O "Relatório e Contas" omite a passagem à efectividade, em 22 de Agosto, mostrando e indicando que foi demitido ainda como suplente, mas há uma acta da Direcção que esclarece a sua passagem a efectivo. Vamos por partes:
Tudo começou quando um leitor disse que, depois de uma conversa entre os dois, eu estava errado face à reposta a uma entrevista
Mostrei neste blogue que os "Relatórios e Contas" do Clube que foram apresentados e votados pelos associados em assembleia geral eram inequívocos:
Entretanto surgiram vários leitores a indicar o que se escreveu na Imprensa da época
Respondi que podiam ter um fundo de verdade mas havia muitas "pontas soltas" como "poderá" (clicar) "poderá" (clicar) "implicará... se" (clicar) tendo que haver um documento (preferencialmente um auto de posse) que anulasse o carácter oficial do que ficou registado no «Relatório e Contas» para a posteridade.
Eu não fiz o texto com interesse em que JNL tivesse sido ou não efectivo
Fiz tendo em conta os documentos disponíveis. Ainda bem que o fiz por três motivos. O primeiro é que ficou esclarecido e com datas acertadas. João Noronha Lopes foi vice-presidente efectivo entre 22 de Agosto de 2001 e 16 de Outubro de 2001, ou seja, nos últimos 56 dias dos 351 em que foi dirigente, desde a tomada de posse em 31 de Outubro de 2000. Mas até podia ter sido apenas um dia!
Com estas informações
Consigo ter um registo mais fidedigno da História do Clube Isto é para mim o mais importante. Prefiro ter feito um texto onde duvidava (face ao que era conhecido, os Relatórios), ter "obrigado" a que ficasse esclarecido (com pelo menos a acta, embora o auto da tomada de posse seja ainda mais importante) que deixar perpetuar uma aldrabice.
Segundo aspecto
Assim esvazia-se este "assunto" em início de Setembro deixando de potencialmente criar "ruído" quando a campanha eleitoral se iniciar "a sério", ou seja, mais próximo do acto eleitoral. Passou a ser um "não assunto". É que não sou apenas eu a guardar documentação do Clube!
Terceiro aspecto
É importante que os documentos levados a discussão e votação aos associados contenham o mínimo de erros possíveis. Há "Relatórios e Contas" do Clube, nos Anos 50 a 80. com "erratas". Se havia este trabalho e preocupação é porque se valorizava a participação dos associados e evitar "enganá-los". Não tinha "custado muito" algo deste tipo:
Mea Culpa
E é que eu já li, certamente, esta acta como li todas as das Direcções e Assembleias Gerais até, pelo menos, 2006. Para mim foi uma surpresa não ter tomado nota mas devo ter dado por adquirido que a data estaria no «Relatório e Contas» pois o meu objectivo ao ler actas não foi estar a comparar documentos. Foi saber o porquê de se tomarem umas decisões, se outras foram pensadas e o porquê de não as adoptar. Em suma, perceber por que caminho (auto-estrada) seguiu o Clube e não foi por outro, além de registar quem foi quem e quem fez o quê, quando e como. Voltando ao "tema":
É este o Benfica no caminho certo. Verdade e responsabilidade. Assumo o erro, peço desculpa a João Noronha Lopes mas quero acreditar que ele percebe que fiz o reparo sem "segundas intenções".
Alberto
Miguéns
NOTA 1: Agradeço a quem percebeu que só com um documento credível alteraria o que escrevi e não deve ter sido fácil obtê-lo;
NOTA 2: Fiz questão de dar o mesmo destaque a este texto que dei ao outro não se ficando apenas por uma nota de rodapé em sítios "meio-escondidos" como é habitual.
Errar é humano, e a postura do autor do post, sempre foi de isenção em relação a candidatos.JN Lopes compreenderá isso com certeza. Viva o Glorioso.
ResponderEliminarCaro João Figueiredo.
EliminarEu sempre questionei que não foi rapidamente e que aquelas datas nos media (1 a 9) não batiam certas. O que está errado é o Relatório e Contas. Eu corrigi o erro que a Direcção do SLB cometeu nesse relatório.
Saudações Gloriosas
Alberto Miguéns
Alberto, muito obrigado pela defesa intransigente que faz da verdade sobre o nosso Benfica. Estava errado, com base nos documentos que tinha, o assunto foi esclarecido e fez a correção. É esse tipo de postura que devemos defender sempre no Benfica. Saudações Benfiquistas!
ResponderEliminarO Alberto Miguéns faz a defesa da verdade Sempre com enorme elevação. Nunca o vemos usar um termo menos digno ou tratar os adversários com falta de educação. Admiro-o muito. Bem haja Alberto.
EliminarBenfica SEMPRE.
A verdade é como o azeite, mas uma pessoa rigorosa não pode divulgar factos só por ouvir dizer.
ResponderEliminarSendo assim, fez bem em manter a verdade que estava nos documentos oficiais de que tinha conhecimento, e melhor esteve ao rectificar aquilo que desconhecia, quando na posse de documentos oficiais.
Eu não esperaria outra coisa de si, bem como a esmagadora maioria dos que seguem o "Em defesa do Benfica", ainda era ele um programa da BenficaTV.
Viva o Benfica.
Muito bem caro Miguens. Sempre na defesa da verdade.
ResponderEliminarGrande abraço .
É esta postura, esta humildade, esta defesa intransigente dos nossos valores que eu quero para o nosso Benfica!
ResponderEliminarBem haja Sr. Alberto Miguéns
Na acta nr. 43 onde passaram o Noronha a efectivo, o mesmo faltou, embora a mesma tenha sido justificada.
ResponderEliminarEsteve então 56 dias como Vice, mas não vi a sua assinatura em nenhum acto de posse.
...se calhar não era preciso...digo eu, que não sou jurista.