Médios-Centro Defensivos | Em Defesa do Benfica -->
A criação deste Blogue, ideia de António Melo, tem como objectivo divulgar, defender o SL Benfica e a sua Gloriosa História. Qualquer opinião aqui expressa vinculará apenas o seu autor, Alberto Miguéns.

SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

23/06/2021

Médios-Centro Defensivos

23/06/2021 + 1 Comentários

QUE COM RIGOR DEVIA SER MÉDIO-CENTRO DEFENSIVO POIS SÓ HOUVE UM: WEIGL. 



Os outros foram imitações. Gabriel uma tentativa frustrada de fazer dele aquilo que ele não pode (ou não quer e tem direito a recusar ser o que não quer ser) e depois Samaris que não percebo o que se passa. Tem ou não uma lesão crónica? Se tem e desde há muito que se sabe, porque renovaram o contrato, em 14 de maio de 2019, até 2022/23?

 

Foi o "calcanhar de Aquiles" do Benfica 2020/2021 embora faltassem, igualmente, futebolistas para outras posições

Weigl tinha como "concorrente" ao lugar a sombra de Weigl. Samaris sempre limitado (segundo constava) e Gabriel sempre em esforço. Depois Weigl não é futebolista para futebol confuso. É futebolista para equipas organizadas, onde o colectivo supera os "rasgos" individuais. quando chegou - estreou-se em 10 de Janeiro de 2020 - deve ter percebido, desde logo, onde se vinha meter. Só bem pago para jogar numa desorganização organizada como tem sido o futebol do Benfica desde há umas temporadas. 

 

Mais preocupado com os seus colegas que com os adversários

Weigl antes de pensar o posicionamento para defender teve que estar atento aos colegas que podiam perder a qualquer momento a bola abrindo "crateras" que permitiam contra-ataques demolidores. Era vê-lo a olhar para os outros dois médio-centro para perceber o que saía dali. E muitas vezes, entre os que jogavam à sua frente, era puro amadorismo de passes sem nexo ou dribles e fintas inconsequentes. Quando resultavam criavam perigo mas o problema era quando falhavam e falharam demasiadas vezes.  

 

Só faz sentido manter Weigl se o futebol do «Glorioso» em 2021/22 for organizado

Para continuar a privilegiar o individual, "as fezadas" e quer ter sorte em vez de trabalhar para a ter o melhor é dispensar Weigl. Deve ser o futebolista mais valioso - o que ilustra bem - como a Benfica Futebol SAD destruiu em poucos anos o que levou 15 a fazer. E 15 foi uma barbaridade. Desde 2004/05 que o Benfica tinha obrigação de conquistar 70/80 por cento dos títulos de campeão nacional, umas quantas Taças de Portugal e chegar à fase a eliminar da Liga dos Campeões, pelo menos, 50 por cento das épocas! Se é para continuar a imitar o que é jogar À Benfica, então que se transfira Weigl. Se é para jogar a sério, honrando os ases que nos honraram o passado, então que Weigl...fique!


 MÉDIOS-DEFENSIVOS 2020/2021

Futebolista

Jogos (56)

Minutos

Tot.

Tit.

Comp.

Subs.

S.U.

Weigl

41

34

1 620

1 184

187

Gabriel

29

19

900

541

217

Samaris

6

3

90

127

29

Taarabt

5

-

-

-

104

Pizzi

2

-

-

-

40

NOTA: Tot. – Totais; Tit. – Titular; Comp. – Completos; Subs. – Substituições; S.U. – Suplente Utilizado


Das duas...três

Ficando Weigl há que adquirir outro médio-defensivo com características complementares. Maior poder físico. Weigl é futebolista de qualidade. Mas no futebol também vingam, como médios-defensivos, jogadores possantes desde que tenham boa capacidade de perceber o jogo. Que venha um destes emparelhar com Weigl para que o treinador opte por um tendo outro como suplente conforme os adversários e as circunstâncias em que estiver a decorrer o jogo.

Não ficando Weigl há que optar por voltar a apostar em Florentino ou Gedson ou outro que se queira adquirir.

 

Há nomes a circular, mas certezas?

Só quando os vir assinar e jogar. Em 42 anos de associado, já tive tantas surpresas, porque me iludi, como desilusões. Acabaram as desilusões. Para não as ter não me iludo.

 

Acorda, Benfica!

 

Alberto Miguéns

  1. Excelentes considerações sobre os médios defensivos, concordo em absoluto.
    Tenho uma esperança que o tino fique e mostre o que vale mas infelizmente parece que os putos todos têm a cabeça nos euros senão que dizer dele e gedson que preferem ser emprestados sem jogar que ficar e evoluir?
    Esperemos que JJ os queira usar porque sem isso são metas hipóteses teóricas.

    ResponderEliminar

Subscrever este blogue

Apoio de: