DOIS GLORIOSOS FUTEBOLISTAS. UM LEMBRADO E OUTRO MUITO ESQUECIDO.
* Moçambique (Lourenço Marques/Maputo)
AMBOS COMPLETAM 90 ANOS EM 2021
Alberto Miguéns
NOTA: Pegado faleceu, aos 79 anos, em 11 de Julho de 2010
1960/61; 6 de Novembro de 1960; VI Taça dos Clubes Campeões Europeus; Oitavos-de-final; primeira mão; «Saudosa Catedral» cujo Terceiro Anel foi inaugurado na eliminatória anterior, em 5 de Outubro de 1960; vitória por 6-2; Ujpest SC (Hungria). José Águas marcou dois golos: 2-0 e 5-. O jogo que "chamou à atenção" a imprensa desportiva internacional (clicar) |
Duas glórias do futebol do Benfica. A década de 50 foi igualmente muito rica e interessante sendo por vezes algo esquecida por ter antecedido a fabulosa década de 60. Ainda assim alguns dos nosso maiores jogadores de sempre fizeram uma boa parte da sua carreira nesses anos.
ResponderEliminarO Sr. Artur Santos, felizmente está connosco e tem sempre aquele discurso rico e articulado. Que tenha muita saúde!
O Sr. Leonel Pegado terá sido mais um daqueles caso prejudicados pela inexistência de substituições. É curioso pois das crónicas que li de jogos em que participou era frequente considerado um dos melhores m campo. Havia outros muito bons futebolistas no plantel. Que descanse em Paz.
Parabéns ao Artur Santos. Que viva com saúde.
ResponderEliminarO Leonel pegado que descanse em paz.
Aquela foto faz-me recordar o meu 1o jogo europeu (tinha 8 anos e pude acompanhar o meu pai porque foi à tarde. Nessa altura creio que os jogos à noite não podiam ter frequência inferior a 14 anos. Sei que o jogo seguinte foi com o Manchester em 1966)
ResponderEliminarCreio já ter recordado aqui:
- entrada para o Estádio e sócios perto de mim: "quantos levamos hoje?";
- antes do 1o min., baliza norte, cruzamento de José Augusto cabeça de Cavém e bola na baliza de Torok (creio ser este o nome);
- ao intervalo ouvi num rádio perto de mim ouvi o Aurélio Márcio dizer que os 5-0 era um exagero.
Não vi muitos jogos do Artur (do Senhor Artur - o Sport Lisboa e Saudade ainda "mexe"?). Não me lembrava sequer ter sido ele o capitão nesse jogo.
Apenas me lembro do Germano, naturalmente, e de um ou outro jogo do Saraiva (ainda o vi jogar pelo Caldas na Luz) e depois Humberto Fernandes.
Parabéns ao Senhor Artur!!