UM DOS DOIS MELHORES FOTOJORNALISTAS PORTUGUESES
CONTEMPORÂNEOS COMPLETA HOJE 65 ANOS.
Fotografia publicada no livro: «Naquele Tempo 1970 - 1995»; página 223; 1992/Lisboa |
Alfredo de Almeida Cunha nasceu em Celorico da Beira, a 8 de
Outubro de 1953. Benfiquista de elevado quilate tornou-se um fotógrafo de
excelência seguindo na perfeição os ensinamentos de outro fotógrafo Benfiquista
da geração anterior. Alfredo Cunha (1953) e Eduardo Gageiro (1935) são os dois
melhores fotojornalistas portugueses e dois Benfiquistas.
Fotógrafo do "25 de Abril"
Dessa madrugada...
...e do que se seguiu como estas fotografias que mostram o drama dos "Retornados" e a "Queda do Império Colonial"
Fotógrafo do "Incêndio do Chiado"
Naquela madrugada de 25 de Agosto de 1988
São milhares de fotografias
Infelizmente muitas - relacionadas com o Benfica - pertencem aos jornais e agências de notícias para os quais trabalhou
Num tempo em que a fotografia era tratada em Portugal como ilustração e não como obra artística. eis algumas. Que se lixem os "donos". Fica a arte do artista para com os "artistas da bola". Para os leitores identificarem:
Eis o
Benfica dos Benfiquistas
Alberto
Miguéns
NOTA: Um bom documentário:
Eu era um miúdo mas nunca me esqueci. No Largo do Carmo morreu um jovem conhecido do meu Pai. Foi uma das poucas vítimas do último estertor da PIDE. O 25 de Abril não foi só a revolução romântica que algumas fotografias mais belas e icónicas nos revelam. Havia um perigo de vida para quem saiu à Rua. Alfredo Cunha esteve na linha da frente a arriscar a vida pela importância transcendente desses momentos. Devemos-lhe isso, como devemos a Eduardo Gageiro e a outros. Mas a estes dois mais do que todos. E claro, só podiam ser Benfiquistas.
ResponderEliminarA imagem dos Diabos Vermelhos é fabulosa mas neste caso sinto a falta da cor. Pode ser uma heresia ou injusto dizer isto mas ali teria de haver cor. Nem todas as imagens do Futebol devem ser a cor mas naquele caso... Exemplo da do poder maravilhoso do preto e branco no Futebol são as belas elas fotografias que o Alberto publica neste texto. Quatro avançados de excepção que vestiram o manto sagrado. Excelentes!
E as claques do SLB - para lá da estupidez reinante das instituições que a deveriam regular com seriedade - há de facto equívocos de comportamento que deve ser corrigido. Das vezes que mais me indignei e vigorosamente gritei contra essa estupidez de comportamentos no Estádio foi contra uma das claques, diga-se a dos No Name Boys. Nada vi de errado no sector dos Diabo Vermelhos. Não é preferência pois somos todos Benfiquistas, é apenas o que tenho visto. E por sermos todos Benfiquistas devemos ser criativos, activos, exigentes, festivos, tudo isso mas sempre correctos com o nosso Clube. Apoiar e não prejudicar! Sempre pelo Benfica!