SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

10 setembro 2025

Eleições 2025: Que Falta de Noção (e Principalmente Vergonha)

10 setembro 2025 7 Comentários

ONDE CHEGOU UM CLUBE QUE VAI ORGANIZAR O ACTO ELEITORAL (GLOBAL) PELA 90.ª VEZ EM QUASE 122 ANOS.



Além da estupefacção causada pelo modo trapalhão patrocinado pelo actua Mesa da Assembleia Geral (responsável pelas eleições a realizar em 25 de Outubro de 2025) ainda causa maior asco o comunicado crítico de quem nãos as realizava com lisura, mas antes as utilizava.

 

Ontem (9 de Setembro) houve uma reunião com responsáveis dos candidatos a canditados a presidentes da Direcção

Mas ao que parece - pelo menos o que surgiu publicamente - pouco se adiantou e o processo eleitoral merecia mais transparência a pouco mais de 40 dias da sua realização.

 

Atirar areia para os olhos das pessoas

O comunicado de um dos candidatos a candidato seria hilariante se fosse de outro clube. Assim é apenas triste e vergonhoso, pois exige o que durante as eleições de 2006, 2009, 2012, 2016 e 2020 nunca fez, nem quis fazer. Mais! Acusava quem queria mais transparência nesses actos eleitorais de colocarem o nome do Clube em xeque e a sua competência em causa. Considerando-se o paladino da Democracia, embora depois de sair da presidência da Direcção acusar o seu delfim de ter introduzido no Benfica "Democracia a mais" como se isso fosse possível. Democracia é algo que há ou não há. 

 

Comunicado hilariante (no caso do Benfica apenas abjecto)

Patrocinado pelo candidato a candidato Luís Filipe Vieira  (o único dos seis a reagir):

O QUE OCORREU SEMPRE NO SEU TEMPO, MAS AGORA NÃO QUER QUE OCORRA. É SÓ SUBSTITUIR O NOME DE RUI COSTA POR LUÍS FILIPE VIEIRA


1. A ausência de representação da candidatura de Rui Costa, que estranhamos e deixa fundadas suspeições sobre a ligação privilegiada entre a MAG e a referida candidatura.

2. O PMAG, responsável máximo (em teoria) pelo ato eleitoral, não rejeitou a possibilidade de vir a ser candidato na lista que Rui Costa apresentar para a Direção; a confirmar-se esta possibilidade, não refutada após questão explícita que lhe foi colocada, o PMAG deve cessar imediatamente funções.


3. Toda a organização do processo eleitoral está a ser definida e acompanhada pela Direção, cujo Presidente se recandidatará, nomeadamente na definição dos serviços da empresa que está a ser proposta para certificar todo o processo eleitoral, incluindo as operações de voto físico e do putativo voto eletrónico.


4. A Direção de Rui Costa fica com o impensável poder de gerir o ato eleitoral, através da definição do caderno eleitoral, a contratação da parametrização e encriptação de dados no putativo voto eletrónico, na escolha dos locais de voto e quanto ao tempo e modo como esta informação é partilhada com as demais candidaturas.


5. Não existem garantias sobre o acesso das candidaturas ao caderno de encargos de contratação da empresa certificadora do ato eleitoral, nem o tipo de acesso que poderão ter às operações que irão realizar no ato eleitoral e que ditarão os resultados do sufrágio.


6. Esta função de acompanhamento e certificação podia ser assegurada por uma comissão eleitoral, plural e participada, mas foi opção da MAG externalizar globalmente o serviço a uma empresa não identificada, mas escolhida pela Direção.


RIDÍCULO POIS RECUSOU SEMPRE A EXISTÊNCIA DE REGULAMENTOS ELEITORAIS. É PREFERÍVEL HAVER UM (QUE PODE SER MELHORADO) A NÃO HAVER NENHUM COMO NO TEMPO DE LUÍS FILIPE VIEIRA


7. A indefinição sobre a disponibilidade da Direção para discutir, debater e alterar o Regulamento Eleitoral, nomeadamente o Regulamento Eleitoral Alternativo apresentado pela candidatura Voltar a Ganhar.


8. O entendimento da MAG de que apenas a Direção pode submeter à votação da Assembleia Geral um Regulamento Eleitoral, o qual não pode ser alterado na reunião magna.


9. A falta de transparência quanto ao processamento do voto eletrónico e a rejeição por parte da Mesa da possibilidade de voto por correspondência colocam em risco o exercício do direito de voto por parte de milhares de sócios benfiquistas.


Desta forma, entende a nossa candidatura que a isenção, idoneidade e universalidade do ato mais importante do nosso Clube estão ameaçados. Por agora, daremos prioridade absoluta ao diálogo e à Assembleia Geral agendada para dia 27, para mostrar o nosso descontentamento, estupefação e até incredulidade, e conseguir que esta discussão resulte numas eleições que garantam a igualdade a todas as listas propostas.


Lisboa, 09 de setembro 2025


Pela candidatura de Luís Filipe Vieira

 

Há muito que se percebeu que Luís Filipe Vieira é um candidato espúrio

Não se candidata tendo um projecto alternativo ao de Rui Costa para tentar tornar ainda maior o que já é grande (Benfica). Candidata-se para fazer um "ajuste de contas" com quem escolheu para lhe suceder e não quis ser sua marioneta. Luís Filipe Vieira nunca se interessou pelo Benfiquismo. Usou o Benfica QB em seu benefício.

Além disso está a tentar tudo - contando com a mediocridade crónica dos media - para dar a entender que os resultados eleitorais se vão resumir a uma disputa entre Luís Filipe Vieira e Rui Costa e isso está muito longe de ser realidade.

 

O clube tem que ter eleições credíveis: transparentes, sem mácula e o mais universal possível

Com milhares de associados já deviam estar definidos os locais de votação. 

1. Em Portugal Continental passaram de quatro (2006, 2009, 2012 e 2016) para 25 (2020 e 2021) e podem ser quase 40 facilitando o voto;

2. Na Região Autónoma da Madeira pode ser instalado um local no Funchal (mesmo não havendo Casa do Benfica) e na Região Autónoma dos Açores dois locais : Ponta Delgada (São Miguel) e Angra do Heroísmo (Terceira);

3. No resto do Mundo é perceber onde estão as maiores manchas de associados com frequência de voto nas últimas eleições e colocar urnas eleitorais nesses locais.






 



Volto a repetir: como é óbvio sendo crítico do modo como está a decorrer esta pré-campanha

Jamais este espaço será usado para conspurcar o nome do Clube, até porque há outros espaços que por acefalia, ressabiamentos ou gosto em o ser, são tascas rascas e esgotos a céu aberto onde circula lama. Quem quiser comentar (e ver os comentários publicados) tem que ter urbanidade e decoro. Algo que agora tem que se pedir o que mostra como o Clube está bem diferente do que era até 2003.

 

Até 28 de Setembro!

 

Alberto Miguéns 



7 comentários
  1. Boa Noite, Sr. Alberto Miguéns .....Que jogo amargo da nossa parte....Ainda não temos coletivo e ritmo de jogo que se perde com estas interrupções de calendário....O Santa Clara desde o primeiro minuto veio jogar para empatar....e...conseguiu....Pavlidis parece me em má forma e neste momento não temos extremos com qualidade de jogo....Uma tremenda azia depois daquele lance do Otamendi....Levantar a cabeça e ganhar convincentemente o tal Qarabag....Um Abraço Glorioso

    ResponderEliminar
  2. De que serve ter sido feito um investimento na reformulação dos Estatutos, quando agora temos a preparação do ato eleitoral feito de forma trapalhona e com evidentes sinais de favorecimento da candidatura do atual presidente?

    É inconcebível o que se está a passar. Esta falta de transparência por parte do PMAG que ao que parece se prepara para ter um lugar na direção nas listas do atual presidente, é verdadeiramente inaceitável.

    Que haja respeito pelos Estatutos e que os sócios não tenham de se confrontar com um processo inquinado.

    O Sport Lisboa e Benfica tem de ser um Clube de liberdade e transparência.
    O Sport Lisboa e Benfica não é uma empresa em que vale tudo para contornar os Estatutos.

    ResponderEliminar
  3. Caro Alberto Miguens,
    Muito bom te-lo de volta.
    Concordo totalmente que a forma pouco clara e tardia com que se tem tratado a questao do processo de voto nao orgulha o SLB.
    Quero declarar o meu interesse pessoal porque vivo no estrangeiro.
    No entanto, para mim num clube com a grandeza e universalidade do SLB, o processo eleitoral nao deveria nem poderia impedir ou dificultar que nem um socio do Glorioso pudesse votar. Nao acredito que em 2025 nao haja formas de garantir que esse processo seja fiavel e seguro.
    Como se costuma dizer, quem nao confia nao e de fiar.
    Para teminar o meu comentario. Que deus, ou neste caso os Benfiquistas, se encarreguem de manter o o pulha ex-presidente para sempre fora do nosso amado SLB.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fernando, respeitosamente, quem está contra o voto electrónico não o é porque se está a borrifar para os benfiquistas espalhados pelo Mundo ou porque "não é de fiar"; é porque há questões sensíveis sobre a fiabilidade do processo e resultados, protecção do anonimato e possibilidade de recontagem. Simplesmente, a MAG não apresentou nenhuma solução que tenha ido de encontro às expectativas das listas candidatas. Recomendo que pesquise quantos países experimentaram e descontinuaram o uso deste sistema (Noruega, Filipinas, Holanda, etc, etc), os problemas nos países que continuam a usá-lo (Venezuela à cabeça) e porque é que não há voto electrónico para eleições da República Portuguesa (caso não saiba, também não existe mesa de voto física em vários países).
      Tem todo o direito de tomar posições sobre temas, mesmo fundado em crenças sem sustentação ("Nao acredito que em 2025 nao haja formas de garantir que esse processo seja fiavel e seguro"). Agora, proferir insinuações ("Como se costuma dizer, quem nao confia nao e de fiar"), ainda mais quando não se domina minimamente o tema, é rasteiro e ofensivo.
      Cumprimentos.

      Eliminar
  4. Boa Noite, Sr. Alberto Miguéns....Não vi o jogo, porque estou fora do país....mas já soube da catástrofe....Uma vergonha ..Estarem a ganhar por 2-0.....e perderem por 3-2....num jogo em casa, perante uma equipa do Azerbeijão!!!!...UMA VERGONHA....Quando o soube não queria acreditar!!!! O que se passou com os nossos jogadores e treinador???? Querem enlouquecerem-nos????? O Sr. como sabedor da nossa história vai ter dificuldade em verificar na nossa história como aconteceu esta reviravolta perante uma equipa nos patamares mais baixos do futebol europeu....Este resultado vai afetar, concerteza, esta época e ainda por cima com eleições à porta...Acho que o nosso futebol vai entrar numa confusão total e nós sócios e adeptos é que vamos todos sofrer com isto...Olhe já não sei o que lhe diga o que vai acontecer nos próximos capítulos....Venha o AVS...Um Abraço Glorioso

    ResponderEliminar
  5. Todos são críticos, todos têm opiniões. Apoio Rui Costa

    ResponderEliminar
  6. Honestamente, se fosse num princípio de época nunca escolheria o José Mourinho, sem prejuízo de reconhecer as qualidades que tem (ou que teve). Talvez receio dos últimos anos. Atrevo-me a pensar que o Mourinho não acompanhou as novas gerações. No tempo dele e no meu, a malta motiva-se com caralhadas e chico-espertice de andar encondidos dentro de um carro de roupa suja para ir ao balneário.

    Hoje para muitas flores de estufa, daria direito a alguém bufar-se à UEFA ou parecido.

    Antes dava multa estar com o telemóvel, não vai faltar muito para que na UEFA se faça como na NBA e se promova os Instragram a partir do banco.

    Agora, passa a ser o meu treinador! Inequivocamente.

    Temos de deixar a política de terra queimada e os maniqueísmos.

    Queriam o quê, que para uma sucessão de 8 jogos fôssemos buscar o Veríssimo?! Nestes momentos lembro sempre o Saudoso Velho Capitão - no Céu esteja - !

    Ou como alguém disse por aqui, uma votação de braço no ar de todos os candidatos. Goste-se ou não o RC é o Presidente legítimo do SL Benfica e da SAD.

    E passa a ser o meu treinador porque neste momento era a única opção que pode aguentar um clube gigante, que é bombardeado por todos os lados e que nunca é defendido. Mesmo a maioria dos blogs, atacam mais do que nos defendem.

    E não defendemos sobretudo os treinadores, não sendo deste nível, nunca o Schmidt e o Lage tiveram cobertura do clube e dos comentadeiros face à MDCSQT. Já alguém se insurgiu contra o Farioli por não falar em PT? Até lhe fazem as perguntas em inglês! Alguém lembra que no ano passado tivemos um penalty contra por uma rasteira de "cabeça" do Otamendi num jogo com o Arouca que pode ter contribuído para a perda do campeonato.

    Verdade, também cometemos outros erros, mas fez-se muita coisa bem feita. Se há qualidades que o Mourinho tem e aguentar bem a imprensa e retorquir forte e com classe. Talvez agora passemos a ter Comunicação.

    Também é o meu treinador porque acredito que tem um objetivo de se relançar e por muito que alguns não gostem o SL Benfica é o único com dimensão mundial em Portugal. E se, como eu espero, o Mourinho for inteligente e perceber os erros que cometeu vai saber por a equipa a jogar à bola e futebol ao mesmo tempo.

    Ninguém pode questionar que o homem percebe do assunto.

    Finalmente, embora às vezes pareça contraditório, o candidato mais bem preparado é o Manteigas, de longe. Espero que consiga ter um apoio da imprensa tv/escrita para ter mais projeção.

    Terá o meu voto.

    Força Benfica!

    Sócio do SLB rumo ao 39

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: