ESPERO QUE O BENFICA TENHA PERFEITA CONSCIÊNCIA DO QUE FEZ.
Não acredito que não tenha sido deliberado ter emitido um "filme" onde Odysseas aparece a tecer considerações pouco abonatórias (que termos usa?) acerca do FC Porto (equipa ou clube?)
O tema é complexo (pelo menos para mim) pelo modo como gosto de ser adepto do Benfica
E antevejo os efeitos já para o encontro da Supertaça no início de Agosto. Vou escrever acerca deste assunto do momento, dar a minha opinião e só voltarei a escrever acerca de tudo isto na "croniqueta" que farei (é habitual) acerca desse jogo e logo após ele terminar publicando-a neste blogue. Aí direi se estava enganado ou não! Nem pode ser engano ou acerto, poderá ser coincidência.
Na realidade não percebi (bem) o que disse Odysseas
Que criticou o FC Porto (clube ou equipa?) não tenho dúvidas. Pode ter sido "cheat" ou "shit". Que sendo diferentes aplicam-se ao clube portista. Entre "batoteiros" (cheat) e "merdosos" (shit) venha o Diabo e escolha. Mas (há sempre um... mas) ser um futebolista do Clube a fazê-lo publicamente (ao ser editada e divulgada esta imagem e frase como já foi) torna-se "pasto seco" pronto a ser incendiado à primeira oportunidade pelo adversário. Nem quero acreditar que não foi deliberado por algum responsável do Clube permitir que isso ocorresse. Seria incompetência e negligência grave tal ter ocorrido. muito grave. Como penso que foi deliberado, espero que o Benfica tenha "medido as consequências" e que o demonstre já no jogo para a Supertaça. Ou seja, que tire proveito do que decidiu fazer.
Depois ainda há o anglicismo de "team" passar a designar tudo. Já não se sabe se significa clube ou equipa. E isso faz muita diferença
Os ingleses há muito que não querem saber do "club" por isso têm fama de tanta paixão mas vendem-nos, deixaram de ser responsáveis pela sua gestão. Não lhes interessa tomar decisões acerca do seu clube que já não têm. São adeptos da equipa (director para o grupo de trabalho, treinadores e futebolistas). Os ingleses deixaram de ser adeptos dos clubes e o que lhes interessa são os "teams" (equipas). Depois como é fácil, em Portugal, por se "emprenhar pelos ouvidos", equipa passou a ser sinónimo de clube. Até se ouve dizer que "a equipa do Benfica ganhou o campeonato, tendo este 18 equipas" Bom, o Benfica não é uma equipa. É um clube que forma equipas - até em várias modalidades e escalões - para competir com equipas de outros clubes. Assim fica-se sem saber - embora também não seja importante - se Odysseas estaria a dizer que o FC Porto (fundado em 2 de Agosto de 1906) era um clube cobarde ou merdoso ou se aquela equipa naquele jogo (11.ª jornada da Liga Bwin, em 2022/2023) era cobarde ou merdosa.
Como é evidente tudo isto vai ser esquecido com tanta peripécia (e comentário em mil e um programas) com mais de dez/vinte horas diárias, em portugal, a falar e ler futebol até ao início de Agosto
Mas conhecendo eu (ou pensando conhecer) o FC Porto pintecostista herdeiro de Pedroto isto vai ser utilizado por esse clube (então se o treinador for a cópia de Pedroto "made in" século XXI: Sérgio Conceição é mais do que certo) para incutir ódio nos futebolistas que vão defrontar, em Aveiro, o Benfica no tal encontro para a Supertaça «Cândido de Oliveira». O Benfica deve ter consciência disso, por isso deve preparar-se para isso.
Já vejo «Clássicos de Portugal» desde os Anos 70
E nunca me lembro de ver o Benfica derrotar o FC Porto por odiar mais este que o contrário. Mas já vi muitas vezes o FC Porto conseguir vencer o Benfica porque os seus futebolistas desprezaram, odiaram e quiseram humilhar os do Benfica. As vitórias do Benfica assentaram sempre em três aspectos: tacticamente melhores, fisicamente melhores e técnicamente melhores. Mas já vi sermos isto tudo e perdermos porque do outro lado a atitude era de gente raivosa, preconceituosa e com complexo de inferioridade que tudo intimidava e muito controlava. Não acredito que o Benfica consiga vencer o FC Porto, no próximo jogo, por mostrar em campo mais ódio do que eles pelo Benfica. Não temos essa cultura, nem treinadores e futebolistas para isso. Só os conseguiremos vencer tendo atitude (tentando ripostar em vontade) mas depois mostrando ser melhor naquilo que o futebol permite que uma equipa seja superior a outra e já enunciei esses três princípios.
Preferia que Odysseas (e o Benfica) não tivessem sido expostos como foram
Agora é fazer - pois acredito que essa exposição foi deliberada - com que o Benfica esteja tão forte no jogo da Supertaça que vença o FC Porto. Pelo que conheço ou penso conhecer do «Futeluso» o Benfica está em desvantagem para esse jogo, por "meio a zero", mas ainda faltam dois meses. Que nestes dois meses o Benfica me faça acreditar que essa desvantagem será anulada, o jogo começará "zero-a-zero" e que no final o «Glorioso» conquistará o troféu.
Cumpra-se o desígnio de se Ser Benfica!
Alberto
Miguéns
Defendo uma comunicação musculada, frontal, implacável e inteligente para o SLB. Mas nunca a dar alento ao adversário. E aquela gente vive para isto. Temos de ser muito superiores E querer mais ganhar. Geralmente, quem mais quer, mais perto da vitória fica. Portanto, temos sempre de ter 2 ou 3 jogadores com 'raça' (outrora mística), que galvanizem os restantes. Porque é certo que nisso, baseiam os outros, parte da sua estratégia. Acho um erro esta acção da 'estrutura', nesta altura, nestes moldes.Está a faltar inteligência na nossa comunicação. E jogadores com mentalidade ultra competitiva.
ResponderEliminarEm dois meses, muita coisa se irá passar. Mas para já, se o Benfica deu um tiro nos pés com essa questão, por outro lado, a quase certa contratação do médio turco aponta na direcção a ser seguida: a valorização do plantel com jogadores cuja qualidade permita sobrepujar, dentro de campo, as estratégias e os métodos ilícitos do tal clube merdoso.
ResponderEliminar* questões de lana-caprina * ✌
ResponderEliminarÀs vezes dizer a verdade é doloroso, mas não deixa de ser a verdade. E eu retive três verdades que foram ditas. A do Vlacodimos, em qualquer uma das traduções, "eles estão sempre a fingir" e as moedas de dois euros. Estas moedas foram referidas no relatório do árbitro? - Esta é a parte verdadeiramente grave.
ResponderEliminarNo entanto, concordo que devemos ser inteligentes, com uma boa dose de humor mordaz, para desmontar essa "team" e podermos estar apenas concentrados no futebol.
Demissão imediata do Pedro Pinto (ex-Media Capital) guitarrista...perdão, suposto Diretor de Comunicação.
ResponderEliminarTambém considero esta exposição, intencional ou não, desnecessária. Se aquilo que mais precisa a equipa de Contumil é precisamente este tipo de gasolina. Nas paredes do balneário, se bem os conheço, vão afixar esta rábula. Não sei quem foi o responsável nem se Rui Costa teve conhecimento prévio, mas quanto a mim foi uma má jogada. Assim como desnecessário foi o episódio dedicado ao Enzo. Nas vitórias é preciso elevação e o amesquinhamento do rapaz, que até foi de certo modo fundamental para o arranque para o 38º, seria de todo de evitar. Senti alguma vergonha alheia, até porque, mais uma vez, serviu para os nossos adversários se divertirem à grande. Não sei o que se passa com a comunicação do Benfica. Ou há de ser 8 ou 80.
ResponderEliminarTambem acho.
ResponderEliminarComo diz o Herman, nao havia necessidade.
Mas agora ja esta e o Benfica tera que encontrar uma forma de ganhar a Benfica a seita corrupta.
E so o que falta para a seita comecar a ruir.