SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

21 abril 2022

Pensam Que Fazem de Todos Tristes Tolos!

21 abril 2022 3 Comentários

A HISTÓRIA DO FUTEBOL É FEITA DO PASSADO PARA O PRESENTE E NÃO O CONTRÁRIO.



A propósito de sugestões de alguns leitores deste blogue ao fazer um texto e procurando comparar as minhas informações com outras "fontes" fiquei incrédulo com o que vi e li na plataforma "zerozero" acerca dos campeonatos da I Liga e da passagem deste (e do campeonato da II liga) a campeonatos da I Divisão (e da II Divisão). 

 

1. É mentira - e não digo completamente mentira - pois uma mentira é sempre completa

Que o «Campeonato da I Liga ou 1.ª Liga» se tenha denominado alguma vez, em documentos coevos, ou seja, contemporâneos dos acontecimentos, na Imprensa dessas épocas e muitas temporadas seguintes «Campeonato da I Liga Experimental». Mentira. Nunca teve o nome de "Experimental". Nunca. Foi dito/escrito no Verão de 1934 que se iria experimentar uma competição de âmbito nacional "em poule" a duas voltas, a pontuar. Qualquer competição que se inicie é sempre experimental. A Taça de Portugal como campeonato de Portugal, em 1922. A Supertaça em 1980 e 1981 (que até nem são oficiais pois permitiam três substituições e para serem oficiais só poderia haver duas). A Taça da Liga, em 2007/2008, também foi experimental, tanto que essa primeira edição teve uma fórmula de disputa que foi logo modificada de tão absurda que era. A primeira edição da Taça dos Clubes Campeões Europeus, em 1965/66, foi experimental. Tanto que houve muitas recusas, entre estas, algumas bem importantes, pois os clubes ingleses recusaram participar e há mais não campeões (sete) que campeões (nove) entre os 16 clubes que a estrearam (clicar). Todas as competições que se iniciam são experimentais. Algumas só tiveram uma edição, como a Taça da Federação Portuguesa de Futebol, em 1976/1977.    



"Experimental" foi inventado há pouco mais de cinco/seis anos

Tão mal inventado que a competição contemporânea, para os clubes que não conseguiam uma das oito vagas no "Campeonato da I Liga" disputavam o "Campeonato da II Liga". Este para o "zerozero" já não é "Experimental" embora também se tenha disputado entre 1934/35 e 1937/38? Tudo percebido! Gato escondido com o rabo de fora!

 


Mas até aqui são pouco rigorosos

A competição denominou-se "Campeonato da II Liga ou 2.ª Liga", simplesmente. E não "Campeonato da Liga II Divisão. O conceito "Divisão" só foi instituído no Verão de 1938. Como se percebe no Relatório e Contas da FPF de 1938/39. Ei-lo:


2. É mentira - e não digo completamente mentira - pois uma mentira é sempre completa

Que o "Campeonato Nacional da I Divisão 1938/39" seja o primeiro Campeonato organizado pela FPF. Os quatro campeonatos da I Liga ou 1.ª Liga e os quatro campeonatos da II Liga ou 2.ª Liga também foram! Como o documento da FPF acima publicado demonstra, mas há mais...

 


Na imprensa da época são inúmeras as descrições acerca da expectativa das duas novas competições: I e II Liga

Não podendo - por falta de tempo - ter digitalizações da imprensa desportiva da época como a revista "Stadium" e o jornal "Os Sports" a sorte é a disponibilização na internet do jornal diário vespertino «Diário de Lisboa». Entre várias notícias talvez esta, em 9 de Janeiro de 1935, seja a mais interessante pois é inequívoca. Foi na sede da FPF que se organizaram e planearam os dois campeonatos das Ligas (1.ª e 2.ª). Clicar para o jornal.  Também já foi publicado neste blogue uma digitalização com um comunicado da Federação a indicar o calendário dos jogos, em 16 de Dezembro de 2017.



Mas há mais...muito mais

A FPF enviou para o jogo do Benfica com o Vitória FC Setúbal, naquela que foi a primeira jornada de todas as jornadas que se seguiram e seguirão - a 34.ª em 2021/22 será a 2 500.ª jornada desde essa primeira, em 20 de Janeiro de 1935. Como se escreveu em toda a imprensa, incluindo o «Diário de Lisboa». Clicar para o jornal. Se não fosse a FPF a organizar a competição porque haveria um comunicado do presidente da FPF, o casapiano José da Cruz Filipe a ser lido, por Virgílio Paula (CF "Os Belenenses") na estreia da nova competição, o Campeonato da I Liga? A mentira tem perna curta!




Por muitas voltas, cambalhotas e mentiras que inventem e criem

Os quatro campeonatos da I e II Liga numa tiveram o nome de "Experimentais" porque nunca o foram, mas foram organizados pela FPF. Como o articulado (Ponto VI - Provas) do Relatório e Contas da FPF em 1938/1939 não pode ser cumprido e entendido a 50 por cento, ou seja, só a metade que interessa a alguns (até há quem nem nestes 50 por cento esteja interessado)...a outra metade não oferece dúvidas: o Campeonato de Portugal passou a designar-se Taça de Portugal. É assim. Não há duas interpretações para um articulado tão explicito.




Como se costuma dizer (e é bem verdade)

 

Alberto Miguéns

3 comentários
  1. As provas apresentadas pelo Alberto são tão consistentes que choca ver a desonestidade intelectual de quem tem as teorias da reinvenção histórica das competições nacionais de futebol em Portugal.

    O Sport Lisboa e Benfica tem de ter uma posição inequívoca, documentada e ativa neste assunto. Será imperdoável quer pela massa associativa quer pelo julgamento histórico que recairá sobre os dirigentes.

    De resto, em horizonte mais largo, mesmo que a fraude avance, estou convencido que será uma questão de tempo até ser desmantelada como merece ou seja com base na verdade histórica documentada.

    Não vale tudo.

    Como sempre, muito oportuno, caro Alberto. Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Hoje em dia a desinformação, ou a mesma com segundas intenções para quem não está suficientemente esclarecido, é o normal, também há quem não goste de ser esclarecido e siga crédulamente a desinformação que lhe é prestada, para os desinformadores desta praça é óptimo ter ouvintes e leitores que absorvem todo o tipo de coisas que lhes é fornecida, assim a manipulação torna-se mais fácil.
    Como tal a (des)informação do zerozero, não deixa de fazer jus ao nome, um autêntico zero.

    ResponderEliminar
  3. O meu aplauso mais uma vez a mais uma clarificação de Alberto Miguens.

    Saudações gloriosas das terras de Besteiros.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: