SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

27 dezembro 2021

Rui Costa - 1; FC Porto - 1

27 dezembro 2021 3 Comentários

NÃO GOSTO DE FULANIZAR O FUTEBOL MAS COMO SE TORNOU MODA...



Há que seguir as modas mesmo sendo crítico. Para mim quem ganha, empata ou perde e conquista é o Benfica e não fulano, sicrano ou beltrano.

 

Começaram por indexar conquistas aos futebolistas, depois aos treinadores...

Agora até aos presidentes. Como não sei o que se vai passar, a curto prazo, com a presidência do FC Porto...


O FC Porto nunca esteve tão próximo de igualar o Benfica em títulos nacionais como agora

E a nível internacional já ultrapassou, mas pode-se também comparar em que temporadas um foi melhor que o outro. Rui Costa tem de conseguir inverter esta situação e na "primeira comparação" em 2021/22 conseguiu superar o FC Porto nas competições da UEFA: Benfica mantém-se na Liga dos Campeões e o FC Porto foi despromovido para a Liga Europa. Na Taça de Portugal, num confronto directo, o FC Porto eliminou o Benfica da Taça de Portugal. Resta o Benfica superiorizar-se no Campeonato Nacional (mais que ficar à frente do FC Porto é sagrar-se Campeão Nacional) - a Supertaça e a Taça da Liga são secundárias - esperando-se que no final da temporada seja Rui Costa - 2, FC Porto - 1. Para começar a recuperar do descalabro que foi o mandato da presidência anterior favorável ao FC Porto.



FC Porto = 30 (+ 9); SL BENFICA = 21 

O que desequilibra é essencialmente o FC Porto ser superior nas competições europeias, destacando-se, na Liga dos Campeões. Em 17 possibilidade de participar, o FC Porto falhou uma (2019/20) conseguindo superar a fase de grupos em onze temporadas, com sete segundos lugares e quatro vitórias no respectivo grupo. O «Glorioso» em 16 possibilidades, esbanjou três (2003/04, 2004/05 e 2020/21) conseguindo nas restantes 13, apenas um primeiro lugar e três segundos.

Campeonato Nacional (18): FC Porto - 11 (10 + 1); SL Benfica - 7 (em 2020/21 o FC Porto foi segundo classificado e o Benfica foi terceiro);

Taça de Portugal (18): FC Porto - 9 (5 + 4); SL Benfica - 9 (3 + 6). O FC Porto conquistou mais dois troféus mas nas dez temporadas em que um dos clubes não venceu, o Benfica fez melhor que o FC Porto em seis temporadas enquanto o FC Porto só o conseguiu em quatro;

Competições da UEFA (18): FC Porto - 10 (2 + 8); SL Benfica - 5 (0 + 5). Há três temporadas sem comparação: em 2016/17 houve igualdade pois ambos foram eliminados nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Em 2008/09 e 2009/10 disputaram competições diferentes. NOTAS: 1. Em 2010/11 começaram por disputar competições diferentes mas depois pode-se comparar pois terminaram na mesma competição; 2. Em 2013/14 há uma igualdade na competição inicial (Liga dos Campeões) mas depois o Benfica superou o FC Porto (Liga Europa). 


A "mãe deste - 2018/19 e seguintes...- FC Porto" foi a temporada de 2017/18

Que não significou apenas perder esse Campeonato Nacional mas "dar um balão de oxigénio" a um clube que estava à beira do precipício. I-N-A-C-R-E-D-I-T-Á-V-E-L. O erro que foi cometido vai ser pago com juros. E vão ser os dirigentes do Benfica a ter que resolver um "assunto" que a anterior Gerência/Órgãos Sociais criou/criaram ou deixaram criar. Rui Costa ajudou a dar o nó agora tem que saber desatá-lo (clicar). 

 


No mandato de quatro anos, Rui Costa tem que vencer mais que o FC Porto a nível interno - campeonato nacional e Taça de Portugal

E ser melhor a nível das competições europeias. Como já ficou escrito na primeira decisão levou vantagem pois o Benfica está (oitavos-de-final) onde o FC Porto queria estar e não está. Na Taça de Portugal houve já um confronto directo que faz com que numa competição onde pode haver igualdade no desempenho - serem ambos eliminados na mesma fase - tal não vai ocorrer pois o «Glorioso» ficou pelo caminho e o FC Porto rumará aos quartos-de-final com a possibilidade de conquistar o troféu. No campeonato nacional nunca haverá possibilidade de se registarem "igualdades" pois haverá sempre o regulamento para desempatar prováveis igualdades.   


Este blogue irá fazendo a "contabilidade" nestas quatro temporadas: 2021/22 a 2024/25

Como sempre com rigor, ainda que o que conte "mesmo" são as conquistas, mas serão também avaliados os "percursos" nas competições. No campeonato nacional e na Taça de Portugal não há nada que saber é comparar, respectivamente, classificações e eliminatórias atingidas. Nas competições europeias só contará se os dois clubes estiverem a competir, em simultâneo, nas mesmas competições. Em competições diferentes não faz sentido. Até pode ocorrer que a época se inicie sem poder comparar e depois os dois joguem na Liga Europa (2010/11).  


Sem medo! Dirigentes do Benfica! Saber fazer respeitar o Clube! Para vencer mais e melhor!

 

Alberto Miguéns

3 comentários
  1. Caríssimo,

    Como está permanentemente vigilante e atento, ora aos pormenores, ora aos "pormaiores" do nosso futebol, e balizou neste post a temporada 2017/18, pergunto, não estará desatento ao comportamento/rendimento desportivo do Sporting, e justamente neste passado bem recente? Será um mero fogacho, e com pavio curto? Qual é a sua opinião?

    Ora vejamos, desde a temporada 2017/18 (como balizou), já se disputaram em Portugal 17 títulos e troféus (incluindo a última Supertaça que o Sporting venceu ao Sp Braga), sabe quem foram os vencedores desses 17 últimos títulos e troféus? Vou elencar:

    Sporting 6 (1 campeonato, 1 T Portugal, 3 T Liga e 1 Supertaça).
    FC Porto 5 (2 campeonatos, 1 T Portugal, 2 Supertaças).
    Benfica 3 (1 campeonato, 2 Supertaças).
    Sp. Braga 2 (1 T Portugal e 1 T Liga).
    D. Aves 1 (1 T Portugal).

    E esta, hein?! Sporting?!

    Uma outra nota curiosa, ou uma singularidade. O ex médio do Benfica, Cândido de Oliveira, formatou no Sporting os "cinco violinos", foi aliás um treinador fundamental no único ciclo hegemónico do Sporting em Portugal, Cândido de Oliveira teve também ligações ao Casa Pia. Outra nota, Cândido de Oliveira Benfiquista assumido, nunca treinou o Benfica, mas treinou o Sporting, FC Porto (foi o primeiro pensador do crescimento estratégico desportivo do FC Porto, isto na década de 50), Belenenses, Académica, e o "Falamengo", isto para além da Selecção. Este Senhor era sem dúvida um "adiantado mental", é a minha opinião!

    Sete décadas depois, Ruben Amorim, um ex médio do Benfica, com passagem pelo Casa Pia, também um Benfiquista assumido, porém, até à data, nunca treinou o Benfica. Ruben Amorim como treinador, conquistou três títulos e troféus, isto em ano e meio no Sporting, num ciclo ainda tão curto, já deixou marcas profundas em Alvalade... Encontra aqui algumas afinidades?

    Como já o referi aqui, diferencio os títulos oficiais (Campeonatos, Taças de Portugal, e Taças Europeias), dos troféus oficiais (Supertaça e Taça da Liga), mas já lá vou. Isto é, como adepto valorizo sobretudo os títulos (Campeonatos, Taças de Portugal, e Taças Europeias), e não relevo as Supertaças e Taças da Liga.

    A propósito das duas mais jovens competições oficiais em Portugal, a Supertaça (43 edições), e a Taça da Liga (14 edições). O FC Porto na década de 80, à boleia da Supertaça, começou a ganhar lastro ganhador (nas décadas de 60/70, o FC Porto tinha conquistado apenas 2 campeonatos, e 2 T Portugal, não tinha hábitos ganhadores), e então, desatou a vencer Supertaças. Já nesta século, e no final da 1ª década deste século XXI, o Benfica também à boleia da Taça da Liga, começou a criar hábitos ganhadores que tinha então perdido, e nas primeiras 9 edições da Taça da Liga, o Benfica venceu 7 Taças da Liga. Finalmente o Sporting, contam-se pelos dedos de uma mão os títulos que o Sporting conquistou neste século (ali até 2015), todavia, neste passado recente, e também à boleia da Taça da Liga, o Sporting venceu 3 Taças da Liga, isto nos últimos 4 anos, e começa também a criar hábitos vencedores, será que estes registos podem sinalizar alguma coisa?

    Saudações desportivas

    P.S. Gargalhei com a "gralha" do Gralha.

    ResponderEliminar
  2. Nem mais ,dar a volta a esta situação implica amar o Benfica acima de tudo,ninguém, jogadores treinadores e direção estão acima do clube e como tal implica coragem na tomada de decisões doa a quem doer .

    ResponderEliminar
  3. Nos ultimos quase 30 anos tivemos como presidentes:
    Fernando Martins, o primeiro a vulnerabilizar o SLB e a cair na esparrela de acreditar na amizade de um gajo como Pinto da Costa;
    Manuel Damasio, um fraco, frouxo, deslumbrado. Choca-me, da-me volta ao estomago quando o via a bajular LFV;
    Vale e Azevedo, um doente psicopata, antisocial. Que mais dizer?
    Vilarinho. Prestou um bom servico ao Clube mas entregou-o depois ao testa de ferro que se seguiu, LFV, um oportunista, chico-esperto, que quase destruiu a alma, mistica e valores do SLB.
    E obra. Sao muitos anos de erosao dos valores que fizeram do SLB o clube unico e mitico a que me associei ha mais de seis decadas.
    Este Benfica a que me refiro fazia questao de manter figuras de referencia no seu plantel de futebol. Esses pilares de mistica e qualidade serviam de base de suporte a integracao de:
    - os melhores jogadores Portugueses que se destacavam na liga nacional e que sentiam imenso orgulho de jogarem no SLB,
    -jogadores de qualidade da formacao (sim, porque este Benfica de que falo tambem tinha formacao. Exemplos? Nene, Bastos Lopes, Sheu, Vitor Martins, Ze Luis, Humberto Coelho, Chalana);
    - contratacoes verdadeiramente cirurgicas e de qualidade de jogadores estrangeiros.
    E este o modelo a que na minha opiniao teremos de voltar.

    O actual plantel tem grandes deficits de qualidade. Nomes, apenas nomes,milhoes de euros deitados a rua em nome de propagandas eleitorais e caprichos do JJ, jogadores velhos e gastos e nao identificados com o Clube, renovacoes milionarias com jogadores em fim de ciclo como Pizzi e Andre Almeida.

    Ha que comecar a podar a arvore dos ramos velhos, das vacas secas que so comem racao. Ha que iniciar esse trabalho mesmo que tenha alguns custos no imediato. E contratar e apostar num treinador que possa dar corpo a esse projecto. Qual nao sei. Sou apenas um adepto e nao um profissional de scouting.

    Se falharmos na recuperacao da alma, mistica e valores do SLB entao seremos definitivamente ultrapassados.

    Sera Rui Costa capaz de encetar esta recuperacao?
    E com preocupacao que digo que tenho muitas duvidas.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: