SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

18 novembro 2021

Borges Coutinho 100

18 novembro 2021 7 Comentários
O PRESIDENTE DUARTE ANTÓNIO BORGES COUTINHO NASCEU EM 18 DE NOVEMBRO DE 1921. HÁ CEM ANOS.



Com 34 presidentes da Direcção eleitos e que tomaram posse - Borges Coutinho foi o 26.º - não me revejo em muitos, antes e depois dele, revejo-me como Benfiquista cada vez mais em Borges Coutinho. 


Gostaria de ter tido tempo para melhorar o texto publicado em 12 de Abril de 2014: «Muito Mais Que Um Presidente». Não sendo possível aqui fica ele (clicar).



Uma honra escrever neste blogue acerca dele pois o que quer que escreva será sempre muito pouco!

Alberto Miguéns
7 comentários
  1. Todos os elogios ou adjectivos que se façam ao Imortalissimo Presidente Dr.Duarte Borges Coutinho pecam por escassos.Figura Mitica do Sport Lisboa e Benfica.

    ResponderEliminar
  2. Caro Sr. Alberto Miguéns...Uma figura ímpar do SPORT LISBOA e BENFICA que deve ser sempre lembrado e nunca deve ser esquecido (a par de Cosme Damião e Joaquim Ferreira Bogalho)...Foi pena ter falecido muito novo, com apenas 59 anos, tinha muito ainda para dar ao nosso BENFICA...Um abraço GLORIOSO...

    ResponderEliminar
  3. Um dos maiores e melhores presidentes.

    Acho que aquela historia que levou o Hagan a sair fez com o Benfica naquele tempo não tenha ganho 6 ou 7 títulos seguidos, acho que sem isso tinha ganho 9 títulos em 9 anos, assim foram 7 em 9.

    Dificilmente voltaremos a ter um presidente desta magnitude, não há gente assim e se houver não querem entrar no lamaçal do futebol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Acho que aquela historia que levou o Hagan a sair fez com o Benfica naquele tempo não tenha ganho 6 ou 7 títulos seguidos, acho que sem isso tinha ganho 9 títulos em 9 anos, assim foram 7 em 9."

      Caro Zé,

      O Dr. Borges Coutinho, como Presidente do Benfica, perdeu dois Campeonatos, ambos para o Sporting, em 1969/70 (Otto Glória/José Augusto), e o que refere, o da temporada 1973/74 (o tal da saída extemporânea de Jimmy Hagan). Portanto, não foi apenas pela saída de Hagan, porque em 1970, o Benfica também perdeu esse Campeonato. Aliás, como deve saber, em 1958, 1962, 1966, 1970, e em 1974, foram anos em que se disputaram Campeonatos Mundiais, e o Sporting foi Campeão Nacional, nesses 5 anos em que se disputaram esses 5 Campeonatos Mundiais.

      Mas algures em abril de 1973, tive o prazer de conhecer esse Senhor, como diz e bem, de uma enorme grandeza e magnitude, foi justamente no final de um FC Porto 2 Benfica 2 disputado no Estádio das Antas, numa tarde muito quente, e com as Antas a abarrotar. Recordo-me perfeitamente desse clássico, pelo FCP de Riera marcaram o Herédia (esse argentino foi o homem do Jogo) e o Flávio, pelo SLB de Hagan, marcaram o Eusébio (a cruzamento da direita do Nené), e o Nené também marcou. Esse é o Campeonato invencível do Benfica de Hagan, com dois empates, esse primeiro nas Antas, e o outro já na última jornada na Tapadinha, com o despromovido Atlético.

      Saudações desportivas

      Eliminar
    2. Esse jogo no Porto se não estiver a fazer confusão, o Eusebio foi expulso, o Heresia que fala era argentino e jogava muito à bola, penso que estava emprestado pelo Barcelona, não me recordo.

      Nessa altura pirateia quase secreto ano de mundial título pasta o Sporting, mas sem esse episódio do began acho que eram 7 seguidos, mas já não tinha que ser

      Cumprimentos

      Eliminar
  4. O melhor presidente que o Benfica, teve até hoje.

    ResponderEliminar
  5. Boa noite.
    O empate 2-2 referido (FCP x SLB) foi apitado por António Garrido, com decisões pouco favoráveis ao Benfica, como Miguens já publicou aqui.
    Podia ter sido uma série ainda mais longa de vitórias do Benfica.
    O carreira ulterior de António Garrido revela muito.

    Saudações gloriosas, das Terras de Besteiros.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: