SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

23 abril 2022

Mais do Mesmo

23 abril 2022 6 Comentários

UM JOGO QUE RESUME MUITO DO QUE FOI ESTA TEMPORADA DO BENFICA.



Acabei de ver, em gravação, o jogo n.º 5 493 da equipa de Honra - prefiro designar assim este plantel - pois Cosme Damião dizia que principais eram todas as equipas, pois todas competiam para conquistar os respectivas competições. 


NOTA: Uma noite mal comida e dormida, tal como para os Benfiquistas.


Nem consigo dizer qual foi a última vez, que num estádio ou na televisão, não vi e anotei as ocorrências em directo de um jogo do Glorioso Benfica, seja para competições oficiais ou jogos particulares. Certamente há mais de duas décadas e é inédito neste blogue que surgiu em 28 de Fevereiro de 2011, jogando o Benfica o encontro 4 817.º, em 2 de Março de 2011.

 

Como já se previa

Quando comecei a ver o jogo já sabia de um resumo do que se passara, de várias opiniões e considerações acerca do mesmo, por isso não tem interesse estar a dar opiniões pormenorizadas pois os jogos valem pela emoção como são vistos e pelo impacte que causam em nós nos momentos seguintes ao apito final dos árbitros. Podemos dizer as "maiores barbaridades" mas são genuínas e resultam das emoções que a paixão pelo clube com o qual nos identificamos nos proporcionam.

 

Umas breves notas

Embora ainda bem que este jogo visto à posteriori - cerca de duas horas depois de ter terminado - seja em final de temporada com o Benfica a classificar-se em terceiro lugar - a confirmação surgirá, provavelmente, na próxima jornada ou na 33.ª e penúltima, dependendo mais do Sporting CP que do Benfica.

 

Este jogo mostrou muito do que foi o Benfica em 2021/2022

O Benfica parece que foi sendo "formatado" para jogar na Liga dos Campeões a defender bem e surpreender os adversários em contra-ataque. Quando tem que "assumir o jogo" revela muitas dificuldades acabando por criar algumas oportunidades - devido à qualidade do plantel face à maior parte dos adversários domésticos - mas é, geralmente perdulário. E numa "competição-maratona" como é um campeonato com 34 jornadas, vai cedendo um ponto aqui, outros ali e isso torna tudo muito mais difícil até ser impossível. Em competições a eliminar - como é a Taça de Portugal - um sorteio desfavorável - como ocorreu em 2021/22, numa ida ao terreno do FC Porto, deita tudo a perder.


Mudar de vida (I)

O Benfica tem de organizar um plantel e ter um treinador que consiga colocar o Benfica a assumir os jogos ficando assim mais próximo de conquistar as competições onde o Benfica está obrigado a vencer - Campeonato Nacional, Taça de Portugal e Taça da Liga - e fazer uma competição na UEFA (Liga dos Campeões) onde tem possibilidades de fazer campanhas interessantes e poder causar surpresas pela positiva.

 

Mudar de vida (II)

Plantel. Não me parece que seja tudo para arrasar. O Benfica até conseguirá com um treinador ambicioso e competente extrair um bom onze para 2022/2023, deste plantel de 2021/22. Mas necessita de remodelar para poder ter um bom "vinte e dois" E só tendo um "bom 22" poderá ambicionar mais que começar a eternizar o terceiro lugar que obriga a duas pré-eliminatórias (quatro jogos) e no Futuro...nem isso!



Arbitragem

Aquele lance próximo do final do jogo é grande penalidade, pois apesar do futebolista do adversário não estar a olhar para a bola tem os braços abertos já muito próximo da linha de golo. Mas o complexo é estar a desculpar o empate com um lance destes já próximo do final do encontro num jogo pouco conseguido embora o futebol seja feito com golos e não com exibições. E um lance de grande penalidade tem grande probabilidade de ser transformado em golo. 

 

Mudar de vida (III)

Em 2022/2023 o Benfica não pode ficar à espera do final da temporada e de mostrar indignação quando tudo já está perdido. Tem de ser profiláctico. Sem medo, confiando na força de ser o maior clube português, dar-se ao respeito e obrigar a que respeitem o Clube. E ter estratégia para mudar no médio prazo, definitivamente, esta falta de respeito para com o «Glorioso».


 CALENDÁRIO DE JOGOS (2021/2022)

Mês

Dia

Adversário

Competição

Local

 

 

A

B

R

I

L

2

SÁB

D 2-3

SC Braga/  88.º campeonato nacional/J.28

F/ Braga

5

TER

D 1-3

Liverpul FC / 67.ª Liga Campeões/QF - 1.ª m

C/SLB

9

SÁB

V 3-1

Belenenses SAD / 88.º campeonato nacional/J.29

C/ SLB

13

QUA

E 3-3

Liverpul FC / 67.ª Liga Campeões/QF - 2.ª m

F/Anfield

17

DOM

V 2-0

88.º campeonato nacional/J.30

F/ Alvalade

20

QUA

 

 

23

SÁB

E 0-0

FC Famalicão / 88.º campeonato nacional/J.31

C/ SLB

27

QUA

 

 

 

30

SÁB

17:00

CS Marítimo

88.º campeonato nacional/J.32

F/ Funchal

M

A

I

O

4

QUA

 

 

 

7

SÁB

18:00

FC Porto

88.º campeonato nacional/J.33

C/ SLB

11

QUA

15

DOM

FC Paços Ferreira

88.º campeonato nacional/J.34

F/ Paços de Ferreira

18

QUA

65.ª Liga Europa. FINAL

Sevilha

22

DOM

 

 

 

25

QUA

1.ª Liga Conferência. FINAL

Tirana

28

SÁB

67.ª Liga Campeões. FINAL

Paris

 

No próximo jogo, eis que a «Capital do Benfiquismo»

É na «Catedral», no próximo domingo, frente ao CS Marítimo, para a 32.ª jornada do 88.º campeonato nacional.


2021/2022: TEMPORADA GLORIOSA 118

Competições

Clas

Fase

J

V

E

D

GM

GS

TOTAIS

56 (3)

33

13

10

115

62

Primeira Liga

3.º

31 (3)

21

5

5

75

29

Liga dos Campeões

2.º-1/4

10

3

4

3

14

17

Taça da Liga

FIN

4

1

2

1

8

7

Taça de Portugal

1/8

3

2

-

1

6

5

Liga dos Campeões (Ap.)

FG

4

3

1

-

6

1

Particulares

--

4

3

1

-

6

3

NOTA: entre parêntesis os jogos que faltam disputar em 2021/22

 

Então, Benfica?


Alberto Miguéns 

6 comentários
  1. Lamentável, a exibição. Lamentável, a orientação técnica. Resultado frustrante e merecido.

    No estádio, este foi jogo que mais me irritou no campeonato. Foi muito mau.

    Na primeira parte, a nossa equipa jogou e forma desarticulada, lenta, desleixada e inoperante. Fiquei chocado quando vi regressar do balneário exatamente o mesmo 11.

    A segunda parte apenas teve de diferente observar-se um pouco mais de rapidez que rapidamente se tornou uma sofreguidão tonta e estéril.

    Resumindo, o empate foi um castigo merecido que selou o 3º lugar no campeonato. Foi uma confirmação dolorosa de uma época frustrante.

    Hoje ficou ainda mais evidente que mais de metade deste plantel não pode, não merece transitar para o próximo ano.

    Ficou também demonstrada a falta de lucidez e de exigência deste treinador. Foi absurda a decisão de deixar em campo, durante mais de uma hora, alguns jogadores cujo rendimento foi uma caricatura grotesca daquilo que se exige a um jogador de futebol da equipa principal do Sport Lisboa e Benfica.

    Que se tomem as decisões necessárias, doa a quem doer. Se foram incompetentes para contratar muitos destes jogadores que sejam pelo menos minimamente competentes para os dispensar. Mais de metade do plantel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 100% de acordo com tudo o que diz.
      Tudo errado, desde a momtagem da equipa, à atitude dos jogadores. O penalty, que existiu, é ultra secundário. Não interessa nada.
      Senti-me envergonhada.

      Eliminar
  2. Este jogo conseguiu tirar-me do serio.
    Treinador e jogadores.
    Inadmissivel.
    Inaceitavel.
    Mais um murro no estomago dos adeptos.
    A minha maior duvida e a seguinte.
    Serao os dirigentes capazes de fazer diferente do que teem feito nos ultimos anos????

    ResponderEliminar
  3. os pequenos poderes do pontapé na bola luso sabem muito bem que este é uma apagada e vil tristeza, então, devem fazer tudo e mais alguma coisa para puxar o nosso glorioso BENFICA para baixo porque, se assim não for, esse negócio perderá todo o seu interesse neste nosso quintal à beira-mar plantado !!!

    #cogitando

    obs ... caro alberto 'glorioso' miguéns aproveite a sua estadia em montalvão o máximo possível, pois, isso é o que verdadeiramente interessa já que, tudo o resto, é conversa para irmos passando o nosso tempo até ao nosso passamento ...

    abração glorioso

    antonio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o mesmo dos ultimos dois anos, não do ultimo ano. uma vergonha.

      Eliminar
  4. Até dói ver esta gente jogar à bola. Aquilo faz sono, irrita, tira-nos do sério. Já não há pachorra: jogam um jogo mais ou menos, e a seguir parece que desligam. Entregaram, de mão beijada, o 2º lugar aos outros.
    O desrespeito ao Sport Lisboa e Benfica continuará, se a direção continuar queda e muda. É preciso gritar basta! à cambada que escolheu o Benfica para bombo da festa. Nesse grito de revolta, contará com o apoio certo de todos os adeptos.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: