SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

01 julho 2016

Este Emblema é Ilegal

01 julho 2016 41 Comentários
TODOS OS SÍMBOLOS DO BENFICA ESTÃO REGULAMENTADOS DESDE OS ANOS 30.



O Regulamentos têm sido alterados mas o que está em vigor é bem explicito.





Este emblema é legal.
E a camisola dignifica o "Manto Sagrado" (opinião subjectiva).



Este emblema é ilegal
E a camisola dignifica o "Manto Sagrado" mas o emblema não é o do Benfica (opinião subjectiva seguida de opinião objectiva).


NOTA: As três estrelas não fazem parte do emblema

Alberto Miguéns
41 comentários
  1. Caríssimo Alberto,

    Senti que não fazia sentido o monocromático, apesar de não saber que não era sequer legal. Até comentei, num blog que costumo visitar, acerca disso.

    Sempre atento, o caro Alberto, e muito bem.

    Enorme gratidão pela vigilância que exerce!

    Os melhores cumprimentos,
    Isaías

    ResponderEliminar
  2. As 3 estrelas não fazem parte do emblema. Tem toda a razão, mas cada uma das estrelas representa, para a ADIDAS, 10 títulos. O Benfica tem 35, por isso tem 3 estrelas (dentro de 5 anos, ehehehe, terá 4 estrelas) 40 títulos.
    É uma concessão que temos de fazer ao nosso patrocinador, que assim procede com todos os clubes que patrocina.

    Nada de grave, penso eu de que.

    MG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro MG

      Quem sugeriu as três estrelas (uma por cada dez títulos) foi o jornal O Benfica. E de início disseram-me (Miguel Bento) que era pimba. Uma "sulamericanisse".

      Fui falar com Domingos Soares de Oliveira dizendo-lhe que havia clubes europeus que o faziam. DSO disse-me. Faça outro artigo a mostrar isso.

      Assim fiz. Na época seguinte 2008/09 foram utilizadas as estrelas. Concordo, mas o Benfica não devia deixar a UEFA reduzir o emblema para colocar as estrelas. Não é de Clube Mítico. Devia guardar as estrelas só para os equipamentos.

      Tal como retirar o adesivo da publicidade (ficar só a silhueta) também foi o jornal O Benfica. Mas aí foi pacífico. A partir de 2011/12 deixou de haver adesivo.

      Um dia destes vou tentar descobrir esses jornais para fazer um texto acerca da importância do nosso Semanário no desenvolvimento do Clube, em termos de bom gosto. Foi o jornal, em 1945, que teve a iniciativa de entregar emblemas dos 25 anos (que depois a Direcção instituiu) e foi o jornal que se lembrou de entregar galardões anuais por categoria, em 1986.

      TRIsaudações Gloriosíssimas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    2. Tinha na ideia que foi o Rui Costa que trouxe as estrelas de Itália para a Luz e que cada uma correspondia a dez títulos.

      Miguel

      Eliminar
    3. Ao que vejo jà està tudo dito jà està tudo comprado para os proximos 5 anos ahahah bando de corruptos .....

      Eliminar
  3. Pois...

    Nos estatutos:

    Artigo 5º
    Símbolos
    1. Constituem os símbolos tradicionais do SPORT LISBOA E BENFICA a águia,
    que simboliza a elevação das aspirações do clube, isto é, independência,
    autoridade e nobreza, e as cores vermelho e branco que significam a bravura e a
    paz, respectivamente.
    2. O Clube adopta como condição primeira da sua grandeza a divisa “E Pluribus
    Unum” para definir a união entre todos os associados.
    3. Como símbolos específicos do Clube, cuja composição e descrição constam do
    regulamento, existem o emblema, o estandarte, a bandeira, os galhardetes e os
    guiões.
    Artigo 6º
    Equipamentos
    Nas diversas competições desportivas, os equipamentos a usar pelos atletas,
    técnicos e demais pessoal de apoio, devem adoptar as cores tradicionais do
    Clube, previstas no Artigo 5º, nº 1, sem prejuízo do uso de equipamentos
    alternativos, quando necessário, cuja escolha compete à Direcção.

    Os estatutos remetem para o regulamento, mas ao mesmo tempo na parte dos "Equipamentos" quando falam em equipamento alternativo deixam a escolha à Direcção.

    Algo não está muito coerente, pois os estatutos permitem a direcção fazer este tipo de coisas na camisola alternativa.

    PS- Estes "novos" estatutos na minha opinião não estão bons, saíram uma valente cagada (deculpem a expressão).

    M1904

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas alterar o cor do equipamento alternativo não significa colocar lá um emblema que não é o do Benfica.

      AM

      Eliminar
  4. Meu caro, tudo serve para você criticar, mesmos as coisas que são o reflexo do passar dos tempos... tenha calma consigo, respire fundo e não veja fantasmas em tudo o que mexe. Não existe qualquer problema com o símbolo, só na sua cabeça.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Benfiquista (da treta)

      Então os associados que em assembleia geral que alteram os Estatutos e o Regulamento Geral.

      Eu sou associado do Sport Lisboa e Benfica. Não sou do Futebol Clube de Lisboa. Nem cacique de ninguém. Só da minha consciência. Por isso aprendi a criticar quando não concordo. Por isso sempre houve eleições. Esses malandros dos críticos que por vezes não reconduziam os dirigentes que se propunham a ser reeleitos.

      Eu chamo-me Alberto Miguéns. Não se esconda atrás de uma palavra nobre. Dignifique o termo dizendo quem é. Diga quem é que eu dir-lhe-ei para que serve! Por enquanto não passas de um cobarde! Escondido!

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    2. Claro que existe um problema com o símbolo. Existem estatutos que têm de ser cumpridos. O símbolo tem de ser respeitado. Tal como o senhor por certo crítica quando a lei não é respeitada, aqui os estatutos do clube não estão a ser respeitados, logo a crítica tem de ser feita.

      Eliminar
    3. Curioso, já viu, caro Alberto?

      Há muitos Benfiquistas que devem perguntar-se porque escolheram ser adeptos do Sport Lisboa e Benfica e não de outro qualquer clube, se nem conhecem a Alma do clube. Um período de reflexão.

      «O sucesso pode testar o carácter de um homem tão severamente quanto o mais poderoso adversário.»

      Para o Benfica, perder a sua Alma é sair derrotado - sejam quais forem os títulos conquistados. Que nunca perca o Alberto, defensor dessa Alma!

      Cumprimentos,
      Isaías

      Eliminar
  5. Tanta coisa por causa da cor lol.. ja viram os equipamentos e emblemas do Chelsea , Real Madrid , atletico e Man United?.. Futebol agora é um negócio e temos de estar preparados para situações destas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo.

      Se gosta está contente. eu com não gosto e sei que o emblema está regulamentado exactamente para isso. para cada um não fazer o que quer. O Clube tem 112 anos. Não tem 12 ou 24. Tem 112.

      Agora não me obrigue a gostar.

      O que que preocupa é que Benfiquistas é que o Benfica actual começa a deixar ao Benfica do futuro! Vai ser à FC Porto!

      Os fins justificam todos os meios?

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    2. Mas agora porque os outros o fazem nós teremos de fazer o mesmo?
      Há coisas que não estão, ou não deveriam estar, à venda. E o emblema é uma dessas coisas!

      Luis

      Eliminar
  6. Não sei se é ilegal ou não... o que acho é que no emblema não se deve mexer.
    O emblema oficial não é aquele que está presente no equipamento alternativo.
    Não briquemos com coisas sérias... nem tudo é passivel de ser vendido!

    Já agora, devo igualmente referir que, para mim o Benfica equipa de vermelho no primeiro equipamento e, de branco no segundo. Tudo o restante é invenção! E, se querem inventar façam um terceiro equipamento e já podem brincar "ao marketing"

    Luis

    ResponderEliminar
  7. O Miguéns é o farol do meu Benfiquismo, portanto...

    ResponderEliminar
  8. Caro Miguéns,
    Se seguirmos literalmente o Regulamento Geral, o símbolo do equipamento principal também não será ilegal? Onde estão os raios e o aro amarelo-dourados? E a águia onde tem as garras?

    Um abraço!

    PS: Cumprimentos pelo seu blog que é riquíssimo para os adeptos do Benfica e continue sempre independente como até à data.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro,

      Excelente questão.

      Sabe que não foi por acaso. A ideia dos fundadores era dar dinâmica a um emblema que é estático como é evidente. A Águia agarrava no lema do clube e de asas abertas elevava-o para o Céu. Para o infinito. Atrás levava todo o emblema. Como este simbolizava o Clube era uma forma de mostrar a elevação de princípios do Clube.

      Agora no actual. A Águia em cima de uma roda, a descansar até podia ter as asas junto ao corpo. Mas até este último emblema, nos outros respeitou-se sempre essa ideia inicial de levar para o Céu o «E Pluribus Unum», ou seja, o Clube.

      Os nossos fundadores era tudo "gente" com muita classe e inteligência. Que sabiam a importância da simbologia como agregadora e motivadora num tempo em que não existiam imagens em movimento. Vídeos motivacionais, ou lá o que é isso! Só fotografias e a preto-e-branco. Que orgulho! Foram grandes! Legaram-nos um Clube com nível de excelência.

      Um abraço e obrigado. Espero nunca o desiludir!

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  9. Alberto Miguéis, afinal o emblema está ilegal devido às 3 estrelas ou devido a ser monocromático?
    Se for devido à segunda opção devo lembrar que todo o documento a cores deve ter uma alternativa monocromática (senão o documento com Regulamento geral também está ilegal).
    NOTA: por acaso gosto do símbolo monocromático, mas eu sou esquisito: até chamo estádio da Luz ao estádio do Sport Lisboa e Benfica.
    Antonio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro,

      1. As estrelas não fazem parte do emblema. Fazem parte do equipamento. O SLB é que deixa a UEFA fazer isso ao emblema. Há clubes que não permitem;

      2. É ilegal por ser cor-de-laranja ou lá o que é! O Regulamento define cada cor para cada componente!

      Saudações

      Alberto Miguéns

      NOTA: Eu também posso pôr-me a fazer variações ao emblema. A desenhar símbolos. Mas eu não sou o Benfica. O Benfica é o conjunto de todos os seus associados que se regem pelos Estatutos. Para que servem os Estatutos e o Regulamento Geral?

      Eliminar
    2. Aceito a sua visão.
      Acho inaceitável o Benfica permitir a ligação/junção das estrelas ao emblema.
      O emblema ser todo de uma cor, é aceitável (pessoalmente gosto), se não fosse, todos os documentos monocromáticos seriam ilegais pois teriam um emblema não "falsificado".
      De qualquer modo acho mais censurável um emblema com as estrelas do que o monocromático.
      Mas isto é a minha opinião... aceito o contrário.
      António

      Eliminar
  10. Isso tem uma palavra, chama-se evolução os "velhos", os "tradicionalistas", os "corruptos" detestam mudanças que podem traduzir em perda de poder, dinheiro ou até influencia. A vida faz se evoluções, evoluções que trazem sempre a longo prazo um bem maior. É assim nada vida como no futebol. Por isso aceitem a mudança e encarem como um bem maior e não tenham medo do desconhecido, tal como os nossos grande e ilustres antepassados tiveram quando partiram à descoberta de um mundo novo sem medo de evoluções....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os "corruptos" são os que gostam mais de mudanças. Aliás vivem delas.

      AM

      Eliminar
    2. Anónimo,

      Com "corrupto" está a referir-se ao número de sócio de Luís Filipe Vieira ou dos milhões das transferências perdidos antes de chegar às contas do clube?

      Com "tradicionalistas" está a referir-se a chamar-se Júlio a Cosme Damião sem qualquer documento ou ao número volátil de fundadores?

      Com "velho" está a referir-se ao clube que sobreviveu uma centena de anos com a sua alma estatutária e documentada ou àquele clube que até para ser mais "velho" foi inventar que nasceu no séc XIX?

      Tenha decência. Com o Benfica não brinca.
      Isaías

      Eliminar
    3. Excelente Isaías.

      O meu sincero agradecimento por este comentário, não seria capaz de ser mais lacónico.

      Saudações TRIGloriosas.

      Eliminar
  11. Os Benfiquistas têm todo o direito em ter e dar as suas opiniões. O Benfica é assim desde sempre. Podem pensa: Naquele clube falam de tudo e mais alguma coisa. Têm sempre algo a dizer. Pois é! É Benfica. Quando se ama até os sinais minúsculos se tornam gigantes.

    Só os Benfiquistas percebem os Benfiquistas. O Benfiquismo é uma espécie de ciência oculta para sportinguistas e portistas. Que continue assim...

    Saudações

    Alberto Miguéns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande verdade Alberto. "Quando se ama até os sinais minúsculos se tornam gigantes".

      É isso mesmo.

      Em relação a este assunto, confesso que não me apetece tecer comentários se bem que o que está nos estatutos é para mim regra canónica ponto final. Fazer dinheiro com a produção de novas variantes é um sinal dos tempos e tenho prazer em revisitar as minhas camisolas da adidas (1987/88 e 2004/2005) e da Hummel (1992/93). Mas só isso!

      O emblema, todo em vermelho, tem a sua beleza gráfica mas confesso que me sinto ferido pois não é o emblema da história do Benfica.

      Já a cor preta do equipamento alternativo... Diz-se que o preto atrai mais visibilidade o que pode ser negativo :-))))

      http://www.npr.org/2012/04/26/151383136/power-dis-play-teams-in-black-draw-more-penalties

      Pessoalmente sou contra. Vermelho - branco como principal e branco - branco como secundário.

      Saudações TRIGloriosas Alberto. Neste marasmo que vivemos nesta espécie de vácuo entre épocas, é bom Benficar aqui no EDdB.

      Eliminar
  12. GRande SR.Alberto.Nao vale a pena estar a responder a estes pseudo Benfiquistas da treta.Nos que amamos o SPORT LISBOA e BENFICA,claro que nos doi na alma ver o simbolo e as cores do SLB travestidas.Como eu gostava de estar cara a cara com estes gajos.Talvez venham a ter uma surpresa um dia destes.Mas veja que estes carneiros sao assim em tudo na vida,na politica e em tudo mais so comem a palha que os poderosos querem.Nao conseguem pensar pela cabeça deles.Quem manda diz que e assim e eles nem tentam ver a realidade.O Benfica tem estatutos caramba.Acho que nunca os devem ter lido.Tenho nojo so de pensar que sao socios como eu.Mas nos os verdadeiros iremos continuar a ir semanalmente de norte a sul a seguir o NOSSO clube qualquer que seja o simbolo ou a cor dos equipamentos.Um dia destes o orelhas poe a camisola verde as riscas e estes merdas vao dizer que esta tudo bem.Eu como muitos amigos meus temos uma grande admiraçao por si SR.Alberto.Nunca deixe este blog morrer.VIVA COSME DAMIAO,VIVA O SPORT LISBOA E BENNFICA.SEMPRE PRESENNTES 1992.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro,

      Agradeço as simpáticas palavras e espero continuar a ser merecedor delas.


      Sejam críticas a favor ou contra merecem consideração e "troco" na mesma proporção.

      Como diz e eu acrescento. Até sem emblema, desde que seja de "Manto Sagrado", nunca os deixaremos sós!

      Claro. Começa a haver no Benfica um culto de personalidade em vez de ser ao Clube o que faz com que quem toma as decisões as faça levianamente. Como no FC Porto!

      Quanto a este blogue adapto a seguinte frase:

      Há blogues que lutam um dia e são bons,
      há outros que lutam um ano e são melhores,
      há os que lutam muitos anos e são muito bons.
      Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis.

      VIVA O "GLORIOSO"

      Que se caminhe rumo ao TETRA. O Infinito sempre foi o limite da Águia Rubra.

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  13. Poderia fazer-se uma petição para que haja a substituição do símbolo a vermelho pelo símbolo original, para isso temos os estatutos do nosso lado, não podendo haver a desculpa que deram quando se ia colocar a imagem de Eusébio, e a adidas colocou a águia, alegando que já tinham sido manufacturadas muitas camisolas.

    ResponderEliminar
  14. Saudações Benfiquistas a todos antes de mais,

    É a primeira vez que escrevo neste espaço blogosférico apesar de o acompanhar e a primeira coisa que me apraz dizer é que admiro a Paixão e o Benfiquismo de muitos dos intervenientes.

    Sem mais demoras, vou directamente ao assunto que tem causado tanta celeuma, a utilização do logótipo do Sport Lisboa e Benfica a vermelho sobre fundo preto e por conseguinte, omitindo as restantes cores do logótipo na sua versão original. Em seguida devo acrescentar que tenho competências profissionais que me permitem gozar de alguma largura nesta área, sou designer gráfico e a minha especialidade são as identidades das marcas.

    Considerar Ilegal esta utilização no equipamento secundário, na minha modesta opinião, faria sentido se uma outra instituição que não o SLB, pegasse no símbolo e o usasse indevidamente, ou se, por desleixe das partes responsáveis envolvidas, não respeitassem a sua integridade, distorcendo ou deslocando elementos basilares do layout intrínseco do símbolo. O logótipo do Benfica também é usado a preto e branco em faxes por exemplo - qualquer logótipo bem desenvolvido tem diversas versões a uma, duas, quatro cores. O branding das marcas e as suas guidelines são documentos que ajudam a perceber como o logótipo pode e deve ser utilizado em diversas circunstâncias e eu tenho a certeza que das duas uma, ou esta versão está efectivamente prevista no manual de normas de utilização - como outras tantas que seguramente nos passam ao lado - ou então vai estar no futuro e/ou temporariamente porque se consegue uma maior versatilidade e abrangência da marca Benfica e do seu logótipo. Porquê? Porque as marcas são dinâmicas e acompanham os suportes onde são expostos; Porque o vermelho é a cor patrimonial do nosso Clube; Porque o preto tem sido utilizado em equipamentos secundários e pelos vistos, com sucesso nas vendas. Não esquecer a importância e o enquadramento do marketing que tem ajudado a exultar a marca portuguesa de topo que é o Sport Lisboa e Benfica.

    Para finalizar e aproveitando para afirmar a minha total ignorância jurídica, considero qu questionar a sua utilização num enquadramento de modernização/moda é uma coisa, agora dizer que é ilegal... bom, nada como faler com um advogado que certamente saberá qual o veredicto deste quid pro quo.

    Oxalá estejam enganados, esta camisola é LINDA e eu quero uma. VIva o Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro

      Eu se for preciso utilizo um eufemismo.

      1. O emblema não é ilegal. O Benfica no equipamento alternativo vai utilizar um emblema que não é o dele. Dele entenda-se SLB;

      2. O Emblema está regulamentado por decisão dos associados em assembleia geral. Exactamente para precaver abusos. Situações destas.

      3. O Clube é dos seus associados. Não pertence a empresas de marquetingue, designeres (desenhadores), inovadores, experimentadores. São os associados que mandam naquilo que é seu.

      4. Um dia até pode haver uma outra composição de cores. O vermelho é monótono. Só permite por três riscas e tirá-las (enquanto for a ADIDAS). Se as novas tendências ditam o vermelho ondulado faça-se, em nome das novas tendências (mais os €€€€€€€€€), ondas na camisola. O que se pretende é abrir a caixa de Pandora para ir alterando tudo no Clube para que este sorrateiramente vá deixando de o ser enquanto conjunto de pessoas organizadas pelos Estatutos e Regulamento Geral. Uma empresa gerida por negociantes encoberto sob a capa de um clube com 112 anos ou mais (terá mais quando isso consumar-se).

      5. Não são necessários advogados. O SLB não é uma empresa. A situação resolve-se em assembleia geral por votação dos associados. Se os associados votarem o Benfica até pode equipar à arco-íris que é um conjunto de cores "politicamente correcto" e daria muitos €€€€€€€€€€.

      6. Os negociantes que tomaram o lugar dos associados nas decisões dos sócios vão entrando de pantufas. Em várias áreas. Nesta dos símbolos: Primeiro foi deixar de usar o branco como alternativo (aceitava se o SLB tivesse sempre um 3.º alternativo branco. O SCP aqui é um bom exemplo). Depois foi colocar a Águia estática, a descansar, de perna aberta em cima de uma roda de bicicleta em vez de manter a tradição. A agarrar (isso mesmo com garras) o listão e elevá-lo para o Céu. Agora o emblema com icterícia. Amanhã será outro. Até já quiseram mudar o sentido a E Pluribus Unum! Quando Félix Bermudes é explicito no sentido. Não sabiam latim? Paciência. O que eles pensavam e queriam era superior à tradução literal. Tudo tem a ver com vidas sem vergonha que depois não permitem respeito por valores intocáveis. Princípios de quem nos fundou e nós não temos o direito de achincalhar só porque dá mais ma$$a. A menos que os associados (que são soberanos assim decidam).

      7. Compre duas. Uma por mim. LINDO é o Benfica!

      A Alma e os valores não se vendem. Eu não vendia os da minha família biológica.Não gosto de ver vender os da minha família social (SLB).

      Viva o Benfica!

      Alberto Miguéns

      NOTA1: Quando o Benfica era Benfica existiam até tradições que nem estavam nos Estatutos e Regulamento Geral e eram levadas às AG´s para os associados pronunciarem-se como foi o caso (mas houve mais) de só poderem jogar portugueses na equipa de futebol. As Direcções podiam contratar estrangeiros pois nunca houve artigos dos Estatutos e Regulamento Geral a impedi-lo. Mas como era tradição foi pedido aos associados que tomassem a decisão. O emblema do Benfica está regulamentado. E não me interessa se acham feio ou lindo. É o meu enquanto Benfiquista. O resto é querer atirar areia para os olhos das pessoas.

      NOTA2: No FC Porto é que se altera a data de fundação porque interessa. No Benfica também se tentou fazer isso, em 2011, e não foi possível.

      Eliminar
  15. Tinha na ideia que foi o Rui Costa que trouxe as estrelas de Itália para a Luz e que cada uma correspondia a dez títulos.

    Miguel

    Comentário pelas 11:54.


    Caro Miguel,

    Não foi. Foi o jornal "O Benfica" em 2008. Um dia destes vou fazer um texto acerca da importância do Semanário para o bom gosto no Benfica. Desde 1942.

    AM

    ResponderEliminar
  16. Queria apenas deixar o meu muito obrigado ao Alberto Minguéns por se manter o mesmo, íntegro, benfiquista, sempre sem se deixar ir em modas ou ignorar o que não deve ser ignorado.
    As verdades são para se dizer e até em Assembleia Geral mudarem as regras, estas deverão ser aplicadas. Só lamento, que quem devia assim defender o clube se vergue aos ditames de uma marca que pensa em tudo globalmente e não se preocupa minimamente com a história do clube.
    Vão até ao ponto de dizer que esta camisola é um hino em camisola, como se o Ser Benfiquista fosse o Hino do SLB. Enfim...

    ResponderEliminar
  17. Caro Alberto,

    Antes de mais obrigado pela sua resposta. Vejo em cada palavra sua muito Benfiquismo e isso enriquece ainda mais a discussão. Permita-me retribuir:

    Pode suavizar os termos que emprega mas o título deste post continua a ser "Este Emblema é ilegal". E eu continuo a discordar, com todo o respeito. É apenas uma versão temporária do original que está alinhada com as cores do equipamento alternativo para esta Época que todos aguardamos ansiosamente que começe.

    1. Este equipamento apesar de ser o alternativo continua a ser do Sport Lisboa e Benfica (SLB).

    3 e 5. O Clube é efectivamente dos seus associados, espero não ter dado a entender o contrário! No entanto a Benfica SAD é legítima e tem parceiros com quem trabalha, diariamente, para continuar a engrandecer o Bom Nome do Nosso Clube. A Benfica SAD emprega muitas pessoas. Hoje em dia, como outras instituições, os clubes são empresas também.

    6. Também prefiro o branco como alternativo. Assim de repente vem à memória o 4-4 com o Bayer Leverkusen. Quanto à águia, a única coisa em que discordo consigo é relativamente à "icterícia". A Águia não deixa de ser dourada, "agora" graficamente amarela e não mais, por questões estritamente técnicas do ponto de vista do design e fáceis de explicar, se estiver interessado.

    7. O Benfica está acima de qualquer equipamento e sim, é lindo e imortal.

    Espero não o ter aborrecido com as minhas palavras, se todos gostassem de amarelo... bom, aí estariamos sempre de acordo e acredito que as nossas vidas seriam bem mais chatas.

    Viva o Benfica!

    João Franco



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João Franco

      Evidentemente que não aborrece. Era o que mais havia de faltar. Eu digo o que penso (embora primeiro pense no que vá dizer) e quem tem o "trabalho" de ler o que penso e ainda faz comentários (que envolvem disponibilidade intelectual e tempo ocupado para o fazer) não ter direito a dar a sua opinião. Benfica é Liberdade!

      Serão sempre bem vindas. Desde que não insultem o SLB, dirigentes, treinadores e atletas do Clube ou terceiros (leitores que comentam) sempre que quiser terá aqui - tal como qualquer leitor - espaço para dar a sua opinião livremente. Só deixo uma pessoa ser insultada. Eu próprio. Entenda-se que insultar não é sinónimo de criticar Crítica que pode ser construtiva, é de fazê-la à vontade. Eu também o faço.

      Viva o Glorioso!

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  18. Comentário em 16:03

    Ups, fui censurado...


    Caro Anónimo. Não foi censurado. Foi mal educado para um leitor deste blogue.

    Reformule a crítica a Viriato Viseu e eu edito. Jamais permitiria transformar este blogue numa lixeira. Acima da liberdade está a responsabilidade. Acima do Benfiquismo - e nem era esse o motivo, este era puramente desavenças pessoais - está a Cidadania e urbanidade.

    Tal como se o Anónimo (mesmo não sabendo quem é) comentar jamais permitirei que lhe façam o que quis fazer a um leitor deste blogue.

    Fique bem.

    Viva o Benfica! (clube que tem uma Águia como símbolo de elevação)

    Alberto Miguéns

    ResponderEliminar
  19. Caro Alberto,

    https://www.facebook.com/tudoportibenfica/photos/a.527662617247756.133093.526975073983177/1859890077358330/?type=3&theater

    É possível enviar-me uma cópia do regulamento? tudo.por.ti.benfica@gmail.com

    Cumps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Jaime

      Não consigo. Só tenho policopiado em papel A4. São 129 páginas.

      Mas se for associado penso que tem direito a consultar na Secretaria Geral do Clube. agora se cumprem esse direito já é outra conversa. O Benfica mudou muito. Há uns anos deixavam pois era um dos direitos dos sócios.

      Gloriosas TETRAsaudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  20. Caro Alberto Miguéns.

    Ler as suas intervenções e posts que vai criando no seu blog, são um deleite para o civismo, respeito e boa educação.

    Todos os benfiquistas deveriam ter esse respeito e boa educação para com os que sabem muito mais sobre o Sport Lisboa e Benfica, da forma como o Alberto sabe.

    Alguns podem vir a dizer nos seus pensamentos "Olha um lambe botas", pois eu estou a borrifar-me para esses pensamentos.

    Concordo com os estatutos e regulamentos, pois são a riqueza que os fundadores deixaram para que o Benfica viva eternamente naquilo que foi o objectivo original e elevado, para ser o Melhor de Portugal e também do Mundo.

    Um exemplo de valores, respeito, desportivismo e rivalidade desportiva nas modalidades que consagram este clube com o devido respeito para os restantes clubes que competem com o SLB.

    Agradeço e espero que consiga manter este seu Espírito e Benfiquismo.

    Um bem haja.

    Nuno Silva

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: