SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

21 maio 2023

Um Dérbi Não Pode Ser Jogado Assim

21 maio 2023 10 Comentários

FICAR NA EXPECTATIVA. É FUNDAMENTAL MOSTRAR QUE SE QUER VENCER.


1-2        por Aursnes. Golo-rioso n.º 13 776

 


 2-2        por João Neves. Golo-rioso n.º 13 777



NOTA: talvez ainda aqui venha Benficar mais umas notinhas que escrever acerca do Benfica é como enviar poemas a namoradas. Uma noite mal comida e dormida, tal como para os Benfiquistas.

 

Equipa que joga para empatar arrisca-se a perder. Valeu o empate mesmo em cima do final.

 


Primeira parte (0-2)

Incapacidade em ser intenso num futebol previsível tem como resultado ser dominado pelos adversários.

 


Segunda parte (2-0)

Melhoria mas também se assim não fosse sujeitava-se a ser goleado.

 

Sporting CP

Primeiro tempo: esteve bem a parecer ser o Benfica da maior parte das jornadas. Segunda parte: o Benfica remete-o ao real valor que mostrou durante a temporada.

 

«Os sportêvistas»

Com pouca paciência para “mais barulho, que tino e mais uma série de patacoadas” preferi ouvir duas horas de «Lynyrd Skynyrd». 



O senhor árbitro

Primeira parte: bem. Segundo tempo: bem podia ter assinalado grande penalidade sobre Bah.

 

Videoárbitro (VAR)

Primeiro tempo: bem. Segunda parte: o lance na grande área merecia outra análise.

 

Como treinador de sofá

Escrito entre ser anunciado o onze titular e ter início o jogo. A mesma equipa do jogo frente ao GD Estoril Praia (V 1-0) e SC Braga (V 1-0). Mas, pela primeira vez num terreno do adversário.



Suplentes a utilizar

Pela segunda vez, tal como em Barcelos (Gil Vicente FC) um guarda-redes, cinco defesas (dois laterais direitos) e depois do meio-campo para a "frente": Florentino, Guedes e Musa.



Roger Schmidt

Isso de "em equipa que ganha não se mexe" era antigamente. No futebol moderno há que ter "personalidade" impondo o jogo treinado, mas também perceber como joga o adversário.

 

 CALENDÁRIO DE JOGOS (2022/2023)

Mês

Dia

Adversário

Competição

Local

A

B

R

I

L

2

DOM

V 1-0

Rio Ave FC/ 89.º campeonato nacional/J.26

Vila Conde/F

5

QUA

7

SEX

D 1-2

FC Porto/ 89.º campeonato nacional/J.27

SLB/C

9

DOM

PÁSCOA

11

TER

D 0-2

FC Inter Milão / 68.ª Liga Campeões/Quartos. 1.ª mão

SLB/C

15

SÁB

D 0-1

GD Chaves / 89.º campeonato nacional/J.28

Chaves/F

19

QUA

E 3-3

FC Inter/ 68.ª Liga Campeões/Quartos. 2.ª mão

Milão/F

23

DOM

V 1-0

GD Estoril Praia / 89.º campeonato nacional/J.29

SLB/C

26

QUA

 

 

29

SÁB

V 2-0

Gil Vicente FC / 89.º campeonato nacional/J.30

Barcelos/F

M

A

I

O

3

QUA

6

SÁB

V 1-0

SC Braga / 89.º campeonato nacional/J.31

SLB/C

10

QUA

 

 

13

SÁB

V 5-1

Portimonense SC / 89.º campeonato nacional/J.32

Portimão/F

17

QUA

 

 

21

DOM

E 2-2

Sporting CP / 89.º campeonato nacional/J.33

Alvalade/F

24

QUA

28

DOM

00:00

CD Santa Clara

89.º campeonato nacional/J.34

SLB/C

31

QUA

 

 

 

No próximo jogo, eis que a «Capital do Benfiquismo»

É na «Catedral» para terminar a temporada, frente ao CD Santa Clara, na 34.ª jornada do 89.º Campeonato Nacional. O jogo será à mesma hora do FC Porto versus Vitória SC Guimarães.

 

2022/2023: TEMPORADA GLORIOSA 119

Competições

Clas

Fase

J

V

E

D

GM

GS

TOTAIS

59 (1)

45

9

5

143

47

Primeira Liga

1.º

33 (1)

27

3

3

79

21

Liga dos Campeões

1.º - 1/4

10

6

3

1

26

13

Taça de Portugal

1/4

4

2

2

-

5

2

Taça da Liga

2.º C

3

2

1

-

6

3

Torneios

V

2

2

-

-

8

1

Troféus

V

1

1

-

-

3

2

Liga dos Campeões (Ap.)

FG

4

4

-

-

12

2

Particulares

 

2

1

-

1

4

3

NOTA: entre parêntesis os jogos que faltam disputar em 2022/23

 

Então, Benfica?


Alberto Miguéns

10 comentários
  1. Caro Sr. Alberto Miguéns... Literalmente o nosso treinador não quis hoje ser campeão...Uma prineira parte muito má da nossa parte, mas o teimoso lá mexeu (bem) na equipa e mal o menos conseguimos um ponto... Agora é ganhar convincentemente para sermos finalmente Campeões... Um abraço Glorioso

    ResponderEliminar
  2. É esse o busilis da questão. Perceber como joga o adversário! Eu acho que esse é o pior defeito do Schmidt. Dá a impressão que nao estuda bem os adversários. Joga sempre da mesma forma e, quando muda ,pq é obrigado a isso, aparecem melhores resultados mas...não aprende com isso.Enfim, é o que eu penso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando mexe na equipa é, para mim, sempre um exercício de terror... pelo que habitualmente faz, que é quase sempre imcompreensível...
      Hoje, por exemplo, quando precisavamos de marcar golos, tirou o Rafa e o Gonçalo Ramos, para meter o Guedes e o Musa! Ou seja, não mudou nada quanto ao esquema de jogo. No caso do Musa, nem ficou a perder com a troca, o que não foi manifestamente o caso com o Gonçalo Guedes. Além disso, fazia mais sentido manter o Gonçalo Ramos e meter o Musa, eventualmente passando o Rafa para a ala e recuando o Aursnes para o miolo (já tinha entrado - finalmente! - o Bah, para sair o João Mário...)
      Enfim... trocámos um troca-tintas teimoso por um teimoso troca-tintas...
      Saudações benfiquistas.

      Eliminar
  3. Já tive noites piores com o Benfica :). Será mais bonito em nossa casa. Abraço benfiquista e durma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro,
      Se no jogo com o Santa Clara a coisa for como foi hoje, vamos certamente ter uma noite (ou tarde...) bem pior (e quanto!...) do que hoje...
      O Santa Clara foi, recentemente, em Alvalade, mais equipa do que o Benfica foi hoje...

      Eliminar
  4. É preocupante a forma como o Benfica jogou com o Porto, em Braga e hoje.

    ResponderEliminar
  5. Empate algo decepcionante, mas antes assim que ao contrário, estar a ganhar por dois... e deixar-se empatar nos descontos. Este empate pelo menos pode servir para a equipa acreditar em si mesma. Conseguimos o empate sem 4 dos jogadores mais utilizados na época, e 5 dos mais utilizados nesta segunda metade da época. Talvez existam alternativas no plantel.

    ResponderEliminar
  6. Tivemos hoje a prova, provada, que Roger Schmidt está a pôr-se a jeito para ser parte do problema, em vez de parte da solução. Teimoso, preconceituoso, e já algo falso!
    Uma coisa que toda a gente (repito, em alto e bom som, que toda a gente viu!) o "menino" não quis (repito, em alto e bom som, não quis!) ver! Em todos os jogos anteriores que fez na posição de lateral direito, Aursnes esteve sempre desconfortável, e comprometeu seriamente a equipa (porque não podia ser de outra forma...). Arrisco dizer que, em todo o universo benfiquista, só Roger Schmidt entendia ser essa a melhor solução. Ontem, na conferência de imprensa, até disse, quando confrontado com essa questão, que tinha disponíveis Bah e Gilberto, mas hoje, no pós-jogo, refugiou-se na situação de que o Bah (nem sequer falou de Gilberto...) só "dava" para meio jogo. Não se pode aceitar a mentira, ainda por cima publicamente exposta, a um treinador do Benfica!
    Que Roger Schmidt se ajuste, e, sobretudo, que não se refugie na mentira!
    Não sou preconceituoso, mas não me esqueço que o último alemão que treinou o Benfica, deixou o clube com o rabo entre as pernas, quase em choro (literal!...), depois de perceber que a tradicional arrogância alemã não cabe no Benfica!
    De resto, cada vez me convenço mais que Roger Schmidt não é treinador para o Benfica. Não sei o que se passa nos treinos, mas vejo o que se passa nos jogos, e como ele os gere a partir do banco. Não é treinador para o Benfica quem permite que a equipa, num jogo como o de hoje, em que podíamos (devíamos!) sagra-nos campeões, jogue como jogou a primeira parte.
    E não aceito a teoria de que os jogadores estão cansados, nem pouco mais ou menos. Não falta quem, por esse mundo fora, jogue temporadas como a nossa. Aliás, se estivessem de facto cansados não tinham jogado a segunda parte como a jogaram, porque, sem ser excecional, foi pelo menos mais intensa, com mais querer e com mais garra...
    Além disso, o treinador está precisamente para gerir a equipa. Se uns estão cansados, jogam os que estão mais frescos. Não "cola" o argumento que os que jogam sempre estão cansados, e que os que nunca jogam ainda não estão em condições de jogar. Isso é uma situação que não se aceita. Ou, então, é mentira! O que, atendendo aos últimos desenvolvimentos, também não me admira muito...
    Alguém percebe que tenhamos no banco dois laterais direitos, um lateral esquerdo, dois centrais, um guarda-redes, e apenas um centro-campista, um ala e um avançado? O que se passa com os dois nórdicos que vieram no mercado de inverno? Porque se dispensaram os médios, os alas e os avançados, que se dispensaram, no início da época ou no mercado de inverno? Além disso, há-de haver alguém na equipa B, ou nas outras da formação, que possam, pelo menos, estar disponíveis para opção...
    Se, por grande infelicidade nossa, não formos campeões, a culpa terá um rosto: Roger Schmidt! E isto independentemente de muitos dos nossos jogadores terem responsabilidades, pela resposta (em qualidade, mas sobretudo em intensidade e em querer...) que deram, ou quiseram dar!
    Acorda, Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem sombra de qualquer dúvida. Roger Schmidt tem se mostrado fraco a gerir o plantel, e até um pouco "trapalhão" nas substituições, e hoje também me pareceu um algo "trapalhão" a substituir.

      Eliminar
    2. Temos no banco um maçarico com 56 anos de idade, que não faz a mínima ideia com quem vai jogar semana após semana e que parece que chegou hoje ao futebol português. Para ele, jogar contra um grande é o mesmo que jogar contra o último classificado: não estuda o adversário, não adapta a equipa, não monta uma estratégia.

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: