SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

23 janeiro 2019

Para Que Serve um Plantel de 28 Futebolistas?

23 janeiro 2019 3 Comentários
BRUNO LAGE TEM CINCO JOGOS COMO TREINADOR E QUE JOGOS...



 Esta dificuldade não vai dar tréguas facilitadas. O calendário há muito definido não deixa margens para dúvidas.

Espero que Bruno Lage seja não apenas o treinador para o que resta (e o que resta é de grau elevado) nesta metade de 2018/19
Mas que consiga colocar em sentido os responsáveis da Benfica Futebol SAD aquando da escolha do treinador para 2019/20 e que essa escolha seja Bruno Lage. Mas para isso o treinador necessita de vencer, para convencer, obriganmdo a alterar planos de outras escolhas se estas já existirem. 


A alterações feitas por ele já são visíveis em cinco jogos
Mas isso é uma análise, aqui neste blogue, que deixo para o final deste ciclo de jogos até à interrupção para os jogos para actuarem as selecções nacionais. Lá para meados de Março. Com a ida aos recintos do Sporting CP, CD Aves, FC Porto e Moreirense FC, entre outros, para o campeonato nacional. Além do Galatasaray AS e jogo no recinto do Sporting CP para a primeira mão das meias-finais na Taça de Portugal.Há muito e bom para perceber se Bruno Lage sabe ir bem.


 CALENDÁRIO DE JOGOS (JANEIRO/MAIO.2019)
Mês
Dia
Adversário
Competição
Local
J
A
N
E
I
R
O
2
QUA
D 0-2
85.ª Primeira Liga.15
Portimão/Fora
6
DOM
V 4-2
85.ª Primeira Liga.16
SLB/Casa
9
QUA
11
SEX
V 2-0
85.ª Primeira Liga.17
S.Miguel/Fora
15
TER
V 1-0
96.ª Taça Portugal.1/4
Guimarães/Fora
18
SEX
V 1-0
85.ª Primeira Liga.18
Guimarães/Fora
22
TER
D 1-3
12.ª Taça da Liga.1/2
Braga/N
26
SÁB
30
QUA
Boavista FC
85.ª Primeira Liga.19
SLB/Casa
F
E
V
E
R
E
I
R
O
3
DOM
Sporting CP
85.ª Primeira Liga.20
Alvalade/Fora
6
QUA
Sporting CP
96.ª Taça Portugal.1/2 (1.ªm)
SLB/Casa
10
DOM
CD Nacional
85.ª Primeira Liga.21
SLB/Casa
14
QUI
Galatasaray AS
61.ª Liga Europa.1/16 (1.ªm)
Istambul/Fora
18
SEG
CD Aves
85.ª Primeira Liga.22
V.Aves/Fora
21
QUI
Galatasaray AS
61.ª Liga Europa.1/16 (2.ªm)
SLB/Casa
25
SEG
GD Chaves
85.ª Primeira Liga.23
SLB/Casa
27
QUA
M
A
R
Ç
O
3
DOM
FC Porto
85.ª Primeira Liga.24
Porto/Fora
7
QUI
?
61.ª Liga Europa.1/8 (1.ªm)
?
10
DOM
Belenenses SAD
85.ª Primeira Liga.25
SLB/Casa
14
QUI
?
61.ª Liga Europa.1/8 (2.ªm)
?
17
DOM
Moreirense FC
85.ª Primeira Liga.26
Cónegos/Fora
20
QUA
Jogos das selecções nacionais
24
DOM
27
QUA
31
DOM
CD Tondela
85.ª Primeira Liga.27
SLB/Casa
A
B
R
I
L
3
QUA
Sporting CP
96.ª Taça Portugal.1/2 (2.ªm)
Alvalade/Fora
7
DOM
CD Feirense
85.ª Primeira Liga.28
Feira/Fora
11
QUI
?
61.ª Liga Europa.1/4 (1.ªm)
?
14
DOM
Vitória FC (Set.)
85.ª Primeira Liga.29
SLB/Casa
18
QUI
?
61.ª Liga Europa.1/4 (2.ªm)
?
21
DOM
CS Marítimo
85.ª Primeira Liga.30
SLB/Casa
24
QUA
28
DOM
SC Braga
85.ª Primeira Liga.31
Braga/Fora
M
A
I
O
2
QUI
?
61.ª Liga Europa.1/2 (1.ªm)
?
5
DOM
Portimonense SC
85.ª Primeira Liga.32
SLB/Casa
9
QUI
?
61.ª Liga Europa.1/2 (2.ªm)
?
12
DOM
Rio Ave FC
85.ª Primeira Liga.33
V. Conde/Fora
15
QUA
19
DOM
CD Santa Clara
85.ª Primeira Liga.34
SLB/Casa
22
QUA
26
DOM
?
96.ª Taça Portugal.FINAL
?
29
QUA
?
61.ª Liga Europa.FINAL
Baku/Neutro
J
1
SÁB
64.ª Liga Campeões.FINAL
Wanda/Madrid

Bruno Lage sabe melhor que ninguém que futebolistas utilizar
Como utilizá-los e com quem conta e com quem não conta. As escolhas nestes cinco jogos são óbvias. Há um núcleo duro que é composto por dez jogadores onde o médio-ala esquerdo vai variando mas pode ser Rafa depois de liberto da recuperação da lesão.


NOTAS: Minutos jogados; TitularSuplente utilizado; Suplente utilizado substituído;  Suplente não utilizadoConvocado não utilizado; L - Lesionado; S - Suspenso; D - Dispensado por cinco dias para a Turquia (Kasimpasa SK);  A – Assistências para goloG – Golos

Bruno Lage só tem dois caminhos (talvez tenha mais mas não consigo atingir)
Acredita nos 25 futebolistas de campo que compõem o plantel e vai utilizá-los com alternância nos jogos onde se adivinham menos complicações - jogos para o campeonato nacional realizados na "Catedral" frente a clubes pior classificados e por isso com menos aptidões - ou se entende que não têm qualidade prescinde deles para libertar espaço tendo em conta que se pensa apenas fazer mudanças episódicas (acredita que consegue jogar com praticamente os mesmos duas vezes por semana) - por lesões ou castigos no núcleo duro de 11/12 futebolistas de campo (em 25) pois os três guarda-redes "não contam".

Para substituições episódicas (só por motivos de lesões ou castigos)
Podem perfeitamente ser convocados futebolistas da Equipa B que Bruno Lage conhece muito bem. Em qualidade equivalem-se - tendo em conta que Bruno Lage não os utiliza , ao Corchia, Yuri Ribeiro, Conti, Lema, Alfa Semedo, Krovinovic, Castillo e Ferreyra - e têm mais confiança pois jogam regularmente num campeonato competitivo como o da Segunda Liga. Os que não contam bem podem ser transferidos ou cedidos por empréstimo.

Acredito que faltam 28 jogos para terminar 2018/19
São 16 para o Campeonato Nacional, três na Taça de Portugal (duas meias-finais e final) e nove na Liga Europa (1/16, 1/8, 1/4 e meias-finais a duas mãos e a final em Baku (Azerbaijão). O «Glorioso» tem potencial para conquistar estas três competições. Quem o dirige tem é de saber usá-lo provocando união e não tomando decisões que dividem. Atitudes têm substância, palavras leva-as o vento. O Benfica tem adeptos em número de milhões, paixão, respeito nacional (clube com mais triunfos nas duas principais competições: Campeonato Nacional e Taça de Portugal) e reconhecimento internacional: Bicampeonato Europeu e um dos dez clubes - o sétimo - mais pontuados se traduzirmos em pontos as vitórias e empates nas três competições europeias. É um Clube Mítico. Tem de saber sê-lo.

TEMPORADA 2018/19
Competições
Clas
Fase
J
V
E
D
GM
GS
TOTAIS
42 (28)
25
9
8
74
43
Primeira Liga
2.º
18 (16)
13
2
3
38
17
Liga Europa
1/16
- (9)
-
-
-
-
-
Taça de Portugal
1/2
4 (3)
4
-
-
7
1
Taça da Liga
1/2
4
2
1
1
6
4
Liga dos Campeões
3.º Gr E
10
4
3
3
13
14
Torneios
VDD
4 (*)
1
3
-
7
4
Troféus
D
1
-
-
1
2
3
Particulares
-
1
1
-
-
1
0
NOTA: Entre parêntesis os jogos que faltam disputar em 2018/19 prevendo-se que o Benfica joga as finais das competições a eliminar; * O terceiro jogo do Torneio "Taça Internacional dos Campeões" coincide com o troféu "Taça Eusébio/Eusébio Cup"

                            
Sempre ouvi dizer
Que frente a adversários com menor poderio e tendo a "Catedral" como zona de conforto alterar um futebolista por sector - desde que todos os futebolistas que compõem o Glorioso Plantel tenham valor para o integrar - não causa desequilíbrios. Mudar três futebolistas de campo, em dez, um entre os quatro defesas, um entre os centro-campistas (que são, quatro ou cinco: 4.5.1 ou 4.4.2) e um avançado não pode causar "mossa competitiva" num Clube com a categoria do Benfica frente a adversários, claramente, mais debilitados. Nunca! Se causa algo vai mal!


A teoria dos jogos fáceis e difíceis (I)
Que é sempre subjectiva por não ser uma ciência exacta. Se fosse o Benfica tendo vencido o primeiro classificado (FC Porto) na "Catedral" nunca perderia ou empataria com nenhum dos outros 16 adversários. Ora isto não é verdade. Nem para o Benfica, nem para outro clube em qualquer campeonato nacional realizado no Planeta.
1. Jogos difíceis - todo teoricamente - são 17: cinco para o campeonato nacional (idas ao terreno do Sporting CP, Moreirense FC, FC Porto, SC Braga e Rio Ave FC), todos os três que faltam para a Taça de Portugal e todos os nove para a Liga Europa;
2. Jogos com dificuldades: para o campeonato nacional, as duas idas ao terreno do CD Aves e do CD Feirense;
3. Jogos "menos difíceis": as recepções para jornadas do Campeonato Nacional de nove clubes: Boavista FC, CD Nacional, GD Chaves, SDF Belenenses SAD, CD Tondela, Vitória FC Setúbal, CS Marítimo, Portimonense SC e CD Santa Clara.

JORNADAS DO «GLORIOSO» NO TERRENO DO ADVERSÁRIO

JORNADAS DO «GLORIOSO» NA «CATEDRAL»

A teoria dos jogos fáceis e difíceis (I)
Nesta fase da temporada já não há jogos da fase de grupos da Taça da Liga nem as eliminatórias para a Taça de Portugal com clubes de escalões inferiores. Ou seja, os tais jogos em que se utilizam os futebolistas com menos minutos. Como não há destes jogos, se os futebolistas continuarem no plantel têm de ser utilizados nos jogos teoricamente menos difíceis. Ou têm qualidade para serem apostas ou não têm e nada estão a fazer no plantel, a não ser número.

Bruno Lage
Que não seja conivente com a mediocridade (ou insuficiência de qualidade para um clube que joga sempre - tem que competir - para vencer e conquistar) como foi o treinador anterior. Por que é Bruno Lage quem vai pagar a incompetência dos responsáveis pela Benfica Futebol SAD. Depois não se queixe.

Vamos, Benfica!

Alberto Miguéns

NOTA: Bruno Lage vai fazendo o seu caminho




3 comentários
  1. Custa-me muito dizer isto mas receio estarmos perante um novo ciclo de domínio do FC Porto no futebol português. A única forma de inverter isso seria investir a sério no plantel, especialmente na defesa que apresenta um défice de qualidade que se arrasta há vários anos. Infelizmente, não acredito que isso vá acontecer. Eu não creio que se trate de um problema de incompetência da SAD.O problema de fundo tem a ver com a convicção de Luís Filipe Vieira de que a formação resolve tudo. Enquanto LFV não compreender que a formação não resolve, por si só, as lacunas do plantel, a qualidade e a competitividade do plantel vão continuar a degradar-se e o FC Porto continuará a somar títulos. Até porque a gestão do FC Porto, apesar de todos os seus defeitos, há muito que compreendeu a necessidade de compensar rapidamente as lacunas do plantel principal.

    ResponderEliminar
  2. O Porto vai em 1° e mesmo intervencionado procura reforçar-se.
    Quem vai em 2° e é campeão das vendas acha que não precisa de reforços...
    Falta de ambição ou receio de incomodar o corrupto-mor?

    ResponderEliminar
  3. LFV que é um seguidor e admirador de PC podia aprender com ele essa preocupação de gerir e compensar as lacunas do plantel. Mas não, está mais preocupado em salvar o FCP da intervenção.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: