BENFICA SEMPRE NA VANGUARDA DO FUTEBOL PORTUGUÊS.
Incompreensível é não conseguir fazer valer essa posição conquistada com sangue, suor e lágrimas desde os Anos 10 do século XX.
O Benfica não é o clube mais popular em Portugal desde os Anos 60 como muitos querem fazer crer por quererem que assim fosse
É o mais popular desde 1907 quando derrotou os "mestres invencíveis do Cabo Sbmarino" (ingleses de Carcavelos) cimentando tal popularidade com a conquista de oito títulos de Campeão Regional, em onze temporadas, entre 1909/1910 e 1919/1920 "apenas" falhando três temporadas em que foi segundo classificado: 1910/11 (atrás do Internacional/CIF) e 1914/1915 ou 1918/19 (ambas atrás do Sporting CP).
Além disso agigantava-se frente a equipas de clubes estrangeiros que andavam em digressão pela Ibéria
Fazia, geralmente, os melhores resultados - empates ou derrotas mais suaves - conseguindo mesmo algumas vitórias frente a clubes que até goleavam, aos cinco e seis golos. E depois fora de Lisboa era intratável como provava frente aos principais clubes do Norte e do Algarve. O primeiro Benfica - FC Porto não foi a 28 de Junho de 1931, em Coimbra, na final da Taça de Portugal, então denominada "Campeonato de Portugal" como os entendidos querem fazer crer. Esse foi o 22.º jogo, pois o primeiro, numa vitória por 8-2, realizou-se em 28 de Abril de 1912, na cidade do Porto, no campo da rua da Rainha, o espaço que antecedeu a ida para a Constituição. A força do Benfica era tal que nos onze primeiros enconros foram onze as vitórias do «Glorioso», seis na cidade portuense.
É por ser o mais conhecido, popular e estimado clube português que o Benfica tem que faqzer valer o seu poderio
Mais uma entidade, mais uma vez o maior de Portugal, único a fazer frente aos clubes dos países europeus mais fortes. Perder três posições em duas temporadas merece reflexão (clicar).
Vamos, Benfica!
Alberto
Miguéns
"O primeiro Benfica - FC Porto não foi a 28 de Junho de 1931, em Coimbra, na final da Taça de Portugal, então denominada "Campeonato de Portugal" como os entendidos querem fazer crer. Esse foi o 22.º jogo, pois o primeiro, numa vitória por 8-2, realizou-se em 28 de Abril de 1912, na cidade do Porto, no campo da rua da Rainha, o espaço que antecedeu a ida para a Constituição. A força do Benfica era tal que nos onze primeiros enconros foram onze as vitórias do «Glorioso», seis na cidade portuense."
ResponderEliminarCaríssimo, esses primeiros onze clássicos entre FC Porto/Benfica, supostamente foram jogos particulares. É curioso, o primeiro foi disputado em 1912, realizado, portanto, há 110 anos.
Também curiosamente, 110 anos depois, já nesta era do Futebol Indústria, nos últimos onze clássicos oficiais, disputados entre FC Porto e Benfica, em 4 competições oficiais distintas, volto a sublinhar, nesses últimos onze clássicos oficiais disputados, o FC Porto venceu 8, o Benfica venceu 1, e registaram-se 2 empates. Entre esses onze últimos clássicos, disputou-se uma Final da Taça de Portugal, e uma Supertaça, ambas ganhas pelo FC Porto. Tenho de ir à "sebenta", para rever se há outro ciclo (com uma sequência de 10/11 jogos) tão desequilibrado quanto este ciclo atual.
Saudações desportivas
Era do futebol indústria ou era do futebol da fruta...
EliminarBoa noite.
ResponderEliminarNo que respeita às partidas Benfica-Porto, aos encontros com "teams estrangeiros" -como era escrito na altura- e outros desafios, facilmente se percebe o seguinte:
-nas épocas de 1910 a 1950, quaiquer "particulares" envolvendo equipas grandes ou representativas, torneios "relâmpago ", de Natal, Ano Novo, Páscoa, de pré- e pós-temporada, digressões por Espanha ou pela denominada "Província " tinham uma importância, uma cobertura de imprensa e um acompanhamento popular muito superiores àquilo que se tem impacto hoje;
-isso está bem plasmado na popularidade inequívoca, densa, cimentada, antiga e duradoura que o Glorioso possui sobretudo no Norte, Grande Lisboa, algumas zonas litorais e interiores, Ribatejo, Alentejo, Algarve, Açores e África lusófona;
-o futebol, desde a década de 1910, e o ciclismo, desde a de 1920, entre outras modalidades, a expansão de filiais e da prática desportiva, e outros processos -como o advento dos relatos radiofo'nicos em meados dos anos 1930, tendo coincidido com a eclosão dos campeonatos em "poule"-traduziram-se numa grande "propaganda" do Benfica;
-a sentença de Miguens ""O Benfica não é o clube mais popular em Portugal só desde os Anos 60 como muitos querem fazer crer por quererem que assim fosse" é diáfana e pungente. Apraz-me sempre corroborar as afirmações de quem "falou porque sabe"- Alberto Miguens.
Saudações benfiquistas, das Terras de Besteiros.
Ricardo