SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

18 novembro 2020

Lista B: Benevolente

18 novembro 2020 3 Comentários

SURGIU QUASE DO NADA - EU CRUZEI-ME COM ELE NO «TEMPO DE VILARINHO» - PARA FAZER UMA CAMPANHA EM CRESCENDO.



Mas João Noronha Lopes parece-me um daqueles "casos" de um candidato de oportunidade (que nada tem a ver com oportunista, mesmo nada, que fique esclarecido). Oportunista é depreciativo.


Oportunidade tem a ver com o momento 

Este era o seu momento. 2020. Passado este momento deixa de ter visibilidade pelo modo como é a sua personalidade. Do pouco que vi, é demasiado ponderado, estudioso, com bom-senso e calculista para, provavelmente, não aparecer até 2024. Haja o que houver. A menos que seja grave e isso nenhum Benfiquista quer. E mesmo em 2024 candidato a presidente da Direcção...duvido. Mas isto sou eu a interpretar. E acho que já me enganei mais vezes quando me meto a fazer previsões para o Benfica do que acertei.

 

Parece-me um candidato como outros que houve num passado recente.

Principalmente Luís Tadeu (1997), mas também, Alexandre Alves (1992), Carlos Lopes (1992) ou Jaime Antunes (2003). É aquele o momento e depois deixa de o ser ou ter condições. João Noronha Lopes não acredito que volte a candidatar-se à presidência da Direcção do Benfica, em 2024. 


Já me esquecia destas duas notas.


NOTA INICIAL1: Fui apoiante da Lista D (Rui Gomes da Silva) nas eleições. 

 

NOTA INICIAL2: Os Órgãos Sociais que tomaram posse, em 29 de Outubro de 2020, têm toda a legitimidade para cumprir o mandato até 2024.



Campanha em crescendo

Chegou titubeante, embora com uma estrutura bem organizada e evoluiu de forma notável. Via-se que se sentia pouco à vontade no improviso mas soube aproveitar os "banhos de Benfiquismo" para crescer como orador. Eu senti isso, posso estar enganado. Cresceu de modo a conseguir polarizar o eleitorado em termos de voto útil. Fez criar a ideia que a Lista B seria a única alternativa com capacidade para derrotar a Lista A. E o que fez...fez bem feito! Já que todos acreditam nos números do voto electrónico pois nenhuma lista contestou a veracidade. Nem exigiu a contagem de imediato do voto físico ameaçando impugnar o acto eleitoral.


Não sei se por razão ou por opção

Foi inteligente em dizer que só debatia com o candidato da Lista A presente pois as ideias dele eram para mudar o rumo do Clube não era para confrontar ideias de como mudar. Eu como apoiante da Lista D estava desejoso de ver um debate entre ele e Rui Gomes da Silva pois acho - será sempre um "achamento" nunca provado - que Rui Gomes da Silva dizimava-o em meia dúzia de temáticas. O que não quer dizer que fosse suficiente para colocar a Lista D com mais votantes que a Lista B. Mas também é o meu desejo a escrever. Mas que penso assim...penso!


Curiosamente era o candidato da evolução na continuidade

Não renegava o que o candidato da Lista A (Luís Filipe Vieira) tinha feito de bom, entre 2003 e 2016. Estava descontente com o que tinha sido o último mandato (2016/2020). Era isso que o levava a candidatar-se. Mais que descontente, preocupado com o rumo do Benfica a afastar-se, talvez já sem retorno - ouvi eu - da posição que merecia ter entre os maiores clubes europeus. Ele vinha para mudar, pois tinha experiência internacional e principalmente na Europa pois conhecia bem a UEFA por já ter negociado profissionalmente com ela. O discurso era sustentado, alicerçado numa boa dinâmica e apresentou uma lista valorosa da qual destaco Carlos Perdigão por ser um profundo conhecedor da Gloriosa História. Tem muito mais livros publicados acerca da História do Benfica que eu. E para mim, de todos os livros que foram editados no Centenário, o dele - em colaboração com Fernando Pires - é o melhor.

 

Questionava o último mandato

Precisamente o mandato (2016/2020) em que já não fazia parte da Direcção o candidato da Lista D (Rui Gomes da Silva). Implicitamente valorizava o facto deste ter saído ainda que nunca dissesse que foi por isso que o mandato foi tão mau. Também nunca o diria. Até porque provavelmente não pensou, nem pensa, que fosse essa saída que tivesse feito descambar a Direcção. Isto sou eu a pensar e escrever. Porque penso isso.

 

Que Futuro para Noronha Lopes?

Que vai continuar a apoiar o Benfica como todos nós isso é óbvio. É Benfiquista da ponta dos pés à ponta do cabelo. E temos que começar a dizer - como quando eu era criança - que vamos alegres para ver o Benfica e não como agora que sofremos com o Benfica. Eu em miúdo nunca sofri com o Benfica, bem pelo contrário. Esperamos que os próximos quatro anos voltem a ser ter alegrias e não sofrer. Quanto ao Futuro de João Noronha Lopes em 2024?

1. Não me parece, vou repetir, que vá utilizar os tais 14 337 votantes para fazer reparos até 2024, a menos que algo de grave se passe.

2. Como representa "evolução na continuidade", e se este mandato 2020/2024 for de sucesso a nível nacional e europeu, como todos queremos, ou seja, se a Direcção actual corrigir os erros que cometeu em 2016/2020 e que levaram João Noronha Lopes a candidatar-se, não me admirava de vê-lo como vice-presidente de uma Direcção de Luís Filipe Vieira para 2024/2028. E este sim pode ser quem venha a suceder ao actual presidente. Rui Costa não passa de um "brinquedo de peluche" para Luís Filipe Vieira. Coloca-o onde lhe dá mais jeito! E ele alinha... E não acredito que este seja o último mandato do nosso presidente desde 2003. Mas isso fica para amanhã.

3. Mesmo que o mandato 2020/2024 seja idêntico ao de 2016/2020, não me parece que volte a candidatar-se. Esta era a oportunidade e ela passou. E outros candidatos surgirão se o mandato de 2020/2024 for péssimo como o anterior.


Teorias da Conspiração

Circula a ideia que João Noronha Lopes poderá ser o substituto de Domingos Soares de Oliveira se este sair da Benfica Futebol SAD. Não acredito. E não acredito duas vezes. Não acredito que Domingos Soares de Oliveira deixe a SAD para ir para outro emprego. Nunca ganharia tanto e não teria quem lhe adiantasse/escondesse verbas para "copos-de-água". E também nunca será presidente do Clube. É sócio do Benfica desde 16 de Agosto de 2004 por isso - com os actuais Estatutos - só é elegível em 2029, ou seja para as eleições de 2032, terá 72 anos. E se sair da Benfica Futebol SAD (repito que não acredito) quem o substituirá será Nuno Gaioso. Aliás este Benfiquista deve ter saído de vice-presidente da Direcção para ser director na SAD, talvez para o lugar de Rui Costa. Mas também pode ser para o de Domingos Soares de Oliveira. Como já disse, costumo errar muito quando quero fazer previsões acerca do Futuro no Benfica.

 

Até amanhã, Benfica! (nunca mais é sábado para a retoma...em Paredes)

 

Alberto Miguéns


NOTA FINAL: Atenção aos comentários. São todos bem-vindos, desde estarem totalmente de acordo com a minha opinião como estarem totalmente em desacordo com ela. Têm é de ser comentários que estejam relacionados com o que foi escrito no texto, como é evidente. O tema é "Lista B (Noronha Lopes): Campanha, Presente e Futuro!" Não faz sentido comentar o que não foi motivo de comentário, como já expliquei (clicar)

3 comentários
  1. Na minha opinião foi uma pena não termos aproveitado esta oportunidade de termos mudado, mas uma maioria de socios não quiseram agora é lidar

    ResponderEliminar
  2. Caro Alberto, interessante a referência á data de associação do Soares de Oliveira. É que eu já o vi a levantar a placa dos 50 votos numa Assembleia Geral há uns anos....Acredito que Noronha Lopes vai voltar a candidatar-se se as coisas continuarem a correr mal e os escândalos não pararem de suceder. Mal seria não voltarmos a ter um candidato deste nível á presidência do Benfica e contentarmo-nos com aldrabões e políticos.

    ResponderEliminar
  3. Foi um grande erro não ter sido eleito JNL

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: