SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

17 novembro 2020

Movimento Servir o Benfica (A Lista Que Não Existiu)

17 novembro 2020 5 Comentários

VAI SER O QUE RESTA DAS IDEIAS ALTERNATIVAS À LISTA A NESTAS ELEIÇÕES DE 2020.



Enquanto muitos foram - e são...pois ainda existe a Associação de Adeptos Benfiquistas (AABE) - tiveram pouca visibilidade, injustamente, embora a existência de propostas para melhorar o Clube nunca tenham faltado.

 

Surgiram cedo como alternativa

E depois, percebendo que eram mais úteis, não dividindo, decidiram não apresentar lista candidata às eleições em 2020. Penso que foram os segundos a apresentar programa eleitoral (depois de Rui Gomes da Silva) e os primeiros a apresentar a lista de vinte nomes dos candidatos a dirigentes. A Benficada (Cruzada Benfiquista) deles é mudar o Benfica por dentro. Pelos Estatutos e procedimentos (que no Benfica estão contemplados nos Regulamentos Gerais). E é isto que vão fazer sempre. Não vão abdicar um milímetro dos «Direitos e Deveres como associados», consagrados nos Estatutos, que é do pouco que se aproveita nesta revisão de 2010 porque é copiado desde os Estatutos de 1966, para os de 1985 e depois 1996! E uma evolução desde os de 1912! 

 

Se o objectivo é esse

Foi com naturalidade que, não querendo apresentar a lista a sufrágio, fosse escolhida outra candidatura fazendo integrar o candidato a presidente da Direcção como candidato a presidente da Mesa da Assembleia Geral. Escolheram a Lista B liderada por João Noronha Lopes. A estratégia era clara. Se fossem eleitos uma das prioridades seria rever os inacreditáveis Estatutos de 2010. Que de tão maus nem será uma revisão. Terão de ser uns Estatutos praticamente novos que contemplem penalizações para Direcções com reprovações de Orçamentos e Relatórios e Contas; sistema de votos; elegibilidade; condições para se fazerem assembleias gerais extraordinárias; rever os artigos acerca das eleições que são confrangedores; tornar coerente os 90 artigos. O que se pode, ainda, consultar acerca disto no programa desta candidatura. 

 

Continuidade

Vão continuar a batalhar por um Benfica mais transparente, democrático, que seja dos associados e que respeite os valores do Benfica de sempre. Enquanto os outros três candidatos a presidentes da Direcção - incluindo Bruno Costa Carvalho - ficaram limitados por razões diversas a não terem intervenção mediática, pelo menos com regularidade, não acredito que este movimento de Cidadania Benfiquista não continue a questionar o rumo que o Clube seguirá. Vão fazer-se ouvir agora que até são mais conhecidos - e com "assento mediático" em televisões, rádios e jornais - que antes destas eleições.

 

Vão apoiar o que considerarem bem feito e denunciar o que entendem ser atropelos aos direitos dos sócios

Os actuais Órgãos Sociais, resultantes da eleição da Lista A, vão ter que responder a muitas solicitações. E como já não há Luís Nazaré e muito menos essa figura sinistra, Virgílio Duque Vieira, mas alguém que considero com envergadura ética e Benfiquismo insuspeito, Rui Pereira vai responder o que não ocorria anteriormente. Passou-se do vazio (Virgílio Duque Vieira) e do nim (Luís Nazaré) para alguém que sabe o que é um Clube, o que é o Benfica e o respeito que os associados merecem. O contrário será uma desilusão porque significará que me iludi.

 

Francisco Benitez/João Pinheiro

Apesar do movimento ser um colectivo dois nomes vão, certamente, distinguir-se. Francisco Benitez é um associado com muitos quilómetros de Benfica e muitos dias passados a Benficar por esse Mundo, em estádios, onde joga o «Glorioso». Associado desde 5 de Janeiro de 1965 tem 55 anos de dedicação ao Clube. A vivê-lo com intensidade. Não vão conseguir calar a indignação quando ela se sobrepor ao desprezo pelos associados. João Pinheiro (candidato a presidente da Mesa da Assembleia Geral) é associado desde 1979. Candidato como vice-presidente (suplente) na Lista de Rui Rangel (2012) advogado, tem condições de excelência, jurídicas e Benfiquistas, para saber questionar com oportunidade e rigor o que está a ser (mal ou bem..) feito! A ver vamos!

 

Até amanhã, Benfica! (nunca mais é sábado para a retoma...)

 

Alberto Miguéns


NOTA FINAL: Atenção aos comentários. São todos bem-vindos, desde estarem totalmente de acordo com a minha opinião como estarem totalmente em desacordo com ela. Têm é de ser comentários que estejam relacionados com o que foi escrito no texto, como é evidente. O tema é "Movimento Servir o Benfica/Lista B!" Não faz sentido comentar o que não foi motivo de comentário, como já expliquei (clicar)

5 comentários
  1. Uma simpatia imensa por estes Benfiquistas.
    Como não poderia deixar de ser, já estão a ser "queimados" pela máquina de propaganda de quem está no poder. Benitez teve um momento infeliz nas redes sociais, algo que não deveria ter acontecido, e vai ser difícil livrar-se desse estigma.
    O pedido de recontagem (ou contagem) dos votos em papel partiu deles. Os vídeos que vão surgindo com imagens da "selagem" das urnas de voto, deviam envergonhar quem organizou estas eleições. Não é possível tanto amadorismo num clube como o Benfica.
    Não sei se sou só eu, mas não consigo deixar de estranhar o desaparecimento completo de João Noronha Lopes e dos restantes elementos da sua lista. Compreendo alguma contenção para deixar o Benfica seguir o seu caminho num momento pouco fácil da vida do clube, mas o desaparecimento total não compreendo.
    Que, dentre estes Benfiquistas, surja a força suficiente para votar uma alteração de estatutos, é só o que peço. Quem teve a coragem de se opor a Luís Filipe Vieira, nas condições actuais de intolerância por qualquer coisa que cheire a oposição, não pode demitir-se de algo tão importante para o futuro do clube, como são os seus estatutos.
    O Benfica é um clube assente no associativismo, em que os seus sócios não pode ser apenas fonte de receitas.
    O Benfica nasceu de um Ideal, e esse Ideal tem vindo a perder-se ao longo deste século XXI. É altura de reverter tudo isto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse momento infeliz diz mais que todas as outras ações. Foi genuíno, foi premeditado, foi voluntário. Sem nível. Infelizmente, é isto mesmo.

      Se é com gente assim que se espera algo de positivo...

      Eliminar
    2. Exacto, um meme numa página pessoal que foi eliminado 10 minutos depois de ser público, um meme que sendo de gosto duvidoso não é mais que uma caricatura do momento que atravessamos na democracia no clube, mas pronto aqui para o Zé Pincel isso é que é grave, já ter:

      - Um Presidente que mente aos sócios;
      - Um Presidente que agride um associado em plena AG;
      - Um Presidente que faz uma OPA que ainda hoje ninguém percebeu qual o seu motivo, sem ser lá está o de ajudar meia dúzia de amigos;
      - Um Presidente que vê o Orçamento ser chumbado e nem tem a humildade de prestar uma comunicação aos associados (vá já estou só pedir uma comunicação, já estou com os níveis de exigência do Sport Lisboa e Benfica redundado em 2003, portanto já nem peço a apresentação de um novo orçamento);
      - Um Presidente que na sua apresentação da sua candidatura fala como se fosse Presidente da MAG;
      - Um Presidente que diz que a oposição é baixa, por querer um processo eleitoral transparente e contar votos.

      De facto o meme é que é grave, já agora quem o partilhou que por acaso foi só um concorrente ao acto eleitoral de Outubro, que por acaso apareceu a circular conversa do próprio no WhatsApp da sua fantástica estratégia, isso enfim, não importa para nada não é?

      Eliminar
  2. Comento para precisar que sou sócio desde 1979 e não desde 1994. Na passagem para sócio efetivo (pagante) houve um periodo em que as quotas não foram pagas por desencontro com o cobrador. Mais tarde regularizei a situação pagando todo o período em falta com recuperação do número da primeira inscrição. Cumprimentos. João Pinheiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista João Pinheiro

      Agradeço a correção. Era essa data - 8 de Fevereiro de 1994 - que tinha aquando da eleição em 2012. Nem necessitava de justificar pois bastava dizer que era 1979 e estava pronto para corrigir. Vou fazê-lo.

      Saudações Gloriosas

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: