SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

06 fevereiro 2026

Nunca Mais Chega Segunda-feira

06 fevereiro 2026 0 Comentários

DIA 9 DEFRONTAM-SE OS DOIS CLUBES QUE ESTÃO NA DIANTEIRA DO «GLORIOSO» NA LIGA BETCLIC E QUE TERÃO JOGOS (DUAS MÃOS) NAS MEIAS-FINAIS DA TAÇA DE PORTUGAL.


Estava previsto apenas escrever (aliás 90 por cento está escrito) e publicar neste blogue entre 9 e 10 de Fevereiro. Dia 9 ficarão a faltar 13 jornadas (39 pontos) para terminar o campeonato nacional. O resultado do FC Porto versus Sporting CP é fundamental para perceber a quantos pontos ficará o Benfica do FC Porto (será sempre líder, mesmo que derrotado) e do Sporting CP (será sempre segundo classificado, mesmo que derrotado). Embora estes dois tenham que perder pontos: desde três para um ou outro ou dois para cada se empatarem, mas o mais importante é o «Glorioso» vencer o FC Alverca, no domingo à noite na «Catedral».


Apesar de ter pensado publicar só de segunda-feira para terça-feira
Como menos tempo a escrever e publicar permite ter mais tempo para ler e pensar acerca da "Gloriosa História" deparei-me com um cenário desolador. Começa a ficar penoso o Benfica utilizar - mesmo sabendo que é - parangonas como o maior clube de Portugal quando a vencer não mostra isso! E começo a ficar apreensivo com a sportinguização do Benfica. Algo inédito entre os Benfiquistas e o Benfica. Tiradfas do tipo: «ainda me sinto mais Benfiquista a perder»; «mesmo que nunca mais se conquiste serei do Benfica até morrer»; «é nas derrotas que se sente mais o Benfica»; «o Benfica não é apenas futebol»; etc. Tiradas que ouvia e ridicularizava quando eram sportinguistas a justificar, terem conquistado cinco campeonatos nacionais em 50 temporadas, entre 1970/71 e 2019/2020. Mas onde é que "isto" (o Benfica) chegou?

O Benfica sempre foi o BENFICA
E o Benfica não é um Sporting CP ou um FC Porto em ponto maior. É de outra dimensão. Semprte foi. Não é uma questão de grandeza linear. É um clube em que uma Ideia se transformou num Ideal. Isto não tem nada, mesmo nada, a ver com os outros. 
1. O Benfica foi fundado, em 28 de Fevereiro de 1904, depois de em 13 de Dezembro de 1903 (data ainda não certificada como estando totalmente correta) alguém ter alvitrado num almoço em festa depois de uma grande vitória de um grupo misto de portugueses, entre miúdos de Belém com pouca experiência, mas muita vontade de jogar futebol e ex-alunos casapianos experientes no futebol) sobre uma equipa mista de portugueses e ingleses, talvez um alemão, ser dito algo do género: se formarmos um "team" (clube) mesmo só com portugueses podemos derrotar os ingleses (do Cabo Submarino, em Carcavelos). E nem três anos depois, a 10 de Fevereiro de 1907, o Clube estava a impor a primeira derrota, desde 22 de Janeiro de 1898, aos ingleses.

2. No Verão de 1907 o Sporting CP (fundado há mais de um ano) mas incapaz de ter um conjunto valioso de futebolistas, nem para as categorias inferiores, quanto mais para a 1.ª, tanto que nem se inscreveram no campeonato de Lisboa em 1906/07, dizimou a equipa que tinha derrotado os ingleses. Isto para um clube, em que José Alvalade, tinha declarado, a 8 de Maio de 1906, verdadeira data da fundação desse clube alterada em 1 de Maio de 1920 para 1 de Julho de 1906) que ia fundar um clube dios melhores disto e daquilo, mas nem futebolistas conseguiram para disputar o campeonato de 1906/07 e o de 1907/08 só com os futebolistas "pescados" no «Glorioso» desede esse enorme dia 10 de Fevereiro de 1907. E até hoje o melhor que conseguiram foi chegar a uns quartos-de-final, em 1982/83, na primcipal competição da UEFA. Falar de SLB e SCP é falar de algo que não se pode comparar, mesmo em número de títulos e classe de vitórias. São duas entidades distintas. Um é tem capacidade de superação. Outro é bazófia institucional. Já os conheço desde 1970! Que me embre bem! Ao vencerem o título de 1969/70 parece que tinham conquistado dez títulos consecutivos num ano!


3. Nos Anos 10 ainda seria um Clube "reconstruído" a partir do Verão de 1907 que conquistaria o título de campeão regional em 1909/10 (interrompendo o tricampeonato dos ingleses de Carcavelos). E depois mais três titulos consecutivos, após 1910/11 num campeonato para o Internacional (CIF). O Sporting CP tão grande como os melhores nem a "leva" do Verão de 1907 soube aproveitar e só conquistaria o primeiro título em 1914/15 (e depois de vir buscar três futebolistas, dos melhores de Portugal): Paiva Simões (guarda-redes), Boaventura Silva (defesa) e Artur José Pereira (médio-centro e melhor futebolista português de sempre até singar outro Benfiquista, o avançado-centro Vítor Silva, entre o final da década de 20 e os Anos 30). Capacidade de superação versus bazófia!
3. Depois muito se passou - o Benfica em 1919/20 tinha conquistado oito títulos de Campeão de Lisboa e o Sporting CP...dois, o citado em 1914/15 e outro em 1918/19 depois de terem "pescado" no Benfica, Alberto Rio. Sempre o mesmo método. No imediato ganhava o dinheiro, no futuro a dedicação goleava o dinheiro! Assim quando o campeonato nacional se iniciou, em 1934/35 enquanto o Benfica conquistava títulos, o Sporting CP quando conquistou o primeiro (1940/41) já o Benfica levava três de avanço. E em 1944/45 tinha o «Glorioso» seis e o SCP ficava-se por dois: 1940/41 e 1943/44.
4. O tempo foi passando. Em final dos Anos 40, o Sporting CP anunciou que ia fazer o maior estádio de Portugal. Afinal, em 10 de Junho de 1956, nem conseguiram ter bancadas fechadas, tendo um buraco que dominaram por peão. O Benfica (Ferreira Bogalho/Maurício Vieira de Brito) com comportamento à Benfica o que conseguiram foi com capacidade de superação e dedicação fazer um estádio com dois anéis (1 de Dezembro de 1954) depois quatro torres de iluminação (1958) e o Terceiro Anel (primeira fase) para 75 mil pessoas isto entre 1954 e 1960. Oitenta mil pessoas com uma bancada suplementar, em 24 de Fevereiro de 1965, há 61 anos, num Benfica versus Real Madrid CF, até ao fecho do Terceiro Anel, a maior lotação de sempre em Portugal.
5. Pouco tempo depois o Benfica era Bicampeão Europeu, em 1961/62. O SCP responderia em 1963/64 com uma tirada alvo dfe chacota:


6 (e ficamos por aqui, mas havia muito mais, até a Taça Latina excluí...por agora). O Benfica continuaria a conquistar os títulos mais importantes do futebol português (Campeonato Nacional e Taça de Portugal) além de campanhas europeias extraordinárias na principal competição da UEFA. Muito mais que os outros. Até que o Benfica (e os Benfiquistas) parece que deixaram de se interessar pelas conquistas e passaram a copiar o Sporting CP. Ou seja, a Ideia deixou de ter como referência o Ideal.

Taça de Portugal
Nas últimas 39 edições (1987/88 a 2025/26) o «Glorioso» conquistou cinco troféus perdendo sete finais, nas últimas três finais com derrotas. Claro que todo o Mundo sabe como se perdeu a de 2024/2025 o que é certo é que para a história é o registo que fica. Até morrermos todos os que viram fica a memória. Um clube que se diz o Maior e Maior. O que tem tantos simpatizantes como todos os outros juntos não pode conquistar cinco troféus em quatro dezenas de possibilidades. Isto não é à Benfica. Isto é viver da Glória que outros teimaram em acrescentar ao Clube! Eu que não me considero cuklpado envergonho-me! Nunca serei Sporting CP (bazófia) nem FC Porto (vigaristas)!

Campeonato Nacional
Nas últimas 31 temporadas (1994/95 a 2024/25) o Benfica conquistou oito títulos. Isto é brincar com a «Gloriosa História». Não pode ser para o ano é que é. E continuar esta ladaínha sucessivamente. O Benfica se é o maior e melhor clube tem de o mostrar em campo e nas competições. Isto não é à Benfica. Isto é viver da Glória que outros teimaram em acrescentar ao Clube! Eu que não me considero cuklpado envergonho-me! Nunca serei Sporting CP (bazófia) nem FC Porto (vigaristas)!

Liga dos Campeões
O Benfica é um dos melhores clubes europeus: em palmarés, história em número de jogos, vitórias e golos marcados e em força demográfica. Alguém concebe que os grandes clubes europeus, ao nível da grandiosidade do Benfica, tenham que fazer um Jogo Épico para se classificar em último dos últimos (24.º lugar). Uma classificação que obriga a não ser "cabeça-de-série" na próxima eliminatória, nem nos oitavos-de-final, se o Benfica eliminar o Real Madrid CF? Sempre a complicar em vez de se simplificar. Isto é brincar com o Benfica. E o Benfica é uma instituição demasiado séria (a todos os níveis) para se andar há anos (demais) a brincar com ela!

O Benfica (Benfiquistas) têm que se definir. Ou querem um Benfica para ser chacota nacional (só não é mais porque somos muito mais qye os outros, olhem se fossemos minoritários) e internacional ou querem voltar a ter um Benfica em que a superação e a dedicação estão acima de tudo e todos. Isto sempre foi o Benfica. Por isso foi escolhida uma Águia como símbolo para o emblema.

Quero voltar ao que fez do Benfica o que foi durante muitas décadas e deixou de ser, principalmente no século XXI.

Uma Ideia que se tornou num Ideal.

Alberto Miguéns

Enviar um comentário

Artigos Aleatórios

Apoio de: