SE A CADÊNCIA DAS ASSEMBLEIAS GERAIS ERA UMA A CADA MÊS ... A DE NOVEMBRO DEIXOU DE TER CONDIÇÕES PARA SE FAZER.
Em 16 já passou o prazo para a convocar. Em 23 também pois são dez dias. Resta dia 30, mas não acredito. E Dezembro todos sabemos que é mês problemático (Natal) para se rumar ao pavilhão a um sábado, embora os dois feriados - 1 e 8 - coincidam com domingos!
A última foi em 26 de Outubro
Agora é esperar pela prtóxima, provavelmente, só lá para Janeiro de 2025!
Há alguns artigos importantes para votar propostas alternativas
Estas votações na especialidade são sempre morosas. Faltam 50 artigos, embora só uma dezena possa consumir mais tempo.
Artigo 48.º (Eleições) com a possibilidade de haver uma segunda volta entre as duas Listas mais votadas dando maior legitimidade à Lista vencedora;
Artigos 59.º/67.º/73.º (Composição dos Três Órgãos Sociais) diminuição da idade para poder candidatar-se à presidência da Assembleia Geral, Direcção e Conselho Fiscal;
Artigos 82.º/83.º (Casas, Filiais e Delegações) retirar o voto colectivo não escrutinável, como é evidente.
Entre outros...
Volta-se a insistir
Se a Direcção/Órgãos Sociais tinham interesse numa revisão estatutária - e no Benfica a tradição é rever Estatutos a cada 15/20 anos, sendo os actuais de 2010 - é incompreensível ter iniciado o processo tardiamente e ter demorado tanto tempo quando os mandatos são quadrienais (desde 1989). Até 1967 eram anuais e foram revistos Estatutos em 1918, 1923, 1932, 1941, 1948 e 1966!
Em vez de ser uma das primeiras iniciativas destes Órgãos Sociais
EStá-se a perceber que vai ser uma das últimas, pois ainda terá que se fazer a Assembleia Geral Extraordinária, correspondente ao ponto 3. para aprovar, em conjunto, as alterações na especialidade à proposta de connsenso votada no ponto 1.
Vamos, Benfica!
Alberto
Miguéns