SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

11 agosto 2022

Chalana: Longa Se Torna a Espera

11 agosto 2022 8 Comentários
DURANTE TRÊS ÉPOCAS (1984/85 A 1986/87) AS NOTÍCIAS QUE CHEGAVAM DE BORDÉUS ERAM POUCAS E MÁS. NUM TEMPO "AINDA ANALÓGICO". 



Nesta fase de interregno, de Chalana com o «Manto Sagrado», aproveita-se para reafirmar que estas evocações fazem parte do cumprimento de uma promessa feita aquando do assinalar dos 61 anos do Glorioso Futebolista. O contexto é que não é o mesmo, mas isso ninguém adivinhava em 10 de Fevereiro de 2020.


Como se disse no publicação desse texto (clicar)

Quase sempre
As notícias acerca de Chalana surgiam através de sua mulher, Anabela.


Ou era o Benfica que... 
Tinha "vendido" Chalana lesionado... prejudicando-o!


Ou era o Benfica que... 
Tinha "vendido" Chalana querendo ganhar muito dinheiro com ele, para "fechar o Terceiro Anel", pois ele devia jogar num emblema superior ao clube de Bordéus...


Ou era o Benfica que... 
Tinha explorado Chalana durante anos sendo sempre um dos mais mal pagos do plantel...



Ou era o Benfica que... 
Tinha "vendido" Chalana à pressa quando o FC Girondins não passava de um clube sem dimensão para o talento do futebolista.


Sempre Anabela, por tudo e por nada
Até se dizia que «se as Doce fossem um quinteto, Anabela faria parte do grupo". Mesmo não sabendo cantar, não fazia mal. A Laura Diogo também só fazia que cantava!



E as Doce "acabaram por acabar" até com ligação ao «Glorioso»
Depois de se começar a dizer que o futebolista Reinaldo, ainda jogador do Benfica, até tinha um hino a si dedicado, a canção "Dói Dói".
D
7 de Janeiro de 1979; Campeonato Nacional; 16.ª Jornada; vitória por 4-0; FC Barreirense; Estádio D. Manuel de Melo; De cima para baixo. Da esquerda para a direita: Bento, Toni, Néné, Alhinho, António Bastos Lopes e Humberto Coelho; Alberto, Reinaldo, Alves, CHALANA e Sheu

Que role a bola em 1987/88...

Alberto Miguéns


NOTA: Em 7 de Janeiro de 1979 (foto da equipa, em cima) vi, presencialmente, o primeiro jogo do Benfica num terreno do adversário - depois de um jogo no Estádio Nacional (27 de Junho de 1971) e dois na «Saudosa Catedral», em 19 de Abril de 1972 e 25 de Setembro de 1973 - levado ao campo do FC Barreirense, por um "primo emprestado" (casado com uma prima) que vivia na Baixa da Banheira e era Benfiquista, mas associado do GD CUF. Como já estava a lotação esgotada entrei no recinto com dois bilhetes de associado do FC Barreirense. Estávamos a 7 de Janeiro. Na jornada seguinte, 21 de Janeiro, o Benfica recebia o FC Porto. Em 18 de Janeiro de 1979, inscrevi-me como associado do Benfica. Neste encontro com o FC Porto foi obtida esta foto (em baixo) muitas vezes publicada, mas nunca indicando quem a obteve/fotografou. Foi o Benfiquista, José Eduardo de Oliveira Santos, alguns anos mais tarde Director do Semanário "O Benfica", em 67 edições, em 1998 e 1999. Obrigado JOS. Sempre foi o meu "jogo de estreia" como associado - ainda que provisório, como era naquele tempo, durante três meses - a assistir a um Glorioso Jogo.


8 comentários
  1. SRº Alberto, estou a ler a «Vitória no Tribunal... Há 100 Anos Uma Data Gloriosa» desconhecia a história, a minha pergunta é qual as datas mais negras do nosso clube (até 93...) e se as encontro no blog; outra questão, qual foi o destino da figura do "srº Nuno Temudo". Saudações Benfiquistas
    PS: Foto Fabulosa da Catedral

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Silva Pinto

      Há algumas, mas como tudo depende de quantas queres escolher, 5, 10, 25! E de que queremos falar: desporto, sociedade e política.

      Não sei o que foi feito do presidente Nuno Temudo. Deixou de se escrever acerca dele.

      Gloriosas Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  2. Sr.Alberto que pelado é aquele da foto acima???
    Obrigado!!!Saúde para si e para os seus!!!
    SAUDAÇÕES GLORIOSAS!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista Amaral

      Campo Municipal de Mogadouro; 20 de Dezembro de 1981

      Gloriosas Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  3. Coincidência! Não vi muitos jogos fora do Benfica tendo estado presente neste do Barreiro (com uma lateral fui conduzido ao local). Grande jogo do Benfica, nessa altura em grande forma, e encantado com um jogador do Barreirense: Araújo (Carlos Manuel e Frederico eram igualmente bons, mas...). Na jornada seguinte a maldita chuva como a foto demonstra (cheguei a casa "como um pinto") impediu que se jogasse na 2ª parte (era o típico jogo do 2 toques para tirar a bola da água) e o Benfica pudesse continuar a demonstrar a superioridade que tinha tido até então. Um golo "à Porto" - off side claro e...perda do campeonato por 1 ponto. (A foto com legenda desse jogo com o Barreirense não é no Restelo?)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que a foto do BEnfica é no Restelo, O Estadio do Barreirense não era assim.

      O jogo que fala contra o Porto que se apanhou uma molha das antigas foi em 78/79, estivemos a ganhar por 1-0 e o Duda empatou na 2ª parte, estava um 1 a 2 metros fora de jogo, nesses anos foi quando tudo começou

      Eliminar
    2. Caro Benfiquista

      Pode ser. Este onze titular fez... onze jogos de início nessa época de 1978/79. Só pode ser nesta temporada pois Alves e Reinaldo só jogaram juntos esta época.

      Saudações Gloriosas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  4. Muitissimo obrigado!!!
    SAUDAÇÕES GLORIOSAS!!!!

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: