SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

28 março 2023

Abuso no Número de Jogos das Selecções Europeias

28 março 2023 3 Comentários

SEM NEXO.



A UEFA é constituída por 55 federações nacionais, mas muito díspares ao contrário das outras Confederações da FIFA que são mais homogéneas. 

 


NOTA: Não se deve perdir desculpa, antes evitar pedir, quanto mais começar um texto num blogue logo a pedir desculpa. É isso que tenho obrigação de fazer pois os nomes dos países surgirão em inglês quando tinham por obrigação estar escritos em português visto este blogue "fazer questão" de honrar a Língua de Camões, Pessoa, Saramago, Lobo Antunes, entre outros e entre todos os nossos antepassados que a criaram e desenvolveram, mas o trabalho seria abissal para o interesse que o texto tem, pois nem sequer é, directamente, acerca do «Glorioso». Eis a classificação actual das 211 selecções nacionais que compõem a FIFA(clicar). A próxima actualização está prevista para 6 de Abril de 2023.


A UEFA tem das melhores selecções da FIFA, mas também tem das piores

Coloca oito entre as dez melhores, onze entre as vinte principais, 24 entre as 50 melhores ou 41 entre as 100 com melhores coeficientes. Mas também tem a "pior" (São Marino em 211.º) e 13 selecções de federações europeias abaixo da 100.ª (Líbano, da AFC, confederação asiática). 

 



Fazia muito mais sentido (aliás vários sentidos)

Dividir as Federações em duas divisões - e não tinham de ter igual número de Federações - havendo depois no final de cada ano civil ou época desportiva - promoções e despromoções até com base nos coeficientes FIFA ou jogos entre as piores da principal divisão e as melhores de divisão secundária. Era muito mais importante ter, por exemplo, São Marino frente a Gibraltar e mais umas quantas que fizessem parte do mesmo grupo a tentarem vencer para valorizar o coeficiente FIFA que ter duas dezenas e meia de selecções a tentarem perder por poucos (e mesmo assim perdem por muitos) frente a algumas das melhores selecções do Mundo. Para quê? Para que, mesmo em São Marino, Gibraltar, etc. passem por lá os "craques" europeus e não passando sempre os podem ver nas televisões a defrontarem os futebolistas desses países que por vezes nem sequer podem jogar no território, como Gibraltar. Jogos que só servem para isto e para sobrecarregar as temporadas desportivas, além de obrigarem a várias paragens longas das competições nacionais, pois em vez de dois jogos - ocupando um fim-de-semana, ocupavam apenas uma quarta-feira! Sem nexo este calendário de selecções da UEFA! 

 

Talvez ainda falte à UEFA uma 56.ª federação, a do Vaticano!

 

Alberto Miguéns

3 comentários
  1. Este número sem fim de paises sem qualquer qualidade é apenas para as televisões darem mais jogos e mais receita a competitividade não interessa e aumento da qualidade de jogo é mero marketing desportivo.

    ResponderEliminar
  2. Há anos que não faz sentido, devia ter sido pensado aquando do desmembramento da URSS e de todos os paises de que dela faziam parte

    ResponderEliminar
  3. Deviam criar divisões mesmo a nível da FIFA. Não faz sentido jogar contra equipas semi-amadoras no mesmo pé com que se joga contra equipas compostas por profissionais.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: