SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

16 novembro 2020

Lista C: Certa a Ausência

16 novembro 2020 0 Comentários

COM OS ACTUAIS ESTATUTOS ESTARIA CONDENADA A NÃO TER CONDIÇÕES DE SE APRESENTAR ÀS ELEIÇÕES.



As conversas acerca do Benfica com ele são para mim sempre saborosas e deliciosas, sumarentas. É um «Ideabenfiquista». Rui Gomes da Silva percebe-se que dominava os assuntos e sabia como fazer, João Noronha Lopes tem valores, capacidade de liderança e transmite confiança, Benitez é Benfiquista de Bancada que vive cada minuto como todos nós (o que não quer dizer que os outros também não o façam, mas extravasa mais nele) o que é sempre sentirmo-nos bem.

 

NOTA INICIAL1: Fui apoiante da Lista D (Rui Gomes da Silva) nas eleições. 

 

NOTA INICIAL2: Os Órgãos Sociais que tomaram posse, em 29 de Outubro de 2020, têm toda a legitimidade para cumprir o mandato até 2024.


Para a Gloriosa ficam os nomes

Que não são os que circulam na internet como se pode comprovar comparando. Não foi só a troca de cargos na presidência da Direcção. E para que estejam correctos foi necessário ser o próprio Bruno Costa Carvalho a enviar-me a Lista correcta pois provavelmente perdia-se.

 


O que seria inadmissível

Estes associados dispuseram-se a dar parte do seu tempo ao Clube assumindo ser dirigentes que é o «Dever mais nobre» que um sócio do Benfica pode ter. Merecem todo o meu respeito como associado. O meu muito obrigado à Lista C (em nome de Bruno Costa Carvalho) por o ter feito. Ainda para mais sabendo que no dia das eleições estava no velório da mãe e que mesmo enlutado pouco tempo depois tinha a lista com os nomes aceites pela anterior Mesa da Assembleia Geral em minha posse. 

 

Teorias da Conspiração

A enunciação do célebre ponto 2. do artigo 61 da revisão dos Estatutos em 2010 - que dizem ser obra de Pedro Guerra e por ser o que é pode muito bem ter sido pois ajusta-se - dizem que foi para impedir José Veiga e Rui Costa de se candidatarem em 2012. Para mim também foi para impedir Bruno Costa Carvalho de se voltar a candidatar, tal como tinha feito em 2009. Penso que todos sabem o que resulta desse enunciado canino (para prejudicar outros...), peçonhento (deixa rasto...) e inconstitucional (porque é por demais evidente...) Pelo artigo 61, só pode ser presidente de um dos três Órgãos Sociais (Direcção) mas depois é copiado para o artigo 54 (Mesa da Assembleia Geral) e 65 (Conselho Fiscal) um associado que tenha 25 anos de sócio efectivo. Retirei o "ininterruptamente" pois não é cumprido! Isto "traduzido por miúdos" implica que só com um mínimo de 43 anos de idade (e que no mínimo tenha entrado para associado com 18 anos) pode ser candidato. Se entrou para sócio aos 25 anos só com 50 de idade! Ou seja, um associado do Benfica filiado no Clube desde que nasceu até pode ser Presidente da República um mandato (35/40 anos) e candidatar-se a um segundo mandato para Presidente da República Portuguesa mas não pode ser presidente da Direcção, do Conselho Fiscal ou da Mesa da Assembleia Geral do Benfica, mesmo tendo 42 anos de dedicação como associado. Mas não tem 43 anos! Esta será uma nódoa democrática que nunca sairá da Gloriosa História. E que nunca deverá ser esquecida, mas sempre lembrada para que se perceba - pois há mais disto por lá - o que são os Estatutos de 2010! Inacreditável!

 

O que se irá passar

É que não alterando os Estatutos, Bruno Costa Carvalho continuará a não poder ser candidato, em 2024, a presidente da Direcção, pois foi admitido como associado em 30 de Setembro de 2002 só completando 25 anos de sócio efectivo em 30 de Setembro de 2027. E já ser percebeu que, mesmo, concorrendo como vice-presidente (pode ser dirigente com dez anos de sócio efectivo, ou seja, desde 2012) não "funciona" como não resultou em 2020. 

 

Como é um «IdeaBenfiquista»

Tenho quase a certeza, com aquela certeza que se pode ter, pensando que tudo corre sem percalços alguns que impeçam o normal desenrolar das nossas vidas e da vida do Benfica, que em 2028 vai candidatar-se. Ou já em 2024 se houver alteração estatutária que o permita. É um maratonista que acredita que tem soluções modernas para o Benfica e enquanto não lhe provarem o contrário quer implementá-las no Clube.   

 

Até amanhã, Benfica! (nunca mais é sábado)

 

Alberto Miguéns


NOTA FINAL: Atenção aos comentários. São todos bem-vindos, desde estarem totalmente de acordo com a minha opinião como estarem totalmente em desacordo com ela. Têm é de ser comentários que estejam relacionados com o que foi escrito no texto, como é evidente. O tema é "Bruno Costa Carvalho: esse incorrigível Benfiquista!" Não faz sentido comentar o que não foi motivo de comentário, como já expliquei (clicar)

Enviar um comentário

Artigos Aleatórios

Apoio de: