SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

27 outubro 2020

Eu Voto Nulo

27 outubro 2020 3 Comentários

OU SEJA, VOU VOTAR DE ACORDO COM A MINHA CONSCIÊNCIA CÍVICA E BENFIQUISTA, TAL COMO EM 2012 E 2016.



Não se alteraram os procedimentos eleitorais por isso votarei em 2020 como votei em 2012 e 2016. Nulo!

 

NOTA INICIAL: Sou apoiante de Rui Gomes da Silva. 
Sempre que escrever algum texto que tenha relação com as eleições colocarei esta nota. Peço desculpa aos leitores habituais (pode tornar-se repetitivo) mas há sempre quem venha pela primeira vez ao blogue e não quero equívocos. Claro que há sempre o reverso. Parece propaganda a favor de um candidato, mas entre não dizer e parecer opto por dizer mesmo que pareça.

 

Para mim

A civilidade, urbanidade, universalismo e Cidadania estão acima do Benfiquismo. Não confio neste tipo de voto electrónico, como não confiava em 2012 e 2016, por isso vou votar em 2020 como votei nessas duas últimas eleições.

 

Não acredito neste tipo de votação, mas acredito que possa haver voto electrónico

Mas realizado de outra forma. Como.

1. O Benfica organiza as Eleições (o Regulamento Geral do Clube aprovado pelos associados em 1968 devia estar actualizado, não estando devia ser criado um Regulamento Eleitoral para 2020 de acordo com os candidatos a presidente da Mesa da Assembleia Geral de cada Lista);

2. A entidade que supervisiona a votação, modelo e sistema, tem de ser uma empresa de informática certificada e conceituada;

3. O Regulamento Eleitoral devia contemplar:

3.1. Entrega prévia a todas as Listas concorrentes dos cadernos eleitorais discriminando quantos associados (e quais) têm direito a um voto, cinco votos, vinte votos e cinquenta votos;

3.2 Entrega posterior a todas as Listas concorrentes dos cadernos eleitorais com os associados que exerceram o seu direito de voto votaram assinalados para saber quem foram os votantes (podendo ser divulgado para saber se houve alguém que tivesse votado por ele ou eles sem que fosse ele ou eles).

4. Declaração dos resultados eleitorais obtidos na votação electrónica, de forma provisória, até ser concluída a recontagem obrigatória dos votos físicos (em papel).

 

Foi-me dito em 2010 ou 2011

Por quem organizou os anteriores actos eleitorais que «se não fossem pessoas de bem e honestas podiam viciar eleições», alterando o sentido de voto, votando por quem sabem que não terá condições para votar ou sabendo quem votou em quem, pois o voto só é secreto se não quiserem comparar a cronologia do carregamento de votos no cartão com a cronologia de voto no descarregar os votos nas urnas electrónicas. Podiam fazer trafulhice. Só nunca fizeram nem farão por serem gente honesta e de bem. Acredito, mas para mim sobrepõe-se sempre esta frase. SEMPRE:


 

Como quero que tudo seja transparente

Não aceito ter dúvidas que posso ser enganado, mesmo que acredite que sejam todos gente de bem e honesta. Também quero que pareçam. Por isso voto nulo.


Não quero

Estar desconfiado que me estão a enganar. Que a Lista A tenha vantagem perante as outras pois tem acesso a tudo e as outras listas não têm acesso a nada. Injusto e imoral. Um pecado em Democracia. Ficarei desconfiado até que a Lista A escolherá as percentagens não só da sua Lista, como das outras e até dos votos em branco. Ficará em segundo, terceiro e quarto lugar, incluindo os votos em branco, quem a Lista A quiser e com as percentagens que quiserem. Pode não ser assim, mas ficarei sempre com essa sensação. Para não sentir que me enganam, votarei nulo.


Se votasse... votaria Lista D

É aquela que tem, para mim (como é evidente, pois é opinião pessoal) as melhores Ideias para engrandecer o Ideal Benfiquista.

1. Não se limita a querer ser Doméstica e estar Domesticada. Interessada apenas em "fazer Pentas e Decas e não sei mais o quê" e pelo meio dar abébias a outros clubes;

2. Não se limita a fazer do Benfica um "vagão de comboio de mercadorias" da II Divião Europeia que avança lentamente para poder servir as "carruagens de um comboio de alta velocidade" da I Divisão Europeia, que param para serem abastecidos pelo vagão;

3. Não se limita a fazer do eclectismo apenas um modo de ter. Quer ser ecléctico a vencer;

4. Não se deixa ultrapassar pela evolução rápida do "Mundo do Futebol" mas sabe antecipar o que irá ocorrer e preparará o Futebol do Clube para estar numa Superliga Europeia (se for organizada) ou liderará o processo junto de outros grandes clubes que possam ficar excluídos para ser alternativa a um Supergrupo de clubes dos cinco países mais poderosos;

5. Não terá dó, nem piedade de alguns adversários não querendo "ter rivais fortes" a nível doméstico. Quer é que os rivais fortes estejam para lá da fronteira com Espanha;

6. Não terá discursos erráticos, desvirtuados e ultrapassados, que com o tempo se mostre que afinal as intenções eram outras;

7. Não terá qualquer dificuldade em ouvir os associados e construir com eles uns Estatutos e Regulamento Geral em que sejam os associados a decidir como é gerido e organizado o Clube em vez dos funcionários decidirem pelos sócios. Ou seja, quem paga recebe ordens de quem é pago. Um oiràrtnoc oa acifneB;

8. Não terá contemplações para quem tentar viciar a História do Clube e das competições em que o «Glorioso» participa;

9. Honrará todos os atletas do Clube, sejam mais ou menos mediáticos, dêem mais ou menos visibilidade nos média;

10. Será escrupulosa na administração dos bens de todos e não delapidará património desportivo em nome de interesses imobiliários.


Vou votar nulo, mas repito: se votasse, votava Lista D. Para mim a que tem melhores ideias e capacidade para as colocar em execução. 

Lista D: Decisão, Democracia, Dinamismo, Disponibilidade, Decência, Desenvolvimento e Dignidade, por exemplo. Dê de definição e dê de determinação.


Que cada um decida em consciência

No modo como votar e em quem votar para que o Benfica seja cada vez maior e mais importante.


Se o processo eleitoral fosse Democrático (se o tivessem conseguido alterar) em 2020

Em votaria, inequivocamente, na Lista D. Sem tibiezas nem incertezas, mas não conseguiram. E a minha desconfiança (cívica) é superior ao meu Benfiquismo (querer votar na Lista D).


Como todas as Listas concordam com a forma como vai ser realizado o acto eleitoral só posso dizer

Os vinte associados que compõem a Lista que vencer (mesmo eu votando nulo) serão, com legitimidade, os meus dirigentes para o quadriénio 2020/2024. Elogiarei quando tiver que elogiar, farei reparos quando tiver que fazer. Criticar é tanto "dizer bem, como dizer mal". Farei o que sempre fiz desde 18 de Janeiro de 1979 (inscrever-me como associado do SLB), mais publicamente desde setembro de 1993 (convidado pelo senhor presidente Jorge de Brito) e aqui no blogue desde 28 de Fevereiro de 2011, como consta do editorial (clicar).


Ganhe quem ganhar, que vença o Benfica!

 

Alberto Miguéns


NOTA FINAL: Atenção aos comentários. São todos bem-vindos, desde estarem totalmente de acordo com a minha opinião como estarem totalmente em desacordo com ela. Têm é de ser comentários que estejam relacionados com o que foi escrito no texto, como é evidente. Não faz sentido comentar o que não foi motivo de comentário, como já expliquei (clicar)

3 comentários
  1. é uma afronta ao historial do clube a forma como estas eleições foram conduzidas. Espero sinceramente que seja a ultima vez que temos eleições nestes moldes.
    Finalmente, que todos vão votar em consciência, seja no Luis, no João ou no Rui (ou em branco/nulo) e que amanhã sejamos todos apenas e só BENFIQUISTAS.
    Mas Benfiquistas com sentido critico, que ganhe quem ganhar temos todos de dar mais pelo clube!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Daniel Oliveira

      Comentário simples (mas o contrário de simplista) que diz tudo.

      Viva o Benfica!

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  2. Eu já votei RGS, porque tenho de ficar de bem com a minha consciência, e que tudo fiz para que fosse feita a mudança que urge.
    Eu compreendo os seus argumentos, caro Miguens, no entanto penso que votar nulo é não votar em nada.

    Talvez eu ainda seja ingénuo, mas quero acreditar que as eleições terão um resultado credivel.

    Eu não acredito em Veira, porque é uma pessoa que diz uma coisa e o seu contrário com a maior facilidade do mundo, e porque tem vindo a deteriorar o desempenho desportivo do nosso Clube alicerçado numa má gestão desportiva.

    Mas mal seria que o nosso Clube fosse transformar umas eleições numa ópera bufa.

    Quem ganhar terá legitimidade para conduzir os nossos destinos, e quem for vencido deve manter o escrutínio, a não ser que faça como as aves de arribação e nunca dele se ouça mais falar.

    Viva o Benfica

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: