SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

08 setembro 2020

Como Não Amar

08 setembro 2020 7 Comentários
UM CLUBE DE QUE É FACÍLIMO CONHECER A SUA HISTÓRIA E COMO ELA É BELA, ENTERNECEDORA E EMPOLGANTE.



Houve um leitor deste blogue que fez a seguinte consideração/indignação ou talvez não no texto (clicar):



Pois no Benfica é só procurar nos Relatórios e Contas publicados, praticamente, desde a Fundação
Infelizmente estes têm vindo a perder qualidade. Actualmente são um monte de números não informando acerca do que se passou durante um ano, muito menos mostrando a grandeza do Clube associativa e desportiva, como sempre se fez. Uma das esperanças, em 2020, é que depois das Eleições, o Benfica regresse à verdade, rigor, transparência e honestidade que sempre teve durante cem anos. Eis a resposta ao leitor (não chateia, não!):



Relatório e Contas da Gerência de 1934-1935 e Parecer do Conselho Fiscal; página 2; 30 de Junho de 1935

O relatório da Direcção é esclarecedor e crítico não sendo ingrato
Pois Vítor Gonçalves que treinou e orientou o plantel do Benfica, no Campeonato Regional (que apurava para o "Campeonato da I Liga") e no "Campeonato da I Liga", depois de 1938/39, designado "Campeonato Nacional da I Divisão" (que apurava para o "Campeonato de Portugal", depois de 1938/39, designado "Taça de Portugal") foi elogiado, mesmo face aos fracos resultados obtidos, no texto «Relatório do Conselho Técnico», como se prova e comprova:  


Relatório e Contas da Gerência de 1934-1935 e Parecer do Conselho Fiscal; página 12; 30 de Junho de 1935

O problema é que actualmente o próprio Clube corrompe ou deixa corromper a sua história
Pois não há capacidade para procurar nem vontade de honrar os ases que nos honraram o passado, daí terem viciado a história (nunca percebi como em assuntos simples se pode mentir tanto):


Almanaque do Benfica; Rui Miguel Tovar; páginas 129 e 130; Editora "Lua de Papel"; 3.ª edição/2.ª edição nesta editora; Maio de 2014; Lisboa

Assim é fácil provocar enganos e equívocos
Induzindo leitores e "jornalistas" que debitam alarvidades em doses industriais erradas.

Mas mais grave é ser o próprio Clube
Não só a promover mentiras como ter colaboradores que ainda achincalham, ou tentam, pois invertebrados são sempre vermes disformes e arrivistas. Uma história. Um dia (sei quando foi e ainda estão no Benfica alguns empregados que assistiram) quando tentava que o jornal do Clube, «O Benfica» tivesse tudo certinho para não enganar os leitores, o fiel Pedro Guerra, contrário ao que é verdade e rigor, saiu-se com esta (não coloco aspas pois pode não ser reprodução cem por cento fiel ao que foi balbuciado): Agora percebo porque está aqui sem receber. É para impor ao Jornal e ao Clube o que lhe convém!  Utiliza o Jornal e o Clube para fazer passar as suas ideias!

Obrigado, Benfica!

Alberto Miguéns

NOTA: Para dar a informação que há notícias em relação a João Noronha Lopes que mostram um erro (grave) no Relatório do Clube (que saudades dos «Relatórios e Contas» até meados dos Anos 90) pois não validou o que se passou, quando e como, bem como os autos de posse, que como é evidente, são soberanos, sobrepondo-se aos documentos distribuídos aos associados, "enganando-os". Umas vezes com gravidade, outras menos gravosas, mas são sempre incorrecções que ficam para a história. E as datas com rigor, também. Se nada houver de imprevisto, amanhã pela hora habitual terá tratamento igual ao que teve o primeiro, por uma questão de ser equitativo e justo.
7 comentários
  1. Muito obrigado,Sr.Alberto!!!
    Sempre um prazer aprender com quem tanto nos dignifica!!!!
    SAUDAÇÕES GLORIOSAS!!!!!
    VIVA O BENFICA!!!!

    ResponderEliminar
  2. O Sr. Alberto deve mesmo fazer confusao a alguem com muito poder dentro do nosso Benfica. Como e possivel que toda a sua dedicacao e conhecimento nao sejam "melhor aproveitados" pelo nosso Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A estrutura está cheia de lambebotas e dragartos. Estes não querem lá alguém que seja Benfiquista de gema tão dedicado e com conhecimentos da nossa Gloriosa História, tão profundos!!!

      Eliminar
  3. Off topic: o dr Miguéns pode facultar em formato PDF o Regulamento Geral do Sport Lisboa e Benfica?
    Devemos a todos os benfiquistas a sua divulgação. Acho lamentável que em nenhum espaço da www afecto ao clube se encontre disponível para consulta documento tão importante. Até parece que não existe ou que o querem ocultar dos sócios.
    Saudações Gloriosas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista Francisco

      Até à pouco tempo só tinha a capa e a página a descrever os símbolos. Um Benfiquista, para aí há um mês deu-me em fotocópias todas as... 159 páginas (641 artigos). Tenho ideia que a candidatura "Servir o Benfica" tem em pdf.

      Contacte-os.

      Obrigado.

      Alberto Miguéns

      NOTA: Está desactualizado (1968) mas era fundamental ser revisto em AG pelos associados. Deixava de haver estas confusões até no modo como se fazem eleições. Os dirigentes e funcionários têm de exercer as suas funções de acordo com o que os sócios querem.

      Obrigado

      Eliminar
  4. É lamentável que o nosso clube não arrume a casa de forma definitiva, fazendo publicar uma fonte oficial que seja rigorosa e definitiva quanto ao historial do futebol da sua categoria principal.

    Essa falha é tanto mais lamentável quanto se sabe que o Clube tem disponíveis fontes documentais próprias, ricas, únicas em Portugal. fontes que foram coligidas e preservadas durante muitos anos pelo Glorioso Sr. Macarrão.

    E ainda mais se lamenta essa falha quando se sabe que existem hoje sócios competentes e dedicados no conhecimento e na divulgação da História do Clube. Em concreto, é lamentável que o Clube não aproveite devidamente a qualidade e saber únicos de Alberto Miguéns para executar um projecto desse calibre.

    Esse desperdício é algo que me desgosta e que só posso perceber quando verifico que gente da laia do Sr. Guerra anda por aí a representar e consequentemente a envergonhar o Clube com a sua verborreia bélica e malcriada. Coloca-se ao nível habitual da maioria dos colaboradores do nosso rival da cidade do Porto.

    Caro Alberto, desculpe-me o desabafo.

    Obrigado por mais um artigo que coloca o rigor e o Benfiquismo nos mesmos parágrafos.

    E viva o Benfica!

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: