SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

12 agosto 2021

Simplesmente Normal

12 agosto 2021 0 Comentários

MAS NO FUTEBOL NEM SEMPRE ULTRAPASSA UMA ELIMINATÓRIA O CLUBE QUE TEM MELHOR PLANTEL.



O que ocorreu na terceira pré-eliminatória foi o "normal". O plantel do Benfica é superior ao do FC Spartak Moscovo e conseguiu fazer essa demonstração na eliminatória. Foi competente, por isso, mas também com brilhantismo pois venceu os dois jogos, marcando quatro golos e não sofrendo nenhum: dois-a-zero em Moscovo e outro tanto, na «Catedral». 

 

Mas nem sempre o "normal" acontece

O Benfica já foi eliminado por plantéis mais fracos (ou menos apetrechados) nas competições europeias e na Taça de Portugal. Tal como já eliminou plantéis de nível superior nas competições da UEFA. Depois há as decisões entre plantéis com valia semelhante. apesar do Futebol ser dos desportos mais imprevisíveis. Um clube pode vencer um jogo sem fazer um único remate à baliza, beneficiando de um autogolo e manter a sua baliza imaculada apesar da equipa contrária fazer vários remates mas nenhum certeiro.

 

Competições a eliminar aumentam a imprevisibilidade

Pois não permitem grande margem de recuperação. E se forem a um jogo, no terreno do adversário, aí o "risco" é maior como em 2020/21, em Salonica. Não é por acaso que em menos edições (87) o Benfica conquistou 37 campeonatos nacionais enquanto na Taça de Portugal (98 edições) o Benfica conquistou menos oito troféus (29). E o mesmo é valido para os restantes clubes. Apenas cinco vencedores no campeonato da I Liga/Nacional da I Divisão (e só três clubes com mais que um título: SL Benfica (37), FC Porto (29), Sporting CP (19) e CF "Os Belenenses"/ Boavista FC, com um) enquanto na Taça de Portugal/campeonato de Portugal são dezasseis os clubes vencedores com oito a conquistarem mais de um troféu.



CAMPEONATO/TAÇA DE PORTUGAL
(1921/22 - 2020/21)

CLUBE
FINAIS (98)
V
D
SL BENFICA
29 *
13
Sporting CP
21
18
FC Porto
21
16 **
CF "Os Belenenses"
6
8
Boavista FC
5
1
Vitória FC (Setúbal)
3
8
SC Braga
3
4
Ass. Académica Coimbra
2
4
Carcavelinhos FC/Atlético CP ***
1
3
CS Marítimo
1
2
SC Olhanense
1
1
Leixões SC
1 *
1
SC Beira-Mar
1
1
CF Estrela Amadora
1
-
Vitória SC (Guimarães)
1
6
CD Aves
1
-
FC Barreirense
-
2
Rio Ave FC
-
2
GD Estoril Praia
-
1
SCU Torreense
-
1
SC Covilhã
-
1
SC Farense
-
1
SC Campomaiorense
-
1
UD Leiria
-
1
FC Paços Ferreira
-
1
GD Chaves
-
1
NOTAS: * Uma conquistada no estádio do adversário (FC Porto); ** Duas perdidas no seu estádio; *** Uma perdida pelo União Futebol Lisboa que, em 18 de Setembro de 1942, fundindo-se com o Carcavelinhos FC deram origem, resultado dessa fusão, ao Atlético CP

 

Se formos comparar as últimas 27 eliminatórias (a duas mãos)

Desde 2010/2011, houve "normalidade em 25 - com maior ou menor dificuldade - e apenas duas onde o Benfica se superou (Juventus FC, em 2013/14) e falhou (SC Braga, em 2010/11, acabando eliminado, numa igualdade a dois golos, mas afastado por sofrer um golo na «Catedral» não marcando na «Pedreira».




Próxima eliminatória

É já equilibrada. O plantel dos dois clubes é de valor semelhante. O que se superar estará na fase de grupos da Liga dos Campeões. Que o Benfica consiga uma vantagem que lhe permita jogar, tacticamente, em Eindhoven, com o conforto desse resultado.



O confronto será mais um reencontro (o 11.º)

Entre dois dos maiores clubes europeus. O PSV (uma espécie, no seu início, de Grupo Desportivo da CUF, aliás Philips) pode não ter a aura do AFC Ajax mas é sempre um dos melhores clubes holandeses ou dos Países Baixos. Se o Benfica joga, na «Catedral», frente ao FC Arouca, no sábado (18 horas) o adversário tem o encontro para a primeira jornada, também no sábado, frente a um clube "habitualmente do meio da tabela", de Almelo, cidade do Leste do país, próximo da fronteira com a Alemanha. 




 

Vamos, Benfica!

 

Alberto Miguéns



Enviar um comentário

Artigos Aleatórios

Apoio de: