SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

08 junho 2021

Maldição de Guttmann

08 junho 2021 6 Comentários

A IMPRENSA COSTUMA GOZAR CONNOSCO QUANDO O «GLORIOSO» PERDE FINAIS.


Agora sou eu que gozo com eles pois sempre se julgaram os «donos» das selecções. Cada um - jornalistas e afins - tem o seu clube, alguns são de clubezecos, no colectivo são chauvinistas como há pouco na imprensa europeia. Justificam sempre que como se trata de Portugal não têm que "parecer" imparciais! Uma espécie de código deontológico à medida.

 

Com esta selecção perdedora os três jornais desportivos diários foram o que sempre foram

Como tenho que pôr ordem nisto, comecemos pelo mais antigo para o mais recente passando pelo "do meio". 

 


"A Bola" a ser "A Bola"

Com as famosas "vitórias morais". Ao que consta, disse-me um Benfiquista (VM) a selecção nacional levou um "banho de bola" da congénere alemã. Os prodígios têm dias. Então os "bravíssimos rapazes" estão quase "egrégios avós" que alguns até cantam "igrejas a voz" por poucos saberem o significado de egrégios (ir ao google é batota)! Que é o que fazem em "A Bola" a toda a hora! Há uns, anos, até, escreviam, bem: Carlos Pinhão, Alfredo Farinha, Carlos Miranda, Vítor Santos, Aurélio Márcio, para já nem "falar" dos Mestres Cândido de Oliveira e António Ribeiro dos Reis. Agora com Antónios Simões e Rogérios de Azevedos caiu-nos uma maldição de vírgulas que "vai, lá, vai!" Jornalismo, entre, vírgulas. Eles levantam-se, o futuro, esse, pertence-lhes!

 


«Record» a ser «Record»

Não é carne, nem é peixe, nem se percebe o que é! É aquela vontade em agradar para vender. Também vão cair de pé. Já que de pé morrem as árvores. Estes nem primeiras páginas, minimamente aceitáveis, conseguem fazer. Ao contrário dos outros.

 


«O Jogo» a ser «O Jogo»

Chineladas. A selecção alemã é a "Selecção do Regime"! O árbitro é o Calabote. O que faz falta a Portugal é ter um Pinto da Costa em cada esquina. Só ele as consegue dobrar! E a dobrar!




Se formos ver bem

A maldição é ter tanta mediocridade a dirigir. Já nem falo do Governo. É desde a Federação (alguém que pactuou com o "Apito Dourado") até à Liga (um ex-árbitro especialista em enganar-se contra o Benfica por ser muito Benfiquista com "as quotas em dia" desde 1973)! Passando com muitos directores e sub-directores de jornal que são "paus mandados dos clubes"! Como é que querem que haja "decência". Não pode haver. Esta, sim, é a verdadeira maldição que fuzila o "Ser Português"!  

 

Faz tanta falta um jornal desportivo com qualidade

Sem os vícios dos que existem. Com causas que sejam exemplares, objectivos de luta pela verdade e credibilidade para melhorar o Desporto em Portugal! 

 

Que continue a maldição - até pode envelhecer - enquanto "achincalharem" o Benfica com supostas (e falseadas) maldições! 

 

Alberto Miguéns 

6 comentários
  1. O futebol são 11 contra 11 e no fim ganha a Alemanha!
    Os "Lusitos" têm é que aguentar...

    ResponderEliminar
  2. Foi muito oportuno o Alberto ter lembrado este tema das maldições opcionais.

    Que fique aqui recordado, uma vez mais, que o jornal "A Bola" não teve, até hoje, um pingo de dignidade de se justificar e de repor a verdade histórica depois ter criado a mistificação da "maldição de Guttmann". Foi na já longínqua década de 70 mas foi esse jornal que inventou essa mistificação.

    Mistificação porque a historieta inicial foi baseada numa tradução enviesada de uma entrevista em que Bela Guttmann jamais disse aquilo que o jornal "A Bola" publicou. Uma mistificação que passou então a ser multiplicada. O Alberto desmascarou essa vigarice histórica, publicando aqui um texto conclusivo para os desmascarar. Um jornal sério com esse cadastro deveria ter pudor de falar em "maldições".




    ResponderEliminar
  3. Caro Sr. Alberto Miguéns... Parabéns, mais uma vez, por este seu artigo... Pois é, esta questão da 'Maldição Guttman' sempre a mim me fez rir... O nosso Benfica perdeu as finais de que disputou não por questões de sorte ou azar, coisas em que não acredito, mas sim ou porque o adversário foi melhor, como aconteceu com o AC Milan, em 1963 (apesar do Sr. Mário Coluna ter sido lesionado e termos jogado praticamente com menos um devido ao facto de não haver, na altura, substituições) e 1990, Inter, em 1965 (apesar do 'frango' de Costa Pereira), Manchester United, em 1968, Anderlecht, em 1983, Chelsea, em 2013 ou por questões de arbitragem, como foi o caso com o Sevilha, pois com o PSV qualquer das equipas poderia ganhar....Quanto a este jogo da Selecção acho que mais uma vez está falsa questão da tal 'maldição' não faz sentido, pois em 1994 a Itália foi melhor que nós o mesmo sucedendo com a Alemanha, pois foi pragmática e anulou a nossa equipa, que das três que foi a finais terá sido a mais fraquinha...Em 2015 na final com a Suécia qualquer das selecções poderia ter ganho... Por isso, tal como o Sr diz, deixem se de 'tangas' de 'maldições'.... Um abraço glorioso

    ResponderEliminar
  4. Também há a questão do incompetente que vai desbaratando gerações talentosas de sub-21 e não ganha nada. Já são 3 gerações de jogadores fantásticos que este pseudo treinador destreina. Pode ser bom rapaz mas a incompetência está à mostra.

    ResponderEliminar
  5. Neste caso, derrota, também foi a prodigiosa Formação vencedora da Youth League que perdeu, ou foram todos ?
    Nas vitórias anteriores, arrancadas a ferros, foi essa Formação a responsável pelo resultado positivo...

    ResponderEliminar
  6. Quero que eles, Staff técnico e estrutura Federativa se LIXEM...a minha seleção é o S.L.BENFICA.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: