vieira!!!

      Eliminar
  8. Advogado, ex político, maçónico, com um discurso que faria corar Bruno de Carvalho, que passou os últimos anos no seu pódio semanal na tv e blogues a atacar a direção, nem que LFV fosse o Al Capone, o glorioso estaria mais bem entregue.
    De todas as insinuações e inuendos que fez na tv existem duas hipóteses, se forem verdade onde estava a espinha dorsal enquanto esteve na direção calado, se forem mentira reler as primeiras linhas da minha resposta.

    Para populistas demagogos já nos chega o Ventura e a Ana Gomes.

    ResponderEliminar
  9. Caro Dr. Alberto Miguéns, obrigado. Aquilo que escreve é sempre um prestimoso auxílio na estruturação do pensamento.

    Aguardava a sua posição, sempre qualificada, para tomar uma opção definitiva sobre a quem delegar os meus 50 votos.
    Devo confessar que de a minha inclinação já estava para o Dr. Rui Gomes da Silva, homem que não se escondeu e não optou por andar na penumbra aparecendo apenas em momento oportuno.

    Por outro lado existem opções a fazer no futuro que muito exigem que sejam tomadas sem medo e, sobretudo, com independência.

    Como ainda há poucos dias vi por aí, acusam o Dr. RGS de fanatismo pelo Benfica. E então? Qual o problema? Não foi com um fanático que o rival conseguiu a hegemonia no futebol nacional, conquistou diversos títulos internacionais e, sobretudo, conseguiu uma esmagadora hegemonia no confronto direto com o nosso Benfica?

    Há outro aspecto que gostaria de salientar. Um Benfica de elites nunca seria um Benfica fundacional. Seria uma aproximação perigosa ao paradigma de Alvalade.

    O Benfica precisa de pessoas de bem e com garra, inexcedíveis na defesa do Benfica. E nesse aspeto o Dr. RGS é o garante de um Benfica independente de todos os interesses e pressões.

    Gostava de ver uma posição conjunta com o Movimento Servir o Benfica. Parecem-me ideologicamente muito próximos.

    Bem-haja e, mais uma vez, o meu agradecimento pela vida que dedica ao Benfica.

    Aceite o caloroso e reconhecido cumprimento de um sócio que sofre muito com tudo o que se está a passar.

    Viva o Benfica. Sempre.

    ResponderEliminar
  10. Ainda não defini o meu sentido de voto. Tenho estado hesitante entre duas listas.

    Estou francamente desiludido que não tenham existido condições para uma junção das listas que se apresentam como oposição ao poder instalado. Talvez essa desilusão seja reflexo da minha ingenuidade relativamente aos bastidores e do meu desconhecimento relativamente à personalidade dos candidatos à presidência. É pena que a vontade de rotura com o poder instalado seja insuficiente para encontrar pontes de entendimento que dessem reais hipóteses de sucesso eleitoral.

    Desde 1994 que o Sport Lisboa e Benfica tem presidentes que não me revejo embora em alguns períodos me tenha equivocado. Tudo aponta para que tudo continue na mesma ou talvez ainda se agrave mais pois um último mandato e os tiques dinásticos que o actual presidente revela, não auguram nada de bom para o futuro do Clube.

    ResponderEliminar
  11. Caro Alberto, tenho pena que não apoies o Noronha Lopes... o RGS infelizmente não tem perfil para ser o nosso Presidente

    ResponderEliminar
  12. O estimado Alberto Miguéns acaba de confirmar o meu sentido de voto.

    Votarei RGS sem hesitar. O tempo não está para aventuras. Já basta o que basta.

    Se o RGS não vencer agora, posicionar-se-á para as próximas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...era bom que o "voto electrónico" não desviasse o seu voto...

      Eliminar
  13. Há 3 coisas que me fazem votar Rui Gines da Silva
    Uma é a campanha com meios próprios, ainda que humildes, não fica refém de ninguém, senão apenas do poder que emana do povo benfiquista.
    Outra é que o homem não se deixa levar por outros interesses, só os do Benfica. Não deve ser por acaso que é o candidato que os de contumil menos querem à frente do clube.
    A terminar, é a única alternativa digna desse nome, de rupturas. O outro candidato parece-me ter surgido para dividir votos, veio com muita sede ao pote, reuniu/almoçou demasiadas vezes com o Felipe Vieira e parece que este último o tolera muito bem. O que não deixa de ser um sinal, de que é mais do mesmo, uma geração abaixo.

    Saudações benfiquistas.
    Ricardo Norton

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Ricardo,
      Dizem-me que o orçamento do Noronha é de 500 mil euros. Outros afiançam-me que é de 1 milhão e 300 mil euros.
      Vamos supor que são os 500 mil. De onde vem esse dinheiro, quando sabemos que Noronha não tem fortuna e está até desempregado?
      Uma vez eleito o Noronha (é um supor) será um presidente livre para tomar decisões, ou zelará por os interesses de quem lhe deu o dinheiro?
      E há outra coisa ainda. Com Noronha nunca haverá uma auditoria séria, para verificarmos os "gastos" do Vieira e das viagens que fazia a titulo pessoal mas quem pagava era o Benfica...especialmente para o Reino Unido onde ia a miúdo...será que era para aprender Inglês? O nosso saudoso Fernando Pessa dizia-nos que, para aprender inglês nada melhor que arranjar uma...namorada...

      Sei, de fonte segura, que a RGS lhe foram prometidas ajudas monetárias. Recusou-as todas porque queria ser independente e não manietado por interesses estranhos ao clube.
      Por isso é, a par do Benitez, o parente pobre da campanha.
      Já sabemos quem paga os gastos do Vieira.

      Eliminar
    2. Dizem-me 500....dizem-me 1,3M...nao papa os 1,3 mas papa os 500, com que critério? Depende de quem lhe disse? É isso?

      Agora, não seja saloio, faz alguma ideia de qto ganha um vice presidente de uma multinacional como a Macdonalds? Tem alguma noção? O homem se quiser não precisa de trabalhar mais, tenha juízo. E não, não está desempregado na fila do Iefp, está a dar aulas na Universidade Católica.

      E o RGS? Se for presidente vai ser remunerado ou vive do ar?
      Juízo!

      Eliminar
  14. O meu voto também irá para RGS. Vieira nunca. Noronha tenho muitas dúvidas, a cobertura que a comunicação social faz dele faz- me desconfiar de interesses escondidos. O movimento servir o Benfica também me desperta interesse.

    ResponderEliminar
  15. Muito bem. RGS, além do seu inquestionável Benfiquismo, é um homem de coragem e com pergaminhos suficientes para implementar as suas boas ideias.

    ResponderEliminar
  16. Um pouco fora de tópico mas, ao ver aqui os tópicos Ferreira Queimado, eleições e SAD, recordei-me disto.

    https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/benfica/detalhe/jose-ferreira-queimado-antes-existia-mais-amor-ao-benfica

    Avante, avante p'lo Benfica!

    ResponderEliminar
  17. Então não ia fazer parte da candidatura do Carvalho? Agora já mudou para do Rui Gomes da Silva?
    Qual é a linha de raciocínio? Eu fico um pouco parvo como se quer dar ao respeito, sinceramente. As pessoas não dormem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não. Nunca fiz parte. E fiz um texto acerca disso. Tenho ideia que não deixa dúvidas.

      https://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2020/07/eleicoes-ha-benfica.html

      Sudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  18. Lamento a escolha do Alberto Miguéns. É capaz de ser a primeira vez que discordamos. Respeito a sua opção mas não gosto de quem passa anos, longe dos actos eleitorais, a vilipendiar quem dirige, por tudo e por nada. A minha opção, neste momento, é Noronha Lopes, que me parece muito mais apetrachado e tem uma excelente equipa de apoio. Depois, quem ganhar as eleições é para ser apoiado. Admitindo-se críticas construtivas mas não "bota-abaixo". Não queiramos ser como os nossos "vizinhos"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Arons

      Compreendo a sua decisão e não a lamento.

      Sei que toma as decisões com ponderação.

      Tenho outra perspectiva acerca de quem pode fazer mais e melhor.

      Eu espero estar certo, mas não sei prever o futuro. Só acreditar que terei razão.

      Gloriosas Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    2. Caríssimo Arons, sem o conhecer nem pessoalmente nem aqui no digital, leio com muita atenção os seus comentários neste blogue.

      Respeito a sua posição de voto. Não é idêntica à minha. Mas isto é o Benfica... É democracia.

      Saudações Gloriosas. Viva o Benfica.

      Eliminar
    3. Também foi pago, Sr. Arons?
      Todos têm sido pagos.
      Não acredite numa campanha com a olivedesportos a pagar. Não acredite em Joaquim oliveira a querer tomar o Benfica de assalto. Não acredite numa campanha de 1.300.000€.
      Tenha sentido crítico.
      Não se deixe levar por apoios pagos.
      E “show-off” nas redes sociais.

      Um abraço. Pense nisso.

      Eliminar
  19. Caro Miguens

    Se há alguém no universo do clube que me poderia influenciar seria o amigo.

    No entanto, não irei marcar presença nestas eleições.

    De RGS não lhe conheço detalhes. Nem em AG passadas, nem como atleta.

    Só o conheço da TV, da política, e da campanha.

    Da TV sempre me pareceu um verbo de encher. Sempre sem grande oratória, facilmente apanhado em contradições, nem mostrando verve para combater narrativas mentirosas e injuriosos, mesmo quando nitidamente mentira - deixei de ver esse programa onde era elemento de painel tal era a angústia que me dava vê lo a desperdiçar tempo de antena (por comparação com Antônio Pedro Vasconcelos na altura, por exemplo).

    Na política, sempre me pareceu rasteiro e sem ferramentas. Ficou finalmente famoso por tentar silenciar de modo íncio um comentador de TV (hoje PR).

    Finalmente, na campanha (onde incluo os últimos anos e não apenas estes meses) tem feito uma triste figura - admito que como oposição o seu papel é difícil, mas... - vivendo das migalhas das derrotas como outros animais necrófagos.

    Caro Miguens! Em si votava sem pestanejar. Neste figurão, nem tanto.

    Já agora, esses critérios parecem escolhidos a dedo para que o próximo presidente seja Rui Costa. Encaixam como uma luva. E não estou certo que seja a escolha certa...

    ResponderEliminar
  20. Infelizmente, por muito Benfiquista que RGS seja, e não tenho dúvidas disso, não me parece comandante para esta nau... O desempenho na SIC com o Dias Ferreira e Guilherme Aguiar mostraram bem a falta de categoria, clarividência, astúcia e até desconhecimento da história do Benfica. Chegava a ser penoso vê-lo com tanta falta de preparação e de argumentação que sinceramente penso que será um desastre como condutor do Glorioso. Para além disso esteve demasiado tempo junto do querido líder para agora se refugiar em reticências em vez de pôr os assuntos a claro...

    ResponderEliminar
  21. Caro Alberto muito obrigado pela sua coragem.
    Sim coragem. Nesta altura de mercantilização do NOSSO QUERIDO BENFICA, com tantas fichas colocadas sobre a mesa por quem quer manter o estatuto e o status quo, é de Grande Homem e de Enorme Benfiquista, colocar-se abertamente ao lado da candidatura de RGS.
    Como saberá tão bem ou melhor que nós, ao fazê-lo, a máquina paga (de forma direta ou indireta) pelo Glorioso do Nosso Coração vai tentar enlamea-lo por todos os meios...
    E se há Benfiquista que o não merece é o Senhor.
    Se já estava com RGS, agora até debaixo de água.
    Quero de volta o Glorioso do Nosso Coração!
    Quero de volta a Paixão.

    ResponderEliminar
  22. Os meus votos vão para o RGS. Mas tem de apresentar a equipa se que trr alguma hipotese

    ResponderEliminar
  23. #duplo_vau ... #vilarinho_vieira ... #gratidão

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: