SURGIU QUASE DO NADA - EU CRUZEI-ME COM ELE NO «TEMPO DE VILARINHO» - PARA FAZER UMA CAMPANHA EM CRESCENDO.
Mas João Noronha Lopes parece-me um daqueles "casos" de um candidato de oportunidade (que nada tem a ver com oportunista, mesmo nada, que fique esclarecido). Oportunista é depreciativo.
Oportunidade tem a ver com o momento
Este era o seu momento. 2020. Passado este momento deixa de ter visibilidade pelo modo como é a sua personalidade. Do pouco que vi, é demasiado ponderado, estudioso, com bom-senso e calculista para, provavelmente, não aparecer até 2024. Haja o que houver. A menos que seja grave e isso nenhum Benfiquista quer. E mesmo em 2024 candidato a presidente da Direcção...duvido. Mas isto sou eu a interpretar. E acho que já me enganei mais vezes quando me meto a fazer previsões para o Benfica do que acertei.
Parece-me um candidato como outros que houve num passado recente.
Principalmente Luís Tadeu (1997), mas também, Alexandre Alves (1992), Carlos Lopes (1992) ou Jaime Antunes (2003). É aquele o momento e depois deixa de o ser ou ter condições. João Noronha Lopes não acredito que volte a candidatar-se à presidência da Direcção do Benfica, em 2024.
Já me esquecia destas duas notas.
NOTA INICIAL1: Fui apoiante da Lista D (Rui Gomes da Silva) nas eleições.
NOTA INICIAL2: Os Órgãos Sociais que tomaram posse, em 29 de Outubro de 2020, têm toda a legitimidade para cumprir o mandato até 2024.
Campanha em crescendo
Chegou titubeante, embora com uma estrutura bem organizada e evoluiu de forma notável. Via-se que se sentia pouco à vontade no improviso mas soube aproveitar os "banhos de Benfiquismo" para crescer como orador. Eu senti isso, posso estar enganado. Cresceu de modo a conseguir polarizar o eleitorado em termos de voto útil. Fez criar a ideia que a Lista B seria a única alternativa com capacidade para derrotar a Lista A. E o que fez...fez bem feito! Já que todos acreditam nos números do voto electrónico pois nenhuma lista contestou a veracidade. Nem exigiu a contagem de imediato do voto físico ameaçando impugnar o acto eleitoral.
Não sei se por razão ou por opção
Curiosamente era o candidato da evolução na continuidade
Não renegava o que o candidato da Lista A (Luís Filipe Vieira) tinha feito de bom, entre 2003 e 2016. Estava descontente com o que tinha sido o último mandato (2016/2020). Era isso que o levava a candidatar-se. Mais que descontente, preocupado com o rumo do Benfica a afastar-se, talvez já sem retorno - ouvi eu - da posição que merecia ter entre os maiores clubes europeus. Ele vinha para mudar, pois tinha experiência internacional e principalmente na Europa pois conhecia bem a UEFA por já ter negociado profissionalmente com ela. O discurso era sustentado, alicerçado numa boa dinâmica e apresentou uma lista valorosa da qual destaco Carlos Perdigão por ser um profundo conhecedor da Gloriosa História. Tem muito mais livros publicados acerca da História do Benfica que eu. E para mim, de todos os livros que foram editados no Centenário, o dele - em colaboração com Fernando Pires - é o melhor.
Questionava o último mandato
Precisamente o mandato (2016/2020) em que já não fazia parte da Direcção o candidato da Lista D (Rui Gomes da Silva). Implicitamente valorizava o facto deste ter saído ainda que nunca dissesse que foi por isso que o mandato foi tão mau. Também nunca o diria. Até porque provavelmente não pensou, nem pensa, que fosse essa saída que tivesse feito descambar a Direcção. Isto sou eu a pensar e escrever. Porque penso isso.
Que Futuro para Noronha Lopes?
Que vai continuar a apoiar o Benfica como todos nós isso é óbvio. É Benfiquista da ponta dos pés à ponta do cabelo. E temos que começar a dizer - como quando eu era criança - que vamos alegres para ver o Benfica e não como agora que sofremos com o Benfica. Eu em miúdo nunca sofri com o Benfica, bem pelo contrário. Esperamos que os próximos quatro anos voltem a ser ter alegrias e não sofrer. Quanto ao Futuro de João Noronha Lopes em 2024?
1. Não me parece, vou repetir, que vá utilizar os tais 14 337 votantes para fazer reparos até 2024, a menos que algo de grave se passe.
2. Como representa "evolução na continuidade", e se este mandato 2020/2024 for de sucesso a nível nacional e europeu, como todos queremos, ou seja, se a Direcção actual corrigir os erros que cometeu em 2016/2020 e que levaram João Noronha Lopes a candidatar-se, não me admirava de vê-lo como vice-presidente de uma Direcção de Luís Filipe Vieira para 2024/2028. E este sim pode ser quem venha a suceder ao actual presidente. Rui Costa não passa de um "brinquedo de peluche" para Luís Filipe Vieira. Coloca-o onde lhe dá mais jeito! E ele alinha... E não acredito que este seja o último mandato do nosso presidente desde 2003. Mas isso fica para amanhã.
3. Mesmo que o mandato 2020/2024 seja idêntico ao de 2016/2020, não me parece que volte a candidatar-se. Esta era a oportunidade e ela passou. E outros candidatos surgirão se o mandato de 2020/2024 for péssimo como o anterior.
Teorias da Conspiração
Circula a ideia que João Noronha Lopes poderá ser o substituto de Domingos Soares de Oliveira se este sair da Benfica Futebol SAD. Não acredito. E não acredito duas vezes. Não acredito que Domingos Soares de Oliveira deixe a SAD para ir para outro emprego. Nunca ganharia tanto e não teria quem lhe adiantasse/escondesse verbas para "copos-de-água". E também nunca será presidente do Clube. É sócio do Benfica desde 16 de Agosto de 2004 por isso - com os actuais Estatutos - só é elegível em 2029, ou seja para as eleições de 2032, terá 72 anos. E se sair da Benfica Futebol SAD (repito que não acredito) quem o substituirá será Nuno Gaioso. Aliás este Benfiquista deve ter saído de vice-presidente da Direcção para ser director na SAD, talvez para o lugar de Rui Costa. Mas também pode ser para o de Domingos Soares de Oliveira. Como já disse, costumo errar muito quando quero fazer previsões acerca do Futuro no Benfica.
Até amanhã, Benfica! (nunca mais é sábado para a retoma...em Paredes)
Alberto Miguéns
NOTA FINAL: Atenção aos comentários. São todos bem-vindos, desde estarem totalmente de acordo com a minha opinião como estarem totalmente em desacordo com ela. Têm é de ser comentários que estejam relacionados com o que foi escrito no texto, como é evidente. O tema é "Lista B (Noronha Lopes): Campanha, Presente e Futuro!" Não faz sentido comentar o que não foi motivo de comentário, como já expliquei (clicar)
Na minha opinião foi uma pena não termos aproveitado esta oportunidade de termos mudado, mas uma maioria de socios não quiseram agora é lidar
ResponderEliminarCaro Alberto, interessante a referência á data de associação do Soares de Oliveira. É que eu já o vi a levantar a placa dos 50 votos numa Assembleia Geral há uns anos....Acredito que Noronha Lopes vai voltar a candidatar-se se as coisas continuarem a correr mal e os escândalos não pararem de suceder. Mal seria não voltarmos a ter um candidato deste nível á presidência do Benfica e contentarmo-nos com aldrabões e políticos.
ResponderEliminarFoi um grande erro não ter sido eleito JNL
ResponderEliminar