A criação deste Blogue, ideia de António Melo, tem como objectivo divulgar, defender o Sport Lisboa e Benfica e a sua Gloriosa história. Qualquer opinião aqui expressa vinculará apenas o seu autor, Alberto Miguéns.

SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

08/04/2017

Ninguém na Europa Conhecia o Futebol Português Até Que...

08/04/2017 + 3 Comentários API
NAQUELA TARDE DE DOMINGO - 6 de NOVEMBRO DE 1960 - ONZE ÁSTERIXES DESFIZERAM OS ROMANÓIDES. O CAMPEÃO DO FUTEBOL MAGIAR. OS FAMOSOS HÚNGAROS! SEIS-A-DOIS! NÃO FOI PRECISO EUSÉBIO!


Da esquerda para a direita. De cima para baixo. Ângelo, Saraiva, Cruz, Neto, Artur e Costa Pereira; José Augusto, Santana, José Águas, Coluna e Cavém. Infelizmente só «Cinco em onze» estão entre nós e bem mereciam uma VERDADEIRA homenagem para assinalar este dia. Um dos mais significativos da Gloriosa História.


Obrigado a todos eles. Principalmente ao Saraiva. Como vês os Benfiquistas não te esquecem. 


Alberto Miguéns 

ADENDA (8 de Abril de 2017; 10:30 horas): No dia em que fará 85 anos será editado um texto acerca dele dando destaque às épocas com o Manto Sagrado". Véspera de mais um terrível 4 de Maio (tragédia de Superga).




NOTA: Ídolo do Desporto



3 comentários
comentários
  1. Conhecia essa fotografia da equipa mas não sabia que tinha sido tirada desse dia fantástico em que em meia hora arrumamos a eliminatória. A segunda mão na Hungria apesar de trabalhosa foi ainda assim ultrapassada de forma bem mais tranquila que o que o sorteio tinha sugerido.

    A generalidade das pessoas sabem lá o que era o futebol Húngaro e o Újpesti Dósza nas décadas de 50 e 60. Na década de 50 o futebol Húngaro estava no topo da Europa. Muitas vezes superou clubes e selecções de Inglaterra, Espanha e Itália. Muitas inovações tácticas tiveram a chancela dos grandes treinadores Húngaros/Austríacos desde a década de 30. O nosso Béla Guttmann era um deles. Homem de temperamento peculiar, cidadão do Mundo, sabedor de futebol e das fragilidades e falsidades dos homens - leia-se em particular de dirigentes - deu ao nosso SLB o acréscimo que nos faltava para acreditarmos e conquistarmos a Europa. Esse jogo foi decisivo para essa caminhada. Terá também tido um gosto especial para Guttmann pois ganhar a um Clube do seu país era algo que certamente lhe soube muito bem.

    É magnífico ver o Senhor Saraiva a autografar livros e fotografias onde ele se pode rever. Deu assim umas belas e bem merecidas prendas para o Alberto.

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Caro Alberto,

    Poderá partilhar connosco algumas palavras do Saraiva ou não é adequado fazê-lo?

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro.

      Está previsto para o dia em que fará 85 anos (terei tempo para conseguir mais fotos do tempo dele com o Manto Sagrado) partilhar parte da entrevistas. O essencial. Vai ver/ler como ele só podia ser do "Gloroso". Fala da lagartada e dos andrades como aqueles que mais o "chateavam". E diz que o FC Porto é o clube de que gosta menos. Até ao longe. É dos nossos o nosso Saraiva. Como pode ver na adenda ao texto o de 3 de Maio de 2017 já está a ser "montado".

      Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Em Defesa do Benfica no seu E-mail