SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

27 maio 2022

Mais do Mesmo

27 maio 2022 3 Comentários

BENFICA SEMPRE NA VANGUARDA DO FUTEBOL PORTUGUÊS.



Incompreensível é não conseguir fazer valer essa posição conquistada com sangue, suor e lágrimas desde os Anos 10 do século XX.

 

O Benfica não é o clube mais popular em Portugal desde os Anos 60 como muitos querem fazer crer por quererem que assim fosse

É o mais popular desde 1907 quando derrotou os "mestres invencíveis do Cabo Sbmarino" (ingleses de Carcavelos) cimentando tal popularidade com a conquista de oito títulos de Campeão Regional, em onze temporadas, entre 1909/1910 e 1919/1920 "apenas" falhando três temporadas em que foi segundo classificado: 1910/11 (atrás do Internacional/CIF) e 1914/1915 ou 1918/19 (ambas atrás do Sporting CP).

 

Além disso agigantava-se frente a equipas de clubes estrangeiros que andavam em digressão pela Ibéria

Fazia, geralmente, os melhores resultados - empates ou derrotas mais suaves - conseguindo mesmo algumas vitórias frente a clubes que até goleavam, aos cinco e seis golos. E depois fora de Lisboa era intratável como provava frente aos principais clubes do Norte e do Algarve. O primeiro Benfica - FC Porto não foi a 28 de Junho de 1931, em Coimbra, na final da Taça de Portugal, então denominada "Campeonato de Portugal" como os entendidos querem fazer crer. Esse foi o 22.º jogo, pois o primeiro, numa vitória por 8-2, realizou-se em 28 de Abril de 1912, na cidade do Porto, no campo da rua da Rainha, o espaço que antecedeu a ida para a Constituição. A força do Benfica era tal que nos onze primeiros enconros foram onze as vitórias do «Glorioso», seis na cidade portuense. 

 

É por ser o mais conhecido, popular e estimado clube português que o Benfica tem que faqzer valer o seu poderio

Mais uma entidade, mais uma vez o maior de Portugal, único a fazer frente aos clubes dos países europeus mais fortes. Perder três posições em duas temporadas merece reflexão (clicar).


Vamos, Benfica!

 

Alberto Miguéns

3 comentários
  1. "O primeiro Benfica - FC Porto não foi a 28 de Junho de 1931, em Coimbra, na final da Taça de Portugal, então denominada "Campeonato de Portugal" como os entendidos querem fazer crer. Esse foi o 22.º jogo, pois o primeiro, numa vitória por 8-2, realizou-se em 28 de Abril de 1912, na cidade do Porto, no campo da rua da Rainha, o espaço que antecedeu a ida para a Constituição. A força do Benfica era tal que nos onze primeiros enconros foram onze as vitórias do «Glorioso», seis na cidade portuense."

    Caríssimo, esses primeiros onze clássicos entre FC Porto/Benfica, supostamente foram jogos particulares. É curioso, o primeiro foi disputado em 1912, realizado, portanto, há 110 anos.

    Também curiosamente, 110 anos depois, já nesta era do Futebol Indústria, nos últimos onze clássicos oficiais, disputados entre FC Porto e Benfica, em 4 competições oficiais distintas, volto a sublinhar, nesses últimos onze clássicos oficiais disputados, o FC Porto venceu 8, o Benfica venceu 1, e registaram-se 2 empates. Entre esses onze últimos clássicos, disputou-se uma Final da Taça de Portugal, e uma Supertaça, ambas ganhas pelo FC Porto. Tenho de ir à "sebenta", para rever se há outro ciclo (com uma sequência de 10/11 jogos) tão desequilibrado quanto este ciclo atual.

    Saudações desportivas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era do futebol indústria ou era do futebol da fruta...

      Eliminar
  2. Boa noite.

    No que respeita às partidas Benfica-Porto, aos encontros com "teams estrangeiros" -como era escrito na altura- e outros desafios, facilmente se percebe o seguinte:
    -nas épocas de 1910 a 1950, quaiquer "particulares" envolvendo equipas grandes ou representativas, torneios "relâmpago ", de Natal, Ano Novo, Páscoa, de pré- e pós-temporada, digressões por Espanha ou pela denominada "Província " tinham uma importância, uma cobertura de imprensa e um acompanhamento popular muito superiores àquilo que se tem impacto hoje;
    -isso está bem plasmado na popularidade inequívoca, densa, cimentada, antiga e duradoura que o Glorioso possui sobretudo no Norte, Grande Lisboa, algumas zonas litorais e interiores, Ribatejo, Alentejo, Algarve, Açores e África lusófona;
    -o futebol, desde a década de 1910, e o ciclismo, desde a de 1920, entre outras modalidades, a expansão de filiais e da prática desportiva, e outros processos -como o advento dos relatos radiofo'nicos em meados dos anos 1930, tendo coincidido com a eclosão dos campeonatos em "poule"-traduziram-se numa grande "propaganda" do Benfica;
    -a sentença de Miguens ""O Benfica não é o clube mais popular em Portugal só desde os Anos 60 como muitos querem fazer crer por quererem que assim fosse" é diáfana e pungente. Apraz-me sempre corroborar as afirmações de quem "falou porque sabe"- Alberto Miguens.

    Saudações benfiquistas, das Terras de Besteiros.
    Ricardo

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: