ESTE BLOGUE TEM ORGULHO EM DIVULGAR TODAS INICIATIVAS DE INTERESSE PARA OS BENFIQUISTAS.
O «Movimento Servir o Benfica» tomou a iniciativa de reunir assinaturas (10 000 votos) para solicitar a convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária com o seguinte objectivo (clicar) seguindo o que está previsto nos Estatutos (revisão em 2010) no ponto 3 do artigo 55.º.
Atenção ao articulado (ponto 5. e 6.)
Os associados que assinarem o requerimento têm de estar presentes arriscando na ausência perder direitos durante dois anos (ponto 6.) Além disso a não presença de, pelo menos 6 667 dos 10 000 votos inviabilizará a realização da Assembleia (ponto 5.). Quem assinar terá de contar que estará presente - as ausências serão por total impossibilidade - pois no Benfica é extremamente difícil os associados conseguirem que o presidente da Mesa da Assembleia Geral (PMAG) aceda ao desejo dos associados além das dificuldades em conseguir 10 mil votos e que depois estes estejam - pelo menos dois terços - presentes quando a AGE for marcada. Mas há mais...
Na revisão anterior (Estatutos de 1996; artigo 46.º) era muito mais fácil pois todos os associados com direito a voto podiam convocar a AGE não necessitando da concordância do PMAG. Os associados eram soberanos apenas sendo necessários 0,5 por cento dos sócios efectivos existentes. Assim se o clube tivesse, por exemplo, 100 mil associados efectivos com mais de um ano de filiação seriam necessários 0,5 por cento, ou seja, 500 sócios. Calcula-se que actualmente sejam cerca de 85 mil, embora aquando das últimas eleições, o número não tenha sido divulgado mas era este o valor de que se falava. Em baixo digitalização do artigo 46.º da revisão estatutária de 1996 (a anterior aos actuais Estatutos em vigor desde 30 de Abril de 2010.
Aliás penso que até será anticonstitucional, a alínea d) do ponto 2. do artigo 17.º da revisão estatutária de 2010 pois não podem existir associados de um clube impedidos de poder convocar Assembleias Gerais. Sem conhecimentos jurídicos tenho ideia que viola o artigo 13.º (Princípio da Igualdade) da Constituição da República Portuguesa. É inacreditável ser associado e não poder participar na convocatória da reunião magna dos associados.
Assinaturas a serem recolhidas junto à «Estátua de Eusébio» (clicar).
Alberto Miguéns
NOTA: Como fiz referência aquando das Eleições colaborarei sempre com todas as iniciativas que considere de interesse para o Benfiquismo, ou seja, naquilo que pessoalmente interprete sendo de interesse como é este caso. Aquando das Eleições tomei posição pela Lista D - depois votaria nulo, ou seja, votei contra o voto electrónico, pelas razões que expliquei (clicar) - e embora o «Movimento Servir o Benfica» não tenha concorrido mas tenha apoiado - pelo menos alguns dos seus elementos - a Lista B passadas as Eleições, o Benfiquismo não tem listas. É uno.
Caro Alberto: Muito Obrigado!
ResponderEliminarUma pequena nota, a minha opinião pessoal é que o que se passou no dia 28 não teve rigorosamente nada a ver com o Benfiquismo, tal como o actual presidente em funções, que só tem dado mostras (mais uma vez, na minha estrita opinião) de ser totalmente exógeno ao conceito de Benfiquismo.
Só podem convocar AGs do Clube os sócios com bigode, com mais de 70 anos, e que tenham sido sócios do SCP e do FCP, e tenham sido Presidentes de pelo menos 2 clubes que tenham estado na 1ª divisão, e em simultâneo.
ResponderEliminarAcho que nada no Benfica é surpreendente, pelo menos depois de um Presidente da Mesa da AG ter dito que ele é que "mandava nisto".
Viva o Benfica
Ou muito me engano e espero estar redondamente enganado, ou vem aí uma tempestade perfeita no Benfica, é só esperar pelo fim do mês e já saberemos
ResponderEliminarNão a podendo subscrever, se houver assembleia lá estarei,
ResponderEliminarUma assembleia geral para discutir os termos da eleição já feita?
ResponderEliminarIsto foi ideia do Trump?
Caro
EliminarEu penso que será mais para contar os votos em papel! Se houve votos em papel para que serviram? Não entendo haver votos e não serem contados! É incompreensível gastar empo e dinheiro para ter votos em papel e depois deitá-los para o lixo. Então era melhor estarem quietos.
Saudações
Alberto Miguéns