SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

22 maio 2023

Uma Semana Para Reflectir

22 maio 2023 9 Comentários

PRINCIPALMENTE POR ROGER SCHMIDT.



Talvez não fosse má ideia a equipa que terminou o jogo (excepto Mihailo e António Silva) ser a que vai iniciar o próximo! E último!

 


Com Grimaldo a defesa-esquerdo e Morato a emparelhar com Otamendi

Pois António Silva está castigado. E Rafa em vez de Guedes. A equipa que venceu, por 2-0, o Sporting CP e não a que estava a perder ao intervalo. Percebe-se que o coração quer, mas a cabeça não deixa. Saturados de muitos minutos e muita pressão feita pelo FC Porto para retirar o Benfica da possibilidade de conquistar o título. E os futebolistas sentem isso "mais do que ninguém".

 

O Benfica tem dois pontos de vantagem e onze golos a mais que o FC Porto

Claro que o «Glorioso» terá que jogar para vencer. E que marque golos o mais rapidamente que for possível.



O treinador do Benfica dá a ideia que equipa que ganha é a que joga no encontro seguinte

Percebe-se que acredite nisso, mas não é necessário fazê-lo a 100 por cento. Os melhores - menos saturados - "lá para dentro".


89.º CAMPEONATO NACIONAL 2022/23

J

RES

Tempo

1.º golo

S

Adversário

01

V 4-0

07:25

C

FC Arouca

02

V 1-0

57:49

F

Casa Pia AC

04

V 3-0

29:24

F

Boavista FC

03

V 3-2

38:32

C

FC Paços de Ferreira

05

V 2-1

19:47

C

FC Vizela

06

V 1-0

62:30

F

FC Famalicão

07

V 5-0

27:23

C

CS Marítimo

08

E 0-0

----

F

Vitória SC (Guimarães)

09

V 4-2

05:06

C

Rio Ave FC

10

V 1-0

71:20

F

FC Porto

11

V 5-0

01:51

C

GD Chaves

12

V 5-1

24:26

F

GD Estoril Praia

13

V 3-1

08:12

C

Gil Vicente FC

14

D 0-3

----

F

SC Braga

15

V 1-0

08:02

C

Portimonense SC

16

E 2-2

36:09

C

Sporting CP

17

V 3-0

08:43

F

CD Santa Clara

20

V 2-0

06:08

F

FC Paços de Ferreira

18

V 3-0

24:16

F

FC Arouca

19

V 3-0

34:54

C

Casa Pia AC

21

V 3-1

54:47

C

Boavista FC

22

V 2-0

37:18

F

FC Vizela

23

V 2-0

35:48

C

FC Famalicão

24

V 3-0

45 + 2:10

F

CS Marítimo

25

V 5-1

12:20

C

Vitória SC (Guimarães)

26

V 1-0

45:51

F

Rio Ave FC

27

D 1-2

09:15

C

FC Porto

28

D 0-1

----

F

GD Chaves

29

V 1-0

43:32

C

GD Estoril Praia

30

V 2-0

72:43

F

Gil Vicente FC

31

V 1-0

66:26

C

SC Braga

32

V 5-1

03:23

F

Portimonense SC

33

E 2-2

70:24

F

Sporting CP

34

 

 

C

CD Santa Clara

NOTAS: Primeiro golo antes dos 10 minutos; primeiro golo antes dos 30 minutos e depois dos 10 minutos


Vamos, Benfica!

 

Alberto Miguéns

9 comentários
  1. Eu não sei o que pensar de Roger Schmidt. Acho-o teimoso, pouco esclarecido em vários pontos. Não direi que seja mau treinador, mas parece-me que ainda não percebeu o futebol português e parece-me que não é treinador para o Benfica.
    Só quando vir a taça entregue é que acredito na conquista do campeonato. Se jogarmos com o Sta Clara como jogámos ontem na 1a parte perdemos o jogo e o campeonato. É uma tristeza!

    ResponderEliminar
  2. E minha conviccao que se formos campeoes, considerando tambem os resultados da Champions, que este plantel curto e limitado se superou.
    O futebol de Roger Schmidt precisa de mais e melhores opcoes para poder manter a intensidade ao longo da epoca.
    Ontem iamos de novo perdendo o jogo no meio-campo o que nao surpreende se olharmos para a qualidade, porte fisico-atletico e experiencia dos jogadores das duas equipas neste sector.
    Espero ser campeao e confio que tanto Roger Schmidt como Rui Costa ja terao identificado onde e como reduzir as vulnerabilidades deste plantel.
    Ja e mais que tempo de virar a pagina da chico-espertice dos negocios do anterior presidente (com dificuldade que uso esta palavra para me referir a esse personagem sinistro)e colocar a prioridade em devolver competividade, hegemonia e grandeza ao SLB.

    ResponderEliminar
  3. Jogadores como Rafa, Neres, Chiquinho, Grimaldo e principalmente João Mário, contra adversários tipo FCP, SCP, SCB, etc. nunca vão ter uma atitude competitiva, isto porque os adversários que encontram pela frente dessas equipas para além de terem tanta técnica como eles, metem o pé, metem o ombro, metem o corpo todo se for preciso e aí acabam-se os Rafas, os Joões Mários todos desta vida, porque não possuem atributos fisicos que lhes permita jogar de igual para igual e isso foi o que se passou durante a 1ª parte com o Sporting, sendo que o nosso treinador ainda por cima teimou em "queimar" um jogador como Aursnes à defesa, quando o deveria colocar no meio para ajudar Neves contra Ugarte e compª. Para o lado direito tinha lá o Gilberto, o Bah e podia ainda colocar Verissimo ou Morato (que tem caparro). É claro quando jogamos com equipas menores, eles até podem ter fisico, mas não possuem a técnica do Rafa do João Mário do Neres e aí as coisas tornam-se fáceis e aparecem as goleadas que iludem facilmente a realidade. Iremos ser campeões, mas terá de rever-se estas siatuações e o Sr. Shmitd não ser tão teimoso/conservador e criar outras estratégias, porque senão o Amorim acaba por ter razão quando diz que o Benfica joga sempre da mesma maneira.

    PS: Querem vender o nosso campeonato como competitivo, mas existe 31 pontos para o 5 classificado.

    ResponderEliminar
  4. O treinador tem uma boa ideia de jogo, mas no resto é muito fraco. Nos anos 60 poderia ter muito sucesso com isso, hoje todas as outras vertentes são fundamentais. A sua renovação foi precipitada. Espero que no próximo ano a Direção lhe ofereça jogadores de melhor qualidade e suplentes para o seu modelo de jogo, que plano B vai continuar a não existir. Por outro lado, uma equipa que joga com Chiquinho e João Mário a titulares não pode ser uma equipa agressiva, intensa e rápida e está mais perto da derrota nos jogos grandes. Este ano somos campeões porque ganhámos no Dragão a jogar contra dez e quem viu o jogo sabe que contra onze não ganhávamos e agora estaríamos em segundo lugar: Num ano que o FCP esteve a 10 pontos...

    ResponderEliminar
  5. Leio com muita tristeza muitos comentários de benfiquistas. Em grande parte a cascar em Roger Schmidt. Alguns serão com certeza viúvas de JJ, mas outros, nem tanto.
    É surpreendente que em cerca de 3/4 da época o Benfica tenha apresentado um futebol sedutor, tantas vezes esmagador, e apenas em poucas ocasiões mais débil (Guimarães). Sobretudo, depois do Mundial, com mais de meia equipa fora por mais de um mês e com alguns jogadores (os do Benfica na selecção portuguesa) a não jogar ou a jogar muito pouco.
    Não me lembro há 30 anos (e estou cá a ver o Benfica há bem mais do que isso) um Benfica tão forte na Liga dos Campões, com o respeito genuíno da Europa do futebol e com chances reais de disputar as eliminatórias e de as poder vencer.
    Lembrar-me eu como estava o Benfica do princípio da época, com o meio campo mais miserável da sua história ... E ainda assim, a aquipa floresceu e deslumbrou, pasme-se, com Enzo e ... Florentino! Enzo saiu e ficaram ... Chiquinho, Florentino e um miúdo dos juniores que ninguém conhecia! E foi com este meio-campo paupérrimo que o Benfica disputou meia época: Chiquinho e Florentino (só agora há João Neves)!
    Entretanto, apareceu António Silva (quem?), Florentino (que época que fez até há um mês atrás; alguém dava alguma coisa por ele no início?), Gonçalo Ramos (veremos por quanto sai ...), que já ninguém dava nada, agora há João Neves. Pelo meio vierem Bah e Aursnes (que jogador!). Vieram escolhidos por quem? - Há ainda João Mário. Alguns criticam agora, depois de ter puxado a equipa 3/4 da época e de ter rebentado. Têm memória curta da época e é pena! Rafa? Alguém o viu jogar como jogou até Dezembro? Agora rebentou (como os outros ...), mas não me esqueço do brilho fulgurante de muitos dos seus jogos até Março, altura em que a equipa deu o Berro.
    Não me lembro de nos últimos 30 anos ver o entusiasmo dos benfiquistas no Estádio como este ano e dos espectáculos de bom futebol que vi esta época. Nem comparo com o futebol dos últimos 30 anos. E se pensar nas equipas que teve JJ e do investimento que se fez no seu tempo e nos jogadores que tem Roger Schmidt (meio campo Chiquinho e Florentino!), tudo reforça a minha forte convicção.
    Seremos campeões este ano com grande mérito, e competência, de Roger Schmidt. O maior cego é o que não quer ver ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Roger Schmidt vai conseguir ser Campeão depois de perder Enzo e ter ficado com este meio-campo-
      É obra

      Viva o Benfica

      Eliminar
  6. Viva Benfiquistas; continuo sem perceber como é que uma equipa reinada por Teutões não consegue, não sabe, não aproveita a marcação de cantos! (Veja-se o perigo dos cantos marcados pelo SCP) É mais um paradoxo entre outros. Rumo ao 39!

    ResponderEliminar
  7. * Já lá vai o tempo em que quem treinava o Benfica se arriscava a ser campeão, como disse um dia o velho capitão Mário Wilson. De há muitos anos a esta parte, ser treinador do Benfica é certamente uma das profissões mais difíceis do país.
    A prova disso é que passaram pelo cargo, sem honra nem glória, nomes como Tomislav Ivic, Artur Jorge, Paulo Autuori, Manuel José, Graeme Souness, Jupp Heynckes, Fernando Santos ou até mesmo José Mourinho, se bem que este ultimo não teve tempo.
    Roger Schmidt não é um Guardiola, nem um Jurgen Klopp, mas não o trocava por nenhum dos atuais treinadores da primeira liga.
    Além da competência técnica já demonstrada, é um gentleman que sabe estar, com uma postura educada e civilizada que só prestigia o clube, ao contrário de outros rústicos que por aí andam e também por cá passaram.
    Nos escassos dez meses que leva no cargo Roger Schmidt pôs o Benfica a jogar um futebol positivo e espetacular, como já não se via desde a primeira passagem de Jorge Jesus pelo Benfica, lançou jovens jogadores que outros não teriam tido a coragem de lançar, contribuiu para que o Benfica obtivesse o maior encaixe financeiro de sempre na Liga dos Campeões, conseguiu arranjar soluções para contornar o insucesso da vinda de Draxler e a saída prematura de Enzo Fernandez, e está a um passo de fazer do Benfica campeão, após quatro anos de jejum. Que mais se pode exigir em 10 meses de trabalho?
    Os principais problemas de Roger Schmidt não são nem táticos, nem estratégicos, é ter vindo trabalhar para um país onde as pessoas são facilmente estigmatizadas, porque há muita gente que percebe um pouco de tudo, sem perceber muito de nada, inclusive de futebol, e ter vindo para uma Liga cheia de truques e alçapões, mas como individuo inteligente que é já deve ter percebido o que a casa gasta * (@anon)

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: