NÃO GOSTO DE FULANIZAR O FUTEBOL MAS COMO SE TORNOU MODA...
Há que seguir as modas mesmo sendo crítico. Para mim quem ganha, empata ou perde e conquista é o Benfica e não fulano, sicrano ou beltrano.
Começaram por indexar conquistas aos futebolistas, depois aos treinadores...
Agora até aos presidentes. Como não sei o que se vai passar, a curto prazo, com o do FC Porto...
O FC Porto nunca esteve tão próximo de igualar o Benfica em títulos nacionais como agora
E a nível internacional já ultrapassou, mas pode-se também comparar em que temporadas um foi melhor que o outro. Rui Costa tem de conseguir inverter esta situação e na "primeira comparação" em 2021/22 já conseguiu superar o FC Porto nas competições da UEFA: Benfica mantém-se na Liga dos Campeões e o FC Porto foi despromovido para a Liga Europa. Restam dois confrontos nas duas competições que interessam - a Supertaça e a Taça da Liga são secundárias - esperando-se que no final da temporada seja Rui Costa - 3, FC Porto - 0. Para começar a recuperar do descalabro que foi o mandato da presidência anterior favorável ao FC Porto.
FC Porto = 30 (+ 9); SL BENFICA = 21
O que desequilibra é essencialmente o FC Porto ser superior nas competições europeias, destacando-se, na Liga dos Campeões. Em 17 possibilidade de participar, o FC Porto falhou uma (2019/20) conseguindo superar a fase de grupos em onze temporadas, com sete segundos lugares e quatro vitórias no respectivo grupo. O «Glorioso» em 16 possibilidades, esbanjou três (2003/04, 2004/05 e 2020/21) conseguindo nas restantes 13, apenas um primeiro lugar e três segundos.
Campeonato Nacional (18): FC Porto - 11 (10 + 1); SL Benfica - 7 (em 2020/21 o FC Porto foi segundo classificado e o Benfica foi terceiro);
Taça de Portugal (18): FC Porto - 9 (5 + 4); SL Benfica - 9 (3 + 6). O FC Porto conquistou mais dois troféus mas nas dez temporadas em que um dos clubes não venceu, o Benfica fez melhor que o FC Porto em seis temporadas enquanto o FC Porto só o conseguiu em quatro;
Competições da UEFA (18): FC Porto - 10 (2 + 8); SL Benfica - 5 (0 + 5). Há três temporadas sem comparação: em 2016/17 houve igualdade pois ambos foram eliminados nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Em 2008/09 e 2009/10 disputaram competições diferentes. NOTAS: 1. Em 2010/11 começaram por disputar competições diferentes mas depois pode-se comparar pois terminaram na mesma competição; 2. Em 2013/14 há uma igualdade na competição inicial (Liga dos Campeões) mas depois o Benfica superou o FC Porto (Liga Europa).
No mandato de quatro anos, Rui Costa tem que vencer mais que o FC Porto a nível interno - campeonato nacional e Taça de Portugal
E ser melhor a nível das competições europeias. Como já ficou escrito na primeira decisão já leva vantagem pois o Benfica está (oitavos-de-final) onde o FC Porto queria estar e não está. Na Taça de Portugal há já um confronto directo que faz com que numa competição onde pode haver igualdade no desempenho - serem ambos eliminados na mesma fase - tal não vai ocorrer pois em 23 deste mês um ficará pelo caminho e outro (que seja o Benfica) rumará aos quartos-de-final com a possibilidade de conquistar o troféu. No campeonato nacional nunca haverá possibilidade de se registarem "igualdades" pois haverá sempre o regulamento para desempatar prováveis igualdades.
Este blogue irá fazendo a "contabilidade" nestas quatro temporadas: 2021/22 a 2024/25
Como sempre com rigor, ainda que o que conte "mesmo" são as conquistas, mas serão também avaliados os "percursos" nas competições. No campeonato nacional e na Taça de Portugal não há nada que saber é comparar, respectivamente, classificações e eliminatórias atingidas. Nas competições europeias só contará se os dois clubes estiverem a competir, em simultâneo, nas mesmas competições. Em competições diferentes não faz sentido. Até pode ocorrer que a época se inicie sem poder comparar e depois os dois joguem na Liga Europa (2010/11).
Sem medo! Saber fazer respeitar o Clube! Para vencer mais!
Alberto
Miguéns
Nem mais nem memos é isso tudo.
ResponderEliminarRidículo o título deste post... Mas já ganhamos alguma coisa? No final do ano vamos colocar no museu uma taça dos 1/8 de final para juntar às de papelão que o JJ "ganhou" como finalista vencido?
ResponderEliminarSr. Miguéns peço-lhe desculpa pois respeito muito o seu trabalho mas devíamos contabilizar vitórias e não passagens...
Caro Desconhecido
EliminarNão estou a contabilizar passagens. Estou a contabilizar que o presidente do SL Benfica conseguiu na Liga dos Campeões ser melhor que o seu homónimo do FC Porto. Os media passam o tempo e as páginas a dizer que o FC Porto é superior ao Benfica na Liga dos Campeões, mas desta vez calaram-se... Não intitulei o texto SL Benfica, 1 - FC Porto, 0. Penso que faz muita, para não dizer toda, a diferença.
Glorioso Abraço
Alberto Miguéns