OPINIÃO
Aviso: Por dificuldades de tempo disponível, os quadros com os valores estão editados neste texto, mas a sua análise e respectivos comentários, serão feitos no texto de amanhã. Os quadros parecem-me tão explícitos que, estando feitos, a sua divulgação não merece ser adiada 24 horas. Os comentários, sim!
Obrigado
Obrigado
Luís Fialho "O Benfica" página 31 em 18.Maio.2012 |
Os números dão para tudo,
até para serem manipulados. Há verdades e verdades. Umas mais do que outras. Tal
como as mentiras.
Gostar ou não gostar eis a
questão
Eu
não gosto de indexar os títulos conquistados pelo Clube a ninguém, mesmo aos
jogadores. Para mim os jogadores, treinadores e restante grupo de trabalho
contribuem para a sua conquista. Mas não é cada um deles que o conquistou.
Todos contribuem, uns mais do que outros, mas isso é outra questão.
Ainda
mais absurdo é indexar as conquistas de títulos a seccionistas, dirigentes ou
presidentes. Aos jogadores e treinadores enquanto componentes de um colectivo
que iniciam e terminam uma competição ainda é aceitável. Mas, que fazer de
competições iniciadas num mandato e terminadas noutro mandado? Pertencem a “quem”?
Não podem pertencer aos dois… se não as contas não batem certas! Os dirigentes
(em particular os presidentes da Direcção) criam as condições para o Benfica
conquistar. É para isso que estão dirigentes, porque ninguém é dirigente. O que
há são associados, que durante determinado período, estão dirigentes.
O que importa é o Benfica
É o
Benfica que conquista, através das condições criadas pelos dirigentes e do
desempenho de jogadores e treinadores. É nestes pressupostos que se construiu o
“Glorioso”. Durante muito tempo foi tradição no Clube não atribuir títulos a
ninguém, ainda que se agradeça o contributo de todos. Eu como conheço, um pouco
da história do Clube, revejo-me nesses (e partilho esses) princípios.
O “problema”
começou quando outros clubes sem a cultura do nosso começaram a conquistar mais
do que nós e a criar o seu presidente como protagonista atribuindo-lhe títulos
conquistados. A tendência foi para os media divulgarem esses valores, continuarem
a propagá-los e os benfiquistas começarem a “presidencializar” os títulos
do Benfica. Tal como fazem os andróides, se bem que estes 30 anos sejam um
tempo infindável, por isso sem comparação com outras presidências, até com as
de outros clubes. Afirmar que Pinto da Costa é o presidente do futebol
português com mais títulos de campeão nacional, ultrapassando Borges Coutinho,
é uma falácia, pois Borges Coutinho “apenas” foi presidente durante oito anos.
Como é possível comparar oito com 30 anos?!
Primeiro os factos…
O
que é válido para a comparação entre Borges Coutinho e Pinto da Costa também o
é para a comparação entre presidentes do “Glorioso” com mandatos temporais diferenciados.
Repito que é um absurdo atribuir títulos a um presidente, cujo início de competição ocorreu
numa presidência e o seu final numa outra. Mas, a fazê-lo há que estabelecer um
critério: o título é atribuído ao presidente em cujo mandato o clube se sagrar
campeão, mesmo que seja apenas numa jornada, a última em que se conquistou o
título. É absurdo… é! Mas, o “problema” está na ideia de indexar títulos aos
presidentes, cujas eleições e tomadas de posse ocorrem durante o desenrolar das competições.
… depois os argumentos
E o número de anos nas presidências não contam?! Podem-se comparar títulos conquistados entre presidências com um ano e outras com dez?! É justo?! É correcto!? Valem o quê?!
Por absurdo, um presidente pode tornar-se o "mais titulado do Benfica", com sete títulos de campeão - "ultrapassando" os seis de Borges Coutinho -, mesmo que o clube conquiste um título de cinco em cinco épocas, se estiver na presidência do "Glorioso" durante 36 anos! Ridículo! De pequeno clube!
Por absurdo, um presidente pode tornar-se o "mais titulado do Benfica", com sete títulos de campeão - "ultrapassando" os seis de Borges Coutinho -, mesmo que o clube conquiste um título de cinco em cinco épocas, se estiver na presidência do "Glorioso" durante 36 anos! Ridículo! De pequeno clube!
CLASSIFICAÇÕES DO SL BENFICA
NOS
78 CAMPEONATOS NACIONAIS
Presidente Direcção
|
Época
|
Classificação
Camp. Nac.
|
Vasco
Ribeiro
|
1934/35
|
3.º
|
1935/36
|
1.º título
|
|
Manuel
Conceição Afonso
|
1936/37
|
2.º título
|
1937/38
|
3.º título
|
|
Júlio
Ribeiro Costa
|
1938/39
|
3.º
|
Augusto
Fonseca Júnior
|
1939/40
|
4.º
|
1940/41
|
4.º
|
|
1941/42
|
4.º título
|
|
1942/43
|
5.º título
|
|
1943/44
|
2.º
|
|
Félix
Bermudes
|
1944/45
|
6.º título
|
Manuel
Conceição Afonso
|
1945/46
|
2.º
|
João
Tamagnini Barbosa
|
1946/47
|
2.º
|
1947/48
|
2.º
|
|
Mário
Gusmão Madeira
|
1948/49
|
2.º
|
1949/50
|
7.º título
|
|
1950/51
|
3.º
|
|
Joaquim
Ferreira Bogalho
|
1951/52
|
2.º
|
1952/53
|
2.º
|
|
1953/54
|
3.º
|
|
1954/55
|
8.º título
|
|
1955/56
|
2.º
|
|
1956/57
|
9.º título
|
|
Maurício
Vieira Brito
|
1957/58
|
3.º
|
1958/59
|
2.º
|
|
1959/60
|
10.º título
|
|
1960/61
|
11.º título
|
|
António
Fezas Vital
|
1961/62
|
3.º
|
1962/63
|
12.º título
|
|
Adolfo
Vieira Brito
|
1963/64
|
13.º título
|
1964/65
|
14.º título
|
|
António
Catarino Duarte
|
1965/66
|
2.º
|
José
Ferreira Queimado
|
1966/67
|
15.º título
|
Adolfo
Vieira Brito
|
1967/68
|
16.º título
|
1968/69
|
17.º título
|
|
Borges
Coutinho
|
1969/70
|
2.º
|
1970/71
|
18.º título
|
|
1971/72
|
19.º título
|
|
1972/73
|
20.º título
|
|
1973/74
|
2.º
|
|
1974/75
|
21.º título
|
|
1975/76
|
22.º título
|
|
1976/77
|
23.º título
|
|
José
Ferreira Queimado
|
1977/78
|
2.º
|
1978/79
|
2.º
|
|
1979/80
|
3.º
|
|
1980/81
|
24.º título
|
|
Fernando
Martins
|
1981/82
|
2.º
|
1982/83
|
25.º título
|
|
1983/84
|
26.º título
|
|
1984/85
|
3.º
|
|
1985/86
|
2.º
|
|
João
Santos
|
1986/87
|
27.º título
|
1987/88
|
2.º
|
|
1988/89
|
28.º título
|
|
1989/90
|
2.º
|
|
1990/91
|
29.º título
|
|
Jorge
Brito
|
1991/92
|
2.º
|
1992/93
|
2.º
|
|
Manuel
Damásio
|
1993/94
|
30.º título
|
1994/95
|
3.º
|
|
1995/96
|
2.º
|
|
1996/97
|
3.º
|
|
João
Vale Azevedo
|
1997/98
|
2.º
|
1998/99
|
3.º
|
|
1999/00
|
3.º
|
|
Manuel
Vilarinho
|
2000/01
|
6.º
|
2001/02
|
4.º
|
|
2002/03
|
2.º
|
|
Luís
Filipe Vieira
|
2003/04
|
2.º
|
2004/05
|
31.º título
|
|
2005/06
|
3.º
|
|
2006/07
|
3.º
|
|
2007/08
|
4.º
|
|
2008/09
|
3.º
|
|
2009/10
|
32.º título
|
|
2010/11
|
2.º
|
|
2011/12
|
2.º
|
NOTA: O critério da classificação atribuída tem como referência, a presidência na jornada da conquista do título ou a jornada em que, matematicamente, o Benfica deixou de poder conquistar o título
Tabelas para todos os gostos
O
Presidentes com “mais
campeonatos”
O
CAMPEONATO NACIONAL (valores
absolutos)
DEZ PRESIDENTES COM MAIS
TÍTULOS
Nome
|
N.º
|
Duarte
Borges Coutinho
|
6
|
Adolfo
Vieira Brito
|
4
|
João
Santos
|
3
|
Manuel
Conceição Afonso
|
2
|
Augusto
Fonseca Júnior
|
2
|
Joaquim
Ferreira Bogalho
|
2
|
Maurício
Vieira Brito
|
2
|
José
Ferreira Queimado
|
2
|
Fernando
Martins
|
2
|
Luís
Filipe Vieira
|
2
|
CAMPEONATO NACIONAL (valores
relativos)
ONZE PRESIDENTES COM
MELHOR PERCENTAGEM
EM TÍTULOS CONQUISTADOS
Nome
|
%
|
Félix
Bermudes
|
100
|
Adolfo
Vieira Brito
|
100
|
Duarte
Borges Coutinho
|
75
|
Manuel
Conceição Afonso
|
67
|
João
Santos
|
60
|
Vasco
Ribeiro
|
50
|
Maurício
Vieira Brito
|
50
|
António
Fezas Vital
|
50
|
Augusto
Fonseca Júnior
|
40
|
José
Ferreira Queimado
|
40
|
Fernando
Martins
|
40
|
Presidentes com “mais
campeonatos perdidos”
O
CAMPEONATO NACIONAL (valores
absolutos)
CATORZE PRESIDENTES COM
MAIS TÍTULOS PERDIDOS
Nome
|
N.º
|
Luís
Filipe Vieira
|
7
|
Joaquim
Ferreira Bogalho
|
4
|
Augusto
Fonseca Júnior
|
3
|
José
Ferreira Queimado
|
3
|
Fernando
Martins
|
3
|
Manuel
Damásio
|
3
|
João
Vale Azevedo
|
3
|
Manuel
Vilarinho
|
3
|
João
Tamagnini Barbosa
|
2
|
Mário
Gusmão Madeira
|
2
|
Maurício
Vieira Brito
|
2
|
Borges
Coutinho
|
2
|
João
Santos
|
2
|
Jorge
Brito
|
2
|
CAMPEONATO NACIONAL (valores
relativos)
TREZE PRESIDENTES COM
PIOR PERCENTAGEM
EM TÍTULOS CONQUISTADOS
Nome
|
N.º
|
%
|
João
Vale Azevedo
|
o/3
|
100
|
Manuel
Vilarinho
|
0/3
|
100
|
João
Tamagnini Barbosa
|
0/2
|
100
|
Jorge
Brito
|
0/2
|
100
|
Júlio
Ribeiro Costa
|
0/1
|
100
|
António
Catarino Duarte
|
0/1
|
100
|
Luís
Filipe Vieira
|
2/9
|
78
|
Manuel
Damásio
|
1/4
|
75
|
Mário
Gusmão Madeira
|
1/3
|
67
|
Joaquim
Ferreira Bogalho
|
2/6
|
67
|
Augusto
Fonseca Júnior
|
2/5
|
60
|
José
Ferreira Queimado
|
2/5
|
60
|
Fernando
Martins
|
2/5
|
60
|
Num clube glorioso como o nosso, o
"problema" de um presidente do Benfica não é quantos campeonatos conquistou. É
quantos campeonatos impediu o Benfica de ganhar!
Houve
até presidentes – Manuel Conceição Afonso e Júlio Ribeiro Costa, pelo menos –
que alegaram como, um dos motivos para não se recandidatarem, o facto de: por
falta de jeito, incapacidade de dirigir ou perseguições pessoais externas ao
Clube, mas com reflexos do futebol do Benfica, não terem capacidade – apesar da
dedicação – para dirigir o Clube no sentido de conquistar competições. E,
segundo a sua opinião, não podiam colocar “interesses pessoais” (ser presidente
do Benfica) acima dos interesses do Clube. Campeonato ou competição perdida, nunca mais conseguirá ser conquistada. Foi-se! A próxima já é outra! Outros tempos!
Não devemos ser "mais papistas que o Papa"! É preciso cuidado porque por
vezes o feitiço vira-se contra o feiticeiro.
Alberto Miguéns
NOTA: Dos outros títulos e modalidades, nem vale a pena comentar, porque havia que definir "títulos" (os únicos comparáveis são o campeonato nacional e a Taça de Portugal).
Que modalidades, por género e escalões?
Outro absurdo, com falácia pelo meio...
NOTA: Dos outros títulos e modalidades, nem vale a pena comentar, porque havia que definir "títulos" (os únicos comparáveis são o campeonato nacional e a Taça de Portugal).
Que modalidades, por género e escalões?
Outro absurdo, com falácia pelo meio...
Grande Alberto!!
ResponderEliminarEnorme Alberto Miguéns!
EliminarSentes a falta do tacho... Cospes no prato q te deu protagonismo... Nao passas de um triste! Deviam era cobrar-te os anos em q arrumavas o carrito de borla na garagem e os jornais q levavas para casa. ..
ResponderEliminarJa sei q nao o vao aprovar mas ficam a saber q eu sei as verdades
ResponderEliminarCLAP, CLAP, CLAP!(isto é suposto ser um aplauso)
ResponderEliminarEsses fialhos desta vida, tudo fazem para enaltecer a qualidade do dono! Pensam eles que os benfiquistas, por serem gente do povo, são estúpidos e não pensam pela sua cabeça. Começou a caça ao voto, o que para essa gente nem é difícil pois trataram de, em tempo oportuno, montar e olear a máquina a preceito.
ResponderEliminarAo menos para isso tem competência... A competência que lhes falta para dirigir o Benfica rumo aos títulos!
Obriga Miguéns pelos serviços prestados ao nosso clube! Esses Fialhos, Guerras, Colaços e pandilha, tem que ser desmascardos e atirados à lama!
Viva o Benfica!
EXCELENTE
ResponderEliminarFala quem sabe....TUDO !!!!!!!!
ResponderEliminarMais uma varridela de grande nível. Excelente Alberto!
ResponderEliminarExcelente post! És grande Alberto Miguéns! Obrigado
ResponderEliminaros números não mentem mas podem ser manipulados e muito.
ResponderEliminaracho ridículo reduzir (ou ampliar) a actuação de qualquer dirigente ao número de títulos!
e quantos títulos negativos vale uma condenação de um clube por corrupção?
Caro 71460_5/8
EliminarNão fui eu que se lembrou de falar do assunto. O EDB entende que defender o Benfica é repor a verdade.Doa a quem doer. Pode crer que se não houvesse artigo escrito a manipular números indexados a presidentes, não seria o EDB (apesar de termos os números correctos, estes e muito mais...) a tornar público esses valores.
Saudações Benfiquistas
AM
clap clap clap...
ResponderEliminarParabéns por continuar a mostrar tudo o que sabe sobre o Benfica e a desmascarar lambe-cus e gulosos
ResponderEliminarOutros tempos. Agora temos um presidente que às vezes mais parece um aprendiz mediocre de ditador. E isto sucede num clube que primou sempre pela democracia, mesmo no tempo da velha senhora.
ResponderEliminarSAUDAÇÕES BENFIQUISTAS
muito bom, como sempre
ResponderEliminarExcelente como sempre. Contudo devo acrescentar algumas notas que, não alterando os quadros, ajudam a entender uma pequena parte da história do clube aí representada.
ResponderEliminarAo Dr.º Vale e Azevedo são imputados 3 falhanços, o que de facto corresponde aos 3 anos sem ganhar o título de campeão. Contudo em bom rigor, deviam ser imputados 2 porque quando venceu as eleições a equipa estava a 10 pontos do 1º lugar após 8 jornadas num campeonato de 34. Acresce que o Benfica estava a 10 pontos e acabou a 9 pontos, pelo que o saldo de JVA nesse ano foi positivo.
Ao Sr.º Manuel Damásio foi imputada uma vitória, que de facto aconteceu no seu mandato, a vitória da época 93/94. Contudo esta vitória deve-se em maior percentagem, a Jorge de Brito, que quando saiu em Janeiro de 94 já tinha a equipa em 1º lugar com alguns pontos de avanço, que não posso precisar. Foi o Sr.º Manuel Damásio assessorado por António Figueiredo, que deixou a equipa de futebol a 8 pontos do 1º lugar ao fim de 4 jogos, quando se demitiu, que passaram a 10 pontos à 8ª jornada quando Vale e Azevedo tomou conta do Benfica.
Peço desculpa para, pela primeira vez, discordar. Não se podem de facto, comparar alhos com bugalhos. E é o que faz o meu querido Miguéns quando compara épocas, umas com as outras.
ResponderEliminarOra as épocas não se podem comparar pela simples razão que estão directamente associadas a conjunturas desportivas das quais não podem ser dissociadas. As estatísticas devem ser lidas e interpretadas quando existem bases comparáveis. Ora, aqui não é manifestamente o caso!
Tanto como se pode comparar os desempenhos dos diferentes governos, comparando as épocas e as décadas em que governaram! Não é uma comparação válida, já que as conjunturas têm demasiado peso nos números tornando incomparáveis os desempenhos do governos, se nos baseamos apenas em números estatísticos.
É como actualmente culpar o presente governo pelo número de desempregados. Ou culpar o governo do Rajoy pelo desemprego galopante em Espanha. Não são comparações honestas.
Afirmar que LFV "impediu" o Benfica de ganhar campeonatos é, no mínimo, uma afirmação desonesta. Esta é a minha opinião.
Caro Manuel
EliminarComo pode ver pelo texto digitalizado o EDB limitou-se a corrigir o que esse texto maquilhava.
Concordo consigo, no essencial, mas volto a repetir quem comparou não foi o EDB.
Já não concordo com a última frase. Custa mas é verdade. Qualquer presidente, seja LFV ou qualquer outro, se perpetuar o poder sem conseguir títulos está a impedir o Clube de se engrandecer. porque impede que outros apresentem soluções. O Benfica precisa de vencer. Como não o pode nem deve fazer a qualquer custo) se um presidente, seja quem for, no passado, presente ou futuro, não tem soluções, não pode ser usurpador.
Saudações Benfiquistas.
Obrigado pelo interesse pelo blogue. Critique quando entender. À Benfica.
Alberto Miguéns
Parabéns.
ResponderEliminarO que não pode deixar de ser analisado é o contexto... O Borges Coutinho foi campeão 6 vezes nos anos 70, apanhou um Benfica dominador, campeão 8 vezes nas 10 temporadas anteriores. O Benfica foi campeão 2 vezes com LFV na presidência. Antes dele, estivemos 10 anos sem ganhar o campeonato...
ResponderEliminarEste deve pensar que são todos atrasados mentais no universo benfiquista. Dá mais flic flacs que a Nadia Comaneci
ResponderEliminarFazes um trabalho incrível na Defesa do Benfica.
ResponderEliminarMuito bem, mesmo.
Alberto Minguéns, um grande obrigado pelo seu trabalho de Benfiquista verdadeiro, que não se deixa manipular por demagogias e falácias.
ResponderEliminarVieira:
ResponderEliminaro presidente com mais campeonatos perdidos e um dos piores presidentes da história do SLB em termos de % de campeonatos ganhos e campeonatos jogados.
ou
o presidente com o pior registo de sempre no que a taças de portugal diz respeito: 8 anos sem ganhar !!
ou
o presidente que nos proporcionou porto campeão na LUZ em futebol, sporting em futsal e espinho em vólei
ou
o presidente que nos proporcionou o porto ultrapassar-nos em títulos de futebol
ou
o presidente que deixou fugir falcão, álvaro pereira, james rodríguez, moutinho, alex sandro e danilo
escolham a que gostarem mais para o descrever ;)
imprensa sebosa,nojenta.
ResponderEliminardeixei de os sustentar á mais de 10 anos.
viva o benfica !
Desconstrução de propaganda mentirosa...
ResponderEliminarExcelente post!
Pronto! Isto não leva a lado nenhum, no que diz respeito ao Glorioso. Antes pelo contrário, que é como quem diz, estamos a fazer o jogo do inimigo. Refiro-me ao que se passa na blogosfera Benfiquista. Há uns dias para cá comecei a adicionar a uma pasta dos Meus Favoritos a que dei o nome de "Blogs do Benfica" vários blogs que se auto intitulam como defensores do Benfica. E vou navegando neles e retiro obviamente as minhas conclusões.
ResponderEliminarA principal conclusão é que infelizmente isto parece uma guerra entre blogs e quem fica a perder é o SLB.De alguns, tenho dúvidas do seu Benfiquismo, tal é o ataque ao presidente, a directores, ao treinador, isto tudo porque não fomos campeões, imputando a estes que referi, a causa única e exclusiva para tal perda, branqueando, como tal, as arbitragens, que na minha opinião, sem desculpar os atrás referidos, tiveram a parte de leão em tal sucedido. Blogs há que me fazem lembrar um aparecido antes das anteriores eleições pertencente a um tal Bruno de Carvalho, que algum tempo após o seu nascimento, viu-se para que servia.
Uns quantos parecem a voz do dono e outros parecem a voz de quem quer ser dono. E é nisto que nos degladiamos. Os do clube corrupto mais os do clube dos pirómanos, estão a rir-se.
Este artigo de Opinião, infelizmente é disso exemplo.
E digo "infelizmente" porque é mais uma batalha que o autor está a travar para desmontar o artigo do Luis Fialho. E o problema é que tem razão. O Luis Fialho, que tenho na conta de um Benfiquista a toda a prova, como diria o Herman dos bons velhos tempo...não habia nexexidade.
Saudações Benfiquistas!
pois é o benfica perde muito porque as pessoas que o dirigem e que andam nos corredores da luz sao pessoas com metalidade pobre e pequena e ainda gostam de fazer os benfiqusitas de parvos , mas os grandes parvos sao eles porque estao num clube de excelencia com uma historia magnifica e estao a deixar o clube ser ultrapassado por um clube de azeiteiros corruptos , quando deviam era respeitra a historia do clube ser humildes e honestos , lutadores e com mentalidade vencedora , mas nao temos la uns bananas que so olham pela sua vida e para esses bananas perder ou ganhar é desporto , à que saber perder à que saber ganhar , mas sobretudo à que ganhar e nao aceitar a derrota como uma coisa normal , enfim , um dia pode ser que tenhamos a sorte de chegar ao benfica um grande lider um lider que respire benfiquismo e seja serio , um dia , so peço que nao demore mais 15 anos .
ResponderEliminarjose luis cruz
Nunca vi um blog cujo nome se ajustasse tanto à realidade, como este.
ResponderEliminarEste blog deve conter as provas mais ricas sobre a História do SL Benfica.
Enorme AM. Obrigado.
Lá está o Miguéns a distribuir lambada.
ResponderEliminarE merecidas...
Um Grande Bem Haja ,Alberto Miguéns.
ResponderEliminarVIVAS ao Sport Lisboa e Benfica, seja qual for o TEMPO.
Alberto, temos que mudar o nosso Benfica! Este não é o Benfica dos Vieiristas e Demagogos, queremos o nosso Benfica de volta!!! O Benfica das vitórias!
ResponderEliminar