SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

29 julho 2021

Estes Sorteios da U.E.F.A.

29 julho 2021 2 Comentários

COM OS SORTEIOS A REALIZAREM-SE ANTES DE SE CONHECEREM OS CLUBES QUALIFICADOS.



A UEFA inventa "cabeças-de-série" e "não-cabeças-de-série", tendo em conta os coeficientes, mas só funcionam na primeira e segunda pré-eliminatórias. Depois não. A transferência entre uns e outros sói não é maior porque no futebol há sempre surpresas mas nunca são mais que 20/30 por cento.

 

Na segunda pré-eliminatória só houve uma surpresa (em três confrontos)

O FC Midtjylland (Dinamarca) afastou o Celtic FC (Escócia). O clube dinamarquês é o que tinha menor coeficiente (13.500) entre os doze clubes que estão na "Rota dos Não-Campeões". O Celtic FC tinha o...quarto (34.000)!

 

Estes sorteios para uma eliminatória seguinte antes

De se realizarem os jogos (as duas mãos) da eliminatória anterior!

 


Se o sorteio da terceira eliminatória (a jogar em 3/4 e 10 de Agosto)

Fosse hoje ou amanhã seria diferente. Nunca se poderiam defrontar o KRC Genk com o FC Shakhtar Donetsk pois eram ambos "cabeças-de-série". Nem o PSV Eindhoven frente ao FC Midtjylland pois ambos seriam "não-cabeças-de-série". Assim vão defrontar-se. Em 19 de Julho, aquando do sorteio, não se sabia. Desde ontem à noite já se sabe! Tretas da FIFA/UEFA sempre a inventar. Criar divisões entre clubes com maior e menor coeficiente e depois não servir para nada ou muito pouco. Se tem havido mais surpresas só não havia mais incongruências porque já houve, em 19 de Julho, a condicionante política de clubes ucranianos (FC Shakhtar Donetsk) não poderem defrontar clubes russos (FC Spartak Moscovo).

 


Como na segunda-feira (2 de Agosto) vai realizar-se o sorteio da última pré-eliminatória

Antes de se jogar a antepenúltima pré-eliminatória nem se sabe se a condicionante política fará sentido. Se o KRC Genk eliminar o FC Shakhtar Donetsk até poderia ser adversário do Benfica (se eliminar o FC Spartak Moscovo). Os "cabeças-de-série" seriam Benfica (58.000) e AS Mónaco FC (36.000) se este afastar o AC Sparta Praga. Assim como a UEFA não permite jogos entre clubes russos e ucranianos, um clube belga e um clube português ficam também condicionados por isso. Pode ir "dar tudo ao mesmo" mas não deixa de ser um sorteio a fazer de conta, tantas são as condicionantes: política e desportiva (afinal os coeficientes só fazem sentido na segunda pré-eliminatória). Depois disso servem para isentar os clubes dessa segunda pré-eliminatória mas só por pertencerem a países com coeficientes entre o 5.º (França) e o 8.º (Ucrânia). Portugal é sexto e Bélgica no sétimo! Não me enganando nas "contas" e se a UEFA mantiver a condicionante política o Benfica jogará com o vencedor do PSV Eindhoven/FC Midtjylland  ou com o vencedor do AS Mónaco FC/AC Sparta Praga. O vencedor do KRC Genk/FC Shakhtar Donetsk está excluído!

 

Vamos Benfica! 

 

Alberto Miguéns

2 comentários
  1. Tramado... mas primeiro temos de passar o Spartak :|
    O PSV está em forma.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: