SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

23 junho 2021

Médios-Centro Defensivos

23 junho 2021 1 Comentários

QUE COM RIGOR DEVIA SER MÉDIO-CENTRO DEFENSIVO POIS SÓ HOUVE UM: WEIGL. 



Os outros foram imitações. Gabriel uma tentativa frustrada de fazer dele aquilo que ele não pode (ou não quer e tem direito a recusar ser o que não quer ser) e depois Samaris que não percebo o que se passa. Tem ou não uma lesão crónica? Se tem e desde há muito que se sabe, porque renovaram o contrato, em 14 de maio de 2019, até 2022/23?

 

Foi o "calcanhar de Aquiles" do Benfica 2020/2021 embora faltassem, igualmente, futebolistas para outras posições

Weigl tinha como "concorrente" ao lugar a sombra de Weigl. Samaris sempre limitado (segundo constava) e Gabriel sempre em esforço. Depois Weigl não é futebolista para futebol confuso. É futebolista para equipas organizadas, onde o colectivo supera os "rasgos" individuais. quando chegou - estreou-se em 10 de Janeiro de 2020 - deve ter percebido, desde logo, onde se vinha meter. Só bem pago para jogar numa desorganização organizada como tem sido o futebol do Benfica desde há umas temporadas. 

 

Mais preocupado com os seus colegas que com os adversários

Weigl antes de pensar o posicionamento para defender teve que estar atento aos colegas que podiam perder a qualquer momento a bola abrindo "crateras" que permitiam contra-ataques demolidores. Era vê-lo a olhar para os outros dois médio-centro para perceber o que saía dali. E muitas vezes, entre os que jogavam à sua frente, era puro amadorismo de passes sem nexo ou dribles e fintas inconsequentes. Quando resultavam criavam perigo mas o problema era quando falhavam e falharam demasiadas vezes.  

 

Só faz sentido manter Weigl se o futebol do «Glorioso» em 2021/22 for organizado

Para continuar a privilegiar o individual, "as fezadas" e quer ter sorte em vez de trabalhar para a ter o melhor é dispensar Weigl. Deve ser o futebolista mais valioso - o que ilustra bem - como a Benfica Futebol SAD destruiu em poucos anos o que levou 15 a fazer. E 15 foi uma barbaridade. Desde 2004/05 que o Benfica tinha obrigação de conquistar 70/80 por cento dos títulos de campeão nacional, umas quantas Taças de Portugal e chegar à fase a eliminar da Liga dos Campeões, pelo menos, 50 por cento das épocas! Se é para continuar a imitar o que é jogar À Benfica, então que se transfira Weigl. Se é para jogar a sério, honrando os ases que nos honraram o passado, então que Weigl...fique!


 MÉDIOS-DEFENSIVOS 2020/2021

Futebolista

Jogos (56)

Minutos

Tot.

Tit.

Comp.

Subs.

S.U.

Weigl

41

34

1 620

1 184

187

Gabriel

29

19

900

541

217

Samaris

6

3

90

127

29

Taarabt

5

-

-

-

104

Pizzi

2

-

-

-

40

NOTA: Tot. – Totais; Tit. – Titular; Comp. – Completos; Subs. – Substituições; S.U. – Suplente Utilizado


Das duas...três

Ficando Weigl há que adquirir outro médio-defensivo com características complementares. Maior poder físico. Weigl é futebolista de qualidade. Mas no futebol também vingam, como médios-defensivos, jogadores possantes desde que tenham boa capacidade de perceber o jogo. Que venha um destes emparelhar com Weigl para que o treinador opte por um tendo outro como suplente conforme os adversários e as circunstâncias em que estiver a decorrer o jogo.

Não ficando Weigl há que optar por voltar a apostar em Florentino ou Gedson ou outro que se queira adquirir.

 

Há nomes a circular, mas certezas?

Só quando os vir assinar e jogar. Em 42 anos de associado, já tive tantas surpresas, porque me iludi, como desilusões. Acabaram as desilusões. Para não as ter não me iludo.

 

Acorda, Benfica!

 

Alberto Miguéns

1 comentários
  1. Excelentes considerações sobre os médios defensivos, concordo em absoluto.
    Tenho uma esperança que o tino fique e mostre o que vale mas infelizmente parece que os putos todos têm a cabeça nos euros senão que dizer dele e gedson que preferem ser emprestados sem jogar que ficar e evoluir?
    Esperemos que JJ os queira usar porque sem isso são metas hipóteses teóricas.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: