ESSENCIALMENTE TREINAR PARA DOTAR OS FUTEBOLISTAS COM BOA CAPACIDADE FÍSICA, ENTROSAMENTO TÁCTICO (ENTENDENDO O QUE O TREINADOR QUER) E JOGAR ALGUNS ENCONTROS PARA PERCEBER A CAPACIDADE DE RESPOSTA PERANTE ADVERSÁRIOS.
Estes inícios de temporadas em anos pares, com campeonatos para seleções - Europeus e Mundiais - entre o final de uma temporada e o início da seguinte, ainda se tornam mais incertos.
Em teoria, o onze que o Benfica apresentará na primeira jornada da Liga Betclic, em 10/11 de Agosto
Pouco terá a ver com as equipas titulares que o Clube está a apresentar e continuará a escolher para os jogos que medeiam entre este tempo - treinar forte: físico e táctica, bem como criar a cultura de vitória e conquista - e o tempo dos jogos para competições oficiais, em Agosto reservada para as três primeiras jornadas do campeonato nacional.
Com a chegada dos futebolistas mais consagrados ou dos mais consagrados, pois são internacionais de selecções que estiveram nas fases finais das competições reservadas a selecções
Há futebolistas que sendo agora titulares indiscutíveis, em princípio, deixarão de o ser. Embora este tempo seja também o tempo de surgirem boas soluções para formar o plantel. Ainda sem tempo de utilização estão Bah, António Silva, João Neves (se ficar), Kökcü, Di María (se ficar) e Otamendi. Quando estes futebolistas chegarem dificilmente não serão titulares. É evidente que quanto mais próximo estiver o segundo fim-de-semana de Agosto mais próximo estará o onze titular de estar definido, embora as lesões sejam sempre uma praga que tem de estar prevista daí o plantel - para realizar cerca de seis dezenas de jogos - ter que ser equilibrado. Estas pré-temporadas também permitem ir fazendo experiências, em termos de adaptações a outras posições ou alterações tácticas, com ensaio em treino e verificação nos jogos, sem "custos" pois nada há para conquistar, a não ser, confiança e amadurecimento, individual e colectivo.
Após estes três jogos que opinião haverá em Roger Schmidt e Rui Costa acerca do equilíbrio do plantel?
Guarda-redes: Trubin chegou das férias após os jogos pela selecção da Ucrânia e assumiu a titularidade, até porque necessita de jogar. Vai ter que provar que estará melhor em Agosto de 2024 que há um ano. Exigem-se menos erros em 2024/2025 que em 2023/2024. Samuel tem a responsabilidade de mostrar valor e dependerá disso o seu destino: assegurar um lugar no plantel (mesmo podendo jogar pouco, a menos que consiga ocupar a titularidade) ou continuar a mostrar-se noutro clube. E o Benfica tem confiança nele para assegurar a titularidade, no caso de alguma lesão inoportuna com Trubin, ou prefere adquirir outro guarda-redes mais experiente?
Defesa-lateral-direito: Bah parece ter a titularidade assegurada, pois desde Gilberto que não há alternativa. Aursnes é opção de recurso que enfraquece o meio-campo do «Glorioso». Tiago Gouveia está a ser "testado", bem como Diogo Spencer, embora este tenha menos idade, mas mais experiência por ter feito a formação nesta posição. Parece ter vantagem perante Leandro Santos, embora estejam a jogar (Tiago Gouveia, Diogo Spencer e Leandro Santos) junto a uma dupla de defesas-centrais que pode não ser a dupla que iniciará o campeonato nacional. Será que o Benfica continuará a não fazer uma aquisição, de um defesa-lateral-direito experiente, para este lugar?
Defesa-lateral-esquerdo: Carreras e Beste serão os dois que vão integrar o plantel. É uma das posições em que estes encontros de pré-temporada prometem ser mais esclarecedores. Qual será escolhido para o jogo em Famalicão, frente ao FC Famalicão? Os próximos três jogos - bem como os treinos - vão fazer a diferença.
Defesa-central-direito: Tomás Araújo tem sido o escolhido (com António Silva ausente) tendo Gustavo Marques como alternativa (entrou nos três jogos ao intervalo). Roger Schmidt deve ter em mente que se António Silva chegar e justificar a titularidade, com Otamendi nos Jogos Olímpicos a representar a selecção da Argentina, provavelmente, a «dupla» que iniciará a Liga Betclic será António Silva e Tomás Araújo. Agora que António Silva terá que melhorar, consideravelmente, face a 2023/2024 para não perder a titularidade em 2024/25, parece não haver dúvidas.
Defesa-central-esquerdo: Morato tem sido o titular e Bajrami o futebolista que tem entrado ao intervalo. Haverá ainda Otamendi para decidir quem será titular nesta posição. Não havendo nada de imprevisto a "dupla" que iniciará o campeonato nacional deve ser António Silva (regressa no dia seguinte ao próximo encontro) e Tomás Araújo (ou Morato). O jogo frente ao SC Feyenoord, mas o encontro no Algarve (com o Fulham FC) já vão indicar a tendência mais provável.
Assim vai o sector defensivo, embora tudo indique que em Setembro deva ser: Bah, António Silva, Otamendi e Carreras ou Beste
Quanto aos outros - centrocampistas e avançados - logo se verá!
Próximo jogo com o Brentford FC que será o segundo encontro entre os dois emblemas
Há 88 anos e alguns meses... dois (13 de Maio de 1936) o clube inglês - mais um dos inúmeros clubes londrinos - deslocou-se a Portugal para uma série de jogos, vencendo, por 5-0, o Benfica. Em 1935/1936, o clube do oeste de Londres - rivaliza com o Q.P.R. FC - classificou-se em 5.º lugar (entre 22 emblemas) no primeiro escalão do campeonato inglês. Em 2023/2024, classificou-se em 16.º lugar, entre 22 clubes, no primeiro escalão, promovido em final de 2020/2021 indo para a quarta temporada consecutiva neste escalão.
Venha lá o jogo de quinta-feira que como não se vêem os treinos resta aos adeptos verem os jogos!
Alberto
Miguéns