Médios-Centro (Mais Ofensivos) | Em Defesa do Benfica -->
A criação deste Blogue, ideia de António Melo, tem como objectivo divulgar, defender o SL Benfica e a sua Gloriosa História. Qualquer opinião aqui expressa vinculará apenas o seu autor, Alberto Miguéns.

SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

24/06/2021

Médios-Centro (Mais Ofensivos)

24/06/2021 + 6 Comentários

SECTOR ONDE TERÁ DE HAVER CLARIVIDÊNCIA PARA 2021/22.



Com quatro médio-centro de classe algo que não ocorreu em 2020/2021. Pizzi é o único que tem classe para jogar no Benfica. Os restantes foram "curtos" mas como o futebol é um jogo colectivo havendo melhoria táctica os futebolistas revelam-se melhores. 

 

O meio-campo é sempre o sector mais complicado de descrever com simplicidade

Em 2020/2021 ainda mais complicado devido aos jogos com três defesas-centrais. Isto porque nos onzes iniciais tanto pode haver dois-médio centro mais ofensivos, um que defenda junto do médio-defensivo e outro com maior capacidade para ligar com os avançados ou com o ponta-de-lança, em 4.4.2 ou 4.5.1 além do 5.3.2 ou 5.4.1. e depois as substituições tácticas que são feitas essencialmente entre os centrocampistas, dos alas aos que jogam no centro, para reforçar a defesa ou aumentar a capacidade atacante

 

O Benfica necessita de um futebolista com as características do Renato Sanches

Pizzi deve ficar, Gedson regressar é incógnita. Taarabt se ficar tem que melhorar e Chiquinho deve sair. Tal como Gabriel. O Benfica está numa encruzilhada. Resta saber se a maioria do plantel de 2020/2021 tem capacidade para ser potenciado - não havendo eliminação em Salonica, derrota na Supertaça e casos em excesso com a Covid-19 ou há um "golpe de asa" que permita transferir futebolistas para fazer aquisições que resultem. 

 

MÉDIOS-CENTRO “DE EQUILÍBRIO” 2020/2021

Futebolista

Jogos (56)

Minutos

Tot.

Tit.

Comp.

Subs.

Exp.

S.U.

Taarabt

39

31

720

1 501

158

174

Pizzi

28

21

270

1 339

-

211

Chiquinho

14

4

90

178

-

109

Gabriel

6

-

-

-

-

112

Weigl

2

-

-

-

-

60

Cervi

2

-

-

-

-

34

Everton

1

-

-

-

-

22

Rafa

1

-

-

-

-

15

Jardel

1

-

-

-

-

1

Samaris

1

-

-

-

-

1

Vertonghen

1

-

-

-

-

1

Morato

1

-

-

-

-

1

NOTA: Tot. – Totais; Tit. – Titular; Comp. – Completos; Subs. – Substituições; Exp. – Expulsões; S.U. – Suplente Utilizado

 

Com tantas cambiantes tácticas houve jogos em que nem percebi se Waldschmidt quando foi titular podia ser considerado avançado ou médio-centro a servir o ponta-de-lança: Darwin ou Seferovic. Como isto não tem importância alguma vou considerá-lo como avançado, não constando do quadro seguinte: 


MÉDIOS-CENTRO “DE LIGAÇÃO” 2020/21

Futebolista

Jogos (-)

Minutos

Tot.

Tit.

Comp.

Subs.

S.U.

Pizzi

4

4

90

191

-

Taarabt

3

3

90

110

-

Gabriel

3

-

-

-

99

Pedrinho

1

1

-

61

-

Chiquinho

2

-

-

-

34

Waldschmidt

1

-

-

-

45

NOTA: Tot. – Totais; Tit. – Titular; Comp. – Completos; Subs. – Substituições; S.U. – Suplente Utilizado

 

Com o plantel bem servido de médios-ala (apetece-me escrever sobre eles logo à noite) principalmente Rafa e Everton

O investimento pode ser canalizado para onde há lacunas evidentes. Ninguém vai esperar que se adquira um plantel novo!

 

Acorda, Benfica!

 

Alberto Miguéns


  1. Não exatamente sobre estas posições.
    Um regresso à baliza.
    O futebol evoluiu da "andebolização" para o futsal com a chamada "pressão alta" aumentando a importância do "jogo de pés" dos guarda redes.Nsste particular temos os piores (não compensado por movimentações de saídas de pressão - incapacixade do treinador para as criar).
    Aguardo com expectativa o futuro próximo.

    ResponderEliminar
  2. Concordo em absoluto com tudo mas, pelo que se vai lendo por aí parece que o "Carrossel 🎡 JM" vai descarregar o Gil Dias

    ResponderEliminar
  3. «Pizzi é o único que tem classe para jogar no Benfica.»Discordo.Com esta direcção será mais do mesmo.

    ResponderEliminar
  4. A "logica" de LFV e Rui Costa nao se compadece com criterios de reforco da equipa mas sim com outras dinamicas "invisiveis" (cada vez mais visiveis) aos olhos dos adeptos.
    O que nos vemos nao faz sentido na logica do reforco.
    Mas "faz muito sentido" na logica das comissoes, favores a Mendes, dependencias varias, gestao da Promovalor e a sua relacao com os bancos, etc.
    Por isso levamos com os Rodrigos Pinhos enquanto os andrades trazem o craque Pepe que vai dar que falar.

    O Benfica e hoje apenas e so uma plataforma para estes movimentos.
    Possivelmente rumo ao tri ...de epocas falhadas.

    ResponderEliminar
  5. Gil Dias e Pinho mais uma vez definem a bitola de qualidade, que anda ao nivel do Rio Ave há 4 anos e quando Pizzi é a estrela, meu Deus, agora sabemos o que é ser do zbording.

    ResponderEliminar
  6. Temos que esperar pelo início dos trabalhos para ter algumas pistas do que vai ser o plantel da próxima temporada. Pior ainda, teremos de esperar dois meses para se definir o plantel até Janeiro de 2022. A irracionalidade. A completa rendição ao mercantilismo. Jogadores a fazer toda a pré-época e às vezes os primeiros jogos oficiais para depois serem vendidos. A irracionalidade.

    No Benfica, os sinais são de mais uma pré-temporada de mercantilismo e de desnorte. Uma vez mais vê-se a desvalorização e o desaproveitamento dos jogadores da formação. Uma vez mais vê-se a aposta em jogadores de catálogo de um seboso empresário da praça. O Deus dinheiro tudo comanda e o Clube é que se lixa.

    ResponderEliminar

Subscrever este blogue

Apoio de: