SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

02 julho 2021

Se Aconteceu Não Podia Ter Acontecido

02 julho 2021 9 Comentários

POIS NÃO ENCAIXA NO MINIMAMENTE ACEITÁVEL.



Duas frases ditas - e agora contextualizadas - pelo principal responsável (portuguesmente, CEO) da Benfica Futebol SAD, Domingos Soares de Oliveira, em entrevista à TVI24, a 30 de Junho de 2021, justificando o insucesso/fracasso na temporada 2020/2021.

 

1. Como?

O Benfica é o maior clube português, um dos maiores do Mundo com 117 temporadas a jogar futebol a um nível altíssimo - sempre nas primeiras divisões Regionais (1906/07 a 1946/47) e Nacionais (1934/35 a 2020/21) - e repentinamente desconhece-se o modo de garantir sucesso com o maior orçamento para o Futebol em Portugal? 


 2. Ei!

O Benfica tem uma história repleta de temporadas (muitas...) em que treinadores (mesmo...) estrangeiros, desde que (bem...) "enquadrados" por adjuntos portugueses competentes e dirigentes responsáveis conhecedores do futebol português conseguem: vir, ver e vencer. Treinador e futebolista no Benfica arrisca-se a ser Campeão Nacional!


3. Então?

O treinador Jorge Jesus não ingressou/estreou-se no Clube, em 2020/21, mas antes regressou ao Clube - por isso o Benfica para ele já não era "novidade" - depois de um percurso de seis temporadas consecutivas, 2009/10 a 2014/15, com os mesmos dirigentes. Conhecem-se todos muito bem! Muitíssimo bem!

 

4. Pois!

O treinador esteve cinco épocas afastado do Benfica (2015/16 a 2019/20) mas ao regressar ainda tinha no plantel quatro futebolistas, curiosamente, os quatro capitães: Jardel (1.º), André Almeida (2.º), Pizzi (3.º) e Samaris (4.º). Este é o "núcleo forte" que o treinador conhecia bem e vice-versa.

 

5. Ora!

Jorge Jesus esteve cinco épocas afastado do Clube, mas de Portugal e tendo como adversário o Benfica, só duas, desde 2018/19, pois foi durante três temporadas (2015/16 a 2017/18) treinador do Sporting CP "conhecendo como adversário" mais oito futebolistas do «Glorioso»: Taarabt, Grimaldo, Cervi, Rafa, Rúben, Diogo Gonçalves, Seferovic e Svilar.  Oito mais quatro dá meio plantel!

 

6. Torcida!

E nas duas temporadas afastado de Portugal (2018/19 a 2019/20) esteve sempre atento ao Benfica pois seria, obviamente, um treinador susceptível de servir de "pronto-socorro" para a Benfica Futebol SAD! Como se provou! Eu sempre acreditei que as probabilidades dele regressar eram elevadas tal como escrevi, em 11 de Junho de 2015: «Os Seis Trabalhos de Rui Vitória»; e reescrevi quando regressou em 19 de Julho de 2020 (clicar). E não sou vidente!


7. Bem...

Se há treinador com experiência e experimentado, em Portugal e no futebol português, é Jorge Jesus! Surpreendido negativamente pelas circunstâncias? Isso ficava eu se ele justificasse o insucesso, em 2020/2021, com...isso!

 

A "explicação" para tanta desilusão sofrida (depois de criarem ilusão) tem que ser outra ou outras...

 

Alberto Miguéns

9 comentários
  1. A entrevista ao Sr. Oliveira foi interessante e com alguns momentos difíceis de aceitar. O Alberto dissecou e muito bem, um desses momentos.

    Apesar das recentes e curtas declarações do Sr. Oliveira e do Sr. Cervan, os Benfiquistas continuam à espera de explicações por parte dos responsáveis diretos daquilo que aconteceu no futebol do Clube. Há uma barreira de silêncios que não são aceitáveis depois de uma temporada frustrante e acidentada cujos resultados estão em chocante contraste com as expectativas criadas pelos investimentos e pelas declarações iniciais.

    O Sr. Oliveira não é especialista em futebol, não esteve ligado diretamente ao que aconteceu por isso não é ele que tem de o justificar. Usou o argumento inconcebível de que nem o treinador nem os jogadores sabiam bem ao que iam. Surreal num Clube com a tradição de vencer e que segundo nos foi dito ao longo dos anos tem uma estrutura tão avançada e profissionalizada. Ao invés o tal desconhecimento mútuo sugere que tudo se terá perdido algures no tempo, nalguns poucos meses e por isso se teve de começar do zero. Surreal.

    Ainda assim, regista-se a boa prática do Sr. Oliveira ter solicitado uma balanço da temporada, por escrito, aos dirigentes, técnicos e atletas do futebol. Sendo testemunhos internos e tão abrangentes, certamente que lhe terão dado uma ideia daquilo que os intervenientes pensam terem sido as razões do fracasso desportivo. Por isso, quando nos deu uma explicação tão simplista, mais valia que o Sr. Oliveira tivesse aproveitado a ocasião para falar apenas daquilo que sabe, ou seja das finanças, remetendo as explicações sobre as componentes desportivas para quem as pode e deve dar. Falamos obviamente do Sr. Costa e do Sr. Vieira, que já deveriam ter tido essa iniciativa, respeitando mais os sócios e adeptos. Ao invés, continuam em silêncio por opção própria, aproveitando o contexto de pandemia, a ausência de público dos estádios e a demissão da BTV em fazer o seu papel.

    Esta nova temporada é muito importante. A pré-temporada é um momento delicado e que tem de ser bem concretizado. Esperemos que não se repitam mais os insucessos e as posturas da pretérita temporada. Não há que desconstruir tudo o que foi feito mas há que exigir mais ambição, mais qualidade, rigor e eficácia. Há também que ser mais ativo e assertivo perante a pouca vergonha que se viu por parte dos rivais e das estruturas da Liga e da FPF. Em vários momentos da temporada percebeu-se que o Clube não foi defendido.

    Uma lástima ver este estado de coisas. Deem-nos razões para acreditar. O Sport Lisboa e Benfica não é isto nem pode continuar a ser isto.

    ResponderEliminar
  2. OS COMUNICADOS DO BENFICA !!!

    Algo de muito estranho se passa, quando qualquer iniciativa dos sócios leva a que de imediato (nem 24 horas) a atual direção responde. Não o fez quando da nomeação de determinadas arbitragens, não o fez quando da convocação da final da taça para Coimbra, não o fez quando das declarações difamatórias dos rivais, opta nesses casos por um silêncio cúmplice e comprometedor. LFV é o presidente, alguém que está em incumprimento financeiro com a banca de milhões de euros, que esteve numa Comissão Parlamentar na qual se escondeu atrás do nome do GLORIOSO, na qual se soube que a única garantia que tem para os milhões em dívida é um PALHEIRO, ao contrário de Berardo onde existe muito valor em obras de arte que não estão em seu nome, LFV além do palheiro o único porto de abrigo é ser presidente do Benfica, os credores chegaram à conclusão que o mantendo aí é o melhor para eles. Nunca se vai DEMITIR, já o prometeu no passado e não o fez, nem o fará no futuro, mentiu tal como o fez no inquérito parlamentar, deixando boquiaberto todos aqueles que assistiram à desfaçatez com que o fez , não se considerando devedor de nada. Mais grave é o fato de todos aqueles que o acompanham na atual DIREÇÂO, serem cúmplices dos casos pessoais de LFV, não colocando a INSTITUIÇÂO BENFICA à frente e acima de todos os interesses que não coloquem o GLORIOSO em primeiro lugar, fazendo eles também parte do problema e nunca da, solução. Correndo o Benfica o risco de em toda a sua HISTÓRIA, ter um presidente que foi detido por fraude e outros esquemas pouco credíveis que em nada dignificam a INSTITUIÇÂO. Se isso acontecer, todos são culpados, inclusivé aqueles que estão lá e que eventualmente afirmem que eram casos pessoais do presidente, branqueando o fato. LFV a partir de determinada altura começou a se esconder atrás do manto sagrado, podendo TODOS os que o acompanham da atual direção se considerarem culpados: por negligência, cúmplicidade, numa promiscuidade que não os DIGNIFICA como sócios, nem como DIRIGENTES do GLORIOSO.

    ResponderEliminar
  3. Um funcionário bem pago pelo clube só devia falar do que sabe: finanças , foi uma entrevista sem pés nem cabeça a dar trunfos aos inimigos do Benfica , têm a BTV e não lhes chega ? O Presidente nunca deveria se ter candidatado a novo mandato , deveria sim ter colocado a tempo conforme prometido as infraestruturas do clube a salvo de vendas e e hipotecas futuras ,agora chega de tiros nos pés e ter equipas competitivas para ganhar na epoca que se aproxima algo que não está assegurado.

    ResponderEliminar
  4. A verdade é que quem veio a terreiro dar esta espécie de explicações não foi (mais uma vez) o presidente. E ainda termina o dia de ontem com aquela mini-entrevista ao pé da Loja do Cidadão das Laranjeiras a dizer que "não sabe nada porque não tem estado lá".
    Gabo o entusiasmo das benfiquistas que querem que a época comece...eu não tenho nenhum.

    ResponderEliminar
  5. O estado a que o clube chegou é simplesmente inacreditavel, Acho que se à 30 anos atrás alguem nos dissesse isto a gente diria diria que estava louco era como se no inicio do seculo XX alguem dissesse que passados quase 70 anos o homem iria à lua.

    O inacreditavel disto é como os socios mesmo depois de tudo o que se sabe e principalmente da confirmação que veio da audição parlamentar, permitem que a pessoa em questão continue a ser presidente e como os actuais dirigentes são coniventes com isto, isto não é o Benfica.

    Acho que não há nada a dizer, mas temos muito que fazer se um dia quisermos o Benfica de volta, não digo igual mas pelo mesmo mais proximo e mais democratico e com uns estatutos adequados que impeçam que se passem certas coisas no clube, isso compete-nos a nós socios, isto claro se quisermos, senão veremos o Benfica no lamaçal onde está metido a afundar-se cada dia mais

    ResponderEliminar
  6. Quem acredita neste Sr.? Um homem que paga o casamento da filha com dinheiro do Benfica? Quem acredita no sapo?

    O JJ sabia muito bem para onde ia até tinha prometido ao pai que tornava a fazer dos sapos campeões, bem dito bem feito.

    Onde temos um presidente lagartao até um tal Yazalde era 100 vezes melhor que o Eusébio?

    Nunca a segunda circular teve tantos festejos em dois estádios juntos, temos tantos sapos na direção com os próprios sapos por isso siga a festa.

    Quem acreditar nestes senhores, está ser pior do que eles está dar tempo de Athena a pessoas que não merece nada de bom.

    ResponderEliminar
  7. Sincerameta, não acredito que esse senhor (DSO) tenha dito essas palavras. Essas declarações são demasiado graves, mesmo se proferidas por um lagarto que está, supostamente, a prestar os seus serviços ao Benfica.
    O vigarista que está a presidir o nosso clube, infestou na estrutura do clube colaboradores não benfiquistas para poder fazer as negociatas à sua vontade. Essa gente, não sendo benfiquistas, está-se a marimbar se o patrão está ou não a prejudicar o Benfica. Mais, sendo antis, até dão uma mãozinha para enterrar ainda mais o nosso clube.
    O BENFICA ESTÁ SEQUESTRADO!
    OS SÓCIOS MAIS TAPADOS QUE ABRAM OS OLHOS!
    SÓ TODOS JUNTOS VAMOS CONSEGUIR DAR A VOLTA A ISTO!

    ResponderEliminar
  8. Este DSO de futebol mão perceba nada. Nada mesmo.
    Quando muito saberá que a raiz quadrada de 81 são 9 e mais alguns "númaros" da tabuada. De CMVM e das opas também nada percebe.
    Ele só foi para a SAD do Benfica, porque o Ricardo Salgado queria o Vieira vigiado de perto...

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: