SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

06 janeiro 2022

FCP: Fazemos Cérebros Perlimpimpim

06 janeiro 2022 20 Comentários

OU EM PORTUGUÊS DE PORTUGAL "LAVAGENS CEREBRAIS".



O Benfica sendo o melhor e maior clube português tem de estar sempre na vanguarda. Nos poucos momentos em que se atrasou - início dos Anos 20, entre final da década de 40 e início de 50 e final dos Anos 70 - soube inverter rapidamente a situação e voltar a mandar pois soube tomar as iniciativas e impor as mudanças necessários. Mas mais que tudo nunca foi a reboque de nenhum outro, nem foi subserviente a qualquer um.

 

O "problema" é que nos Anos 80 deixou-se desgastar e nos anos 90 pagou com "juros"

Essa incapacidade em enfrentar o "Arrivipedrotismo*". José Maria Pedroto faleceu com 56 anos, em 1985, mas o seu discípulo, tendo menos nove anos (nasceu em 1937), tem a longevidade - já vai com 84 anos - que ele não teve e teve por isso muito tempo para executar as ideias do seu ideólogo nascido em 1928.

 

Arrivipedrotismo: arrivismo pedrotiano


Mestre Pedroto implantou no FC Porto algumas ideias que fazem parte da "sebenta" pintecostista, entre elas:

1. Desvalorizar a grandeza do Benfica, sendo o maior e mais popular, clube português justificando que parte dessa grandeza adquirido perfídia, para permitir justificar o atraso, em grandeza e popularidade, do FC Porto; 

2. Atribuir ao poder político e económico central a pequenez do FC Porto para agregar as forças económicas e políticas da região fazendo do FC Porto uma "bandeira" (copiando a estratégia do FC Barcelona); 

3. Adquirir futebolistas com personalidade que possam ser moldadas em função dos interesses do portismo;

4. Para se conquistar campeonatos nacionais - competições longas e exigentes - não é necessário ter os melhores jogadores/futebolistas. É muito mais importante ter as pessoas certas nos lugares certos;

5. Um árbitro expulsa com facilidade um jogador/futebolista que o pressione mas não pode expulsar onze se todos ou quase todos o pressionarem.

 

O Benfica durante os Anos a seguir ao 25 de Abril de 1974
Teve vantagem perante todos os outros até porque sendo um clube democrático manteve os principais dirigentes no activo enquanto no Sporting CP quase todo o Conselho Leonino - que era na prática quem governava o clube, até esse dia, mais que o presidente João Rocha - fugiu para Espanha e Brasil e no FC Porto, Afonso Pinto de Magalhães - na prática quem financiava um clube muito débil, presidido pelo seu delfim Américo de Sá - um emblema odiado por meia-cidade devido à questão dos Andrades" que gerou e desenvolveu revolta na cidade desde os Anos 30, também ficou exilado no Brasil, cinco anos, até 1980, quase até falecer, em 1984. O Benfica conquista o TRI (1974/75 a 1976/77) mas depois erros de gestão (em particular de Romão Martins) e parcimónia (em não quererem baixar ao nível do treinador e chefe de departamento do FC Porto) impedem o Benfica de prosseguir na conquista de títulos atrás de títulos. O exemplo mais paradigmático é esta imagem da marcação de um fora-de-jogo que daria o 2-0, a oito minutos do final num jogo que depois terminou empatado a um golo) e o quarto título consecutivo:


Pedroto implementou a "sebenta" e o Benfica foi resistindo
Acomodado na abissal diferença de capacidade em gerar receitas e prestígio. Era como uma mola (Benfica) frente a um cilindro de alcatroamento (FC Porto). A mola foi resistindo mas claro que tinha de partir. O Benfica conseguia equilibrar com futebolistas de grande classe - internacionais portugueses, brasileiros, suecos, dinamarqueses - frente a um FC Porto de "sebenta" contratando futebolistas fáceis de fanatizar numa de ser o "FC Porto contra o Mundo, principalmente vermelho. Ou a nível internacional, ter de vingar derrotas que quando ocorreram foram normais porque os opositores mostraram ser superiores. Mas havia a "sebenta" para executar.

Depois foi a «Travessia do Deserto» porque não havia poder financeiro metido no Futebol
E o FC Porto "assebentado" tinha vantagem ainda mais forte pois aliava a esta "ideologia do ódio" a capacidade financeira premiada pela reorganização da principal competição da UEFA em competição dos milhões de francos suíços e depois de euros. E o Benfica foi incapaz de enfrentar este poderio avassalador com a sebenta a ser executada nos seus cinco pontos enumerados, mas podiam ser descritos uns 50!

Só que a "sebenta arrivipedrotista" foi sendo negligenciada 
E o FC Porto quis ser um "clube normal" com a contratação de treinadores normais, no caso Lopetegui, com futebolistas que nunca permitiriam "lavagens cerebrais" como espanhóis, para já nem falar de internacionais categorizados de países europeus. Impossível Ainda se riam do que lhes diziam e queriam que fizessem. Eis que quando o FC Porto estava a perder o «arrivipedrotismo» os dirigentes do Benfica resolvem "salvar" o seu presidente - quem vir fotografias desse tempo tendo 80 anos parecia ter 90 - agora tendo 84 parece ter 70! 

84.º CAMPEONATO NACIONAL 2017/18
Jorn
RES
Sit
Adversário
FCP
SCP
01
V 3-1
C
SC Braga
=
=
02
V 1-0
F
GD Chaves
=
=
03
V 4-0
C
CF “Os Belenenses”
=
=
04
E 1-1
F
Rio Ave FC
- 2
- 2
05
V 2-1
C
Portimonense SC
- 2
- 2
06
D 1-2
F
Boavista FC
- 5
- 5
07
V 2-0
C
FC Paços de Ferreira
- 5
- 3
08
E 1-1
F
CS Marítimo
- 5
- 3
09
V 3-1
F
CD Aves
- 5
- 3
10
V 1-0
C
CD Feirense
- 5
- 3
11
V 3-1
F
Vitória SC Guimarães
- 5
- 1
12
V 6-0
C
Vitória FC Setúbal
- 3
- 1
13
E 0-0
F
FC Porto
- 3
- 3
14
V 3-1
C
GD Estoril Praia
- 3
- 3
15
V 5-1
F
CD Tondela
- 3
- 3
16
E 1-1
C
Sporting CP
- 5
- 3
17
V 2-0
F
Moreirense FC
- 5
- 3
18
V 3-1
F
SC Braga
- 5
- 3
19
V 3-0
C
GD Chaves
- 5
- 1
20
E 1-1
F
CF “Os Belenenses”
- 5
- 3
21
V 5-1
C
Rio Ave FC
- 5
=
22
V 3-1
F
Portimonense SC
- 5
=
23
V 4-0
C
Boavista FC
- 5
=
24
V 3-1
F
FC Paços de Ferreira
- 5
=
25
V 5-0
C
CS Marítimo
- 5
+ 3
26
V 2-0
C
CD Aves
- 2
+ 3
27
V 2-0
F
CD Feirense
- 2
+ 3
28
V 2-0
C
Vitória SC Guimarães
+ 1
+ 6
29
V 2-1
F
Vitória FC Setúbal
+ 1
+ 6
30
D 0-1
C
FC Porto
- 2
+ 3
31
V 2-1
F
GD Estoril Praia
- 2
+ 3
32
D 2-3
C
CD Tondela
- 5
=
33
E 0-0
F
Sporting CP
- 7
=
34
V 1-0
C
Moreirense FC
- 7
+ 3
NOTA: As diferenças não são em tempo real, pois não contemplam adiamentos ou antecipações de jogos


É claro que a contratação de Sérgio Conceição foi a tentativa de regressar à «sebenta arrivipedrotista» mas 
Apesar dos dirigentes do Benfica lhe estenderem "uma passadeira" para recuperarem o seu treinador "grosseiro e brutamontes" (a coberto de ser agraciado nos media como compreensivelmente...irascível) quase cometia a proeza de perder o campeonato que o Benfica tinha permitido - por desinvestimento intencional - que vencesse quanto o que se justificava é que o FC Porto se não pode vencer nenhum campeonato, então esse é que NUNCA o poderia conquistar. E conquistou. Mas mesmo a aplicar a "sebenta" e nas próximas temporadas avizinha-se mais do mesmo, ainda cometem erros que Mestre Pedroto deve "remexer-se" de espanto. Contratar futebolistas do extremo-oriente, com uma educação e cultura milenar até superior à europeia, como Nakajima? Alguma vez conseguiriam fazer "lavagens cerebrais" a jogadores da Ásia cultural do Budismo, Hinduísmo, Taoísmo e Confucionismo? Impensável. Tal como futebolistas com nível dos países europeus, internacionais ou próximos de o serem. «Jogador À Porto» tem de ser contratado em Portugal - mesmo que tenha de "tarimbar" alguns meses nos treinos, como Fábio Cardoso - na América do Sul, África ou Mundo Muçulmano. E não são todos, embora, as probabilidades de acertarem nos "indicados" sejam mais elevadas. Têm de ser futebolistas que se deixem fanatizar e até gostem disso! 

Quem dirige o Clube e/ou os dirigentes da Benfica Futebol SAD

Ou têm muita mestria despois do descalabro, desde 2017/18, ou arriscam-se a que o Benfica se transforme numa fogueira de dirigentes, treinadores e futebolistas nos próximos tempos. A expectativa é perceber se Rui Costa e restantes dirigentes - estando José Eduardo Moniz de fora, não sei o poder relativo de cada um para fazer avaliações que pense serem justas e justificadas indicando nomes -  repetindo, saber se estão ao nível do grupo que resistiu, em 1926, 1954 e 1981; ou se vão ser trucidados como em 1994, 2006 ou 2018. Não será fácil pelo que se adivinha no Futuro, mas no Futebol também é verdade que, por vezes, tudo se altera, quando não era previsível. O Benfica necessita, acima de tudo, de quem tenha capacidade para repor ordem e normalidade, ou seja, precisa de um:



Golpe de Asa!

 

Alberto Miguéns

20 comentários
  1. Uma bela avaliação do fanatismo e portismo no tempo de Pedroto e do PIDE Pinto da Costa....

    ResponderEliminar
  2. Concordo com tudo, mas o principal problema está dentro do Benfica com gente que prefere negócios a campeonatos e com eventuais cavalos de Troia...e contra esse inimigo interno é que tem sido difícil lutar nos últimos 20 anos.

    ResponderEliminar
  3. Fantástico texto, sr. Alberto Miguéns!
    Na pura tradição que fizeram do jornalismo sério e respeitado, a par do Benfica, grandes instituições do mundo desportivo.

    ResponderEliminar
  4. Belíssima análise, Alberto Miguéns. Para os mais novos será elucidativo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só um acrescento ao texto, no grupo do tipo de jogadores que melhor se adapta à mentalidade do FC Porto, há também os jogadores do antigo Bloco Leste. Ex-soviéticos, ex-jugoslavos, romenos, búlgaros, etc.

      Eliminar
  5. É um prazer ler o que acima foi escrito! É pena que os comentadores "benfiquistas" que se encontram nas várias televisões a fazerem um papel medíocre e a ajudar a enlamear o nome do Benfica sejam na sua maioria suficientemente burgessos para perceberem o que é o Benfica e o que é o FCPorto. Fico com dúvidas se eles são mesmo ignorantes ou se estão tesos e aceitam fazer aqueles papéis à Calado, Diamantino e outros que por lá passam como o Malheiro, outro inútil e um idiota chapado! Se soubessem defender o Benfica era assim com estes argumentos que mostrariam à comunicação social, o que ela e mais estes rafeiros benfiquistas que por lá militam todas as noites andam a fazer com o nome do Benfica....era preciso uma pessoa calma, serena e culta nesta história do futebol e seus meandros para os desmontar em directo. Enfim, tenho pena de ver o Benfica tão por baixo desportivamente, porque se ganhasse esta malta engolia até ao fundo da garganta a porcaria que vende diariamente sobre o Benfica. Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (...) era preciso que os benfiquistas não dessem 'share' a essa *media da dragartagem* anti_sport_lisboa_e_benfica já que jamais *eles* aceitariam a tal pessoa calma, serena e culta ... descrita pelo *lmartin* (nem na benfica_tv tal tipo de pessoa teria alguma vez assento ... rs ... rs ... rs ...)
      saudações vermelhas ❣❣❣

      Eliminar
  6. Alberto penso que o comentário que tinha feito num post se aplica neste, por estar relacionado com o Porto.
    Este era o comentário:

    Diamantino Miranda (Diamante) ontem na cmtv: Fui convocado para uma reunião de antigos jogadores pelo vieira, e quando chego lá já atrasado estavam ex jogadores, outras pessoas e o Octávio Machado (aquele que diz vocês sabem do que estou a falar) e o Diamantino perguntou a quem estava ao seu lado o que é que o Octávio estava lá a fazer? O encosta também não sabia de nada? o Octávio confirmou em directo também oque estava nessa reunião, é vergonhoso o que se passa no clube, já não têm memoria do que era e foi o Octávio nos tempos de adjunto do Artur Jorge, Ivic e Artur Jorge.

    Link: https://www.youtube.com/watch?v=etaqFo7eMpw

    Seria interessante um post acerca daquilo que foi o Octávio naqueles anos no Porto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alberto essa imagem do jogo no Porto não é do jogo 79/80? o Benfica esteve a ganhar 1-0 golo do Nené, a seguir tem outro golo idêntico que foi anulado (parece-me este) e depois acabou por perder 2-1 e ficou arrumado para o campeonato, acabando por o perder definitivamente depois em Alvalade onde perdemos por 3-1, com o golo do Benfica a ser apontado pelo Diamantino Miranda

      Eliminar
    2. Não. É do jogo de 1977/78 na segunda volta.

      Eliminar
    3. https://www.youtube.com/watch?v=ddUfU05a4pw

      Eliminar
    4. Esse era o jogo que nos teria dado o tetra, não perdemos um jogo e não conseguimos ser campeões, também houve problemas em Setúbal com o Bento por isso não jogou este jogo, enfim isto foi o pão nosso de cada dia nesse final da década de 70 e que durou até 1995, quando o Benfica lhes fez frente, depois disso começou a nossa via sacra que dura até hoje e não vejo um fim à vista

      Eliminar
    5. Caso para dizer que nem aqui conseguiriam escolher o melhor frame já que nesta foto até a bola já tinha sido jogada.
      Amigo Alberto sobre esse escandaloso roubo feito ao nosso Benfica, como reagiram os nossos responsáveis à época? (Eu nasci nesse ano)
      Obrigado por posts destes. Venham mais.

      Eliminar
    6. Caro

      Denunciaram que o árbitro escolhido foi Manuel Vicente pois era de uma povoação perto de Lamego - naturalidade de Pedroto - era deste conhecido eté compadre, mas o mal estava feito. Acabou a carreira de Manuel Vicente mas consta que não passou fome o resto da vida...

      Abraço Glorioso

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  7. " «Jogador À Porto» tem de ser contratado em Portugal - mesmo que tenha de "tarimbar" alguns meses nos treinos, como Fábio Cardoso - na América do Sul, África ou Mundo Muçulmano"

    Caríssimo,

    No primeiro clássico para a Taça de Portugal, disputado no Dragão, dos onzes iniciais de ambas equipas, registei duas singularidades:

    1 O único jogador titular desse clássico, formado no Benfica, era mesmo o Fábio Cardoso, mas jogou pelo FC Porto. Já o FC Porto contou com 4 titulares sub 21, todos formados no Olival, e que há 2/3 anos venceram a Youth League, enfim, mais um título Europeu conquistado pelo FCP, neste caso pelos "dragõezinhos"!

    2 O jogador mais competitivo do Benfica, é o Otamendi (é a minha opinião pessoal), outra singularidade, o Otamendi com 22 anos, foi "aculturado" à Europa no FC Porto, caso para afirmar, o Otamendi "joga à Porto", porque apresenta sempre uma competitividade ilimitada, curiosamente, é capitão do Benfica!

    A talhe de foice, quanto a clássicos entre FC Porto e Benfica, já se disputaram 249 clássicos oficiais (repito, não registo "amigáveis"), e o FC Porto soma 99 vitórias (falta uma, para o FCP chegar à vitória nº 100), o Benfica venceu 88 clássicos, e prevalecem também 62 empates nesse clássico.

    Saudações desportivas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro

      Temos gostos completamente diferentes o que é fácil comprovar. Eu teria repúdio pelo FC Porto e jogadores arruaceiros. Nem gosto de Otamendi que considero maldoso a jogar alguns lances, com a matreirice própria do FC Porto. O meu modelo é contrário ao que o FC Porto gosta como defesas centrais. O meu modelo são: Humberto Coelho, Aldair, Ricardo, Garay, David Luiz. Está a ver a diferença? Eu não gosto de Paulinho Santos, André, João Pinto, Rodolfo, Pepe, Bruno Alves, Jorge Costa que pisou intencionalmente Weah, etc. Causam-me repulsa.

      O FC Porto no estrangeiro nem é admirado como sabe. Os treinadores dos grandes clubes são obrigados a aceitar aquelas entradas para aleijar pois sabem da influência portista junto da UEFA, embora eles possam ter mais, o FC Porto sempre tem alguma.

      Saudações desportivas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  8. Infelizmente o Benfica já não é o maior nem o melhor clube português. Basta vermos os triunfos nacionais e internacionais conquistados, em comparação com o Porto, das últimas décadas. Já fomos largamente ultrapassados em títulos internacionais e dentro de uma década ou década e meia vamos ser papados em número de campeonatos nacionais e taças de Portugal (creio que, se contarmos as taças da liga e as supertaças, já fomos mesmo ultrapassados a nível nacional).
    Para grande tristeza de todos os Benfiquistas, o nosso clube é uma organização completamente à deriva e sem qualquer rumo.
    Esta é a triste realidade.
    Não faz o menor sentido dizer que somos o melhor e o maior clube de Portugal.
    Mesmo em termos de grandeza, há que dar atenção à tendência das gerações mais novas: os miúdos e os jovens têm tendência a gostarem e seguirem os clubes mais ganhadores. E esse clube não é, claramente, o Benfica. Pelo menos, já não o é vai para 3 décadas..

    ResponderEliminar
  9. Isto só lá vai com manifestações frequentes às sedes da federação e da liga! Os presidentes destes órgãos,
    ditadores mudos que tudo deixam acontecer desde que favoreçam o portoquistão e os seus "acólitos".
    Nunca falam em público quanto a casos polémicos para passarem pelos pingos da chuva e não desgastarem a imagem. Neste caso, das manifestações, obrigaria estas personagens a dar a cara!!!

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: