SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

21 novembro 2020

Estreia em Paredes

21 novembro 2020 0 Comentários

POIS A ESTREIA - E ÚNICO ENCONTRO - FRENTE AO USC PAREDES FOI EM PENAFIEL.

 


Em 5 de  Maio de 1985, nos quartos-de-final, da Taça de Portugal. Uma campanha inolvidável que terminaria no Estádio Nacional com o Benfica a dar um "banho de bola" ao FC Porto. Sem apelo, nem agravo!

(clicar em cima desta e de quase todas as imagens permite melhor visualização das mesmas) 


Escolhidos os 20 resta saber quem serão os onze que vão a jogo

Embora tenham seguido três guarda-redes (deve ser Leo Kokubo, pois Samuel Soares jogou ontem à tarde, pela equipa sub-23, frente ao Portimonense SC, numa vitória por 1-0, para a Liga Revelação) mas que não é divulgado na convocatória. A convocatória é um arrepio imenso.


Falta de respeito pelo adversário

Compreende-se que os futebolistas envolvidos nos jogos das selecções nacionais não estejam em Paredes. Mas já Diogo Gonçalves, Grimaldo, Gabriel e Rafa é pouco compreensível. É um risco enorme. Tanto podem lesionar-se no jogo, em Paredes, como um treino no Seixal ou no aquecimento em Glasgow. Vai incentivar o adversário. De um lado está uma equipa de futebol (USC Paredes) e do outro um conjunto de futebolistas (SL Benfica). Os futebolistas do adversário têm jogo colectivo, o Benfica vai apresentar individualidades. Pode ser que se consiga fazer um bom jogo, mas não é vulgar isso ocorrer. Mesmo que estejam a treinar há dez ou doze dias. Não deve haver um futebolista do «Glorioso» inferior a qualquer um do adversário mas o Futebol é um dos jogos colectivos mais complexos de disputar. Eu se fosse futebolista do USC Paredes - na prática pediria para não jogar - mas em teoria jogaria empolgado: o Benfica estará enfraquecido, sem colectivo e mostra bazófia convocando futebolistas muito jovens e inexperientes frente a jogadores com muitos anos. Vão jogar no limite da agressividade e a acreditar que podem eliminar o Benfica! Porque podem!


O Benfica já chegou a apresentar a "segunda equipa"

Mas era a categoria Reserva que disputava o campeonato distrital, jogando todos os fins-de-semana, por vezes até a meio da semana (para "limpar" castigos para futebolistas da equipa de Honra) por isso uma grande equipa. Nos treinos de conjunto frente ao onze escolhido para o jogo do próximo semana havia "treinos" que mostravam que as diferenças entre Reserva e Honra eram pequenas. A Reserva do Benfica até já disputou um encontro, e venceu, em Guimarães, numa jornada do campeonato nacional da I Divisão Nacional. Até jogos para a Taça dos Clubes Campeões Europeus, com luxemburgueses. Além da Taça de Honra em que vencia equipas principais do Sporting CP e do CF "Os Belenenses". Por isso nada a ver com o que vamos assistir hoje. Oxalá que o Benfica siga, com maior ou menor, dificuldade rumo aos dezasseis-avos-de-final. Jorge Jesus deve saber o que pretende e como resolver a vitória em Paredes. Terra onde o Benfiquismo é ultra. Ou não tivesse nesta cidade uma das mais importantes Casas do Benfica.



Numa de aposta para o 11 + 9

Aqui vai:

 


O Benfica parece estar com receio do jogo de quinta-feira

Na deslocação à Escócia, frente ao Rangers FC, que tem amanhã um jogo muito mais complexo. Onde o Benfica chegou...Ter que proteger futebolistas na Taça de Portugal para tentar garantir vantagem frente ao adversário de quinta-feira!



Os internacionais não foram convocados

E dos mais utilizados apenas Pizzi e Gilberto estarão em Paredes.


      ASSIM VAI O PLANTEL DE 39 GLORIOSOS


NOTAS: Minutos jogados; 
TitularSuplente utilizado;  Suplente não utilizadoConvocado não utilizado; L - Lesionado; S – Convocados para as Seleções Nacionais; NC – Não Convocado (só jogos na pré-temporada; N – Não estava contratado; NI – Não Inscrito na UEFA; V – Suspenso com cartão vermelho directo; A – Assistências para goloG – Golos



Em 1984/85, o sorteio e o bom desempenho do USC Paredes, colocou o Benfica a jogar em Paredes

Mas seria no estádio 25 de Abril, propriedade do FC Penafiel, que o «Glorioso» colocou o USC Paredes fora da Taça de Portugal, com golos de Manniche (13 minutos), Wando (29 minutos) e Néné (30 minutos). Com uma hora para jogar estava feito o resultado final. O Benfica jogou com o plantel completo:

Bento;

Pietra, Samuel, Oliveira e Álvaro;

Nunes (médio mais defensivo); Diamantino, Carlos Manuel e Wando;

Néné e Manniche.

Mas nos primeiros minutos, antes de assegurar a vitória, o Benfica até jogou mais com quatro avançados: Diamantino, Néné, Manniche e Wando. Nunes e Carlos Manuel mais os quatro defesas "subidos" chegavam para os cinco centrocampistas do USC Paredes. Que "tempos esses" a ouvir o relato pelo rádio. Agora vemos nos televisões os «Gloriosos Jogos» todos, desde o primeira da pré-temporada ao último da época. Durante o encontro, o treinador Csernai não fez qualquer substituição e podia fazer duas. No final da temporada de 1984/85, o USC Paredes classificou-se em segundo lugar na série B da III Divisão Nacional e foi promovido à zona norte da II Divisão. Não estaria lá muito tempo...descendo!



Assim vai a Taça de Portugal em 2020/2021

Com três jogos e dois clubes do terceiro escalão a eliminarem emblemas dos escalões superiores, com o Amora FC a impor-se em Vila da Feira, ao CD Feirense (segundo escalão) e em Leiria a cair um clube do primeiro escalão (Portimonense SC). Mesmo em Oleiros, o Gil Vicente FC (primeiro escalão) só no desempate eliminou um clube do terceiro escalão. O Benfica que se cuide!


 JOGOS PARA OS 32-AVOS-DE-FINAL NA TAÇA DE PORTUGAL

Visitado

Esc

Res.

Visitante

Esc

Clubes de escalão superior como visitante

USC Paredes

8.ºs C

D 0-1 

SL BENFICA

1.º

SG Sacavenense

5.ºs F

 

Sporting CP

2.º

GD Fabril Barreiro

11.ºs G

 D 0-2 

FC Porto

3.º

CD Trofense

1.ºs C

D 1-2

SC Braga

4.º

Merelinense FC

4.ºs A

 

Moreirense FC

5.º

SC Beira-Mar

2.ºS D

 

CD Santa Clara

6.º (=)

FC Arouca

6.º(=)

 E 0-0

Dgp 6-7

Vitória SC Guimarães

7.º (=)

Casa Pia AC

9.º

 

CD Nacional

8.º (=)

FC Penafiel

7.º(=)

 

CS Marítimo

9.º (=)

Desportivo Monção

Viana Castelo

 

Rio Ave FC

10.º (=)

COL/Oriental

12.ºs G

 D 0-3

FC Famalicão

11.º (=)

UD Oliveirense

12.º(=)

 

FC Paços Ferreira

12.º (=)

ARC Oleiros

7.ºs E

E 0-0

Dgp 2-4

Gil Vicente FC

13.º (=)

Real SC

7.ºs G

 

B-SAD

14.º (=)

FC Felgueiras 1932

6.ºs B

 

CD Tondela

15.º (=)

UD Leiria

10.ºs E

V 1-0

Portimonense SC

16.º

FC Vizela

10.º(=)

 

Boavista FC

17.º

CF Estrela Amadora

1.ºs G

 

SC Farense

18.º

AC Marinhense

3.ºs E

 E 1-1

Dgp 3-5

CD Cova Piedade

8.º(=)

SC Salgueiros

3.ºs C

 

SC Covilhã

11.º(=)

CDC Montalegre

3.ºs A

  D 2-3

Académico Viseu FC

14.º(=)

Oriental Dragon FC

6.ºs G

 E 0-0

Dgp 3-4

Leixões SC

16.º(=)

AD “Os Limianos”

Viana Castelo

 

GD Fontinhas

5.ºs C

Clubes do mesmo escalão

Ass. Acad. Coimbra

5.º(=)

 

Varzim SC

18.º

SCU Torreense

4.ºs F

 

FC Alverca

1.ºs F

Anadia FC

3.ºs D

 

CD Pinhalnovense

6.ºs H

Vilaverdense FC

10.ºs A

 

C. Olímpico Montijo

8.ºs G

SC Espinho

12.ºs D

 

Gondomar SC

12.ºs C

Clubes de escalão superior como visitados

GD Estoril Praia

1.º

 

Lusitano GC Évora

12.ºs H

CD Feirense

4.º(=)

D 0-1

Amora FC

1.º s H

UD Vilafranquense

17.º(=)

 

AD Sanjoanense

6.ºs D

AD Fafe

1.ºs D

 

GD Vilar de Perdizes

Vila Real

NOTAS: Classificações aquando do sorteio; Primeiro escalão; Segundo escalão; Terceiro escalão; Quarto escalão


E continuará hoje, amanhã e depois.

Será o «Glorioso» a fechar este sábado com sete jogos. Como esta é uma competição que sempre gostei desde miúdo - o primeiro jogo que vi do Benfica, ainda nem dez anos tinha, nem vivia em Lisboa, foi para a Taça de Portugal - será devidamente destacada neste blogue, actualizando os resultados.

 



Carrega Benfica

 

Alberto Miguéns



Enviar um comentário

Artigos Aleatórios

Apoio de: