SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

27 junho 2022

Vai começar: 119. Agarrar a Oportunidade

27 junho 2022 4 Comentários

PRINCIPALMENTE PARA TRÊS FUTEBOLISTAS: SAMUEL SOARES, ANDRÉ GOMES E ANTÓNIO SILVA.



Mas há mais a terem oportunidade para mostrar que têm qualidade para integrar o plantel em 2022/2023.

 

Com cinco futebolistas de férias

Abre-se uma oportunidade aos mais novos, bem como às aquisições de "agarrarem" a possibilidade de treinarem, jogarem e serem opções válidas para a época. É assim há muitas temporadas e esta que começa dia 27 de Junho de 2022 não será excepção. É regra. Há aqui vários níveis de aproveitarem a oportunidade.

 

PLANTEL 2022/23

Futebolistas (37) *

0

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

29

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

André Almeida


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pizzi


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Taarabt

F

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Grimaldo


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rafa


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Diogo Gonçalves


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Seferovic

F

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Chiquinho


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Odysseas

F

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Florentino


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Morato


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Weigl


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gonçalo Ramos

F

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vertonghen

F

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gilberto


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Otamendi

F

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Helton


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lucas Veríssimo


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gil Dias


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

João Mário


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Paulo Bernardo


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rodrigo Pinho


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Meïte


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Yaremchuk

F

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tomás Araújo


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Henrique Araújo


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sandro Cruz

?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tiago Gouveia


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Diego Moreira


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Martim Neto


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

André Gomes


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

António Silva


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Samuel Soares


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Musa


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bah


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ristic


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Neres


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

NOTAS: * previsão do plantel para a pré-temporada; F – Férias devido aos jogos pelas respectivas seleções nacionais; ? – não realizaram exames médicos; os dias correspondem a dias úteis de treino, ou seja, 27 dias, entre 27 de Junho e 2 de Agosto (véspera do primeiro jogo da terceira pré-eliminatória da fase de acesso ao sorteio dos oito grupos da Liga dos Campeões (na tabela o dia 10 corresponde a 8 de Julho)


Samuel Soares e André Gomes

Vão beneficiar de não estarem neste início da 119.ª temporada do «Glorioso» Futebol o guarda-redes Odysseas (férias) bem como Svilar (transferido para o clube da capital italiana, AS Roma). Samuel Soares e André Gomes que agarrem a oportunidade de poder ser, um deles, o "terceiro" guarda-redes. Odysseas e Helton deverão continuar a menos que os responsáveis da Benfica Futebol SAD consigam melhor. E nem será difícil. Vou escrever o pressuposto para todas as opiniões restantes para não ter que me repetir, pois já o escrevi ontem. Roger Schmidt é um treinador da "Escola Alemã" por isso pragmático. É um líder e quem lidera não tem receio de o fazer. Ele só prescindirá de um futebolista se os responsáveis pela Benfica Futebol SAD contratarem um melhor. Nunca irá adbicar de ter um melhor por ser considerado problemático. Quem lidera encontra soluções onde antes existiam problemas. E ele nunca aceitará estar condicionado por alguém ou alguns não terem tomado, no passado, as decisões que se impunham.

 

António Silva

Saberá que a dificuldade em ficar no plantel é gigantesca. O Benfica conta já com Morato e Tomás Araújo, chegando depois os "veraneantes" Otamendi e Vertonghen. Mais tarde - lá para final de Dezembro, depois do Mundial - Lucas Veríssimo. Estará só para fazer número mas se agradar a Roger Schmidt é solução para um futuro próximo. A curiosidade está em saber como vai Roger Schmidt jogar com dois "trintões" num sistema táctico tão exigente em recuperação rápida galgando metros. A estar atento.

 

Bah e Ristic

Defesas-laterais têm de mostrar o porquê de serem contratações na esperança de melhorar o sector defensivo nas alas. Bah substituirá Valentino e Ristic a sombra de Grimaldo pois este nunca teve "concorrência" o que foi um erro tremendo da SAD, mas Grimaldo não tem culpa. Pediram-lhe para integrar o plantel do Benfica e foi o que ele fez. A gestão do mesmo não é da sua responsabilidade como é evidente. Haverá ainda André Almeida, Gilberto e Sandro Cruz (?) por isso em seis haverá dois que vão sair. Pelo menos, pois pode "entrar" algum outro.

 

Tiago Gouveia, Diego Moreira, Martim Neto e Neres

Oportunidade para mostrarem qualidade. Mais os três jovens da Formação que o médio-ala Neres contratado esta temporada. Com a possibilidade e necessidade de "emagrecimento" do plantel resta-lhes mostrar qualidade perante todos os outros. E futebolistas que «pisam os mesmos terrenos» não faltam. As duas próximas semanas até à partida para Inglaterra vão ser interessantes. 


Chiquinho, Florentino e Paulo Bernardo

Três situações, três possibilidades que suscitam mais incógnitas que certezas. A menos que estejam de saída os que têm sido apostas para o "miolo": Weigl, Meïte, Taarabt e João Mário. O plantel do Benfica tem muito por onde mexer. Mais quantidade que qualidade, mas 2021/2022 (Jorge Jesus/Nélson Veríssimo) foi "uma coisa" e 2022/2023 (Roger Schmidt) será outra completamente diferente. Esperemos que para melhor. 


Musa

Incógnita perante tantos avançados: Seferovic, Yaremchuk, Rodrigo Pinho, Henrique Araújo e Gonçalo Ramos.  Pelo menos dois vão sair e até poderão ser mais se algum futebolista for contratado. Com Seferovic e Yaremchuk de férias vai ter oportunidades que chegam para avaliar o que pode acrescentar ao plantel.


Dos que se "falam"

Não interessa pois ainda cá não estão!


Vamos, Benfica!

 

Alberto Miguéns

4 comentários
  1. "É um líder e quem lidera não tem receio de o fazer. (...) E ele nunca aceitará estar condicionados por alguém ou alguns não terem tomado, no passado, as decisões que se impunham."
    Vamos ver, pensava o mesmo de Jesus, (não sendo grande fã do seu regresso, mesmo sendo fã do seu trabalho e grato pelo que fez no Benfica), era o que esperava que fosse a vantagem de estar por cá. No entanto foi-se deixando "endrominar", pois enquanto foi recorrentemente pedindo jogadores para uma posição específica, acabou por ficar com apenas 1 jogador de origem para essa mesma posiçao, jogador esse sobre o qual ele próprio já havia comentado que não valia 1 perna de outro que trinou e quis trazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista
      Esqueça tudo o que foi feito nos últimos anos. Roger Schmidt é um treinador alemão. Não quer saber do que se diz ou pensam dele. Não faz fretes. Se sentir que não tem condições faz como Pal Csernai ou jupp Heynckes. Vai-se embora. Não vai ficar sem trabalho à espera que terminem os dois anos de contrato. O tempo mudou. Resta saber se o Benfica actual tem categoria para ter um treinador de categoria. Os futebolistas que ele entender que são os que lhe dão mais garantias de sucesso são os que vão ficar. Se os adeptos amuarem é para o lado que ele dorme melhor. O tempo dos treinadores papalvos acabou. Ou pelo menos foi interrompido com a vinda dele. Ele está apenas um ou dos níveis abaixo dos melhores treinadores alemães da actualidade.

      Saudações Gloriosas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    2. "Se os adeptos amuarem é para o lado que ele dorme melhor." - É isso mesmo. Tem de ter as suas ideias, pois em última análise são essas que lhe garantem a vitória e o sucesso que lhe permite continuar. Espero e rezo por isso, gosto de treinadores com personalidade e carácter (não confundir ser arruaceiro com ter carácter forte, como fazem com o treinador do porto).

      Eliminar
  2. Caro Alberto,
    Concordo com a sua perspectiva sobre o novo treinador do Benfica.
    E claro que nao ha garantias mas sinto que ja se respira um novo ar no nosso Clube, como se tem visto nos pavilhoes.
    A sombra pesada do testa comeca a ser afastada.
    So espero e desejo que este processo de mudanca continue e se aprofunde.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: