SÓ HOJE TIVE CONHECIMENTO DO SEU FALECIMENTO NO DIA DE ONTEM.
Fernando Torres VIEIRA DIAS Manqueijo nasceu, em Angola, a 14 de Fevereiro de 1938 e faleceu em 3 de Julho de 2022, aos 84 anos.
Não teve grande destaque no Benfica, mas é uma Glória do GD da CUF. No «Glorioso» foi campeão nacional de Juniores na célebre final dos "seis-zero" com o Leça FC, em Leiria. (clicar). O treinador José Valdivielso era intratável pois segundo a Imprensa "só queria ganhar" mesmo que os seus jovens futebolistas jogassem à Homem!
Foi júnior do «Glorioso» em 1955/56 e 1956/57 (campeão nacional na categoria). Em 1957/58 foi campeão regional pela Reserva, entrando-se no final da temporada pela equipa de Honra, em 29 de Junho de 1958, frente ao CA Bangu, na «Saudosa Catedral» rodeado de Glórias do Benfica (clicar).
Em 1958/1959 era a temporada do "tudo ou nada". O treinador Otto Glória ainda tenta perceber as potencialidades dele no início da temporada, sendo titular na estreia no campeonato nacional (clicar) mantendo-se na equipa durante mais três jogos. Só que o plantel era fortíssimo e não havia substituições. Regressaria para fazer dois jogos particulares, em Abril de 1959, frente ao SCU Torreense, um jogo em Torres Vedras (onde marcou o seu único golo na equipa de Honra) e depois na «Saudosa Catedral».
Digressão à Índia Portuguesa, em 1960 (clicar) |
Em 1959/1960 com Béla Guttmann ainda fez um jogo, o segundo da temporada (clicar) mas não tinha hipótese. Rumou ao Atlético CP, mas foi no GD da CUF que o conheci nas colecções de cromos.
No total: 500 minutos certinhos, em oito jogos e um golo, repartidos por três temporadas.
Descansa em Paz, Vieira Dias.
Alberto Miguéns
Vestir a camisola do Glorioso é uma honra que poucos se podem orgulhar.
ResponderEliminarVieira Dias vestiu a camisola e foi campeão pelos juniores.
Obrigado.
Condolências à família.
Que descanse em paz.
Paz à sua alma.
ResponderEliminarNoutra altura, poderia ter-se evidenciado mais... mas jogou entre os melhores...
Ricardo.