SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

15 novembro 2020

Presidente Vilarinho Temos Que Falar Um Dia Destes...

15 novembro 2020 5 Comentários

É QUE O QUE É DITO NOS TEMPOS ACTUAIS NÃO ENCAIXA NO QUE FOI DITO NOS TEMPOS EM QUE OCORRERAM.



Assisto estupefacto a algumas declarações acerca de decisões tomadas durante a preparação das Eleições de 2000 e as de 2003 que não correspondem à imensa papelada que tenho em arquivo e ao que ouvia "dentro" do Clube.

 

Agora que ando entretido a Benficar analisando à minha maneira as Eleições de 2020

Deparei-me com algumas notícias, mais concretamente duas, com vinte anos que ainda estão na internet. Mas também as tenho em papel - até outras relacionadas com estas duas - que contradizem o que é dito na actualidade.

 

Como sou um picuínhas espero um dia ter uma conversa com um presidente que muito estimo

Manuel Vilarinho. E falar acerca do período 1999/2005 pois o que vivi nesse tempo não corresponde ao que ele diz na actualidade. E gostaria que ele esclarecesse alguns assuntos pois no mandato dele um dia tinha 48 horas. Iniciava-se com uma decisão e terminava com outra. Só para dar um exemplo. Recordo que houve uma Comissão para Comemorar o Centenário do Clube liderada por Fialho Gouveia (que me convidou para pertencer) em que tomámos posse ao final da manhã, perante o presidente Manuel Vilarinho, nas instalações do Clube (provisórias devido à transição entre estádios) na Lisboa Gás, em Cabo Ruivo. Combinámos logo para as seis ou sete da tarde, a primeira reunião, por haver urgência pois o tempo escasseava e cem anos gloriosos mereciam ter o devido e merecido destaque. Eu fui trabalhar para o meu emprego que ficava nos Olivais, em Lisboa, enquanto os restantes membros dessa Comissão foram almoçar. Quando chego às 19 horas não havia ninguém. Às 19:45 horas ninguém havia. Telefonei (já havia telemóveis em meados de 2003) ao saudoso Fialho Gouveia que responde incrédulo. «Então não sabe o que se passou? Desentenderam-se ao almoço, chegou aos ouvidos do ex-presidente do Alverca que Seara Cardoso falou "mal dele" e Luís Filipe Vieira obrigou Manuel Vilarinho a acabar com a Comissão». Ou seja, eu pertenci a uma Comissão do SLB que durou três ou quatro horas! Questionei o presidente Manuel Vilarinho pois um clube como o «Glorioso» não podia deixar passar o Centenário sem o comemorar com dignidade "honrando os ases que nos honraram o passado", que disse: «Vamos fazer isto de outra maneira». Não se fez nada!

 

Como era apenas colaborador obsequioso

Podia dar-me ao luxo de "espreitar pelos buracos das fechaduras" pois o pior que podia acontecer era meterem-me a andar. Não perdia nada. Continuaria a investigar - aliás até teria mais tempo - pois ocuparia menos tempo a divulgar. Por isso vi e ouvi muito. Se já se vê e ouve muito num dia com 24 horas imagine-se nos que têm 48 horas.

 

A história de Luís Filipe Vieira poder ser candidato em 2000 frente a Vale Azevedo

Falava-se nos bastidores muito antes das Eleições (27 de Outubro de 2000) mas nem sequer foi tema por ser impossível. Além de quase todos considerarem que não tinha classe para liderar um clube como o Benfica tinha sido eleito presidente da Direcção do FC Alverca, em 15 de Fevereiro de 2000 tendo de cumprir mandato até Fevereiro de 2001. O FC Alverca nessa temporada apesar de ficar em 12.º lugar até venceu o Benfica, com duas arbitragens vergonhosas, nos dois jogos: 2-1 em Alverca (10 de Dezembro de 2000) e 2-0 na «Saudosa Catedral» (4 de Maio de 2001). Eu vi o jogo na «Saudosa Catedral» no camarote dos antigos futebolistas (ao lado do camarote presidencial envidraçado, mas com espaço comum atrás das bancadas) e lembro-me de muita "coisa"! Mas isso fica para um "livro de memórias". O certo é que sendo presidente de um clube adversário, desde 15 de Fevereiro de 2000, e odiado pelos Benfiquistas que viviam o dia-a-dia do Clube por o verem de "braço dado" com Pinto da Costa e o Benfica a ser "roubado" nunca poderia concorrer a eleições, no SLB, em 27 de Outubro de 2000! Mas agora diz-se que sim! Até Manuel Vilarinho o disse! Espanta-me como, mas está bem... (clicar



Quando se começou a saber que Manuel Vilarinho não se recanditaria

Aí por volta do início do ano de 2003, nunca vi, nem ouvi ninguém dizer que era o então responsável da Benfica Futebol SAD - Luís Filipe Vieira - que iria ser candidato. Ouvi vários nomes. E entre eles uma das pessoas mais brilhantes, a nível intelectual e metódico, que conheci no Clube - Fernando Manuel Cardoso Malheiro da Fonseca Santos - embora conflituosa, mas geralmente por ter razão e "não dar o braço a torcer". É o actual presidente do Conselho Fiscal. Andei meses a pensar - era o que ouvia dizer até de Manuel Vilarinho - que seria o "homem indicado para lhe suceder". Quando passa o Verão de 2003 e começo a ouvir que seria Luís Filipe Vieira nem queria acreditar! Já tinha tido uma má experiência com ele, em Alverca, aí por Outubro de 1998, depois mais a história da ex-futura-Comissão-do-Centenário, depois o que diziam dele os dirigentes eleitos em 2000 e eis que afinal o homem que enfrentaria o inenarrável Jaime Antunes e o lunático Guerra Madaleno, em 31 de Outubro de 2003, seria Luís Filipe Vieira. Ia "desmaiando". Fui a correr ao bairro das Furnas falar com amigos de infância dele e preparar-me para o pior. "É que ele pensa que o Benfica é um Alverca em ponto grande e não é! O Alverca é uma casa (que pode ser grande mas será sempre uma casa) e o Benfica é um palácio, mas ele não percebe isso" pensei eu! "Vamos continuar a perder para o FC Porto e este irá ser o melhor clube português na Europa". Não me enganei. Até 2012/13, o FC Porto limpou-nos à grande e como quis. Até o Sporting CP ficou quatro temporadas consecutivas à nossa frente. Depois chegou Jorge Jesus! Quando questionei o porquê da alteração de Fonseca Santos para Luís Filipe Vieira, pois era como o dia e a noite foi-me dito. O "lobby do betão" é muita forte! (clicar)


O Benfica espanta-me... acho que já não é o «mesmo»!

 

Alberto Miguéns

5 comentários
  1. Diz bem meu caro, Vieira, e infelizmente cada vez chego mais à conclusão que com a permissividade de Vilarinho, desfez o Benfica que Vilarinho ajudou a reerguer, transformando-o na sua coutada.

    Ainda há quem afirme que se trata do melhor presidente de sempre do Benfica! !! Nem sequer do Alverca, quanto mais de um clube que teve Bogalho, os irmãos Vieira de Brito, Felix Bermudes ou Borges Coutinho como Presidentes!

    Um fraco rei faz fraca a forte gente, com Vieira nunca poderemos passar da mediania, porque um homem mediano não pode fazer do Benfica aquilo que já foi no passado. Um Clube Glorioso!

    Viva o Benfica.

    ResponderEliminar
  2. Caro Alberto,

    "Este" Benfica já não é o mesmo há muito e, infelizmente, o regresso de Jorge Jesus e a braçadeira de Capitão à volta do braço de Otamendi são apenas gotas que fizeram transbordar um copo que já vinha a encher desde há muito.

    Pela minha parte, a última vez que me identifiquei com o clube foi no ano do tri, o primeiro de Rui Vitória, quando todos nos unimos perante a corja do outro lado, bem ao estilo de 93/94 ou mesmo dos tempos de Cosme Damião e da deserção para o Sporting de tantos atletas que aparentava ser um prego no caixão e foram, afinal, um impulsionador.

    Ao contrário do optimismo idealista que antes me caracterizava, não vejo volta deste marasmo; o Benfica mudou porque o Benfiquismo mudou - é agora um culto de individualidades e não um ideal transcendente que guia (e é servido por) quem por cá é obreiro.

    Se calhar o clube tem de "acabar", primeiro, para depois poder, puro, recomeçar e "Ser". Penso, contudo, que já não voltarei a ver o Benfica com essa pureza pairando sobre ele.

    Grato pela sua dedicação e cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. Alberto a ultima frase diz tudo.

    EU já afirmei muitas vezes o Benfica nunca mais será o clube que eu comecei a ver nos primeiros anos da década d e70, do qual me tornei adepto e depois associado em 1978, até hoje.

    Mas sei que nunca mais sentirei aquilo que sentia, quando vai não há nada a fazer, esta gente matou o benfiquismo.

    Apesar de ter votado em Vilarinho, nunca me convenceu, tem a mania que é um estadista do benfiquismo, acho que se enganou na porta, talvez mais para os lados do poço do bispo no Abel, mas infelizmente Vale e Azevedo com tudo para fazer um excelente trabalho, deitou tudo a perder com mentiras e outras coisas, mas quem veio a seguir não foi melhor que ele e o Alberto já elencou varias situações e tenho a certeza que muitas mais saberá, alguma publicáveis e outras nem tanto

    Já deixei de ver o Benfica na Luz vai para 8 anos, antes ainda via os jogos na net, mas de há uns 3 ou anos anos nem isso, perdi completamente o interesse todo no clube com esta gente e basta ler o blogs, redes sociais, jornais online para se perceber que não há nada a fazer.

    Como Alguém disse há mais de 2000 anos, para que as coisas mudem é preciso quer as pessoas mudem, e o Benfica só mudará se as pessoas que lá estão não estiverem

    ResponderEliminar
  4. Não votei em Luís Filipe Vieira desta vez, por entender que é altura de mudança e o candidato que apoiei tinha todas as condições e uma boa equipa. Mas continuo a considerar o atual Presidente o melhor que passou pelo Clube desde Joaquim Bogalho. Podemos não gostar da forma como se exprime por vezes ou de uma ou outra das suas afirmações, mas recuperou o Clube deixado por Vale Azevedo (sem esquecermos a coragem de Manuel Vilarinho, que nos salvou) e o Benfica tem agora um excelente Estádio, pavilhões, um Centro de Formação que dá cartas, Museu, TV, para além de uma equipa de futebol que tem dominado (cinco títulos em sete anos), depois de um período muito difícil (recuperação da era Vale Azevedo e árbitros comprados pelo FCP), modalidades ganhadoras (todas e não apenas algumas) e uma situação financeira equilibrada (ao contrário de FCP e SCP). Esta a realidade...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Manuel Arons de Carvalho

      Sabe que respeito muito a sua opinião mesmo que seja diferente da minha. À medida que Pinto da Costa envelhecesse o Benfica voltaria a ganhar. O Benfica está condenado a vencer a nível nacional.

      Os clubes europeus gigantes como o Benfica evoluíram muito mais entre 2003 e 2020 que o Benfica. A Juventus FC até esteve na segunda divisão.

      O que o Benfica tem todos os outros - FCP e SCP - têm e até, nalguns aspectos, com mais qualidade.

      E o Benfica tinha 20 hectares de terrenos, Vale Azevedo vendeu um, ficaram 19 e agora temos cinco! Delapidámos um património valiosíssimo sem necessidade.

      Se Bogalho, Maurício, Adolfo, Borges Coutinho e Ferreira Queimado voltassem cá de certeza que ficariam escandalizados. O lóbi do betão (a pretexto do papão Vale Azevedo) esbanjou que se fartou.

      Gloriosas Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: