SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

06 junho 2018

Hei-de Voltar Aqui Muitas Vezes (Infelizmente)

06 junho 2018 2 Comentários

HÁ EXACTAMENTE UM MÊS - 6 DE MAIO DE 2018 - O BENFICA NÃO CONQUISTOU O TÍTULO DE CAMPEÃO NACIONAL. QUE ERA MUITO MAIS QUE APENAS MAIS UM. 



Este Campeonato Nacional era um dos mais fáceis de conquistar - não sei se o mais fácil - mas era de certeza o mais importante para ser conquistado em toda a história dos 84 campeonatos nacionais disputados entre 1934/35 e 2017/18. Até mesmo superior ao de 1954/55 quando Ferreira Bogalho e Otto Glória alteraram, profundamente, o Futebol do Benfica e necessitavam de ter sucesso, interrompendo sete (3 + 4) títulos do Sporting CP em oito anos e mostrando que as mudanças eram sustentadas e duradoiras como provaram ser até 1993/94.

 

Voltamos - estamos condenados a isto - a regressar sempre a 2017/18

O Benfica preparou muito mal a temporada, depois de "despachar por dinheiro grande" - Guedes, Semedo, Lindelöf, Ederson e Mitroglou - e ter feito aquisições pífias para quem teria que jogar na Liga dos Campeões com capacidade de demonstrar poder desportivo, a nível europeu, assegurando o quinto título consecutivo, a nível interno 


Nem era despesa, era investimento

Com uma receita "choruda" na transação de cinco futebolistas durante o primeiro semestre de 2017 os responsáveis da Benfica Futebol SAD só teriam de aplicar 30/40 por cento no reajustamento do plantel para 2017/18 contando que até iriam ser ressarcidos desse valor com as receitas obtidas com a participação na fase de grupos e conseguir atingir, pelo menos os oitavos-de-final ou quartos-de-final. Um plantel bem delineado poderia conseguir "recuperar" o investimento realizado.


Efeitos efectivos

Um desinvestimento e má planeamento quando se exigia o contrário para fazer uma boa Liga dos Campeões e facilitar as conquistas domésticas teve como resultado a pior campanha europeia de sempre, ou seja, desde 1957/58, com seis derrotas em seis jogos, um golo marcado e 14 tentos sofridos. Sem pontos no quatro lugar do grupo A, com derrotas por 1-2, 0-1, 0-2 (três vezes) e 0-5, esta na Suíça, frente ao FC Basileia 1893!  


Efeitos colaterais (I)

Com um plantel forte isso permitiria não só uma boa campanha internacional como conseguir com mais facilidade dominar as competições a nível nacional. Dominar na UEFA para liderar em Portugal. Assegurando a conquista de, pelo menos, a «Dobradinha» que continha o quinto título consecutivo no campeonato nacional e a segunda Taça de Portugal consecutiva, uma «Dupla Dobradinha».  

 

Efeitos colaterais (II)

Com a conquista do título de campeão nacional o Benfica dizimaria por uma ou duas décadas o FC Porto que tem inquinado o Futebol e o Desporto, em Portugal, desde os Anos 80, manipulando, intimidando, viciando, vilipendiando, ameaçando, chafurdando, amordaçando, etc, como não há memória em qualquer país civilizado até não civilizado. O Futebol Português e Europeu livrava-se de um clube rasca, reles sem valores, nem princípios éticos e de desportivismo.

1. O facto do Benfica conseguir o "Penta" que é uma proeza e não um título qualquer mas a que adeptos de clubes menos titulados dão muita importância ia provocar um desvario no clube com estádio em Contumil. Pois perceberiam que ficava aberta uma "auto-estrada" para se seguirem uns dez/doze títulos consecutivos do clube mais popular e titulado de Portugal. Crise em cima da crise;

2. O FC Porto entraria numa crise associativa - pressão dos adeptos - que teria consequências a curto, médio e longo prazo. O treinador seria despedido só cumprindo o primeiro ano de contrato. Seguiam-se os dirigentes, com destaque para o presidente semi-defunto que não quereria sair pela porta pequena preferindo sair pelo buraco da fechadura. Crise em cima da crise;

3. Intervencionado pela UEFA para cumprir o "controle financeiro" o FC Porto estava obrigado a desfazer-se dos seus (poucos) melhores activos enfraquecendo-se para a época de 2018/19. Crise em cima da crise;

4. Sem acesso directo à Liga dos Campeões o FC Porto teria de disputar as pré-eliminatórias debilitado estando sujeito a não jogar na Liga dos Campeões, perdendo todo o potencial financeiro que esta proporciona. Crise em cima da crise;

5. Sem solução atractiva e problemas sem fim à vista "transformava-se num saco de cães raivosos" que deixavam de fazer o habitual - morder nos outros - atacando-se entre eles para saber quem poderia pegar no clube pós-actual presidente decrépito e senil mas com uma rede tentacular instalada durante mais de quatro décadas, das Instituições aos mediaCrise em cima da crise.


Perante uma situação tão simples e fácil de entender o que se fez no Benfica?

Um idiota calçou umas asas de Águia - pois nunca foi, é e será Benfiquista - e ao ver um FC Porto à beira de um precipício decidiu agarrar-lhe pelas pontas e elevá-lo para o Céu não permitindo que esse clube de gente ignóbil, maquiavélica e putrefacta se desfizesse na queda, mas antes fosse protegido por uns anjinhos que de bonomia, delicadeza e urbanidade nada têm. Só manha e patranha. 

 

Não só houve proteção ao FC Porto por parte da Benfica Futebol SAD com a conivência dos dirigentes do Clube

Como "dar-lhe vida" depois de estar moribundo é estar a dar-lhe um "balão de oxigénio" do qual os portistas pintecostistas já não esperavam, por isso é previsível, que o pior que se conhecia do FC Porto dos tempos da vigarice e despudor - Anos 80 e 90 - surja em força e com potencial renovado nos próximos anos. Até quando?


Não era o «Penta» que era importante pois seria o 38.º título, ou seja, mais um.

Eram os danos, irreparáveis durante muito tempo, que causava num clube de gente, essencialmente, asquerosa e imprópria para estar no Desporto.



84.º CAMPEONATO NACIONAL 2017/18
Jorn
RES
Sit
Adversário
FCP
SCP
01
V 3-1
C
SC Braga
=
=
02
V 1-0
F
GD Chaves
=
=
03
V 4-0
C
CF “Os Belenenses”
=
=
04
E 1-1
F
Rio Ave FC
- 2
- 2
05
V 2-1
C
Portimonense SC
- 2
- 2
06
D 1-2
F
Boavista FC
- 5
- 5
07
V 2-0
C
FC Paços de Ferreira
- 5
- 3
08
E 1-1
F
CS Marítimo
- 5
- 3
09
V 3-1
F
CD Aves
- 5
- 3
10
V 1-0
C
CD Feirense
- 5
- 3
11
V 3-1
F
Vitória SC Guimarães
- 5
- 1
12
V 6-0
C
Vitória FC Setúbal
- 3
- 1
13
E 0-0
F
FC Porto
- 3
- 3
14
V 3-1
C
GD Estoril Praia
- 3
- 3
15
V 5-1
F
CD Tondela
- 3
- 3
16
E 1-1
C
Sporting CP
- 5
- 3
17
V 2-0
F
Moreirense FC
- 5
- 3
18
V 3-1
F
SC Braga
- 5
- 3
19
V 3-0
C
GD Chaves
- 5
- 1
20
E 1-1
F
CF “Os Belenenses”
- 5
- 3
21
V 5-1
C
Rio Ave FC
- 5
=
22
V 3-1
F
Portimonense SC
- 5
=
23
V 4-0
C
Boavista FC
- 5
=
24
V 3-1
F
FC Paços de Ferreira
- 5
=
25
V 5-0
C
CS Marítimo
- 5
+ 3
26
V 2-0
C
CD Aves
- 2
+ 3
27
V 2-0
F
CD Feirense
- 2
+ 3
28
V 2-0
C
Vitória SC Guimarães
+ 1
+ 6
29
V 2-1
F
Vitória FC Setúbal
+ 1
+ 6
30
D 0-1
C
FC Porto
- 2
+ 3
31
V 2-1
F
GD Estoril Praia
- 2
+ 3
32
D 2-3
C
CD Tondela
- 5
=
33
E 0-0
F
Sporting CP
- 7
=
34
V 1-0
C
Moreirense FC
- 7
+ 3
NOTA: As diferenças não são em tempo real, pois não contemplam adiamentos ou antecipações de jogos


Tonteição: uma afronta aos princípios do que é o desporto e o desportivismo
Mesmo assim Sérgio Conceição depois de ter, praticamente, o campeonato ganho na 25.ª jornada (a nove do final) entrega-o ao Benfica em duas jornadas forasteiras consecutivas: 26.ª (perde por 0-1 com o Vitória SC Guimarães) e 28.ª (perde por 0-2 com o Belenenses-SAD). Sérgio Conceição fica à beira de ser pontapeado do FC Porto pois além do quinto título consecutivo (e outros mais se seguiriam para o Benfica) o FC Porto estava intervencionado pela UEFA sendo obrigado a desfazer-se dos principais futebolistas colocando-se a jeito de ser eliminado nas pré-eliminatórias da Liga dos Campeões. Mas não. O Benfica tratou de "ressuscitar" um nado-morto. Até hoje - um mês passado - e logo se verá até quando. Se é que ainda estaremos cá para ver.

Os dirigentes do Clube e os responsáveis da Benfica Futebol SAD cometeram, provavelmente, um "crime-lesa Benfica" irreparável

Que terá consequências imprevisíveis, mas danosas, no Futuro a médio prazo do «Glorioso» nas duas próximas décadas. Oxalá esteja totalmente (até parcialmente) enganado.


Infelizmente, temo, que irei citar este texto vezes a mais nos próximos anos.

 

Alberto Miguéns

2 comentários
  1. Caro Alberto Miguéis,

    faço a mesma leitura do q aconteceu em 2017/2018.
    isto de "ajudar" o futebol portugues, centralização direitos televisivos é tudo conversa da treta.
    Pois se n precisasem do SLB para ganharem mais dinheiro (corruptos, lagartos, liga, federação, oliverdesportos etc) esta conversa nem vinha a público.

    a mim custa-me bastante um presidente do SLB ter dado a mão aos corruptos, um clube q tanto mal fez ao ou nosso querido SLB e ao futebol português.
    Sabe se há provas concretas do sucedido? ou apenas indícios do ocorrido?
    isto se puder/quiser contar.

    acho q uma "história" interessante seria como uma empresa ligada à oliverdesportos foi comandar SLB multimédia e com isto por exemplo gerir os emails do clube.
    Estaria isto ligado tb aos roubos de jogadores por parte dos corruptos ao SLB. Deixou de haver dim dim para os roubar ou usaram-se outros metodos para contratar jogadores e expos-se a galinha dos ovos de ouro.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: