NUM MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DE SORTEIOS QUANTO MENOS MANUAL ELES FOREM TANTO MELHOR.
O Futebol em Portugal é pouco (ou nada) transparente nos sorteios. Na UEFA é pouco melhor mas aí há muitas condicionantes que envolvem questões financeiras (clubes do mesmo país não se podem defrontar até aos quartos-de-final), segurança (clubes da mesma cidade não podem jogar no mesmo dia) e políticos (o futebol tornou-se tão xenófobo que clubes de países com conflitos graves entre eles não se podem defrontar).
Generalidades
Os sorteios com mãos a mexerem nas bolas ocas com os nomes dos clubes deviam acabar. Há umas pessoas com mais jeito que outras para baralharem as bolas e isso não faz sentido em questão de transparência. Por exemplo, o último sorteio da Taça de Portugal que até sorteava logo três eliminatórias foi absurdo. Nem me parece que fosse viciado. O "artista" é que não tinha capacidade para fazer um sorteio, pois a cada tiragem tinha de baralhar as bolas. Era mesmo falta de habilidade pois só se lembrou de rodar as bolas quando já não havia quase nenhuma bola para baralhar. Foi tão mau que se fosse para viciar era do mais absurdo. Nunca vi nada igual. De tão risível tornou-se cómico assistir àquilo. Ao quilo!
Taça de Portugal
Devia ser como no Totoloto ou Euromilhões. Uma tômbola programada para a saída de uma esfera a cada 30 segundos ou o que se entender como razoável para ter tempo de ser anunciado e mostrado. Uma tômbola com todos os clubes. Primeiro a sair joga no seu terreno e o segundo é o adversário. Saídas impares - 1.ª, 3.ª,5.ª, etc. a jogar "em casa" e pares - 2.ª, 4.ª, 6.ª a jogar "fora". Mesmo nas duas eliminatórias com condicionantes - quando entram em competição os clubes do segundo escalão e depois na seguinte os do primeiro, também era simples. Por exemplo: 1.ª esfera com o Benfica e a 2.ª com o Caldas SC! Invertia-se a ordem pois o Caldas SC jogaria no seu terreno. Outra situação: saída seguida de dois clubes do primeiro escalão - Benfica e depois o Sporting CP, por exemplo. Iriam para linhas seguidas, como forasteiros, esperando por saída de adversários de escalão inferior. O Caldas SC saía depois do Sporting CP jogaria com o Benfica. Depois saía o Varzim SC que jogaria, na Póvoa de Varzim, com o Sporting CP. Não me parece difícil, tem lógica e transparência.
Campeonato Nacional
Antes da escolha aleatória da "chave" - teriam que ser tômbolas - tipo Lotaria - para cada algarismo da "chave", pois teria que se saber se era uma "chave" até centenas de milhares ou até unidades de milhão... mas antes entregariam a quem estivesse a assistir uma "pen/USB" com todas as possibilidades. Era sorteada a "chave" e cada um, dos convidados/media abria a "chave" que fora sorteada. O que se faz é pouco transparente, mas não tenho como demonstrar que há batota. Mas é simplesmente estúpido. Sorteiam aleatoriamente a "chave" e depois indicam que para aquela "chave" o calendário é o que apresentam. Como ninguém tem acesso aos calendários de todas as "chaves" pode ser aquele que dá desde 0 000 000 a 9 999 999. Eu desconfio sempre que é assim, mas é um achamento. Que não me parece transparente... não!
Vamos lá deixar de meter as mãozinhas dentro dos potes!
Alberto Miguéns
Sorteios? Tem pouca piada, mas para mim o FCP tem "sorteios", e o SLB tem "azareios".
ResponderEliminarQuase sempre é assim. A lei das probabilidades também deve ter singularidades, ainda por estudar...
Caro Vítor Carocha,
EliminarComo eu o entendo. Curiosamente, no "sorteio" da Taça da Liga, entre as 18 equipas que disputam a I Liga, apenas uma teve no seu grupo, três equipas todas da II Liga, extraordinário "sorteio", mas, vá se lá saber porquê, não superou a fase de grupos, e qual foi a equipa que teve tamanho "azareio"? Pois claro, foi o Benfica, mas a culpa como sempre, é do Proença!
Saudações desportistas
Bom Dia, Caro Sr. Alberto Miguéns...Outra questão pertinente trazida pelo Sr. Concordo consigo, os sorteios das competições, pelo menos em Portugal, deveriam usar a chamada tômbola, porventura evitava-se a desconfiança das chamadas bolas "quentes" e "frias"...
ResponderEliminarUm parte meu, parece que a Liga "congelou" o tal processo disciplinar que o tal Conselho Disciplinar da FPF, dirigida por uma tal senhora adepta de um clube do norte que bem conhecemos, abriu à SAD do nosso Benfica...Estas instituições não se entendem e estão pejadas de incompetentes. Uma vergonha...Um abraço GLORIOSO e umas boas vindas ao nosso Gonçalo Guedes, que tenha muita sorte neste seu regresso. Um Abraço GLORIOSO.