SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

24 fevereiro 2021

O Benfica no Pireu

24 fevereiro 2021 3 Comentários

PARA JOGAR PELA TERCEIRA VEZ NO ACTUAL ESTÁDIO KARAISKAKIS.




No décimo jogo frente ao Arsenal FC num encontro em que o Benfica, devido às restrições impostas pela Covid-19, utiliza o Estádio do Olympiakós CFP para defrontar a equipa do clube londrino que escolheu este recinto para receber o «Glorioso».

Com dois jogos e apenas um golo marcado por...David Luiz. Se David Luiz fizer, amanhã, um autogolo...



Com a habitual boçalidade e "maria vai com as outras"

O Olympiakós C.F. Pireu não é de Atenas (como está no nome do clube e na informação dos bilhetes!) mas do Pireu. Actualmente, o crescimento urbano de Atenas faz existir uma mancha urbana até ao porto do Pireu mas chamar Atenas ao Pireu é como dizer que Cascais é Lisboa. Embora o Pireu tenha sido, além de porto comercial também o acesso de Atenas ao mar, ou seja, também à pesca e ao trabalho. O clube do Pireu tem por matriz o nacionalismo grego, mas também o operariado por isso é um clube popular. O modo como se pronuncia o nome do clube em Portugal sempre esteve errado (a ignorância dos jornalistas da imprensa desportiva já vem de longe) pois pronunciado o nome à portuguesa nenhum grego sabe do que se trata. é completamente diferente. Aliás, por isso é que se deve utilizar o "Kapa" e não o "C" à inglesa pois o "K" obriga a abrir a vogal seguinte, o "o". Os gregos até pronunciam mais "Olimbiakós" (clicar) embora o nosso "bê" não seja pronunciado bem assim! Aliás a UEFA é inequívoca (clicar). 





O estádio tem o mesmo nome mas não é o mesmo
O Benfica vai jogar pela sexta vez no Pireu (o porto marítimo, a 15 km do centro de Atenas, a Praça Sintagma), mas no actual estádio será a terceira vez. O estádio tem o mesmo nome do anterior, mas não é o anterior, apesar de estar "mais próximo" do anterior que a actual Catedral da Saudosa Luz. Uma questão de... rotação no mesmo sítio.


No antigo estádio 2 J - 1 V - 1 E e 2/1 em golos. Simões e Nené marcaram com o "Manto Sagrado". No actual apenas dois jogos, com um golo de...David Luiz que não evitou uma derrota por 1-5. No segundo jogo, derrota por 0-1


Georgios Karaiskakis? O quê? Quem?
O nome do estádio é uma homenagem um dos maiores heróis da Grécia Moderna. Comandante militar que viveu entre 1780 ou 1782 e faleceu em 1827, aos 47 ou 45 anos, lutando pela independência da Grécia face à Turquia. Morreu após ser ferido numa batalha, mas não morreu com a Pátria. Morreu salvando a Pátria, sendo um dos exemplos, em tenacidade e coragem, que permitiram à Grécia a independência em 1821.


O Benfica esteve no Pireu em três épocas (quatro jogos)

Estreou-se em 1973/74 (dois jogos). Em 1983/84 a derrota (0-1) com o Olympiakós CFP realizou-se no Novo Estádio Olímpico (OAKA), em Atenas. Foram dois jogos no anterior estádio onde estive, no Verão de 1982, embora de visita (no actual nunca estive pois não vou à Grécia desde 1986), por isso sempre me impressiono quando falo ou escrevo acerca deste clube, do Olympiakós CFP. Eu tinha pouco mais de 20 anos mas recordo que adeptos que teriam, em 1982, a idade que eu tenho hoje mostravam uma consideração pelo Benfica impressionante, como se fossem Benfiquistas. Aliás, mais do que um, disseram que eles eram o Benfica da Grécia, apesar de eu lhes dizer que o Benfica não era o Olympiakós de Portugal, pois era Bicampeão Europeu! Semelhante só em Belgrado com os adeptos do FK Crvena Zvezda (Estrela Vermelha, em servo-croata). O Benfica esteve no Pireu, já com o estádio remodelado e "rodado" 90 graus, em 2008/2009 e 2013/14.   



Ainda no tempo daquela atípica - a uma volta - fase de grupos da Liga Europa

O Benfica depois de ser afastado da Liga dos Campeões, na pré-eliminatória (SSC Nápoles) deslocou-se na terceira jornada ao Pireu, sofrendo uma goleada, por 1-5.  David Luiz na sequência de um pontapé de canto marcado pelo malogrado Reyes ainda reduziu para 1-3, mas o adversário conseguiria mais dois golos. O Benfica seria último classificado (5.º lugar; grupo B).



A segunda vez para a Liga dos Campeões

Uma derrota, por 0-1, na quarta jornada - a tal que parece a segunda mão de uma eliminatória - depois de um empate a um golo. O Benfica classificou-se, em 3.ºlugar, do grupo C sendo despromovido para a Liga Europa. Na final surgiu o Betoteiro no desempate por pontapés da marca de grande penalidade elogiado em Portugal, e ridicularizado no resto do Mundo, até em Espanha, país de origem do vencedor da competição, em Turim, o Sevilha FC.




Carrega Benfica

 

Alberto Miguéns



3 comentários
  1. As minhas expectativas para este jogo estão a um nível ainda mais baixo do que o actual momento do nosso futebol...
    Não devia ser, mas é assim que sinto as coisas.
    Se amanhã jogasse o verdadeiro Benfica, aquele que nunca virava a cara à luta, jogando com garra e uma crença enorme, seria diferente. Com este Benfiquinha, não...
    Saudações benfiquistas!

    ResponderEliminar
  2. Alberto o jogo de 1984 foi no olímpico de Atenas, acho eu senão estiver errado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro

      Foi. No Novo Olímpico. Obrigado

      Saudações Gloriosas

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: