SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

14 maio 2014

Não Têm Mais Nada Para Dizer, Fazer ou Escrever?

14 maio 2014 18 Comentários
EM PORTUGAL SÓ HÁ UM BICAMPEÃO EUROPEU: O "GLORIOSO"


Estou a fazer este texto dia 13 de Maio, ou seja na véspera da final frente ao Sevilha FC, para ser editado pelo meio-dia de 14 de Maio, por isso não sei o desfecho da final da Liga Europa, como é óbvio. É lamentável que os adeptos do Benfica, alguns até com mais responsabilidade do que "simples adeptos" se deixem levar por uma suposta maldição que nunca ninguém leu porque nunca esteve ou foi escrita, a não ser textos que falam da sua existência! Dela que nunca existiu. Porque se existisse há muito que já a tinham publicado. Foi uma invenção de quem não era do Benfica e queria desmoralizar e pressionar com uma espécie de "factor extra" as habituais presenças em fases adiantadas das competições europeias, entre os anos 60 e o início da década de 90. O que é lamentável é que os adeptos, alguns, do Benfica embarquem em supostas maldições propagando uma ideia que é uma mentira. Até achando graça e depois ficando especados perante o insucesso. E digo que é mentira! E repito. É MENTIRA! A menos que apareça escrita e datada dos anos 60. De 1962 ou 1963 aquando da primeira saída ou de 1966 ou 1967 depois do segundo, e definitivo, abandono. De centenas/ milhares de textos que li acerca do passado do Benfica o que mais se assemelha a essa maldição são duas conversas em que o ex-treinador lamenta-se que era mais fácil ter sucesso desportivo no Benfica quando os futebolistas tinham menos reconhecimento público e menos posses económicas, porque não era fácil lidar com "comendadoris". Outra meio lamento, meio constatação que sendo Portugal um país pobre não poderia ombrear com potências como as que emergiam no "milagre económico europeu": Alemanha, Holanda, Bélgica, Inglaterra, Itália e até Espanha. Ou seja nem nos próximos cem anos um clube português seria bicampeão europeu como o Benfica brilhantemente foi em 1960/61 e 1961/62.

Nós temos alimentado e somos consumidos por uns media terceiro mundistas, para gáudio da imprensa dos países anglosaxónicos. Uns media próprios de países subdesenvolvidos que se preocupam mais em "bonecadas" e pechisbeque que informar e esclarecer o que deve ser esclarecido. Que se preocupam mais em justificar insucessos com maldições do que valorizar o trabalho, dedicação, ser metódico e coerente e menos em denunciar o amiguismo, a cunha, o tráfico de influências e a corrupção que vai dar tudo ao mesmo. Quer dizer que estamos mais perto de África e América Latina do que da Europa, apesar de nos armarmos sempre em superlativos da cultura europeia.

Aquilo que não passou de um lamento e constatação, passou a maldição? Então todos os dias há maldições, gente e gentalha em alucinação constante, pois passa-se o tempo em mil e um programas - dedicados em exaustão ao futebol - de televisão, jornais e rádios a dizer que os clubes portugueses nunca terão dimensão económica para ganhar a "Champions", nome pomposo e pedante para "Liga dos Campeões"! Estão a lançar maldições?! Constantemente!

Primeiro era que um clube português nem nos próximos cem anos seria bicampeão europeu (ou seja conquistar em duas épocas consecutivas a Taça dos Clubes Campeões Europeus).

Depois (quando o "Glorioso" passou a estar em várias finais da Taça dos Clubes Campeões Europeus em 1963, 1965, 1968, 1988 e 1990) passou à maldição de que o Benfica NUNCA MAIS ganharia uma Taça dos Clubes Campeões Europeus.

Agora - que o "Glorioso" chega a "outras" finais europeias - é que o Benfica NUNCA GANHARÁ UMA FINAL EUROPEIA NO FUTEBOL, seja ela qual for. Nem a Liga Europa, nem a Taça UEFA, nem sequer a Taça das Cidades com Feiras ou a Taça dos Vencedores das Taças alguma vez fizeram parte da cartilha do treinador da maldição.

Se o Benfica conquistar a Liga Europa, nem assim se vão calar, pois vão passar à versão anterior: "O Benfica NUNCA MAIS ganhará uma Liga dos Campeões", ou "Champions" como os mastronços-da-bola-armados-em-intelectuais-pouco-eruditos-mas-que-pelo-menos-falam-bilingue-gostam-de-botar-faladura-da-boa".



Repararam que eu nunca falei em Béla Guttmann


Alberto Miguéns
18 comentários
  1. Obrigado pelo esclarecimento
    Fiquei ainda mais confiante para logo !!!

    ResponderEliminar
  2. Carregaaaaa, gandaaa Miguéns!
    VENCEREMOS !!! *Contra TUDO e mais alguma coisa*
    Glorioso Abraço. Vivóóó BENFICA !!!

    ResponderEliminar
  3. Como diria o JJ: não existem fantasmas :P

    ResponderEliminar
  4. muito bom sim sim.... bom trabalho

    ResponderEliminar
  5. Eu confio em si Alberto.

    Tenho este blogue como âncora no que diz respeito ao Benfica factual. Neste assunto de guttman e da maldição, é muito verdade que não há textos que formalizem o tal dito e a respectiva pessoa que o terá proferido!

    PALAVRA QUE CRESCI A OUVIR ESSA HISTÓRIA, E o passar do tempo sem nenhuma oposição acabou por a tornar um facto.

    No entanto, lendo a veemência deste texto...
    Sabendo do valor de que o fez...
    Sabendo o amor ao clube do autor...

    O texto muda de figura. Vou desde já publicitar mais este "pedaço" de história do Benfica. Se é mentira, há que começar a abanar os seus alicerces, dinamitar as suas fundações para que caia o mais rápido possível.

    Saudações Gloriosas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu continuo à espera que quem diz que há uma maldição mostre "preto no branco" o que é a maldição. Enquanto não vir a "maldição" ela não existe! Nem sequer a tentativa!

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  6. Muito obrigado pelo esclarecimento caríssimo Alberto Miguéns! Também eu cresci imbuído no espirito da maldição de Béla Guttman. Em criança achava piada a essa maldição, enquanto me orgulhava do facto do Benfica ser o clube português com mais finais nas competições europeias, sendo que nenhum outro clube português tivesse alcançado tal feito. Mas a frustração de as não vencer apenas me levava a reconhecer à maldição o seu quê de participação nas derrotas do Benfica!

    Hoje, não sendo mais aquele petiz imberbe orgulhoso dos feitos do Benfica e crente na superstição do nunca mais iremos ganhar qualquer outro titulo de campeão europeu, acredito no fruto do trabalho, dedicação, esforço e ambição dos nossos jogadores. E se a vitória não nos sorrir, sei que não se deve a uma maldição qualquer, mas sim ao azar do jogo, à sorte da outra equipa, ao mérito da mesma e ao nosso demérito, ou incapacidades. Pois no futebol e numa final ainda por cima, só há caminho para dois resultados óbvios: a vitória e a derrota.

    Assim, desejo que a vitória nos sorria logo graças ao nosso esforço, dedicação e trabalho!

    Força Benfica e obrigado pelo esclarecimento!

    ResponderEliminar
  7. Realmente não existe nada publicado. Mas alguns jogadores, do tempo, o Simões e o Zé Augusto creio que são dois, já descreveram a conversa, apesar de eles não terem presenciado a dita conversa ao vivo!!! Supostamente teria sido dita aos dirigentes!!!
    Tens que falar com eles pessoalmente, para tirar tudo a limpo...

    Supostamente, o contexto, terá sido a tal cláusula, em caso de vitória da TCCE, que o Benfica incluiu e que depois não tinha dinheiro para pagar!!!

    Também me recordo, de uma entrevista do Simões, onde ele diz, que quando o Guttmann regressou ao Benfica, alguns anos depois, terá 'retirado' a dita cuja!!!
    Nessa altura aquilo que terá feito confusão ao Guttmann era a quantidade de carros dos jogadores, que estavam estacionados do parque!!!

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falei com jogadores. falei com o Chefe do Departamento de Futebol, Gastão Silva.

      Não há nada. Tudo conversa. apenas lamentos e constatações. O que havia era jogadores supersticiosos, entre eles Eusébio, que se deixaram levar pelo que os media escreviam.

      Gloriosas Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  8. Existe uma suposta entrevista de Béla Guttmann a A Bola que se encontra reproduzida aqui:

    http://www.planetadofutebol.com/artigos/bela-guttmann-1905-1981-o-feiticeiro-hungaro

    Será possível averiguar a veracidade da mesma?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro 1904

      Só "tropeçando" nela.

      Não é estranho copiarem uma entrevista de um jornal e não indicar a data?

      Nem eu neste bloguezito faço isso! Indica sempre a origem das imagens ou textos. ´tudo uma questão de ser ou não ser decente.

      Gloriosas Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    2. É uma entrevista fictícia do Jornal A Bola, na altura da morte de Guttmann em 1981, com frases que aparentemente ele disse.

      Acho.

      Eliminar
  9. Caríssimo Alberto Miguéns, ao que consta, Guttmann um ano depois de sair, enviou um telegrama para Londres onde iriamos disputar a final da Taça dos Clubes Campeões Europeus ante o AC Milan.

    Passo então a transcrever o telegrama cujas palavras vieram reproduzidas, entre outras, no livro publicado pelo jornal Record, "O Rei, 66 anos na vida de Eusébio", pág 29:

    "(...) No hotel, antes da saída para o estádio (de Wembley), Mário Coluna pediu a palavra e leu com emoção um telegrama enviado por Guttman:
    'Desejo nova vitória glorioso campeão europeu para prestígio Benfica e futebol português. Meu coração está convosco'
    (...)"


    Ora, além de tudo ser uma parvoíce para não dizer pior, é lógico que quem amaldiçoa alguém não se dá ao trabalho de enviar telegramas de apoio.
    A "maldição" que existe é dos invejosos que odeiam o sucesso do Benfica. Mas isso são outras conversas...




    Abraço,
    Paulo Sousa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Paulo Sousa

      Não conhecia. Apesar de ter o livro, não devo ter tido - não tive - atenção a isso. E isso é importante. Ainda bem que memorizou a existência desse texto. Exemplar.

      Obrigado pela informação. Concordo 100 por cento consigo.

      É isto o Benfica. É isto que faz do Benfiquismo (que é ser do Benfica e preocupar-se com o dia-a-dia do Clube) algo que não é apenas mais um "ismo". Estamos sempre a aprender e a conhecer mais acerca do Benfica. E não repetições à exaustão do mesmo assunto como alguns. O Benfica é muito Grande e Glorioso. Muito "Rico" e Diversificado. E isto é um valor incomparável.

      Obrigado, mais uma vez, por ter dado a conhecer essa informação que deixo para os Benfiquistas e mais alguns...

      Gloriosas Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  10. então não falaste ? quais as duas ultimas palavras do texto ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas no texto acerca da "maldição" não! Mas todos sabiam de quem se tratava!

      Não há maldição de BG. Há maldição, ou melhor, interesse em implicar BG (porque ganhou 2 TCCE) feita pelo Anti-Benfica!

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  11. Não tenho dúvidas no que diz em relação à "maldição", mas porque raio é que a própria BenficaTV fala nela???????

    Está a passar neste momento um programa na BenficaTV sobre as conquistas eu ropeias, e falam na dita cuja "maldição" do BG.


    j2mfer - VN Famalicão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro j2mfer

      Eu indignei-me contra esse programa (penso que é um Vitórias e Património). Mas há quem "ache piada". E eu não discuto gostos! Nem tenho poder para mandar! Resta-me a indignação. Mas não tenho medo de a demonstrar! Por mim, acabava com assuntos sem sentido como esse e que nada dignificam o Clube.

      Gloriosas Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: