SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

25 abril 2019

Obrigado, Salgueiro Maia

25 abril 2019 6 Comentários
PELO PODER DE DECISÃO, TEMERIDADE E CORAGEM ASSUMIDOS HÁ 45 ANOS.



Um capitão Benfiquista. De Santarém a Lisboa, chegou, viu e venceu. E retirou-se para de onde tinha vindo não querendo protagonismo, vaidades fátuas e honrarias traiçoeiras. nem influenciar o que já não era função dele. Uma lição que praticamente ninguém aprendeu em Portugal mesmo, muitos daqueles, que fazem dele o HERÓI DO 25 DE ABRIL.

(clicar na imagem para visualizar com mais qualidade)



A Salgueiro Maia

Aquele que na hora da vitória
Respeitou o vencido


Aquele que deu tudo e não pediu a paga


Aquele que na hora da ganância
Perdeu o apetite


Aquele que amou os outros e por isso
Não colaborou com a sua ignorância ou vício


Aquele que foi «Fiel à palavra dada à ideia tida»
Como antes dele mas também por ele
Pessoa disse


Sophia de Mello Breyner Andresen



Era uma vez um Homem
Que na madrugada de 24 para 25 de Abril de 1974 reuniu os seus homens na parada da Escola Prática de Cavalaria, em Santarém e disse: «Meus senhores, como todos sabem, há diversas modalidades de Estado. Os estados sociais, os corporativos e o estado a que chegámos. Ora, nesta noite solene, vamos acabar com o estado a que chegámos! De maneira que, quem quiser vir comigo, vamos para Lisboa e acabamos com isto. Quem for voluntário, sai e forma. Quem não quiser sair, fica aqui!»



Era uma vez um Homem
Que com os seus soldados, temerário: «Com meia dúzia de carrinhos de combate marchou de madrugada entre Santarém e o centro de Lisboa, no Terreiro do Paço!» Clicar para 2011 «Salgueiro Maia».



Era uma vez um Homem
Que enfrentou, com perigo de vida, carros de combate a sério mas não teve medo e disse: «Rendam-se!» Clicar para 2014 «Gosto de Quem Responde Antes de Perguntar».



Era uma vez um Homem
Que depois de cumprir o objectivo que tinha assumido (ocupar a Praça do Comércio) sabendo que o Presidente do conselho estava refugiado na GNR disse: «Vamos à GNR ao Largo do Carmo!»



Era uma vez um Homem
Que perante a resistência não hesitou: «Ou os governantes entregam-se ou em deito abaixo o quartel a tiro com as chaimites e blindados!» Clicar para 2018 «O Estado A Que Chegámos».



Era uma vez um Homem
Que depois de ser Herói: «Decidiu - missão cumprida - regressar a Santarém, ao quartel e fazer o que tinha de ser feito. Voltar a ser mais um militar!» Clicar para 25 de Abril de 2011 logo no início deste blogue.



Os Mais Belos Olhos da Liberdade

Alberto Miguéns


NOTA1: Em breve neste blogue colocarei uma entrevista/conversa que outro Benfiquista teve a paciência de me conceder, na «Associação 25 de Abril», na passada segunda-feira, o coordenador das acções de todo o Movimento do MFA na madrugada e dia 25 de Abril, com o código de "TIGRE", Major Otelo Saraiva de Carvalho, responsável pelo Posto de Comando na Pontinha (ÓSCAR). Um Benfiquista gigantesco. O Capitão Salgueiro Maia foi o "CHARLIE OITO".





NOTA2: Houve tempos em que um estudante, com 13 anos (!), foi levado ao reitor do Liceu Gil Vicente (Lisboa) antes das Férias da Páscoa por andar nas instalações do Liceu com discos malditos e proibidos como estes:
















NOTA3: Houve tempos - que Salgueiro Maia ajudou a mudar - em que um estudante do Liceu Gil Vicente disse ao reitor do liceu: «Faça o que entender mas eu ouvirei sempre estes discos, gostem ou não deles. Tenham ou não medo do que eles são e representam»!

Oito discos de cerca de 20 que estavam proibidos de venda e divulgação. Só tendo vivido antes do 25 de Abril de 1974 pois contado poucos acreditam!


6 comentários
  1. Que lindo texto
    Que lindo foi Abril
    Que grande foi Salgueiro Maia
    Que genial foi Sophia
    Que Glorioso é o Benfica
    Que extraordinários fora os cantores de Abril
    Viva o 25 de Abril, claro e puro
    Viva o Benfica, eternamente Glorioso!

    ResponderEliminar
  2. Viva a Liberdade! Viva o 25 de Abril!! Viva o Benfica!! Obrigado Salgueiro Maia!! Obrigado a todos os sacrificados do 25 de Abril, muito obrigado!!!!

    ResponderEliminar
  3. Devia ter só falado do Cap. Salgueiro Maia, assim borrou uma pintura que começou muito bem.

    ResponderEliminar
  4. Caro

    Não faço discriminações. Otelo foi importante embora com personalidade muito diferente de salgueiro Maia. Eu tenho mais empatia por Salgueiro Maia mas igual respeito por Otelo.

    Saudações

    Alberto Miguéns

    ResponderEliminar
  5. Bom dia, Srº Alberto, belo texto, mais uma vez pensa da maneira certa, é assim que eu me revejo na sua personalidade.

    ResponderEliminar
  6. Para Sempre, obrigado meu capitão!

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: